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Posts - Bispo

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[RPG] DDO Offline - Eberron 4e / Re:Comentários e off-topic
« Online: Outubro 06, 2015, 04:09:51 pm »
Legal que vc abriu os comentários para os leitores da campanha.

Seguinte: você tá usando aquela sua versão revisada da 4e? Como que tá funcionando em mesa (virtual)?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] House-Rules
« Online: Setembro 18, 2015, 10:37:11 pm »

Defensor: Ao início de seu turno, escolha um aliado como seu Protegido. Quando seu Protegido estiver a 1.5 metros de você e sofrer dano em PVs, você pode utilizar uma Reação para sofrer metade do dano em PVs que seu Protegido sofreria antes de aplicar qualquer Redução de Dano ou Resistência a ele.


Como isso interage com o Protection Fighting Style? Pela economia de ações, ele teria que usar um ou outro. O que pelo conceito de um "protetor", pode não fazer sentido. (Embora, sim, é possível fazer um protetor sem o Protection Fighting Style. A questão é ser auto-excludente de cara).

E é possível escolher qualquer aliado? Inclusive aqueles que não ouvem/vêem o personagem Guardião?

Nível 7

Unidos Venceremos: Ao utilizar a habilidade Retomar o Fôlego, o seu Protegido recupera a mesma quantidade de PVs que recuperou, e ao utilizar a habilidade Surto de Ação, seu Protegido pode realizar um ataque ou conjurar um Truque como uma Reação.


Qualquer ataque, incluindo magias de ataque (toque, por exemplo)? Mais uma questão de refinar o texto.

Nível 10

Ninguém Passará: O Guardião pode realizar um Ataque de Oportunidade a cada turno sem utilizar uma Reação.


Embora esteja longe de negar complexidade aos marciais, isso não complica demais as coisas? No sentido de ficar contando (e lembrando) os ataques e ver se encaixa no que a habilidade permite?


No geral, parece razoável. Talvez dar uma olhada no Knight (tanto da 3.X [Bulwark of Defense, Vigilant Defender] quanto do Essentials [Stances aka Defend the Line] para se inspirar. 

Agora, o seu texto tá pendendo bem pra quem usa mapa de batalha/grid ("1.5m", "quadrado adjacente"). É intencional ou passou batido?

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Sistemas & Cenários / Re:Inovações da 5e
« Online: Setembro 13, 2015, 04:14:20 pm »
Acho que é possível ampliar ainda mais sua lista. O capítulo 9 do DMG ("Dungeon Master's Workshop) é um prato cheio delas. Mas, para ficar somente na mecânica básica, pegue, por exemplo, Dis/Advantage: na minha visão, a influência do Oath of Enmity do Avenger da 4e é bem evidente. Sem contar as centenas de RPGs que usam o conceito de "role dois dados iguais, pegue o melhor/pior resultado entre eles".

A inovação mecânica da 5e, do meu ponto de vista, está justamente na implementação (ou tentativa) dessas novas tecnologias criadas pelo game design rpgístico nos últimos 20 anos no chassi básico do DnD.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] UA: Ranger
« Online: Setembro 10, 2015, 10:45:43 pm »
Não curti. Totalmente nonsense. A solução mais simples pro Ranger, na minha opinião, é i) deixar as habilidades de Hunter's Prey, Defensive Tactics e Superior Hunter's Defense serem intercambiáveis entre si (uma de cada lista escolhida no início do turno do personagem); ii) ignorar que o Beast Master existe; iii) Incluir "Find Familiar" na lista de magias do Ranger. 

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Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Setembro 05, 2015, 02:03:05 pm »
Pelo andar da carruagem, o Livro dos Espólios tem uma boa chance de sair, o que já abre margem pra outra meta, pois eles devem liberar a opção de pegar esse livro em forma física como add-on caso essa meta seja alcançada. Pena que depois dele vem uma aventura pronta, que não tem tanto apelo assim e portanto não venderia muito como add-on no financiamento - o que é uma pena pois as metas seguintes são ótimos suplementos, com muito apelo.

Olha, não é que saiu mesmo? Ainda bem que sou horrível nessas previsões.


Seria bom que você elaborasse mais e apontasse o que considerou amador nesse FC. Pois apesar de fazer as coisas desse jeito, a New Order já vai com o seu 3º financiamento coletivo em sequência bem sucedido, então soa como contrassenso eles conseguirem resultados tão bons ao agir como amadores.

Ah, cara, vários fatores: do planejamento do FC e escolha da plataforma para o FC (o Catarse cobre 13% da meta básica de financiamento, isso encarece demais as coisas) até a promoção/divulgação, principalmente a redação dos informes. Sério, espero que os revisores do livro sejam mais atentos (embora já esteja me decepcionando com isso ao ler o PDF: muitos errinhos, de diagramação à gramática, passaram despercebidos).

A sorte deles é que não sei se a versão em português do 13A tem apelo em Portugal. "Frete grátis" mandou um abraço.

Haja paciência... Pelo menos se paga mais barato pelos produtos, mas sinceramente eu só continuo apoiando esses FC porque se não fosse dessa forma esse material não seria lançado. Mas falta ainda organização e compromisso desses produtores de jogos com os financiadores, pois é palhaçada pagar e só receber a mercadoria depois de mais de um ano.

Na real, também apoio só por isso. Já tenho a maioria desses RPGs nas suas versões originais. De qualquer modo, a New Order se comprometeu a entregar o material ainda em setembro. Vamos ver.


Mas é isso aí. Tá financiado. A New Order demonstrou que eles têm o 13 True Ways (que eu traduziria como 13 Caminhos Verdadeiros e não 13 Caminhos Reais) e o Bestiário no horizonte. Às vezes, eles pintam aí também (porque o Livro dos Espólios já tá por R$ 50...).

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Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Setembro 02, 2015, 01:52:10 pm »
Demorou, mas saiu: faltando três dias para o encerramento do financiamento coletivo da versão brasileira do 13th Age (ou 13ª Era), o livro básico foi financiado e, pelo andar das coisas, as duas metas extras serão batidas (R$ 39k+). Não sei se o Livro dos Espólios (Book of Loot) sai (R$ 45K+), principalmente porque está vinculado a um valor diferente do que tem recebido mais financiamentos (faixa R$ 100 a R$ 130). Mas, às vezes, a galera se anima com o mapa de pano (que sozinho sai por R$ 60) e outras quinquilharias do financiamento.


Mas vou te contar: ô fc mal-feito. Espero que o material da New Order não seja tão amador quanto ela. Principalmente agora que vem a parte mais difícil, na minha opinião, dos fcs: entrega dos produtos. Pelo menos eles se comprometeram, moral e financeiramente, com a World RPG Fest de Curitiba que acontece agora em setembro. Imagina o carão que irão passar se trazerem um dos autores do RPG gringo que eles financiaram coletivamente e não ter o exemplar do livro lá para ele ver/autografar.

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Dicas & Ideias / Re:Resumão da Gen Con 2015
« Online: Agosto 11, 2015, 07:57:47 am »
Tradicionalmente RuneQuest sempre foi o sistema de Glorantha. Durante algum tempo HeroQuest tomou esse lugar, mas agora eles estão voltando ao que sempre foi.


Eu tô ligado. Mas é que achei estranho, dado o recente Kickstarter do 13th Age in Glorantha. Bom, recente em termos também, porque essa campanha tem quase um ano já, mas o produto final (o livro) ainda não foi lançado.

(O que parece ser de praxe para o pessoal envolvido com 13th Age. Se sair mesmo o financiamento, espero que a New Order não repita essa prática...)


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Concordo com vários pontos da lista, principalmente a questão de quão roubada era Rapidez, mas...


Totally re-write Vicissitude and Chimerstry to fit with the linear, well-defined nature of every other Discipline instead of allowing them as freeform powers.


Essa liberdade era o que eu mais curtia em Vicissitude. Como se limitaria ela? Por m³/kg de ossos?

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Dicas & Ideias / Re:Resumão da Gen Con 2015
« Online: Agosto 09, 2015, 10:25:04 am »
-RuneQuest vai ter uma nova edição, focada em Glorantha e pelo jeito ele voltou a ser o sistema oficial do cenário;

Uai?! Vai dividir o cenário com o 13th Age? Como se a história da publicação de RuneQuest já não fosse aquela bagunça...

-The Witcher RPG

Sistema próprio?

Esse é um assunto complicado, longo e que eu posso entrar em detalhes, mas preferi não falar muito pra não desvirtuar a conversa;

Por mim, pode falar aí, se quiser. Estou sem tempo para acompanhar o que esta acontencendo no universo Hasbro/WotC/DnD e seria bom ter um panorama geral do negócio.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] House-Rules
« Online: Agosto 07, 2015, 10:15:14 pm »
Porque é o mesmo nível que o Monge recebe uma habilidade equivalente (E ele tem Ataque Desarmado 1d6 no nível 5), embora o Warlock receba uma similar (Pact Boon) no nível 3.

Talvez seja mais razoável deixar essa habilidade para o nível 3, ou separá-la em duas onde todas as armas serem consideradas mágicas é uma habilidade do nível 5-6, enquanto o resto da habilidade fica no nível 1 (e pode ser "roubado" por Magos espertinhos que façam multiclasse de 2 níveis de Guerreiro  :b)

Acho que pode sim quebrar em vários níveis, tornando a habilidade progressiva. Talvez pegando os níveis de ASI, já que seria um sabor a mais para jogos que não usam Feats. (E evitando one-level dips).

Isso é... realmente interessante.  :)

Minha reação inicial foi "Ótimo, Espadas Largas com Finesse, tudo que precisava para mandar o Str-Fighter para o Sarcófago", contudo isso não ocorreria necessariamente, porque enquanto o Dex-Fighter teria que ficar preso a Finesse, o Str-Fighter poderia ter (por exemplo), uma Espada Larga com Alcance ou sendo Arremessável.

É uma habilidade interessante - assim como permitir substituir o tipo de dano de uma arma (Aliás, isso seria mais realista. Na "Vida Real", alguém suficientemente treinado com uma Espada pode usá-la tranquilamente para dano concussivo, usando o pomilho, ou para perfurante, pela técnica de halbschwert/meia-espada)

Boa ideia também! Cai bem com a proposta.

Acho que vou tirar o projeto "Ultimate Fighter 5e" da gaveta. Até já tenho a figura ;)

(click to show/hide)

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Dicas & Ideias / Resumão da Gen Con 2015
« Online: Agosto 06, 2015, 09:57:04 pm »
Alguém aí pode fazer (ou indicar um bom) resumão da Gen Con desse ano, por favor?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] House-Rules
« Online: Agosto 05, 2015, 09:23:31 pm »
Não sou o Elfo, mas me intrometendo...

Elfo, como você pensa que seria (mecanicamente) um Fighter em cujas mãos qualquer tocha vira uma maça flamejante, um forcado age como um tridente do empalamento, e duas garrafas quebradas são adagas afiadíssimas, literalmente?

Além de adicionar efeitos mágicos (psiquismo pode, por que marciais não?) às armas (e armaduras também), um outro passo, na minha opinião, é desassociar mecânica de estética das armas. Como 13th Age e Dungeon World fazem: o dano base de qualquer instrumento que cause dor (leia-se "diminui Hit Points") é dado pela classe. Classes marciais, e o Guerreiro seria a epítome disso, sempre teriam dado de dano base maior que as outras classes menos treinadas nessa área. Então qualquer vareta de ferro, pedregulho ou lasca de madeira poderia virar, na mão de um Guerreiro, uma arma mortal (representada pelo dado de dano maior garantido pela classe).

Mas isso do ponto de vista teórico. Porque requer uma boa revisão do sistema atual.

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A piada foi  boa, mas fiquei realmente interessado no Inverse Fighter. Se desenvolvido, deve ficar legal.

(Que casa bem com uma ideia que venho pensando sobre Fighting Styles progressivos no decorrer dos níveis -- ao invés de bônus estáticos e atrelados ao nível 1 [ou quando o personagem escolhe um Fighting Style]).

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Dicas & Ideias / Re:O grande tópico dos gêneros narrativos
« Online: Julho 25, 2015, 07:44:00 am »
Bom terem ressuscitado o tópico (valeu, Barão!) porque lembrei de algo.

Tempos atrás, trombei com o Hamlet's Hit Points do Robin D. Laws. Basicamente, é um livro que ajuda o público a entender como as narrativas funcionam (conceitos base, gênero, estrutura, movimento, entre outros) a partir da análise de três histórias: Hamlet, 007 contra o satânico Dr. No, e Casablanca. O livro é focado em RPGs -- sendo o próprio Laws o autor de vários (bons) RPGs como Hillfolk , Feng Shui e Hero Wars --, mas não vejo seu uso limitado a isso.

Vale o preço (embora o dólar esteja pela hora da morte).

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Novo Sage Advice no ar!

Pra quem não conhece, o SA é um esclarecimento das regras de DnD como vistas pelso designers da WotC (atualmente, o Sage é o Jeremy Crawford). Aqui tem um compilado de todas as respostas num único arquivo (inclusive essas últimas de julho). 

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