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Posts - Mark Logan

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Sistemas & Cenários / Re:[D&DN] Para além de classe e raça
« Online: Abril 06, 2012, 09:19:00 pm »
Skar, criar seu próprio background e tema é simplesmente escolher as perícias e talentos que tu quiser, ao invés de pegar o listado no background/tema prontos no livro.

Se a ideia deles for o que eu entendi, não haverá lista de perícias e talentos específicos de cada classe, esses elementos serão dados de acordo com o background/tema que eu escolher.

Então eu posso ser um fighter e pegar o background ladrão, e ganhar furtividade, esconder e abrir fechaduras como perícias.

Pra mim seria ótimo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Online: Abril 04, 2012, 05:06:32 pm »
Não sei como alguns dizem que não houve evolução da 3e para a 4e, apenas mudanças nos conceitos, e que não existe um melhor e um pior.

Certas coisas eu não aceito mais, essa dos monstros com magias pra escolher é uma delas.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Online: Abril 04, 2012, 04:53:24 pm »
Velho, que preguiça que me dava quando o monstro tinha habilidades similares à magia ou magia!

Os milhares de ataques nos níveis altos também enchiam o saco!

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Sistemas & Cenários / Re:Influências da 4e no D&DN
« Online: Abril 04, 2012, 02:35:46 pm »
Publicano, os exemplos que você deu são extremamente válidos, o problema é toda aventura ter obrigatoriamente um senso de urgência para que os jogadores não possam abusar dos descansos prolongados.

Na primeira vez OK, na segunda o povo já acha repetitivo, na terceira já reclama, na quarta pedem pra mudar o mestre.

O descanso prolongado está previsto no sistema, as limitações de urgência pra ele não.

Se a mecânica precisa ser "concertada" pelo mestre, a meu ver é falha.

E essa história de ter de esperar 12 horas pra fazer outro não funciona. Entre morrer e esperar 48 horas pra descansar, se for o caso, os jogadores em 90% das vezes escolherão a segunda opção.

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Kazuya, o título do tópico é "O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?".

Dai eu disse que se o sistema permite que o bárbaro possa cair/pular de um penhasco e sair andando depois, esse sistema, na minha opinião, atrapalha a história, pois ele transforma algo ridículo em algo possível e até corriqueiro.

Seria tão simples o dano da queda evoluir de acordo com o nível do personagem (como ocorre geralmente nas campanhas que eu jogo) e assim manter ela sempre mortal, independente do nível e da quantidade de PVs do personagem.

Os PVs, na minha opinião, não são uma habilidade especial do personagem, como a magia queda lenta é, mas sim uma simples medida de resistência física.

Eu acho e gostaria que o bárbaro e outros personagens tivessem habilidades que permitissem a eles fazerem coisas fantásticas, mas no momento não tem, e não acho que se aproveitar de PVs altos para se jogar da montanha seja uma opção viável.

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Sistemas & Cenários / Re:Influências da 4e no D&DN
« Online: Abril 04, 2012, 02:09:20 pm »
O sistema de recuperação da 4e funciona razoavelmente bem, o meu problema com ele é que os personagens se recuperam durante o combate, entre os combates e com o descanso prolongado.

Um combate sozinho não ameaça os personagens. Se coloca-los em sequência, eles acabam fazendo um descanso prolongado antes de exaurirem seus recursos, e mais uma vez o risco morre.

Já deram a ideia aqui de impedir ou dificultar o grupo de realizar descansos prolongados, mas nenhum jogador gosta que o mestre limite ou impeça que eles utilizem uma opção apresentada pelo sistema e para eles vantajosa.

Seria muito mais simples se o sistema apresentasse a possibilidade de UM encontro já ser mortal, dai cada grupo definiria a velocidade e frequência das recuperações fora dele.

O ideal pra mim seria que após um combate arriscado, os personagens se recuperariam quase totalmente, com apenas um descanso curto, sem a necessidade de um descanso prolongado, que quebra o ritmo da história.

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Problema pra mim é só a questão do ridículo.

Duas situações que o sistema permite:

a) Grupo está em um dungeon, e os personagens decidem que o guerreiro deve ir a frete, pois caso tenha alguma armadilha e o ladino não perceba, se ela for ativada, melhor atingir o guerreiro que é mais resistente do que atingir o mago ou ladino.

b) Grupo está em um dungeon, e os personagens decidem que o guerreiro deve ir a frete, ativando propositalmente as armadilhas e tomando o dano delas, já que ele vai resistir a tudo e vai polpar tempo do ladino em procurar e desarmar a as armadilhas.

As duas situações são normais e aceitáveis pra você?

Pra mim só a primeira.

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Kazuya, acho que tu não entendeu o ponto do Madruga.

O jogador do barbáro se aproveitou de uma "falha" no sistema para fazer uma ação ridícula.

Uma coisa é o wolverine pular por que sabe que vai se curar imediatamente e que a queda em si não vai lhe causar muito dano.

Outra é o bárbaro pular do barranco e cair de cara no chão por que sabe que não vai morrer e o clérigo irá curá-lo logo depois. É uma cena ridícula!

Já o mago usando queda lenta não é, assim como se o bárbaro pulasse conscientemente e usasse um poder pra cair em pé e se ferindo um pouco, como tu disso.

Seja como for, esses dois últimos exemplos são aceitáveis por não se utilizarem de uma "falha" no sistema e por não gerarem situações ridículas.

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Sistemas & Cenários / Influências da 4e no D&DN
« Online: Abril 04, 2012, 08:05:28 am »
Saiu mais um Rule of Three, desta vez falando sobre o que terá da 4e no D&DN:

http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ro3/20120403

Eis os pontos que mais me chamaram a atenção:

Citar
It’s been said before, but one of the things we’re hoping to do is draw upon all editions, and that does include 4th Edition. Here in Rule-of-Three alone, I’ve made mention of themes, martial maneuvers/powers, class parity, monster design, and making it easy for the DM to run the game and to improvise. Additionally, things like at-will magic, rituals, and the presence of non-magical healing are all things that we think are good concepts from 4E that have a place in the next iteration of the game.

Gostei bastante desta parte. Só a questão dos rituais que me deixou confuso... como eles irão interagir com a magia vanciana?!

Citar
Beyond that, there’s still a lot up in the air. In general, I personally feel like 4E characters are the hardest to threaten within the bounds of what you would consider the standard adventure design. I think that in the 4E environment, that makes sense, given the game’s focus on the encounter as a base unit of measurement for game play. In the next iteration of the game, though, we’re looking at shifting the focus more to the adventure, as opposed to individual encounters, and that will likely mean that we want to increase the sense of danger, which I think improves the experience during the exploration portions of the game

Perceberam, felizmente na minha opinião, que o fato dos personagens da 4e poderem se curar totalmente entre os combates, e que para que eles sejam ameaçados é necessário vários encontros em sequência, e que todo jogador com o minímo conhecimento do sistema já vai logo descansar antes de chegar a um ponto crítico.

Mudar o foco para a aventura, no entanto, não sei se será a melhor opção.

Preferia que cada combate fosse mortal, e que entre um e outro os personagens se recuperassem, ou seja, um meio termo do que é hoje.

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Sistemas & Cenários / Re:[Whatever D&D] O Mago de Schrödinger
« Online: Abril 04, 2012, 07:36:34 am »
Claro que o mago sempre foi equilibrado minha gente!

1) Ele sempre teve o pior bônus de ataque/Thac0 de todos os personagens coitado, além de saber usar pouquíssimas armas e as mais fracas, ou seja, é um inútil fora as magias;

2) Não pode usar armaduras, pois elas atrapalham nas magias, e tem o pior dado de vida do sistema, então é alguém extremamente fácil de ser acertado e que cai depois de um golpe;

3) Sua evolução é a mais lenta, então o jogador tem de sofrer muito antes de se tornar poderosos. E convenhamos, depois de todo esse sofrimento, ele merece!

Ou será que tudo isso é uma falácia enorme, mas que nenhum design foi esperto em perceber ou honesto em adimitir?!  :roll:

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Nunca pensei nessas "falhas" das regras como uma oportunidade para fazer coisas fantásticas e épicas...

No caso específico das quedas, nas mesas nas quais joguei o dano sempre aumentava com o passar dos níveis, então acabavamos morrendo ou sofrendo muito sempre que caiamos, independente da quantidade de pvs dos personagens.

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Sistemas & Cenários / Re:Rendição e Captura
« Online: Abril 02, 2012, 03:11:36 pm »
Por mim, e acredito que por quase todos aqui, podem enterrar de vez essa ideia de "incentivar" a captura ou rendição personagens na 5e.

Uma coisa apenas eu não consigo entender, por que os jogadores se frustram mais sendo capturados do que mortos?

Será a sensação de "orgulho ferido"?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Online: Abril 02, 2012, 07:23:32 am »
Esse tópico me fez parar pra pensar em duas coisas.

Acho que o Mearls está com a ideia muito forte de reduzir o número de níveis do jogo e o tempo total de cada campanha, e fez a enquente pra ver se o povo aprova ou ia chiar demais.

Eu sou totalmente a favor, tendo inclusive votado por um sistema com 10 níveis e que cada campanha durasse mais ou menos um ano.

Meu grupo se reune geralmente duas vezes por mês, e jogamos geralmente sessões de 5 a 6 horas, então acho razoável passar de nível a cada duas sessões, ou seja, um por mês.

Como disse o Doneone, acaba que nem sempre da pra jogar, então devemos ter cerca de 20 sessões por ano, ou 10 meses de jogo. Fecha certinho, portanto, com minhas pretensões.

Campanhas mais longas, como disse o Mearls, raramente dão certo, principalmente quando estamos mais velhos.

Além de ser muito difícil comprometer os jogadores, jogar 2 ou 3 anos com o mesmo personagem, cenário e sistema é muito chato.

A outra coisa que pensei é: será que realmente os designs teriam coragem de fazer o D&D 5e com apenas 10 níveis?

Quanto a outra pergunta, votei "The style of adventure should remain the same, but the fundamental setting should change". Ora, se quisse que o tipo de jogo mudasse inteiramente nos níveis altos, mudava de sistema logo de uma vez!

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Sistemas & Cenários / Rendição e Captura
« Online: Abril 01, 2012, 11:11:43 am »
Sobre este texto:

http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4dmxp/20120329

Eu nunca fui de usar isso nas minhas campanhas quando mestre, no sentido de planejar um encontro que force os personagens a se renderem, e eles nunca fizeram isso por conta própria, preferindo sempre lutar até a morte.

Também não me lembro de ter planejado encontros para capturar os personagens.

Quando sou jogador, odeio quando isso acontece, preferindo lutar até a morte ou no máximo tentar fugir.

E vocês, como veem esta questão? E como a 5e deveria tratar este assunto?

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Citar
Não acho que atrapalhe, pelos motivos que o Elven disse. Usar D&D como ele é apresentado, ele serve pra contar histórias... de invasão a masmorras.

Bicho, será que a gente não tá jogando o D&D errado mesmo não?

Vai ver o pessoal que joga "certo", só no esquema masmorra, acha todas as edições, principalmente a 4e uma uva!

A gente que vem com esse trem de roleplay e coisas fora do combate é que está estragando o jogo.

Mas falando sério, não acho de forma alguma que D&D atrapalhe na contação de boas histórias, desde que as boas histórias que tu pretenda contar sejam possíveis dentro do que o sistema apresenta.

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