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Posts - Mark Logan

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Online: Março 30, 2012, 10:54:58 am »
Kinn, dificilmente acho que eles vão manter esse esquema de "striker" na 5e, então não vejo problema.

Além do que minha ideia era que o sneak attack funcionasse nas mesmas condições de sempre, quando o ladino tivesse vantagem ou fosse furtivo, só a dinamica do dano que ia mudar.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Online: Março 30, 2012, 10:33:23 am »
É, meu lado mestre ia odiar isso também!

E dano fixo, tipo +5 por nível ou de acordo com a progressão que eles colocarem?

Evitaria a rolagem, mas manteria o dano alto.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Online: Março 30, 2012, 10:29:40 am »
Tu foi no extremo Agnelo, não foi nesse sentido que eu falei.

Tosco por que o poder vem diretamente da divindade, e em teoria elas são oniscientes. Então dificilmente elas permitiriam que alguem usasse dos poderes concedidos por ela em ações contrarias a sua filosofia. É aquela história, vem fácil, vai fácil.

Talvez colocar os poderes divinos como o pacto do warlorck resolvesse.

Tu passa pelo treinamento e faz um voto de seguir o código/ensinamentos/filosofia da divindade e ganha os poderes ai. Depois disso, não perde mais.

Se tu sair da linha, os outros membros de sua ordem é que deveriam vir atrás de ti para dar um corretivo.

Isso funcionaria bem em um cenário onde os deuses são mais ausentes, como Eberron.

O problema seria Forgotten, onde os deuses metem o bedelho em tudo!

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Online: Março 30, 2012, 10:13:32 am »
banned_guardian, já tive diversos paladinos em mesa, e em diversas mesas, e nenhum nunca perdeu os poderes por se afastar do código.

Os jogadores de paladino geralmente entendem os sacrificios que tem de fazer para rolar o personagem, e tentem a respeita-lo.

Por isso sou contra o paladino mais forte. Devem ser todos igualmente úteis, pelo menos na teoria. É algo da 4e que eu não abro mão de forma alguma.

Citar
Existe outra solução, a la 4e: Deuses não controlam o poder Divino. Uma vez acessado, é seu e ninguém tasca. O que reforçaria e verificaria o uso de poderes divinos é a própria estrutura religio

Eu gosto bastante dessa ideia, ainda mais por reforçar as instituições religiosas. Mas se a gente for pensar bem mesmo, acaba sendo um pouco tosco.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Online: Março 30, 2012, 09:59:29 am »
O problema disso que tu propõe banned_guardian é que se trata do tal equilibrio baseado no "se", que era a ideia do AD&D.

O paladino será mais forte por que corre o risco de por um acaso algum dia ele perder os poderes. Dai se o cara fizer tudo certinho, sempre será mais forte, e acabou-se o equilibrio do sistema.

Era a mesma ideia do limite de nível do AD&D. Os semi humanos eram mais fortes, mas dai tinha o nível máximo que eles poderiam alcançar e que em tese seria o equilibrio. Acontece que as campanhas geralmente eram roladas antes de esse limite chegar, ou seja, o humano era sempre mais fraco e sua hipotética vantagem nunca era alcançada.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Março 30, 2012, 09:54:24 am »
Aumentar a escola universal no sentido de incluir as magias que "todo mago deve ter", como detectar/ler/dissipar magia, identificar...

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Online: Março 30, 2012, 09:52:22 am »
Pensando aqui...

Será que não seria mais interessante o sneak attack, ou invés de causar essa baciada de dados de dano, ter uma chance de matar o inimigo direto? Tipo um save vs. death...

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Online: Março 30, 2012, 09:47:13 am »
Essa coisa de o paladino quebrar o código e perder os poderes deveria ser opcional e depender do deus/ordem que ele segue.

Em tese, um deus bondoso dificilmente abandonaria seu campeão na primeira falha, se é que o abandonaria de qualquer forma. Daria varias chances de ele se redimir e voltar ao caminho correto.

Já o devoto de um deus maligno estaria condenado. O deus dificilmente aceitaria uma desobediencia ou fracasso, e a punição minima ao paladino seria perder os poderes. Se bobiar até caia um raio na cabeça dele para castiga-lo pelo fracasso! Hehehehe!

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Online: Março 30, 2012, 07:50:22 am »
Sim, a 4e pulverizou as classes divinas, mais pra cobrir cada role.

O meu pensamento foi mais pro que estão falando da 5e, onde o clérigo voltará a ter um papel mais combativo. Dai o paladino ficaria prejudicado.

Não gostaria que tivesse esse monte de classes divinas que teve na 4e, mas quem sabe não seria mesmo a solução.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Online: Março 30, 2012, 07:32:18 am »
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Transformar o Clérigo em um "Mago Branco"? É uma das minhas ideias favoritas. Em um RPG onde o Paladino existe, o Clérigo não precisa ser o braço militante de uma divindade.

É a minha ideia.

Como é hoje o "espectro": guerreiro (100% combate), paladino (75% combate, 25% magia divina), clérigo (25% combate, 75% magia divina), X (100% magia divina).

Como eu acho que deveria ser: guerreiro (100% combate), paladino (50% combate, 50% magia divina), clérigo/sacerdote (100% magia divina).

Mas acredito que a chance de isso acontecer seja zero. Infelizmente.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Março 30, 2012, 07:10:36 am »
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E do outro lado, eu acredito que magos especialistas serem o padrão (enquanto magos generalistas são mais restritos em geral) daria uma boa equilibrada na coisa. Eu tinha anotado uma house rule pra isto na 3e que eu nunca cheguei a testar, mas parecia elegante:

Acho que essa poderia ser a solução, apesar de eu preferir uma regra mais restritiva do que a que você propos.

Seria parecido com o esquema de esfera maior e menor do clérgio de AD&D. As magias da sua escola e as universais tu poderia conjurar até as de nível 9. As das outras escolas até as de nível 3.

Ou então tu só conjuraria as da sua escola e as universais. Neste caso teria de aumentar a quantidade de magias universais, e incluir entre elas detectar/ler magia, por exemplo.

Mas o principal seria acabar com as magias que invadem nichos.

O mago ainda teria metamorfosear-se, mas não poderia se transformar em uma forma que fosse mais efetiva em combate que o guerreiro.

Invisibilidade ainda exigiria um teste de furtividade, pois tu ainda emite som e poderia ser detectado. Dai o mago seria incentivado a usar a magia no ladino, que faria melhor uso dela do que ele, que não tem a prática de se movimentar furtivamente.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Março 29, 2012, 09:59:21 pm »
Eu não gosto de uma "classe" pra cada arquétipo, por que elas acabam ficando semelhantes demais, as vezes com um detalhezinho além do nome que diferencia, ou ficam mais fracas/fortes, desbalanceando o sistema.

Prefiro a abordagem de menos classes, mas cada uma bem definida e diferenciada mecanicamente.

Pra sair um pouco do achismo, quando começarão os play tests, alguém sabe?

Acho que já dava pra eles solterem coisas mais concretas sobre o sistema.

Pô, isso não é um filme ou livro, não tem de ficar com medo de dar spoilers!  :P

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Março 29, 2012, 09:24:20 pm »
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Cê já parou pra pensar que apenas hipoteticamente, esses outros papéis aí (ranger, warlord) foram derivados do guerreiro... PORQUE o guerreiro não faz nada?

Talvez fosse até melhor acabar com o guerreiro e deixar só essas outras classes então!

Arqueiro, bárbaro, capitão, cavaleiro, paladino, ranger, soldado... cada um sendo uma classe diferente, seria a solução?

Ou então chega ao extremo da 4e, como alguns sugeriram aqui, onde a classe definiria somente a parte combativa. As habilidades fora do combate seriam comuns para todas as classes, sejam pericias e/ou poderes, dai tu escolhe de acordo com o background do seu personagem.

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Sistemas & Cenários / Re:O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Online: Março 29, 2012, 08:43:35 pm »
Lendo este texto eu mudei de opinião duas vezes sobre a existência do paladino.

Eu acho que ele deveria existir sim, desde que o clérigo tivesse um papel menos combativo, mais pro lado do sacerdote mesmo.

O apelo do paladino, e que eu acho faltou sempre pro clérigo, principalmente na 3e e 4e foi o esquema da limitação de comportamento. Dos sacrifícios que o jogador tem de fazer.

Por eu não gostar das tendências, queria que existissem várias ordens de paladinos/clérigos, e que cada uma tivesse um código de conduta específico de sua tradição.

Um paladino/clérigo maligno da deusa da escuridão, por exemplo, só deveria matar durante a noite ou na escuridão, que são os únicos momentos que a sua deusa pode observa-lo e receber a oferenda.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Março 29, 2012, 08:35:55 pm »
Li sim Eltor, mas o que passei a me perguntar é: será que é possível o guerreiro ser tão bom fora do combate quanto outras classes?

A maioria dos exemplos que eu vi o pessoal dando foram sobre perícias, mas isso todas as classes tem.

Dai fiz a pergunta, em quê os guerreiros clássicos da literatura/cinema se destacam fora do combate?

Acaba que geralmente são nas coisas em que outras classes específicas se destacam.

Exemplo é o Aragorn, que fora do combate é um excelente rastreador, algo ligado ao ranger.

O Conan foi um exímio ladrão e depois comandante de tropas, um rogue e warlord.

Um lado que eu acho mais fácil é esse de comandante de tropas. O complicado é que acaba voltando pro combate. Além de nem todo guerreiro querer comandar.

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