De que adianta você ter, como foi dito, 29 pontos de vida no primeiro nível, se teus healing surges vão te deixar na mão - cedo ou tarde - pra manter isso cheio... e vale lembra que os mesmos HS não escalam com os níveis (mas teus PVs sim!), e isso se torna esses pvs todos quase um empecilho mais tarde?
Porque com 29 pontos de vida, e um mestre que SAIBA te bater, ou tu mantém eles abaixo do máximo, ou fica sem surges quanto precisa. Se o mestre jogar um combate por descanso, é uma coisa; uma sessão com 4-8 combates é quase um survival mode. (Né, Nibe?)
Pra mim é pelo menos mais honesto que em AD&D, onde uma depois de ganhar uma quantidade de dados durante N níveis, tu passa a ganhar PVs fixos níveis, como guerreiro por exemplo, 9 dados + 3/nível.
Citando.
After 9th level, warriors gain just 3 hit points per level and they no longer gain additional hit point bonuses for high Constitution scores.
Quanto isso é diferente da 4e, mesmo, onde você não tem a "emoção' de rolar dados de PVs?
Porra, WOTC, olha teu rabo primeiro.