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Posts - Nibelung

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Vídeo Game / Re:Multiplayer Spell
« Online: Março 09, 2012, 03:37:29 pm »
Acho que vou até instalar L4D2 de novo só pra juntar o pessoal. Mas eu sou estupidamente ruim em FPS. L4D eu sempre fui bom pra dar ser a isca pros outros fugirem, ou dar fogo de cobertura.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Março 08, 2012, 11:21:07 pm »
Só outro exemplo que eu acabei esquecendo. Como a máfia oots ficou bem próximo do mínimo exigido, pra limitar os RCs, eu eliminei logo de cara toda a tropa celestial (Roy, Roy's Archon, e os parentes dele) matando o Roy em aberto.

E coisas não-mensuráveis, como a cidade ter 5 RCs estupidamente confiáveis (a OotS), mas em troca o Durkon ser o médico ser estupidamente óbvio. Além do caso do Belkar ter sido o SK da máfia anterior, e o Vaarsuvius ter pirado na batatinha deste arco.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Março 08, 2012, 09:25:01 pm »
Acho difícil. A Hanna-Barbera em si era ESTUPIDAMENTE abrangente. Talvez se colocasse a limitação de no máximo um personagem de cada série, mais um NPC morto por noite (pré-definidos antes do jogo começar, pra criar o risco pra mafiosos blefando), talvez desse certo. Teria que fazer as contas pra ver.

Mas no geral é bem mais simples achar um tema mais próximo do número certo do que pegar algo amplo pra afunilar.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Março 08, 2012, 09:06:07 pm »
... o Cigano falou das diferenças entre um setup de 12 pessoas e outro de 24.
Na experiência de vocês que já narraram muitas máfias, ou mesmo de quem jogou muitas máfias, quais são as melhores opções pra modificar setups de acordo com número de pessoas?
Já vimos aqui vários casos em que o narrador foi "obrigado" a diminuir o setup (e às vezes nem isso deu certo... vide Firefly)... e às vezes há bastante procura. Às vezes o narrador põe que quer "entre 12 a 20 pessoas", às vezes ele nem bota número algum.
Minha pergunta como narrador iniciante é, como é que vcs se viram?

Em geral, já tendo um pré-plano antecipado. Toda máfia que eu faço eu me faço apenas duas perguntas: "Qual a proporção de cidade e máfia" (independentes eu desconsidero), e "qual a proporção de poderes especialmente perigosos que eu quero deixar em jogo" (coisas como vigilante, bomba, dono de arma paranóico, e culto). Usando de exemplo a máfia OotS, que é a que eu tenho mais fresca na mente, eu usei o seguinte:

Proporção inicial: 18 jogadores, 2 independentes. Aproximadamente 1 mafioso pra 3 cidadãos. Com dois independentes, o ideal seria ter 5 mafiosos. Mas como o grupo mafioso seria grande demais (e possível: xykon, redcloak, MitD, Tsukiko e Jirix), achei melhor dividir em duas máfias. Uma máfia de 2 seria desequilibrada, então coloquei um membro extra na máfia Kubota, e deixei este grupo... situacional.

A máfia Bozzok era uma máfia padrão: Um mandante, dois assassinos variantes. A máfia Kubota era cheia de truquezinhos, e eventuais fraquezas:  Therkla morrendo dá mais um doc pra cidade, se o Qarr ficar sozinho ele tem potencial de abandonar a máfia e ir pro lado do SK... em troca, Kubota poderia ficar imune a linchamento, exigindo que a cidade use seu vigilante, ou confie na outra máfia pra matá-lo.

Como a proporção numérica favorecia as máfias, os próximos três jogadores iriam ser indubitavelmente cidade. Se chegasse além disto, iria adicionar a terceira facção mafiosa (que na verdade seria SK + lacaios), e no final apenas somar mais cidades.

O maior problema de expandir uma máfia, na verdade, é manter os RCs dentro dos limites do possível. Não é bom um tema onde os mafiosos não tem por onde mentir (Digamos, uma micromáfia Capitão Planeta, com sete cidadãos e dois mafiosos), nem que não tenha risco dela mentir (como foi a máfia Hanna-Barbera). Pra mim, o jogo tem que ter RCs de cidade um pouco acima do número de jogadores. Se tem 20 jogadores, é bom ter 21 a 24 roles possíveis, de forma que se a máfia der sorte, pode mentir um RC plausível e ninguém contestar, mas a chance de errar é alta, e não compensa tanto ir em personagens terciários (justamente por ter primários suficientes).

Quanto menos jogadores possuir a máfia, mais próximo do número-limite é bom ficar. Uma micro de 7 jogadores pode ter 7 papéis "cidade" possíveis de serem usados. Se tiver 10, a chance de um mafioso se safar mentindo é alta (50%). Se tiver mais, é estupidamente vantajoso mentir. Mas se tiver 6 papéis possíveis, um mafioso vai ser obrigado a usar um personagem terciário pra mentir (tirando o valor de um bom blefe), ou um cidadão vai ter um RC terciário, e muito provavelmente vão duvidar dele (gerando um linchamento automático pró-máfia).

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Março 08, 2012, 02:15:33 am »
Eu acho que esse pessoal que tem ideias pra micros o tempo todo poderia muito bem entrar direto nas filas das máfias oficiais. Não é a primeira vez que eu aponto que muita gente usa as micros como forma de burlar a lista oficial (mesmo sem esta intenção). Eu sei, a fila demora. Mas é porque tem muita gente querendo narrar máfia.

Quando surgiram as micros, elas eram só um quebra-galho entre uma máfia e outra, porque as máfias tinham em média mais de 20 jogadores (e geralmente as duas máfias juntas dificilmente tinham o mesmo grupo de usuários jogando), e chegava em um ponto onde tinha muita gente morta em ambas as máfias, e com vontade de jogar. Aí abriam uma micro pra matar a vontade.

Hoje tem sempre a mesma meia duzia de gatos pingados jogando micros. Não estou falando literalmente, mas é a impressão que dá. Geralmente porque Publicano e Kinn monopolizam quase todas as discussões (porque ambos tem muito tempo pra postar).

Ou eu posso estar simplesmente ficando velho e rabugento.

@dias infinitos: Eu gosto, mas é uma mecânica que exige que o mestre fique de olho em sua máfia. Máfia é um jogo de discussão. Enquanto houver discussão rolando, o dia está sendo produtivo. Se o jogo esfriar, é função do narrador colocar um limite no dia pra acelerar as coisas.

O problema é que tem muita gente aqui na Spell que narra máfias sem prestar atenção ao jogo. Gente que abre o dia, e só vai checar o tópico de volta dois dias depois. Gente que nunca cumpre os horários programados pra abrir e fechar o dia. Gente que não estuda o jogo que criou e joga poderes a rodo porque é legal, e nem parou pra sequer tentar analisar se o jogo está equilibrado ou não. Pra esse tipo de gente, dias infinitos não funcionam.

No mais, eu concordo com o Cigano. Micros tem que ser curtas. Na minha opinião, qualquer micro que demore mais que dez dias reais pra fechar (contando da abertura das inscrições), é longa demais. Isso dá 2-3 dias de jogo, com dias de 48 horas e noites de 24.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Março 08, 2012, 12:17:01 am »
Só eu que sempre acho bizarro quando começa a surgir uma lista de espera de micros?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 05, 2012, 09:27:04 am »
É o Mearls, não o Cook.

A ideia eu achei interessante, mas não consigo mais colocar save or die em meus jogos. Se isso voltar na 5e, e eu gostar dela o suficiente pra preferir ela à 4e, vou ter que voltar a filtrar monstros.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 03, 2012, 02:20:01 pm »
Engraçado, eu jurava que era will. Agora fiquei curioso pra saber de onde eu tirei isto.

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Off-Topic / Re:"O Google não é a internet"
« Online: Março 03, 2012, 02:08:33 pm »

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 03, 2012, 02:05:35 pm »
Grito da Banshee exige will.

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Off-Topic / Re:"O Google não é a internet"
« Online: Março 02, 2012, 05:52:02 pm »
Eu acho que é muito fácil falar "se não gosta, é só não usar" quando se controla a grande maioria dos serviços que todo mundo usa. Mas no geral, a Google tem o histórico de não abusar de dados de usuários. Isso pode mudar da noite pro dia, mas seria jogar fora todo o histórico deles.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 02, 2012, 04:19:58 pm »
Não sei, Kimble. Mesmo sem saber ainda a relação entre PVs e dano, ainda é válida a discussão pra um número confortável. Um exemplo simples é a evolução de Final Fantasy. Nos primeiros jogos o cap de HP era 999. E era difícil chegar neste valor. Depois subiu pra 9999 (e também era difícil chegar lá). Em FF7 chegar a 9999 de HP era trivial, e em FF10 aumentaram o limite pra 99.999. E temos absurdos como Disgaea.

Um guerreiro de nível 30 típico da 4e tem cerca de 200 PVs. Um guerreiro de nível 20 da 3e típico tinha 150 PVs. A relação de Hp/dano entre os dois é bem diferente, mas fazer contas reduzindo de 150 pode ser mais fácil e ágil que de 200.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 02, 2012, 03:51:11 pm »
Eu achei esse texto bem neutro, na verdade. Nas opções, a opção 4e se destaca bastante porque os personagens da 4e realmente tem mais PVs do que todas as outras edições. Reparem nas opções:

6 = 1d10, sem bônus
7 = 1d10, +1 modificador de Con 14 (2e)
12 = 10 (d10 máximo) +2 Con (3e)
29 = 14+con (4e)
14 = Con (alternativa interessante, sem correlato com edições anteriores)

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 29, 2012, 04:17:15 pm »
A coisa não é tão simples assim, de assumir que jogando todo o sistema baseado em recargas por encontro resolve tudo. Abrir mão dos recursos diários significa abrir mão de qualquer batalha de atrito a curto prazo. Aquele velho recurso do vilão jogar inimigos sucessivamente pra enfrentar os adversários cansados? Não existiria. Estratégia necessária pra saber a hora certa de usar determinados poderes? Não existiria (um encontro tem 3-5 rodadas em média. Se você tiver 3-4 poderes por encontro, basicamente você vai usar um por rodada). São recursos que eu, pessoalmente, estou disposto a abrir mão pela praticidade de não ter que ficar contando feijões. Mas nem todo mundo está.

O problema anterior nem era o vanciano em si, e sim que o equilíbrio presumia que quando o mago ficasse sem magias, os combatentes mundanos do grupo iriam levar o mago nas costas. Só que como todo mundo sabe, sem um conjurador, as coisas não são tão simples assim. Então era uma prática comum descansar no momento que os conjuradores ficassem sem magias. Ou, em outras palavras, os conjuradores que determinavam o ritmo do jogo. Um jogador que queimasse suas magias rapidamente no primeiro encontro do dia levava ao problema dos dias de 15 minutos. Um jogador mais contido, que tentasse equilibrar as magias fracas pra ter dano e magias sustentáveis, conseguia durar 5-7 encontros sem problemas.

Na 4e este problema foi meio solucionado dando pra todas as classes recursos diários pra controlar. Então mesmo que o patrulheiro do grupo entre em nova e torre todos os diários no primeiro encontro, o resto do grupo ainda tem bastante recursos pra usar, e não vão descansar 18 horas só pro patrulheiro repetir o combo no próximo combate. Ou seja, quem controla o ritmo de jogo é o grupo inteiro. Se o grupo inteiro entra em nova todo combate, aí sim podemos ter dias de 15 minutos na 4e (e geralmente os combos do CharOp requerem isto).

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