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Posts - Rocha

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 10, 2013, 11:09:09 am »
Rocha, acabei de comprar o meu na pré-venda!  :victory:

Fico no aguardo para receber o PDF do livro e saber se estou entre os 100 primeiros compradores.

Opa valeu demais Lunguinho! Recebeu o link do PDF aí? Já vendemos 75 unidades, então você ficou entre os 100 com certeza!

Esse mês não dá porque Exalted já comeu a maior parte da minha cota pra RPGs no mês, mas no próximo eu pego. Gostei muito do DW e vai ser bom ter ele impresso em português.

Sem erro Kimble, a pré-venda vai até Julho ainda!

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 10, 2013, 10:13:06 am »
E o Dungeon World entrou em pré-venda hoje!

O livro tá saindo por R$59,90 mais frete (com a opção de pegar em mãos se você for de BH ou comparecer no World RPG Fest), e nossa previsão de envio do livro impresso é no máximo até agosto. A compra na pré-venda garante acesso imediato ao livro em PDF.

E os 100 primeiros ainda levam a aventura Ídolo de Sangue impressa!

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Maio 15, 2013, 04:07:18 pm »
Só pra avisar que esta tarde liberamos o preview de um capítulo inteiro (com 32 páginas!) do Dungeon World. Quem tem acompanhado o livro gringo vai perceber que acabamos adotando um modelo gráfico muito parecido com o da versão original.

Se tudo der certo em Junho começamos a pré-venda!

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Abril 11, 2013, 12:37:33 pm »
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Pergunta: agora que estão nos "finalmentes", a Secular tem ideia da faixa de preço do livro final?

Opa, então Bispo o livro deve ficar na faixa dos R$50, talvez um pouquinho acima ou abaixo (teremos certeza em breve assim que fecharmos a diagramação e atualizarmos o orçamento com a paginação final), mas não escapa muito disso não!

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Abril 11, 2013, 08:54:02 am »
Como volta e meia o tópico do DW sobe por aqui, achei que seria legal avisar que estamos na parte final da tradução/revisão, e começando o processo de diagramação do livro. Então agora é questão de dois ou três meses pra ir pra gráfica!


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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Janeiro 30, 2013, 10:33:42 pm »
O Mundo de Masmorras é uma tradução/adaptação do World of Dungeons, que foi originalmente uma das metas extras da campanha de financiamento coletivo do Dungeon World. Ele foi criado pelo John Harper (Laby Blackbird, Agon) e parte de uma premissa foda: Se o Dungeon World fosse a última versão do jogo mais clássico de fantasia, como seria sua versão original de 1979? É basicamente um suposto ODW, uma brincadeira baseada no OD&D.

Além desse link que já postaram aqui para a versão nacional, o gringo pode ser baixado de graça aqui: http://mightyatom.blogspot.com.br/2012/06/world-of-dungeons.html

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Janeiro 22, 2013, 12:08:58 am »
Opa, na verdade eu entro meio esporadicamente por aqui mesmo...

O processo de tradução do Dungeon World continua e mantemos a previsão anterior: será lançado ainda no primeiro semestre. Neste momento estamos com cerca de 70% do livro traduzido.

Para quem estiver muito afim e não quiser esperar mais algum tempo, o PDF do original a 10 doletas vale muito a pena mesmo! Depois se animar pode aproveitar e pegar o impresso com a gente :)

E Silva, sim teremos uma versão de luxo, mas provavelmente não será tão elaborada quanto o francês (onde refizeram TODA a parte gráfica do jogo).

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Novembro 25, 2012, 06:39:19 pm »
Ei Bispo, eu sei!

Assim que anunciamos o Dungeon World em português começamos o processo de tradução da parada. Mas como quem acompanha o fórum do jogo viu, nos últimos três meses o texto do DW passou por severas alterações, bem mais profundas do que imaginávamos que iam rolar. Então na prática tivemos que fazer uma revisão absurda (ou retraduzir em alguns casos) do que já havia sido feito.

Agora com a versão final do texto gringo (que saiu tem tipo um mês!) o processo deve ser mais veloz, e esperamos lançar o jogo no início de 2013. 

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Dicas & Ideias / Re:RPGcon "Kickstarter"
« Online: Setembro 12, 2012, 09:50:38 am »
Opa Lumine, eu ajudei a pensar as recompensas junto com o pessoal da RPGCon, então se tiver alguma dúvida aí sobre as recompensas é só mandar!
Porque na minha cabeça, mesa com algum autor de RPG não é pra ser recompensa por doar pra organização, e sim um dos atrativos do evento.

Discordo por vários motivos cara. O primeiro deles é que nenhum dos autores está proibido de fazer outras mesas. O Eduardo Caetano mesmo vai coordenar várias de Violentina por lá, como faz todo evento em que a gente cola, esse lance da mesa específica da campanha é uma preza que ele tá dando (assim como outros autores) para o evento. Quer jogar com ele (ou com outro autor) e tá sem grana? Chega lá no sábado cedo e fica correndo atrás do cara que uma hora rola, tenho certeza. Pessoalmente eu prefiro marcar minha sessão de jogo bonitinha antecipadamente e ainda de quebra colaborar com o evento (afinal sem ele eu nem vou chegar a ver os autores, muito menos jogar né?) e por isso já colaborei com a grana para reservar um lugar na mesa de Abismo Infinito do John.

Mas se eu tivesse duro, ia ficar na cola dele até rolar, obviamente não existe um documento de exclusividade dos autores com a mesa da campanha...

Pacote de lançamentos tudo bem, mas a maior bola fora é essa venda de vaga em mesas. Algo que era feito antes como parte de um dos motivos de ir, é vendido como parte do financiamento.

Pra ser sincero nunca fui muito de ficar na parte de mesa de jogos, mas  não me lembro de haver algo organizado como uma atração, tipo jogue com os autores horário X, o que aliás era uma bola fora do evento. Como disse acima, provavelmente antes você teria que ficar correndo atrás dos caras para mestrarem seus jogos (o que repito, tenho certeza que ainda vai acontecer pelo menos no caso do pessoal do Old Dragon, Retropunk e da Secular), mas discordo demais de você que algo que já era feito antes de graça pela organização subitamente se tornou pago.

E no fim das contas essas são 5 opções de recompensa em um universo de 13, sendo que a maioria é bem mais barata. Acho estranho alguém reclamar que os camaradas que não são da organização do evento estão doando duas ou três horas do seu rolê em São Paulo para dar uma força para a RPGCon, mas enfim, se não é sua praia tem mais um monte de recompensas para escolher!

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Dicas & Ideias / Re:RPGcon "Kickstarter"
« Online: Setembro 11, 2012, 04:30:15 pm »
E existe algum canal para falar com a galera do evento? O que vai ter de atrativo no evento? Vai ter Magic?
 
O RPG anda tão caído ultimamente, o medo é o evento fracassar não por culpa da organização, mas pela falta de ímpeto do próprio mercado e jogadores.

Opa,

Então eu não sou mesmo da organização, só estou dando uma ajuda nessa parte do financiamento coletivo. Acho que pode ser uma boa colar na página do evento no FB (https://www.facebook.com/rpgcon) tanto para entrar em contato com a organização como ver o que já existe na programação.

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Dicas & Ideias / Re:RPGcon "Kickstarter"
« Online: Setembro 11, 2012, 04:12:42 pm »
Rocha,

Já que vc parece ter algum envolvimento com a organização, saberia tirar a minha dúvida quanto aos ingressos? Se vai rolar venda de ingressos avulsos (meio cretina a questão, mas é melhor perguntar) e qual o valor estimado deles?

Ei Bispo,

Vai rolar sim, R$15 reais o ingresso na porta para cada dia, igual nos anos anteriores. O financiamento coletivo neste caso funciona como uma espécie de pré-venda mesmo.

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Dicas & Ideias / Re:RPGcon "Kickstarter"
« Online: Setembro 10, 2012, 07:33:20 pm »
Eu acho que é um dos kickstarters com as recompensas mais dúbias que eu já vi na vida.

Opa Lumine, eu ajudei a pensar as recompensas junto com o pessoal da RPGCon, então se tiver alguma dúvida aí sobre as recompensas é só mandar!

Como o Bispo falou, nosso objetivo era fazer uma campanha que pudesse englobar quem não vai poder viajar pra SP e ir no evento, e por isso "trilhas" de recompensas distintas - (a) quem só quer ir no evento e pegar coisas, (b) quem quer ir no evento e quer jogar na mesa de um dos autores nacionais, (c) e quem não vai poder colar no evento mas quer dar uma força e ficar por dentro. Parece complexo, mas na parte "+ sobre o projeto" tá bem delimitado o que é de cada caminho.

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 24, 2012, 01:04:24 pm »
Opa, bacana que curtiu a novidade! Vamos lá:

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1. a versão final vai ter só as 4 "classes clássicas" mesmo (guerreiro, mago, clérigo e ladrão) ou outras também ?

Não! A versão que estamos traduzindo é a que está sendo desenvolvida no github. Assim teremos Bardo, Clérigo, Guerreiro, Paladino, Ranger, Mago, Ladrão e o Druida, que entrou como uma das primeiras recompensas da campanha de financiamento coletivo no Kickstarter.

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2. Na versão "demo" as opções de raça e tendência eram limitadas de acordo com a classe (veja a parte esquerda da ficha do Ladrão que postei acima). Porém na ficha do Guerreiro do site, ele pode escolher o que quiser. Isso vai ser assim pra todas as classes da full ou é uma característica só do Guerreiro ? (eu prefiro que as opções sejam limitadas, pra preservar melhor o nicho/identidade de cada classe)

As restrições se mantém de acordo com as classes. Por exemplo, o Bardo só pode ser Humano ou Elfo, e ter alinhamento Bom, Neutro ou Caótico; o Paladino só pode ser Humano, e no Alinhamento Bom ou Ordeiro. O Ladrão se mantém apenas Humano ou Halfling, mas com uma mudança nos Alinhamentos, que são Caótico, Neutro e Maligno.

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3. Não sei dizer se estou gostando da tradução. "Botar pra Quebrar" pra Hack-and-slash e "Movimentos" para moves não me soa muito coerente. ainda que eu não consiga pensar em nada melhor agora. (talvez Moves poderia ser "Ações" ? seria mais simples e intuitivo assim, não ?)

Essa é uma primeira versão, depois faremos uma revisão na tradução. De qualquer forma o Hack'n'slash deu uma super polêmica, como você deve ter visto nos comentários  :roll:

Definitivamente não vamos traduzir a expressão como "Atacar". Provavelmente vai ficar "Matar e Pilhar" ou algo assim... Já no caso dos moves, as opções que temos pela frente realmente são jogadas, ações ou movimentos.

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4. à exceção da primeira página da ficha do guerreiro, as demais páginas me parecem difíceis de ler o que está escrito. Sugiro dar mais contraste, clareando mais a imagem de fundo e escurecendo mais as letras.

É uma boa sugestão! Estamos apenas começando a brincar no layout, provavelmente esta não será a versão final, e embora eu curta a imagem de fundo como uma espécie de marca d'água, acho improvável que ela apareça na versão impressa.

Valeu pelos elogios e sugestões cara! Estamos bastante empolgados com o jogo, ainda mais porque o Adam e Sage são incrivelmente bacanas e já colocaram inclusive o futuro suplemento sobre Guerra a nossa disposição para traduzirmos.

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 23, 2012, 11:09:38 pm »
O Dungeon World é fantástico, estou mestrando aqui em BH e tá bem divertido!

Já anunciamos a versão em português pela Secular Games e tem até um preview do Guerreiro!  :)

http://www.secular-games.com/2012/06/preview-do-dungeon-world-o-guerreiro/
http://www.secular-games.com/2012/06/dungeon-world-em-portugues-pela-secular-games/

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Março 14, 2012, 09:59:21 pm »
A nossa "base" de jogadores experientes em sua maioria baseia-se na nostalgia de outotra e parecem ter sido condicionados a tornar-se inaptos em aprender coisas novas / ensinar a novas gerações que coisas novas podem existir, então não seria nada mais justo que o hobby SE estagne e eventualmente afunde no próprio túmulo. O mesmo vale pra editoras; a Devir, com contratos com cláusulas bizarras (como aquela "lenda" de traduzir um livro de World of Darkness por mês, onde traduzir não significa... vender como produto) torna-se algo bem plausível nesse mercado de leitões deitados, em manter controle de um "mercado morno".

Felizmente, vemos e acima de tudo temos novas iniciativas (mesmo que maquiadas com roupagem de coisa velha, como o próprio Old Dragon, já citado como exemplo de sucesso independente) e capaz de contornar isso. Agora é fazer os caras da antiga ou largarem o osso e permitirem que os caras da nova geração possam ter sua própria chance, ou agarrar-se a um osso eterno e levar ele pro túmulo.

Opa, também fico feliz pra caramba de ver novas iniciativas e pessoas animadas a produzir coisas pipocando diariamente pela internetz. Mas não saquei bem esse lance dos caras da antiga largarem o osso. Estamos falando de jogadores antigos e editoras mais velhas (Devir e Jambô) é isso?

No caso dos jogadores antigos, acho que devagarinho as coisas estão virando, o pessoal que curte jogos mais convencionais tem olhado para os indies com alguma curiosidade, e mesmo continuando com suas campanhas de Forgotten Realms estão pegando um Shotgun Diaries ali, um Violentina aqui... Acho que essa "barreira" tem sido quebrada diariamente. Ainda assim, não deixa de ser curioso que algumas páginas atrás neste mesmo tópico um dos argumentos para um eventual problema apontado por mais de um usuário dos jogos indies a médio e longo prazo era que estes jogos só estavam atingindo jogadores antigos, lembra? Fico me perguntando então que diabos, só atingimos os jogadores antigos, ou jogadores novatos de mente aberta? Acredito que a resposta seja um meio termo na verdade, e que no fim das contas, cada vez mais o público de jogos indies (pelo menos de compradores) no Brasil tem um perfil mais parecido com o dos RPGs convencionais.

No caso das editoras "da antiga", Devir e Jambô, não entendo bem o que seria largar o osso...
Como jogador de RPG já fiz dezenas de críticas a Devir - em relação ao GURPS, sobre a falta de comunicação que existia com o público pré-2009, sobre a tentativa maluca de publicar o Arcana Evoluída, e por aí vai... Agora como parte de uma microeditora não sei o que poderia falar da Devir. Eles nunca ferraram a gente, pelo contrário, sempre convidam para as paradas, tratam com o maior respeito, enfim, nunca tentaram foder a gente. O que seria então largar o osso? Tá tudo aí pra nós, é só saber chegar camarada, não depende de Devir ou de Jambô, mas do seu corre com seus jogos e suas licenças. E se largar o osso for abrir mão de algumas das licenças deles, o que seria maluquice, ainda assim, quem ia pegar a licença do GURPS, a Retropunk? A gente da Secular? Claro que não! O que mais tem por aí são licenças fodas e que estão livres, leves e soltas, a gente não precisa brigar pelas quais justamente não temos cacife para lançar! A Retropunk provou isso pegando o Gumshoe e a Evil Hat (com sua carga de jogos magníficos <3), a RedBox com o Shotgun Diaries, e até nós da Secular também estamos correndo atrás de licenças legais.

O mesmo vale para a Jambô, com um exemplo ainda mais emblemático. Em 2010 estávamos com o Busca Final pronto, mas não sacávamos nada de gráfica, tiragens, custos e tal. No sábado, depois do primeiro dia da RPGCon 2010, uma galera foi pro buteco, incluindo o Guilherme da Jambô e amigos dele de SP e Rio que o cara deve ver uma vez por ano, justamente no evento paulista de RPG. No meio do mesão gigante perguntei umas coisas de publicação pra ele, e o cara teve saco pra sair da mesa, ir pra uma mesa mais afastada e silenciosa e falar durante mais de 30 minutos sobre tiragens, esquemas de gráficas, preços, como eles faziam os livros, onde eu poderia conseguir um bom canal, etc. O cara (e a Jambô) não largou o osso, entregou de bandeja pra gente!

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