PV é abstrato, concordo, mas que é medida de "dano" não há que discutir.
Geralmente eu descrevo o acerto dos golpes como uma pacada de espada que parou no escudo mas deixou um hematoma por baixo ou como um corte superficial.
Nada de abrir o peito do personagem de fora a fora, ou quebrar todos os ossos do braço, exceto se o golpe foi fatal.
Agora descrever que um golpe que acertou na verdade não acertou, deixou apenas o personagem cansado eu já acho tosco.
Se acertou, acertou de verdade.
Por isso prefiro sistemas em que a vitalidade é menor, no sentido de que se o personagem for atingido duas ou três vezes, é morte ou pelo menos hospitalização.
Sério mesmo? Eu, com exceção de PJs com baixos PVs (onde cada ponto conta) eu faço com que golpes que tirem HP (que afinal, são pontos de heroismo e não vida) acertem escudos, sejam desviados e etc.
Por exemplo, Zé Foguete recebeu um golpe do Orc número 13 e levou 7 de dano (ele tem 48 pvs). Eu descrevo que ele defendeu com sua arma, mas seu braço doeu com o impacto. Se fosse um decisivo,
talvez eu falaria que foi um arranhão ou corte.
E mesmo em golpes mal-sucedidos, eu descrevo como "entusiasmo" do personagem-jogador.
Retirado direto do meu antigo PbF, Sopa Extraplanar.
Grangulak novamente ataca com um longo chute invertido e outro chute aéreo numa pirueta fantástica enquanto seu suor faz seus músculos tremeluzerem contra a tênue luz das tochas.
"Irmãozão!" - o orc chuta e prossegue com outro golpe - "Hurp!"
Um de seus golpes resvala, escorregando pelo suor de seus pés mas o outro atinge em cheio a face da criatura que cai ao chão de maneira rápida, enquanto o orc permanece numa pose que ressalta seus delineados glúteos!