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Posts - Macnol

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Junho 30, 2014, 03:12:36 pm »
Eu duvido... e ao que parece não foi bem isso mesmo.

http://ego.globo.com/famosos/noticia/2014/06/saiba-quem-e-o-torcedor-que-filmou-bruna-marquezine-em-jogo-da-copa.html

Até pq no meio daquela gente toda eu acho brabo que ela fosse saber exatamente quem teria peidado.  :haha:

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Off-Topic / Re: Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Junho 30, 2014, 12:58:06 pm »
... Isso é sério?

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Eu gostei das sugestões que estão surgindo. Especialmente as que focam em dar mais participação pros jogadores na escolha dos temas a serem jogados. Acho que se a gente manivelar a cachola mais um pouquinho dá pra chegar em um meio termo que funcione bem, e aumente o interesse nos jogos futuros.

O Rafa levantou um ponto importante sobre a possibilidade de um jogador se inscrever para uma máfia previamente, mas, quando ela for aprovada, não ter mais disponibilidade de tempo. Acho que dá pra resolver isso fazendo uma "chamada de conferência" antes de iniciar a máfia, pra ter certeza que fechou o setup.

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Eu recomecei a jogar há poucos meses, não estou com problema de cansaço. Mas algumas das máfias recentes eu quase não participei porque não tinha interesse/conhecimento no tema, principalmente, ou porque a combinação de mecânicas novas parecia meio intimidadora.

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Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Junho 27, 2014, 09:55:01 am »
Geralmente tem algo que me incomoda no Flash: ele é poderoso DEMAIS. Supervelocidade sem limites. É como se o mundo inteiro agisse em câmera lenta para ele. Podia resolver quase todos os problemas de todas as histórias sozinho, se quisesse.

O seriado dá uma impressão assim?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Tormenta
« Online: Junho 26, 2014, 11:28:21 pm »
Em que engine isso foi feito? Parece só um reskin do Symphony of the Night.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Tormenta
« Online: Junho 26, 2014, 12:21:22 pm »
O vídeo de demonstração que usavam na página de arrecadação de doações pro jogo não tinha essa movimentação esquisita.

Tormenta - O desafio dos Deuses

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Tormenta
« Online: Junho 26, 2014, 12:07:08 pm »
Nossa. Tá bem fraquinho mesmo. Os cenários até que são passáveis, mas essas animações (especialmente a movimentação dos personagens) estão ruins demaaaaaaais.

EDIT:
http://confrariadearton.blogspot.com.br/2014/06/trailer-de-desafio-dos-deuses-game-do.html







Deuses. Eu prefiro não imaginar como era essa versão anterior.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Online: Junho 25, 2014, 11:22:48 pm »
OK, finalmente matei a curiosidade pra descobrir qual era meu poder secreto!  :bwaha:

E os textos descritivos dos personagens ficaram muito bons, Rafa. Parabéns. :D


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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Junho 22, 2014, 11:01:48 pm »
Kath, o que a gente te fez? Sério??

Não sei se fui eu ou se foi outra pessoa, mas eu já vou pedindo desculpas em nome de todo mundo aqui... perdoa a gente, tá?  :(

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Jogos Sociais / Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Online: Junho 22, 2014, 03:33:50 pm »
No primeiro ponto, é isso mesmo. Achei que você tinha considerado que seria negativo. :)

No segundo, olha só, na prática isso foi algo oculto de 93% dos jogadores, só o narrador e 1 jogador (a cada mudança de mapa) sabiam que teria algum efeito e qual seria. O resultado foi que os jogadores nem deram bola pro cenário. Mais ainda porque a mudança de cenário não era algo previsível nem possível de ser influenciado pelos jogadores (era uma CQSONS), então ficou mais descartável ainda. Você teve um baita trabalho pra escrever descrições dos cenários, decidir que efeito teriam e qual seria o critério pra mudança... e na hora do jogo isso acabou sendo desperdiçado.

É tipo quando um mestre de RPG cria uma história enorme de background pro velhinho na taverna, inventa um segredo oculto que ele traz e vai revelar pra um personagem um dia, decide que a bengala que ele usa na verdade é um item mágico antigo... e na hora do jogo o velhinho só dá um mapa da caverna do tesouro pros jogadores, eles vão embora e nunca mais falam com o maldito NPC. Todo aquele trabalho foi perdido e não melhorou a aventura em nada. É assim que eu me sinto quando tem uma CQSONS em jogo. :P

EDIT: Não sei se já tinha contado o meu "Voto pra Mafia Awards" durante o linchamento, mas só pra deixar claro, o voto pra melhor jogador foi no Arcane mesmo. Aquele post foi caprichado demais pra não ganhar. XD

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Jogos Sociais / Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Online: Junho 22, 2014, 02:54:18 pm »
@Macnol se tudo correr bem ainda hoje a tarde vou colocar as MPs. E eu entendo o que você quis dizer, e em partes eu concordo. Eu queria colocar algumas coisas pra dar pano pra discussão, mas se eu colocasse tudo bem escancarado ngm ia debater, pq estaria tudo ali de mão beijada. Eu não soube intermediar isso e acabou ficando oculto demais.
Sobre os votos, acho que se eu tivesse dado os espancamentos ao fechar do dia, logo seria descoberto. Pq no dia seguinte a pessoa reclamaria que "no fechamento do dia foi espancado, alguém tem poder dirunos?" ninguém ia se manifestar e iriam sobrar 2 alternativas: Mafioso com poder diurno ou os votos secretos...

Sim, o efeito dos votos seria logo descoberto e... isso seria ruim? Acho que não. :) Do jeito que ficou, acabou que ninguém deu a mínima pros votos, tirando uma discussão rápida no primeiro dia. Sério, a gente não sabia nem se estava votando pra ajudar ou atrapalhar uma pessoa. É difícil descrever o quanto isso deixa a votação fútil, do ponto de vista do jogador.

Se o post inicial deixasse claro que seria uma votação pra atrapalhar alguém, viraria um elemento estratégico. A cidade provavelmente usaria o dia pra tentar decidir quem seria neutralizado à noite, e o resultado disso seria motivo pra começar as discussões no dia seguinte. Enquanto isso, a máfia poderia tentar manipular a votação a seu favor ou mentir que votaria em alguém mas combinar o voto em outro. 

Já sobre os cenários, talvez eu poderia ter falado algo sobre como um cenário muda, mas sobre o que ele dava não era nada difícil. 2 cenários foram ativados ao longo do jogo e nos dois casos quem foi afetado pelo cenário teve informações CLARAS sobre o que ele fazia. O que poderia ter sido diferente é a Samita saber que ela não gastaria cargas de médico em função do cenário. Aí também dependeria dela falar ou não o que um cenário pode fazer...

Pois é, quem foi afetado pela mudança de cenário saberia o efeito deles. Os outros 13 jogadores, não. Continuaria sendo uma pura incógnita. E mesmo o jogador beneficiado não teria como saber se isso afetou outros jogadores (ou não). Aí eu volto no que disse no começo daquela mensagem: máfia é um jogo focado em jogadores ocultarem informações uns dos outros. Quando o narrador também começa a ocultar informações demais dos jogadores, esculhamba. :P

Mas enfatizo que só estou pegando esse jogo de exemplo, porque na verdade meus comentários são mais voltados pros outros narradores que, espero, estão lendo, e podem levar isso em consideração pras próximas máfias que planejarem.

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Junho 22, 2014, 12:40:55 pm »
Unepic está em promoção relâmpago por 4 pilas. Gostei muito do joguinho. Infelizmente, a promoção termina em 1 hora. :P

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Jogos Sociais / Re: Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Online: Junho 22, 2014, 12:30:28 pm »
Assumar, concordo sobre os cenários. Eles  adicionaram um elemento concreto ao jogo naquela máfia, mesmo que os efeitos específicos de cada um fossem desconhecidos. Isso se deu principalmente porque a votação era aberta no tópico, a lista de cenários possíveis foi dada e as opções tinham uma ligação forte com certas facções.

Já a posse do Silmaril eu acho que teria rendido mais se fosse informado no tópico que estaria com alguém toda noite, e que consequências isso teria. Como as estrelas no Sonic.

Samita, você não entendeu a estratégia de deixar o Verde vivo? A gente sabia que tinha outro anticidade vivo além dele. Se deixássemos o outro anticidade vivo naquele dia e o Verde fosse linchado, esse anticidade poderia matar alguém importante à noite. Se deixássemos o Verde vivo e matássemos o anticidade, o jogo estaria ganho e o Verde não poderia ter matado ninguém à noite.

O plano quase deu certo, estava 50% de chance entre matar o Arcane e o Rain. Se morresse o Arcane, game over. :)

Aliás, falando nisso... Coitado do Rain. Dois Ultra Vanilla era foda, hein. Quando você não tem poder nenhum e um RC nada convincente, é foda mesmo jogar.

Enviado via Tapatalk


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Jogos Sociais / Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Online: Junho 22, 2014, 12:31:20 am »
Rafa, você vai postar as MPs ainda hoje? Tem coisas que eu precisaria entender melhor vendo todo o setup do jogo antes de poder comentar.

De qualquer forma já posso falar algumas coisas de modo geral. Foi a primeira máfia narrada, e pelo jeito o sentimento geral foi de satisfação, então, missão cumprida.  :aham:

Mas tenho que comentar sobre algo que não aconteceu apenas nesse jogo, pelo contrário, tem sido frequente nas últimas máfias, e eu acho problemático.

É a síndrome do excesso de CQSONS (Coisas Que Só O Narrador Sabe). Máfia é um jogo todo centrado em mentiras, ocultação e revelação de informações que cada um tem... por isso, é muito importante que todos os jogadores tenham uma ideia clara do funcionamento do jogo, e possam se basear nisso pra interpretar as mentiras e verdades ditas no tópico.

Nesse jogo, tinha horas que eu sentia que estava jogando xadrez sem saber se um cavalo andava em L, ou nas diagonais, ou como peão...  :b

Especialmente no caso da votação. Os jogadores não sabiam nem sequer se a votação seria algo benéfico ou maléfico. O voto era secreto e, como não era cobrado pelo narrador durante o dia e ninguém tinha a menor ideia de que efeito teria (se algum), aposto que muita gente até esquecia de mandar o voto. Acabou não sendo assunto decente pra discussões, e o fato de não ter o seu efeito revelado abertamente fez com que se tornasse apenas uma incógnita extra que não adicionou nada ao jogo. Se os jogadores soubessem o efeito da votação, isso poderia ser um elemento de discussão e manipulação muito mais impactante, e teria sido incorporado na estratégia de várias pessoas.

Os cenários... bem, foi praticamente a mesma coisa. Os jogadores não tinham informação nenhuma sobre o efeito que o cenário tinha ou deixava de ter, muito menos o que fazer (ou não) para que o cenário mudasse. Também não adicionaram praticamente nada ao jogo.

Essa história de poderes desconhecidos também era CQSONS. Eu já havia comentado isso contigo por MP, mas a minha dizia que eu teria um poder adicional que seria ativado automaticamente, bastando eu ficar vivo por algum tempo. Isso orientou minha estratégia (chamei atenção e corri riscos pra influenciar a máfia a não querer me linchar no começo do jogo) e no final das contas... sobrevivi até o sexto dia sem descobrir qual o maldito poder!

Eu disse que essas duas coisas pareciam estar na moda porque teve elementos muito parecidos na máfia Silmarillion. Houve uma votação na noite zero que servia pra escolher qual jogador começaria com o Silmarillion, e isso era uma CQSONS. Também tinha votações diárias pra escolher algum cenário que teria algum efeito em jogo, e esse efeito também era uma CQSONS. (Pelo menos essa votação era feita em aberto e alguns cenários eram claramente "malignos" pra quem conhecia o tema, isso foi atenuante.)

Outro ponto parecido que já comentei foi do excesso de uso de poderes ocultos, principalmente quando alguém é vampiro sem saber (CQSONS).

Também foi complicado não saber se votos de espancados contavam ou não para o limiar, e não saber a ordem em que as ações seriam resolvidas. Mas isso não é nenhum erro teu, é algo que devia estar mais claro na wiki. Estou trocando umas ideias com a Noara pra ver como a gente pode melhorar isso.

Compare com a máfia Sonic, por exemplo (e uma das minhas favoritas até hoje). Tinha uma mecânica exclusiva de toda noite algum jogador aleatório ganhar uma estrela que lhe daria um poder extra. QUAL seria esse poder era uma CQSONS, porém
1) todos sabiam que isso aconteceria toda noite, e seria benéfico pro jogador
2) o poder ganho tinha a ver com o poder ganho pelo personagem quando pegava uma estrela no Sonic, então a cidade tinha dicas pra deduzir o efeito.

Na máfia Paranóia também tinha uma mecânica com CQSONS (as missões diurnas e parceiros para ganhar rações), mas isso encaixava perfeitamente com o clima de Paranóia. A intenção era deixar todo mundo às cegas, e essa incerteza foi usada como elemento que adicionou ao jogo. Ainda assim, eu acho que escolher os parceiros por nome (e não aleatoriamente, escolhendo um número) teria sido mais interessante.

Ou seja, dá pra usar uma CQSONS com moderação, mas eu acho que nas últimas máfias elas atrapalharam mais que ajudaram. Quando você pede pra um jogador fazer uma escolha sem que ele tenha a menor ideia do efeito de cada opção, não é uma escolha. É só uma jogada aleatória de cara ou coroa. E isso não adiciona nenhum elemento de estratégia pra quem está fazendo a escolha.

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