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Off-Topic / Re:Quase metade dos brasileiros apoia tortura para obter provas
« Online: Junho 06, 2012, 11:40:07 am »
O pior é que neste caso as pessoas apoiaram a tortura para conseguir provas. Isto é, tortura em pessoas que podem muito bem ser inocentes. É diferente apoiar a tortura em pessoas possivelmente inocentes e a tortura em culpados que ainda podem ferir mais pessoas (como terroristas, que tenham admitido a presença de uma bomba em algum lugar mas não querem falar aonde). Eu não estou apoiando o segundo caso ou dizendo que ele é mais justificável, mas parece que as pessoas já esqueceram como é viver em uma ditadura (afinal, qualquer um de opiniões diferentes da do regime podia ser acusado de algo na linha do terrorismo e então torturado até admitir). Aliás, eu credito a isso este aumento do apoio à pratica desde 99: quanto mais longe ficamos do tempo em que lutávamos contra a violação dos direitos humanos pela ditadura, menos temos consciência de sua importância.

1202
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Desculpe, mas se existe motivo para dar direitos a animais, e existe uma forma viável de o fazer, não fazer só porque não bate com as definições atuais me parece má vontade.

O problema está no negrito, não existe um motivo forte o suficiente para alterar o status dos mesmos.
E era sobre isso que discutíamos até começarem a trazer detalhes juridicos à questão.
Vale recapitular um pouco do que aconteceu até agora na discussão: eu dei um argumento muito simplista para servir de motivo para dar direitos a animais (eles sentem dor). Perguntei, ainda, aos defensores da ideia de animais como propriedade qual o motivo para darmos direitos a seres humanos. O mais próximo de resposta a esta pergunta foi "porque são humanos". Este é o nível desta resposta:
(click to show/hide)

Mas então tá, enquanto não dão motivos mais para os direitos de seres humanos...

Antes eu tenho que citar: os motivos aqui apresentados são filosóficos, e não jurídicos. Se, pelo juridiquês, uma pessoa receber responsabilidades extras para com um animal focadas apenas em garantir seu bem estar, o Direito não vai estar fazendo nada além de refletir o direito concedido ao animal em uma esfera moral. Para mim dá na mesma. E longe de mim querer que animais sejam considerados pessoas de direito. Não quero ver ninguém processando animais, e também não quero ver animais processando pessoas.

Só copy-colando (os dois parágrafos a seguir vêm de argumentos bastante antigos já --século XVIII--): "A ética tradicional traça a linha divisória para definir a comunidade moral com base em critérios que levam em conta a configuração biológica dos seres, não os interesses comuns a eles. A racionalidade foi escolhida como parâmetro para definir quem é digno de respeito moral, e esta escolha não foi nada ingênua, foi uma escolha em favor próprio, o que fere a exigência de imparcialidade na definição de um princípio moral.

A distinção e superioridade que a razão e o conhecimento conferem aos humanos desaparece assim que essas habilidades são usadas para ofender, maltratar, torturar e desprezar aqueles que não as possuem. Quanto maior o grau de inteligência e a rapidez no raciocínio, maior a responsabilidade pelos desdobramentos das próprias ações sobre a vida, o bem-estar e a felicidade alheia. Quanto maior o conhecimento, maior o dever de moralidade."

Ora, a moral é um reflexo das leis de sua sociedade, assim como o inverso. Até pouco tempo atrás o divórcio não era muito aceito moralmente. Por sorte as leis deram alguns passos a frente e passaram a aceitá-lo. Em questão de alguns anos isso passou a se refletir na moral coletiva: o divórcio é muito mais aceito hoje em dia. A alguns séculos atrás a moral da época ditava que animais tinham tanto direito quanto mulheres e escravos (e a lei refletia isso). Diga para alguém da época "mas são todos humanos!" para ver a reação. É o mesmo que está sendo feito no momento: negamos direitos a espécies inteiras, movidos apenas por um antropocentrismo ultrapassado.

Os argumentos entre aspas ali em cima ainda são a base para muitos dos discursos de direitos dos animais atuais. Eu supri um outro argumento que havia entre os dois, pois implicava em dar direitos iguais a humanos e animais. Pessoalmente, eu discordo disso, como já deixei claro ao longo do tópico. Mas é nossa responsabilidade moral, como criaturas racionais, impedir o sofrimento desnecessário de animais. E isto só acontece no momento em que identificarmos (não necessariamente a um nível jurídico, repito) os animais como detentores de direitos. Pronto, está aí um motivo.

@Skar:
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Vc já deu a resposta, eles são pessoas.
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A única forma de vcs darem valor a um ser vivo é se alguém obriga-los?
Não, mas é a única forma de assegurar que outras pessoas vão dar valor a estes seres vivos.

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Percebe a incongruência desse pensamento vc dá direitos aos animais e depois simplesmente retira pq não é mais do seu interesse. Direitos não são coisas que podem ser ignoradas quando não nos apetecem.
Skar, vira o disco. "Direitos" não é um saco pronto cheio de normas. Se é nós que vamos dar pra alguém, nós podemos personalizá-lo. Gostam de falar em como a mulher era valorizada na cultura celta, por exemplo. Mesmo assim, ela não tinha o pacote completo de direitos dos homens. Ela apenas tinha mais do que mulheres de outras sociedades.

Ou seja, ninguém falou em dar "direito a permanecer em seu habitat original" a animais. Não leve este espantalho adiante skar.

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Torturar um animal é uma conduta socialmente recriminada pq deve trazer tbm uma punição estatal?
Porque a recriminação social não é o bastante.
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Crimes deveriam ser coisas que causam danos a sociedade, não uma forma de se vingar de pessoas que não pensam da mesma forma.
E quem falou em vingança? Como eu disse, a recriminação social não vai fazer alguém mudar seus hábitos, mas o medo da prisão pode ter este efeito.

@Elfo:
Rinhas e touradas só são considerados vícios por causa da visão de que o animal é uma propriedade semelhante a um objeto. É justamente isso que eu acho um absurdo. É a mesma visão que séculos atrás considerava apenas um vício um homem estuprar sua mulher.

1203
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A razão pela qual uma empresa é considerada pessoa, logo detentora de direitos é que nós sabemos a vontade da empresa. Já de um animal não.
Mas ser considerada pessoa vai muito além de ser detentora de direitos, já que envolve responsabilidades, como você mesmo comentou. E ninguém aqui quer que animais sejam considerados pessoas.

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Gente, o Direito foi criado e é utilizado para mediar as interações humanas, onde existem duas ou mais vontades em conflito de interesse. Isso é Direito
Pode ser. E se não querem mudar isso, é só criar algo chamado de Esquerdo, e utilizar para mediar interações entre homens e animais.
Desculpe, mas se existe motivo para dar direitos a animais, e existe uma forma viável de o fazer, não fazer só porque não bate com as definições atuais me parece má vontade.

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Sistemas & Cenários / Re:"Meh!" ou Rule-of-Three de 06/05/12
« Online: Junho 05, 2012, 05:07:06 pm »
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2) Se o jogador gastou ação, merece ganhar vantagem
Me parece um bom (e principalmente, simples) guia para o mestre. Pena que, tirando testes de perícia, deixar de atacar não irá valer a pena em troca de uma simples vantagem (principalmente depois que eles disseram que o padrão dos combates vai ser acertar o ataque). Já em testes de perícias (ou atributos) fora de combate geralmente não se tem pressa e vale a pena perder uma ação para garantir o resultado, então praticamente todo teste vai acabar sendo rolado com vantagem.

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Junho 04, 2012, 06:49:12 pm »
Não querendo me posicionar nessa discussão, já que eu não sei nada sobre budismo, mas a Noara dá umas respostas meio engraçadas :P

Citação de: Noara
O Daimoku manifesta o nosso estado iluminado.
Ele deve ser incrível né?
Citação de: Noara
E rege as forças do universo em prol das nossas vontades
Ele deve realizar mágicas em nossas vidas então.

Citação de: Noara
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Nos cultos geralmente se fala no quanto o Daimoku é incrível e surpreendente e realiza mágicas na sua vida
Não.

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Junho 04, 2012, 03:08:37 pm »
Noara, vou ter que concordar com o publicano quando ele comentou sobre atitude adolescente.

Você disse que só acredita em coisas comprovadas, que tenham fatos concretos atestando sua veracidade. Diz que não é possível que nenhuma religião satisfaça este requerimento, e logo em seguida larga uma afirmação sobre religiões que você mesmo admite não ter nada que comprove. Mas nesta afirmação você acredita, mesmo que ela não seja comprovada. Dois pesos duas medidas, hein?

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Junho 04, 2012, 02:51:56 pm »
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Afinal, ficar catando incoerencias na religião que ele apontar não vai comprovar seu ponto.

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Junho 04, 2012, 02:28:01 pm »
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Diga-me uma que seja coerente.
Apelo a ignorância, Noara? Falácia braba: não é porque tu (ou o teu parceiro de discussão) não conhece uma religião que seja coerente que não exista nenhuma coerente.

Tenha isso em mente se o VA responder. Afinal, ficar catando incoerencias na religião que ele apontar não vai comprovar seu ponto. Apenas vai te fazer perder tempo.

Edit: Claro, isso não quer dizer que a sua afirmação "todas são incoerentes" seja falsa, apenas que é sem fundamento. Se o VA realmente aparecer com um contra-exemplo (estou chutando algum budismo), aí sim sua afirmação é provada falsa.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Bounded Accuracy
« Online: Junho 04, 2012, 07:45:33 am »
Menos de 12 horas depois de eu comentar com o madruga sobre fazer exatamente isso no e8... assim vai parecer que estou fazendo um copy-cola de tudo que é edição.

Ou seja, apoio a ideia.

PS: mentira, acabei de ver que eu não mencionei a parte de deixar ataques e CAs constantes com o passar dos níveis.... mas de fato tenho isso anotado na minha caderneta de anotações.

1210
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Só o sujeito de direito pode ser titular de direito, Iuri. Ou são as pessoas naturais (humanos) ou as pessoas ideais (pessoas jurídicas).
Aí é que está. O Direito atual trata animais exatamente como objetos. Do ponto de vista puramente jurídico o ferdineidos está certo.

Mas no que eu (e talvez outras pessoas) estou insistindo é que não deveria ser assim. Bastaria criar uma classe jurídica que englobasse entidades titulares de direito e que não sejam sujeitos de direito. Não sendo sujeitos de direito não aconteceriam coisas ridículas como estas que o assumar citou, com animais sendo alvos de processos.

1211
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Norma: "Humanos não podem ser torturados."
Destinatário da norma são os humanos em geral, pra mim, que sou destinatário, nasce um direito de não ser torturado e um dever de não torturar seres humanos.

Norma: "Animais não podem ser torturados."
Destinatário da norma, são os humanos em geral, pra mim, que sou destinatário, nasce um dever de não fazer. Pro animal, não nasce nada, já que ele não é destinatário da norma.

O destinatário da norma, sempre é uma pessoa (pode ser jurídica ou natural), mas pode ser restrito a um grupo específico (homens, proprietários de automóveis, etc.)

Como animais não podem ter responsabilidades, nunca poderão ser os destinatários da norma.
OK, então eles não são destinários da norma.
Longe de mim querer discutir com o pessoal entendido, mas o que uma pesquisadinha no google mostrou, é que a norma tem um destinatário E um titular. O titular tem um certo direito garantido por uma norma, que obriga o destinatário da norma a assumir uma responsabilidade.
Não poder ter responsabilidade impede os animais de serem destinatários, mas não de serem titulares, que é o que vai defini-los como detentores de direitos.

De fato, o animal nunca vai poder ser considerado um "sujeito" de direito. O que não o impede de ser titular de direitos.

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Comparar construções sociais de uma cultura específica com fisiologia? É, você está indo no caminho certo...

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Card games, Board games, Wargames, Miniaturas / Re:Summoner Wars no Brasil
« Online: Maio 31, 2012, 04:30:55 pm »
Não são lá grandes house rules, já que eu nem sei como funcionam os decks... XD
Só ando pensando, por exemplo, que deve ser muito melhor fazer a construção de mana logo depois da etapa de compra, para já permitir baixar alguma carta que tenha acabado de comprar. Quando deixa para o final do turno tu não tem noção de quanta mana vai precisar.
Eu tinha pensado em outras coisas que não lembro agora, após ver algumas críticas negativas ao jogo. Se eu lembrar das críticas talvez lembre do qeu tinha pensado.
Uma coisa que, vendo assim sem jogar, me parece bastante limitante é essa coisa de já começar com as criaturas em posições pre-definidas. Acho que deve ficar bem mais estratégico se cada jogador pudesse colocar suas cartas em qualquer posição do tabuleiro. Ou será que isso avacalha com o jogo?

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Maio 31, 2012, 04:03:29 pm »
Bom, como o comentário é sujeito a aprovação, talvez ele tenha sido recusado, ou o administrador ainda não viu. Eu postei aqui antes dele ser aprovado.

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Maio 31, 2012, 03:24:31 pm »
Achei muito engraçado, esses caras.
Até dei uma de bonzinho para variar e dei uma resposta (provavelmente muito melhor do que o merecido) lá no blog deles:
(click to show/hide)

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