Impressão geral no momento: O sistema parece mais equilibrado, mas ele também parece menos interessante. Talvez, assim como na 5e, o nível 1 seja o "tutorial" e o jogo de verdade comece só no level 3~4, mas por enquanto o jogo parece bem tedioso e sem graça.
Somos dois, migo.
Acho que a parte mais sem graça é que comparativamente, a multiclasse não permite construções tão legais porque as coisas boas das classes são níveis altos e multiclasse você conta como metade do nível pra feats.
Guerreiro com Cleave? Nope.
Bárbaro com Power Attack? Depois de 2 níveis, etc.
Mas a minha crítica principal foi a remoção de certos elementos-base do sistema d20 e transformá-los em feats ou cobrar por isso, em particular duas regras que eu achei zuadaço:
1) Escolher 10 / 20 não existe, é um feat de Skill (
Assurance) (p 163), e mesmo assim é só pra
skill comprada.
Além de escalar com proficiency que permite transformar coisas como as Compostions de Bardo em algo trivial (e não um risco a ser tomado ao tentar "melhorar" uma magia), também removem parte da ideia acelerar o jogo.
2) Conjuradores espontâneos não podem pegar magias e usar como slot maior, porque eles ou dependem de habilidades de classe pra isso (escolha duas da sua lista por dia, como Feiticeiro ou Bardo), ou precisam "conhecer" a magia pra cada nível ou usar habilidade de classe pra isso.
O próprio exemplo (p 192) dado é um feiticeiro que não poderia conjurar uma Fireball elevada com slot de 5th, porque ele só conhece a Fireball normal (3rd). Bizarro.
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Fora pequenas incongruências de termos (certas condições são capitalizadas, outras não, certas cantrips sofrem de um excessivo enrolar, como por exemplo, Acid Splash e Chill Touch, que repetem várias vezes a descrição para "esclarecer", assim como a talvez pior descrição Chromatic Wall que eu já tenha visto na vida.
São coisas que pra mim mostram um beta óbvio, e espero que a Paizo não ignore o feedback.
Estava lendo o Fighter por causa de seus comentários, acabei indo às armaduras, e cheguei na parte de carga. Fiquei surpreso que finalmente uma variante popular de D&D passou a usar volume ao invés de peso/massa para determinar quanto alguém pode carregar.
Se outros jogos d20 já usaram antes eu desconheço, e li um tanto por cima, mas talvez resolva aquelas situações ridículas de "carregadores de geladeiras" em dungeons. Afinal o que tem volume e/ou é disforme, engancha e desequilibra.
E tem aquilo: Armaduras são bem mais fracas que builds de Destreza, pela TAC, por exemplo. Mesmo a AC equivalente, você tem redução de Speed e outras coisas...