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Posts - Iuri

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1756
Emil e Mecanico, algum de vocês furou alguma data combinada ou deixou de responder a tempo? Ou a partida terá que ser considerada empate?

Gente, já prorroguei o prazo da rodada e agora estou atrasado, só vou fechar tudo aqui amanhã, mas podem considerar a próxima rodada como aberta. Vão marcando os próximos jogos, que ela terminará quarta feira que vem, as 23:59.

1757
publicano, sua atitude está muito estranha. espancador é papel da cidade (normalmente, claro que pode não ser o caso aqui), e querer que o cara se revele só vai ajudar a máfia. se não surgir nada mais de suspeito nas próximas horas, você será meu alvo de pressão.

minha noite não teve nada de mais.

no aguardo de mais gente aparecer para decidir o que fazer hoje.

1758
Off-Topic / Re:Lula, vá se tratar no SUS!
« Online: Novembro 02, 2011, 10:29:47 pm »
Exato, todo mundo sabe que o único objetivo da educação pública é impedir que as crianças/adolescentes fiquem correndo rua ou enchendo o saco dos pais durante a manhã (ou a tarde, mas não os dois: não dá para facilitar demais presses pais porque senão eles ficam mal acostumados). :)

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Off-Topic / Re:T800 da vida real sendo testado
« Online: Novembro 02, 2011, 02:15:39 pm »
E o cara troxão ainda tentou derrubar o robo. Com certeza ele vai se lembrar disso quando estiver armado.

1760
Sistema e8 / Re:Design: Classes
« Online: Novembro 02, 2011, 02:13:26 pm »
Gostei bastante da ideia do Deicide de por um listão e separar em diferentes árvores. Aí se o cara não gosta de perder tempo escolhendo poderes (crítica de alguns à 4e), faz-se listinhas de "poderes sugeridos por árvore". Assim, quem não curte a modularidade só escolhe uma árvore e pega os sugeridos sempre que tiver que escolher.

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Outra coisa a se pensar é que não é preciso dar uma habilidade por nível. Pode ser um a cada nível ímpar ou cada par, por exemplo.
Mas nível vazio é um saco.
Talvez níveis ímpares recebe habilidades de classe, e em pares talentos/aumentos de atributo?
Tem que lembrar também que vai ter a profissão, que vai ter features em quase todo nível (apesar de eu preferir deixar alguns níveis da profissão brancos).

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bônus adicionais de defesa e PVs extras não se tornam opções de certas classes?
Talvez na construção do personagem, ao escolher a classe, o jogador escolha uma árvore e ganha uma feature especial (bem como na 4e) caracteristica da árvore, que pode ser bônus em defesas, PVs, bônus em ataque ou dano, alguma mecânica especial, etc (mas essa escolha não deve influenciar nada nas escolhas de habilidades subsequentes --diferente da 4e, em que certos poderes são melhores se tu escolheu determinada feature--, podendo escolher uma árvore pela feature e depois pegar todas habilidades de outra árvore -- talvez até seja melhor desassociar a feature com as árvores, dizendo que o cara pode escolher uma das quatro, mas sem relacionar com as listas de habilidades--).

1761
Sistema e8 / Re:Design: atributos
« Online: Novembro 02, 2011, 01:59:55 pm »
E iniciativa, vai ser entre Int e Ref também? E o valor que define o ataque também vai no dano? Eu acho que se for no dano vai acabar deixando Força como um atributo meio inútil. Em outro tópico, alguém com um conceito de personagem típico de defensor (com bastante PVs, armadurona para redução de dano e escudo), ou seja, com con como atributo primário, será o único a não poder usar o atributo principal para atacar, já que estará usando escudo e não armas de duas mãos. Deixamos assim?

Só para avaliar o que sabemos de cada atributo (por enquanto deixei as perícias como eram na 3.x, mesmo sabendo que mudarão):

Build focada em destreza
Ref alto, Iniciativa alta, Ataques a distância bons, ataques com arma de uma mão e escudo, ou ataques com duas armas bons, um monte de perícias baseadas em des altas.
Build focada em força
Con alto, Ataque alto no melee, nadar e escalar altos.
Build focada em constituição
Con alto, PVs altos, Ataque melee poderoso (duas mãos apenas), concentração alta.
Build focada em inteligencia
Ref alto, Iniciativa alta, mais pontos de perícias, ataques místicos ou mentais fortes, perícias baseadas em Int altas (conhecimentos)
Build focada em sabedoria
Vont alta, ataques a distância e místicos bons, perícias
Build focada em carisma
Vont alta, ataques místicos e de armas leves bons, perícias

Cada atributo tem ainda pelo menos UMA coisa que não pode conseguir via outros: For - dano, Con - PVs, Int - Perícias, Des - um monte de coisa junto. Acho que está faltando algo além das perícias para sab e car que as torne mais atrativos.

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É vaca sagrada, mas talvez simplifique bem. Será que não descaracteriza a influência do d20?
Descaracterizar eu acho que não descaracteriza, o problema seria que qualquer aumento/diminuição de atributo causaria um efeito imediato e maior em jogo, além de que diminuiria as possibilidades de builds. É algo que eu acho legal pela simplificação, mas não sei se é o melhor.

1762
Off-Topic / Re:Livros infantis gratuitos - Itaú Social
« Online: Novembro 02, 2011, 01:17:03 pm »
Opa, então os meus devem estar chegando logo também. Tava com medo de não receber por não ser professor nem ter filhos e tal (na verdade quem fez o pedido foi a namorada, mas estas condições também se aplicam a ela), mas pelo jeito ta tendo pra todo mundo.

1763
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Online: Novembro 02, 2011, 01:32:08 am »
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• Nível em Tudo 
 
O problema disso, como dito antes, é que deixa de ser bom um bônus qualquer de +1. Um +1 atualmente, representa dois níveis a mais nas suas chances. Reduzir esse bônus para 1 nível pode ser um pouco tenso.
Só transformar os +1 em +2.

1764
Off-Topic / Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Online: Novembro 01, 2011, 11:39:44 pm »
A carga da matemática é um assunto delicado. Por um lado, a aplicação de conceitos específicos dela no dia a dia das pessoas deve tender ao nulo (quando se usa matrizes, polinômios, geometria analítica, números complexos, etc se não se é um engenheiro/cientista?), enquanto para alguém que vai seguir em um destes ramos, a falta de uma base forte em todos estes tópicos vai ser muito prejudicial. E além disso, o que é essencial para ambos, que é a capacidade de abstrair, usar lógica, trabalhar com objetos mentais, formalizar provas, etc, não recebe o devido foco. Da forma que eu vejo, a matemática como está sendo ensinada no ensino médio só ensina um monte de fórmulas (que são úteis em vestibulares e concursos), desperdiçando o tempo de mais da metade dos alunos (já que só a minoria que faz um curso superior em ciencias ou tecnologias).

Eu digo que filosofia e sociologia é besteira porque (pelo que eu soube de pessoas que fizeram tais disciplinas --eu não sou dessa época--) as aulas eram mais exposições da biografia de filósofos do que debate de ideias. Além disso, discussões existencialistas (a parte mais atraente da área) não chegam em lugar nenhum. Já a discussão de moral, esta sim útil, seria incluída na outra disciplina lá.

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Apesar das idéias serem interessantes, chamar de "disciplina" ou mesmo dar misturado com as matérias "normais" é complicado: misturar conhecimento com "incentivos às pessoas agirem de determinada forma"/dogmatismo é algo que não acho legal (Não que isso seja incomum até mesmo nas universidades, talvez principalmente nelas). Deixar de "ensinar religião" para passar a ensinar "conceitos seculares de moral e ética" me parece hipócrita, ainda é um dogmatismo
Tu provavelmente vai ter uma cadeira de Ética e Moral na tua graduação, né? Se não tiver, pelo menos na pós graduação da PUC-RS eu sei que essa matéria é ensinada. Então, se tu fizer ela tu vai ver que o conceito de ética e moral ensinado aí, puramente secular, não tem nada de dogmatizado. E é ponto pros filósofos, que chegaram em tal definição.

1765
Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Novembro 01, 2011, 12:18:49 pm »
Eu acho que esse tipo de situação é natural quando se usa uma mecânica diferente: de repente surge uma situação não prevista e dependendo do que vai acontecer pode desequilibrar todo o jogo. Isso acontece mesmo com narradores experientes, tipo o Cigano. Mesmo assim, mudar coisas durante o jogo (por melhor que seja a intenção) pode abrir precedentes, e depois fica muito subjetivo mandar alguém para a lista negra dos narradores (como alguem que obviamente estava sendo parcial vir com uma "mas era para não desequilibrar a mecanica!").

Sou a favor de mandar para a lista qualquer alteração no meio do jogo, mas talvez dê para abrir excessões para quando o jogo envolver alguma mecânica diferente, tipo o do cigano e o do madruga. Aí, antes do jogo começar o narrador já avisa algum coordenador da sessão que é um jogo de mecanica nova, e explica qual é. Se no meio do jogo perceber que teria que mudar alguma coisa, ele fala pro tal coordenador mostrando que tem relação com a mecanica nova, e se o coordenador achar que tem que interferir, ele interfere. Qualquer interferencia sem o OK de algum coordenador seria o suficiente para ir pra lista negra. Que tal?

1766
Off-Topic / Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Online: Novembro 01, 2011, 11:41:08 am »
Que legal esse curriculo da tua escola madruga. Eu acho que o curriculo obrigatório atual é bem horrível, com coisas de pouquíssima aplicabilidade (física e química) e/ou ultrapassadas (ensino religioso --ainda ensinam isso?-- e educação física). O que eu faria de diferente está no spoiler, já que não tem muito a ver com a proposta original do tópico:
(click to show/hide)

1767
Sistema e8 / Re:Design: Classes
« Online: Novembro 01, 2011, 10:36:39 am »
Eu gostei bastante da ideia de deixar qualquer classe ser de qualquer papel.
Mas para isso todo nível o personagem teria que ter opções de poderes diferentes para escolher (a la 4e). Além das habilidades que todo mundo da classe X tem (que não serão passíveis de escolha), ainda tem coisas como pontos de vida e defesas que ajudam a definir o papel, de forma que cada classe ainda terá uma tendência a algum papel. Ou gostariam de homogeneizar ainda mais a coisa, fazendo todo mundo ter os mesmos PVs e bonus de defesa? Não né?

Mesmo assim curti, porque toda classe vai poder ter qualquer papel secundário.

1768
Off-Topic / Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Online: Outubro 31, 2011, 10:25:13 pm »
Para programadores, acredito que o Cálculo sirva só para dar uma base pro cara caso ele resolva bolar algum simulador de algum fenomeno natural (a industria recebe este tipo de produto muito bem). Em situações voltadas para engenheiros (elétricos ou de computação), mas nas quais um programador pode resolver se enveredar, o cálculo pode servir para assistir o cara se a programação for de baixissimo nível, em que a estrutura dos circuitos seja importante; ou (não sei dizer se isso é mais coisa de engenheiro do que a anterior) para interpretar sinais via transformadas de fourier.

Aerodinâmica (na verdade Dinâmica de Fluidos, da qual aerodinamica é apenas uma aplicação) é o ápice da associação de programação, cálculo numérico, e equações diferenciais da atualidade, existindo até mesmos prêmiações para quem conseguir bolar códigos mais rápidos para certos algoritmos. É um exemplo do primeiro item (simulação de fenomeno natural). Outros exemplos podem envolver programas de simulação de: extração de petróleo, secagem de qualquer coisa (saber quanto tempo deixar um produto secando na rua é trivial para nós, mas não para alguém que está deixando de produzir enquanto isso), migração de populações, extinção de espécies devido a caça,  trajetória de satélites, e por aí vai... Mas claro que o programador nesses casos geralmente é um engenheiro ou matemático da área específica, mas se um programador quiser botar a mão na massa, o código com certeza vai ganhar em eficiencia e valor.

Mas ensinar Cálculo no ensino médio me parece meio precipitado... talvez só pela sua importância histórica e aplicabilidade atual, e para mostrar um certo nível de abstração maior ao aluno (somas de infinitas partes infinitesimalmente pequenas resultando em números diferentes não é um conceito tão trivial). Mas isso aí seria responsabilidade da Matemática, não da Física.

1769
Algumas horas atrás eu estava mesmo querendo vir preste tópico ver como andam as coisas...
Para quarta (quando esta rodada irá se dar por encerrada, pelo atraso do jogo da Mai e do Batata) ainda faltam 4 jogos, sendo que sabemos apenas de um (Mai x Batata) que já está marcado. Os outros, Emil, GJKnight, Lumine, Heitor, Rain e Mecanico, já conseguiram ao menos marcar as partidas?

Além disso, deem suas opiniões: acham que o torneio perdeu fôlego? O que pode ser feito para melhorar um pouco o ânimo do pessoal? Eu contino empolgado, obviamente, tanto que estou louco para marcar meu jogo com o GJKnight na próxima rodada.

1770
Jogos Sociais / Re:V Tournament Final Vermelíssima
« Online: Outubro 31, 2011, 12:06:30 pm »
Quero saber os termos práticos dessa brincadeira: se der empate, quem é que enfrenta o campeão ano que vem? O cara vai ter que passar pelos dois ao mesmo tempo, um de cada vez, ou só um deles. Se for só um (e for o Red Son) eu até posso votar no empate. ^^

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