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Posts - Bispo

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Online: Janeiro 24, 2016, 11:08:06 pm »
Pra quem se interessar, o Rob Donoghue (criador do FATE/FAE e editor da Evil Hat) fez uma série de posts em seu blog analisando/comentando sob a nova OGL e a DMs Guild. Inclusive, ele fez um experimento submetendo material para o DMs Guild e tem relatado todo processo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 4E] Build de Guerreiro
« Online: Janeiro 24, 2016, 10:33:37 pm »
Fez o personagem à mão ou tem o log do CharBuilder?

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Dicas & Ideias / Re:Kickstarter them ALL!
« Online: Janeiro 24, 2016, 10:31:24 pm »
Scarred Lands—FRPG setting in 5e OGL & Pathfinder editions
Período de financiamento: já financiado. Apoios terminam em 9 dias a partir de hoje (24/01).
Comentários: Nova edição/adaptação de Scarred Lands para 5e e PF. Pra quem não conhece, Scarred Lands foi um dos primeiros cenários originais sob a OGL do DnD da 3.X. Imagine uma Grécia fantástica pós-apocalíptica, esse é o naipe do cenário. E a edição estará sob os cuidados dos editores originais.
Pledges/apoios interessantes: por 18 doletas, vc já tem acesso à nova edição (seja DnD 5e ou PF). Para quem curte colecionar, há pledges (3, 5, 9, 13, 25 dólares) com material antigo digitalizado. O livro físico sai por 45 dólares.

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Off-Topic / Re: Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Janeiro 07, 2016, 08:34:48 am »
Last Kingdom é muito boa mesmo e    também concordo que seja melhor que Vikings. Só o protagonista que não me desse a goela. O ator me pareceu muito deslocado pro papel. Mas talvez seja minha síndrome Carrie Mathison de implicância com protagonistas atacando.

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Sistemas & Cenários / Re:Ajuda com Construção de Personagem D&D 3.5
« Online: Dezembro 28, 2015, 01:29:56 am »
Citar
   
   Strand of Prayer Beads (Normal, 45,800 gp): Karma, +4 to CL. Effect lasts 10 minutes.
   Efficient Quiver (1,800 gp): Draw items (arrow/bow/javelin-like)  with free action.
   
      

Duvidas, estava falando com o pessoal, e me falaram que o cinto de monge usado por outra classe, não da o bonus de Wis na AC, poderiam me explicar  corretamente?

e se puderem me dizer onde acho os outros itens que citei ali, não encontrei eles, tenho que referenciar pro mestre.

Só Googlar, cara. Estão no DMG.

Sobre o Cinto do Monge (Monk's Belt): a descrição diz que se o personagem não tiver níveis de Monge, ele ganha a CA de um monge de nível 5. Este bônus de CA funciona como o bônus de CA do Monge. (grifo meu)

Na descrição do Monge, a habilidade extraordinária "CA Bônus" diz que enquanto estiver sem armadura e não sobrecarregado, o Monge soma seu modificador de Sabedora na CA. Isso a partir do nível 1. Logo...

O que me fez ver que CA do meu build está errada. É 24, não 23. Porque Monge de nível 5 ganha um +1 adicional. Não que vá fazer (ou tivesse feito) muita diferença.

Isso pelo RAW. Se seu mestre decidir que é apelação, pega uma armadura básica possível para o Druida. Isso não vai importar mesmo.

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Sistemas & Cenários / Re:Ajuda com Construção de Personagem D&D 3.5
« Online: Dezembro 22, 2015, 05:41:01 pm »
Eu sugiro trocar o valor de força pelo de int. com forma selvagem no nível 18 você pode se transformar em criaturas com força maior que 30  :diabanjo:

Exemplo ? kkkk

Você tem formas só limitadas pelo seu acesso a suplementos e Monster Manuals. De cabeça, as que eu mais usei (ou deixei preparadas) eram: Shadow Dragon, Ente, Cryohydra e Legendary Ape.

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Sistemas & Cenários / Re:Ajuda com Construção de Personagem D&D 3.5
« Online: Dezembro 17, 2015, 10:09:41 pm »
frozen wildshape (frostburn) você pode assumir a forma de bestas magicas com o subtipo frio. cof cof crio hidra

a CryoHydra esta no Frost? queria dar uma olhada  nela   :pidao:

Monster Manual I mesmo. Você pode encontrá-la no SRD aqui.



O build abaixo foi a última vez que joguei 3.X, num one-shot nível 20.

(click to show/hide)

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Dicas & Ideias / Re:Um cenário, diversos sistemas
« Online: Novembro 04, 2015, 10:24:24 pm »
Eu já mestrei transições de sistema durante uma campanha, mas não me lembro de ter feito uma campanha cujo propósito é realizar diversas transições de sistemas. A primeira vista isso me parece algo interessante se você é um Advogado de Regras/Homebrewer que se diverte com "puzzles mecânicos", e um sofrimento desnecessário para todo outro tipo de jogadores.

Então, é que meu grupo atual é bem heterogêneo: tem o cara powergamer, o narrativista, o simulacionista, o deboista, e cada um com uma expectativa diferente em relação ao jogo. Além disso, há uma alta rotatividade entre eles (nem sempre todos estarão presentes), então não gostaria de forçar algo que não agrada a todos, principalmente quando o jogador mais interessado estiver ausente.

E também porque quero fazer esta experiência de testar sistemas diferentes, sem ter que nessariamente pensar numa nova campanha.

Mas dê mais detalhes, Bispo. Qual temática? Que sistemas?

Prefiro ser mais conservador quanto à temática e não sair da minha zona de conforto, por ora. Em outras palavras, vai ser fantasia medieval. Estou até pensando em ambientar o jogo em Forgotten Realms, pela "facilidade" do cenário aceitar tudo o que for jogado nele -- às vezes, literalmente (vide o FRCS da 4e).

De sistema, no menu temos: Dungeon World, 13th Age, DnD 5e/Next e FAE. Talvez Savage Worlds com o compêndio de Fantasia, mas ainda não estou certo.


E sim, acredito que isso não seja sustentável a longo prazo. A ideia é experimentar cada um, para depois decidir em qual sistema investiremos mais. Por isso, penso em arcos com cerca de três sessões em cada sistema, com fichas prontas (feitas por mim, i.e., "otimizadas" para cada sistema) quando necessário (para jogos mais "complexos", como um DnD 5e ou Savage Worlds, por exemplo). Isso acho que mitiga um pouco a dor de cabeça dos jogadores em ter que aprender um sistema novo em intervalos curtos de tempo.

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Dicas & Ideias / Um cenário, diversos sistemas
« Online: Novembro 03, 2015, 05:25:47 pm »
Estou pra fazer uma experiência com meu grupo: ter um cenário base, mas cada arco de história (ou sessões) serem jogados com um sistema diferente. A ideia é experimentar como o jogo reage às particularidades de cada sistema tendo uma base mais sólida de comparação para, no fim, ver qual nos agrada mais. (Isso também serve para eu por em uso os livros que tenho aqui pegando poeira/esquecidos nos confins do HD).

Alguém já fez isso (ou tentou fazer) e pode falar um pouco do que aconteceu?

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Comentários sem ordem específica

Como um ranger adiciona "Fogo Lunar" a sua lista de magias?

Não adiciona. Só se ele tivesse slot para isso!

Então tem que especificar no texto do talento/feat. Porque a 5e tem como princípio que o "específico sobrepõe o geral" (está até nas Basic Rules, p. 4). Como o talento é específico em relação à lista de magias do Ranger (o geral), pode dar confusão.


Inicialmente sim! Mas quem sabe não podemos pensar numa versão da magia que beneficie o combate com duas armas? Postarei aqui tal versão e veremos se fica equilibrado e condizente com todo o resto.

Bom, seria legal uma outra magia assim. Porque no fim, "Lâmina da Lua" funciona como "Flame Blade" (Evocação, 2º nível, PHB: 242). Então, não tem tanto problema. Foi mais para tirar a dúvida mesmo. Mas, reforço, seria legal pensar em algo que pudesse ser usado com lutar com duas armas. Seria algo original, no mínimo.


Sim, plenamente! O texto de fogo das fadas é claro, você tem vantagem em atacar os objetos, não as criaturas.

Mas os objetos estarão em posse das criaturas! Veja, é uma situação "catch-22" ou "lose-lose": se o portador se desfaz do ítem mágico para não ser afetado, ele perde o(s) benefício(s) do(s) ítem(ns) e se prejudica. Se ele mantém a posse/uso do ítem, ele é prejudicado também (perde benefício de invisibilidade, seu(s) ítem(ns) mágico(s) pode(m) ser destruído(s), etc.).

Eu acho forte demais. "Fogo das Fadas" é uma das melhores magias de primeiro nível disponível no jogo. Recentemente, meu grupo só venceu um encontro difícil só por conta dela. E ela tem somente um alvo e requer concentração.
Embuti-la numa outra magia (por mais que seja de nível 4), acabando como estes dois "custos", é desbalanceado na minha opinião. Você poderia simplesmente dizer que os itens mágicos portados/usados pelos alvos da magia "Muralha de Luz da Lua" emanam dim light por 10 feet.


É parcialmente verdade! Mas bem, em d&d isso sempre acontece (experimente ter um mago e um feiticeiro no grupo).
Bem, mas é evidente que há diferenças importantes quando comparamos as classes clérigo com domínio da lua e adivinho (forma de conjurar magias, lista de magias, outras habilidades de adivinho e etc), por isso, nem sei se ambos ficam invadidos.

É, aí é mais uma questão de mesa mesmo. E estamos falando de duas classes que não são os coitados mecânicos do jogo (se fosse o Guerreiro, por exemplo, era outra história).

Agora, por falar em mecânica, "Portent" por si só é forte. Só ela vale o talento, imho. Isto é, se eu fosse fazer um personagem num jogo seu, com certeza ele teria esse talento (Humano então, já no primeiro nível). :P

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Gostei do material. Bem criativo. Seria interessante ver a contraparte de Selûne, Shar.

Do ponto de vista mecânico, o Domínio da Lua cumpre a mesma função do Domínio da Luz do PHB, tendo inclusive mecânicas semelhantes (Brilho Lunar e Radiance of the Dawn) ou ligeiramente modificadas (Luz da Lua e Corona of Light).

Agora, os comentários.

Mãos de Prata
Suas armas são consideradas armas de prata para fins de superar resistência e imunidade. Adicionalmente, você consegue expulsar ou destruir licantropos da mesma maneira que faria com os mortos-vivos (quando possuir a habilidade de expulsão dos clérigos).

Ficou subentendido que é no primeiro nível, mas seria bom indicar no texto da habilidade.


Luz da Lua
A partir do 17º nível, você pode usar sua ação para ativar a aura de luz da lua que dura ou 1 minuto ou até ser dissipada. Você emite luz plena a até 9 metros de raio e penumbra 18 metros depois. O clérigo recebe vantagem em todos os ataques, e os inimigos dentro da área recebem desvantagem nos testes de resistência contra magias de ilusão, encantamento ou que causam dano radiante.

Sei que é uma habilidade bem tardia ("capstone"), por isso talvez o equilíbrio mecânico não seja uma prioridade (vide o Druida 20 e seus PV's infinitos). Mas, acredito, que algumas coisas têm de ficar claras.

A habilidade "Luz da Lua" é semelhante à "Corona of Light" (PHB, p. 61). No entanto, algumas coisas foram adicionadas/modificadas e gostaria de entender os motivos: i) por que o clérigo recebe vantangem em todos os ataques?; ii) essa vantagem vale para qualquer ataque (corpo-a-corpo, à distância, por magia)?; iii) fiquei na dúvida se a vantagem só se aplica aos ataques contra inimigos dentro da área de efeito da habilidade; iv) qual a área de efeito que gera desvantagem aos inimigos, 9 ou 18 metros?

Os comentários a seguir são sobre o talento "Iniciado de Selûne".

O personagem recebe a característica presságio da tradição arcana da escola de adivinhação (se não o tiver).

Além de ser uma boa habilidade (em adição às já ótimas magias dadas pelo talento), acaba com uma das graças de ser um adivinhador por ser uma característica exclusiva daquela escola mágica. Trocando em miúdos, a meu ver, um adivinhador e um personagem que tenha o talento 'Iniciado de Selûne" não poderiam participar da mesma mesa sem se sentirem um pouco invadidos.

Nível da magia – Nome da magia
Truque - Mãos Faiscantes
3º - Lâmina da Lua
4º - Força das Feras
5º - Caminho da Lua
5º - Teia da Lua
9º - Fogo Lunar

Como um ranger adiciona "Fogo Lunar" a sua lista de magias?


Sobre as magias

Lâmina da Lua
3º nível evocação
Tempo para lançar magia: 1 ação
Alcance: Você
Componentes: V, G, M (um pequeno doce feito de óleo verde do inverno.)
Duração: Concentração, dura até 1 minuto.

A mão do conjurador expele um raio incandescente de luz lunar, com 1m de comprimento. Qualquer pessoa capaz de conjurar uma lâmina da lua conseguirá usá-la adequadamente (considera-se uma arma mágica para todos os propósitos de regra).

Os ataques desferidos com a lâmina da lua são considerados ataques mágicos corpo a corpo. Seus golpes drenam a vitalidade ou a força vital e embora não causem nenhum ferimento visível: infligem 1d8 + modificador de atributo para lançar magias de dano a qualquer criatura, exceto mortos-vivos. Estes sofrem ferimentos visíveis e sua substância fervilha com o toque da lâmina, causando 2d8 + modificador de atributo de lançar magia de dano.

Pela duração da magia, os ataques com a lâmina da lua recebem +1 de bônus em suas jogadas de acerto. Além disso, um golpe bem-sucedido da lâmina interfere na capacidade inimiga de utilizar magia. No turno subsequente ao ataque, a criatura que sofreu dano deve obter sucesso num teste de concentração CD igual a 10 ou metade do dano recebido (o que for maior) ou ficará impedido de utilizar quaisquer magias ou efeito similares neste turno.
Essa magia não tem nenhuma relação com os itens mágicos homônimos projetados e criados por alguns elfos.

Em Níveis Superiores. Quando você lança esta magia usando um espaço de magia de 5º ou 6º nível, o bônus nas jogadas de ataque aumenta para +2 e o dano para 2d8 + modificador de atributo de lançar magia (4d8 contra mortos vivos). Quando você lança esta magia usando um espaço de magia de 7º nível ou superior, o bônus nas jogadas de ataque aumentam para +3 e o dano para 3d8 + modificador de atributo de lançar magia (6d8 contra mortos vivos).

Só é possível conjurar uma lâmina por vez? Isto é, rangers que lutam com duas armas não se beneficiam de uma segunda lâmina da lua?

Muralha de Luz da Lua
4º nível evocação
Tempo para lançar magia: 1 ação
Alcance: 36 m
Componentes: V, G
Duração: 1 minuto.

Essa magia cria uma superfície imóvel e brilhante, que emite uma luz perolada e circular. Essa muralha não precisa estar fundamentada em nenhum apoio e permite a passagem de qualquer criatura. Você escolhe fazer a muralha com até 12 metros de comprimento, 3 metros de altura e 3 metros de espessura. Os mortos-vivos que estiverem em contato com a muralha sofrem 4d12 pontos de dano. Uma criatura maligna ou carregando o símbolo sagrado de Shar ou Umberlee sofre 2d10 pontos de dano. Os itens mágicos que estiverem em contato com a muralha brilharão com um fogo das fadas vermelho durante 4 rodadas.

A muralha ilumina uma área de 6 m de raio e cria uma penumbra em um raio de 12 m. A muralha de luz da lua pode ser usada como contramagia para dissipar qualquer magia que produza efeitos de escuridão de 4º nível ou inferior numa área de 12 m de raio.

Caso seja invocada para surgir em um local ocupado por alguma criatura, o alvo sofrerá dano como se tivesse atravessado a muralha.


A magia "Fogo das Fadas" deve ser aplicada plenamente (i.e., com todos os seus efeitos) aos ítens mágicos afetados pela magia "Muralha de Luz da Lua"? Isto é, os objetos não se beneficiam de invisibilidade? Atacantes têm vantagem em rolagens de ataque contra seus portadores?


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Off-Topic / Re:HQ's - Tópico Permanente
« Online: Outubro 08, 2015, 03:05:38 pm »
E o "The Balance Lost" (2011-2012) é bom? E sabe onde ele entra na cronologia do Elric?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] UA: Classes de Prestígio
« Online: Outubro 08, 2015, 02:54:51 pm »
Eles podem apenas estar sugerindo opções para os grupos. Lembro de como as pessoas costumavam reclamar o quão difícil era customizar ou criar classes para a 4e. Talvez eles apenas estejam querendo dizer: "olhe, você pode fazer classes de prestigio, elas funcionam mais ou menos assim". Ou eles podem estar sondando para ver como o publico responde as opções. Aquelas que tiverem uma resposta melhor é a escolhida para sair em um livro. Ou² tudo isso eram ideias que surgiram durante a criação do Next e foram descartadas e agora estão sendo recicladas só para não serem perdidas.

Pode ser, embora eu não ache que uma coisa aconteça em detrimento da outra. Elas podem coexistir.



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[RPG] DDO Offline - Eberron 4e / Re:Comentários e off-topic
« Online: Outubro 08, 2015, 02:52:49 pm »
Hm. Pena, eu curtia aquela versão, embora nunca a tenha testado extensivamente em mesa. Na real, o maior problema dela, na minha opinião, era a incompatibilidade com o Builder -- o que, em suma, afetava todos os materiais não-WotC, daí um dos motivos de sua impopularidade/falta de produtos third-party.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] UA: Classes de Prestígio
« Online: Outubro 06, 2015, 04:30:12 pm »
Confesso que quando vi a notícia, fiquei com um pé atrás. Principalmente depois da bola fora (mecanicamente falando) que foi o Mystic (aka Psion).

Mas até me surpreendi ao ler essa primeira versão de apresentação das CdPs no contexto do Next --- não mecanicamente, mas vá lá, é um rascunho e é a WotC. Isso à parte, é louvável a iniciativa de disponibilizar mais opções de costumização de personagem (ainda que tanto as CdPs quanto as outras opções (feats e multiclasse) devam passar necessariamente pelo crivo do DM*).

De qualquer forma, com um certo refinamento mecânico (a questão dos proficiency saves e dos modificadores temporários são realmente problemáticos), a proposta tem potencial. A meu ver, é mais promissora que a ideia de multiclasse como implementada oficialmente.

Resta saber se isso vai pra frente. Afinal, foram quantos artigos do UA até agora? Oito, contando este (o index do EnWorld ainda näo foi atualizado) Não vi revisão de nenhum e tãopouco vi algum deles aproveitados em produtos publicados (até porque, o número desses são mínimos).

Enfim, esperar para ver.

*De novo a questão do "GM Empowerment". Vejam, não tenho isso por algo negativo a priori. Realmente, alguém precisa tomar a responsabilidade para si na hora de arbitrar os conflitos que certamente ocorreráo em mesa. Acontece que, do meu ponto de vista atual, a coisa deveria ser mais colaborativa, numa via de mão dupla entre mestre e jogadores. No fundo, se você ler o DMG, é isso que os designers incentivam. Mas, mecânicas à parte ("Inspiration"), por reforçar tanto esse "GM Empowerment", as coisas podem sair por outro viés -- o DM mão-de-ferro/ditatorial é o pior deles.

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