Rain, eu vou copicolar algo que eu respondi no meu blog, por pura preguiça de argumentar de novo sobre isso; sobre os Healing Surges, eu consigo imaginar o maior dos motivos de terem sido tão fadados pro reino do "é videogame", e pelo escárnio dos Grognards (que você tá agindo igualzinho, alias).
Uma coisa que eu acho que atrapalhou e MUITO a aceitação da 4e foi a escolha de termos infelizes - como por exemplo, "pulsos de cura" / "Healing Surges". Se simplesmente fosse chamado de, sei lá... "Resistência Física" / "Bodily Endurance" ou algo assim com o mesmo sentido (que É o que pulsos de cura são, sua capacidade de se recuperar até que teu corpo canse e você não consiga mais), a 4e teria sido muito bem aceita - boa parte de um produto é sua apresentação, afinal.
E sim, a apresentação da 4e foi feita pra geração que joga videogame, quer você aceite isso ou não. A apresentação de D&d como um jogo que não importa como o herói se foda, ele vai vencer no final é justamente aquilo que muitas pessoas não gostam.
Sim, tem gente que pasme,
gosta de ter a incerteza de que vai chegar no final da masmorra.
E não tem nada de errado com isso.