1111
Dicas & Ideias / Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Online: Abril 21, 2013, 09:33:48 pm »
Também fiquei interessado em saber de onde é esse Champions. Gosto de cenários que não são armengues como Marvel e DC.
Quanto a SUPERS em si, eu gostei muito desse Marvel Super Heroes que o Oda tem falado, dei uma olhada no livro mais básico e gostei mais ainda...
... porém ando sem tempo pra jogar RPG, se tivesse tentaria esse.
Minha única experiência notável no "gênero" foi ter mestrado uma campanha de Era do Apocalipse na década de 90, usando o GURPS Supers da época. Era um grupo de mutantes criado pelos jogadores, o Xcarce. Lembro que o líder do grupo, ao contrário dos outros, não era mutante, e nunca tirava a própria armadura superpoderosa (ele morreria caso saísse). Como Tony Stark nunca chegou a ser o Homem de Ferro nesse universo, ele meio que "preencheu o nicho" e era bastante perseguido por Apocalipse justamente por ser um humano comandando um grupo de mutantes. Lembro também de um outro jogador cujo personagem chamava-se Detonador e era radioativo; um outro chamava-se Termo e tinha poderes de gelo e fogo.
Quanto ao sistema, me lembro da confusão de cálculo de mecânica que foi quando, nos esgotos, Detonador (que tinha Deflexão) literalmente trombou, voando, com outro mutante que estava correndo na direção dele, e este tinha Absorção.
EDIT1
Adorei a ideia dos Supers Anos 70.
EDIT2
Há anos eu tenho elaborado uma ideia que é mais ou menos um cenário de SUPERS, mas nunca cheguei a jogar. Só escrevi dois contos, um deles expondo a premissa.
Em alguns anos no futuro, ocorre um evento chamado posteriormente de "A Noite Clara": um baque global de força psiônica atinge TODAS as pessoas da Terra. A maioria das pessoas morre instantaneamente. A maioria dos sobreviventes entra numa fúria assassina e morre numa noite de massacre. Outros entraram em um coma para nunca mais retornar. Os sobreviventes da noite propriamente dita -- milhões de pessoas num mundo que antes abrigava bilhões -- todos tinham poderes psíquicos.
A questão é que a maior parte desses milhões tem poderes do tipo, uma megaintuição, capacidade telecinética de erguer 100g de matéria no ar, clarividente que enxerga coisas a 2m de distância, etc. Quanto mais poderoso você for, mais INSANO será. Essas pessoas mais fracas psionicamente têm tiques, fobias, paranoias, etc.
As grandes ameaças visíveis do cenário são uma minoria extremamente poderosa e extremamente insana: pessoas capazes de explodir uma cidade em chamas, gerar tentáculos mentais controlando 50 ao mesmo tempo, e todos possuidores de uma mentalidade claramente alienígena.
Os protagonistas -- ou num RPG os personagens jogadores -- são os "intermediários", utilizados pelas corporações-governantes que se consolidaram após os primeiros anos de caos, para conter ou eliminar as aberrações de alto nível de poder.
Quanto a SUPERS em si, eu gostei muito desse Marvel Super Heroes que o Oda tem falado, dei uma olhada no livro mais básico e gostei mais ainda...
... porém ando sem tempo pra jogar RPG, se tivesse tentaria esse.
Minha única experiência notável no "gênero" foi ter mestrado uma campanha de Era do Apocalipse na década de 90, usando o GURPS Supers da época. Era um grupo de mutantes criado pelos jogadores, o Xcarce. Lembro que o líder do grupo, ao contrário dos outros, não era mutante, e nunca tirava a própria armadura superpoderosa (ele morreria caso saísse). Como Tony Stark nunca chegou a ser o Homem de Ferro nesse universo, ele meio que "preencheu o nicho" e era bastante perseguido por Apocalipse justamente por ser um humano comandando um grupo de mutantes. Lembro também de um outro jogador cujo personagem chamava-se Detonador e era radioativo; um outro chamava-se Termo e tinha poderes de gelo e fogo.
Quanto ao sistema, me lembro da confusão de cálculo de mecânica que foi quando, nos esgotos, Detonador (que tinha Deflexão) literalmente trombou, voando, com outro mutante que estava correndo na direção dele, e este tinha Absorção.
EDIT1
Adorei a ideia dos Supers Anos 70.
EDIT2
Há anos eu tenho elaborado uma ideia que é mais ou menos um cenário de SUPERS, mas nunca cheguei a jogar. Só escrevi dois contos, um deles expondo a premissa.
Em alguns anos no futuro, ocorre um evento chamado posteriormente de "A Noite Clara": um baque global de força psiônica atinge TODAS as pessoas da Terra. A maioria das pessoas morre instantaneamente. A maioria dos sobreviventes entra numa fúria assassina e morre numa noite de massacre. Outros entraram em um coma para nunca mais retornar. Os sobreviventes da noite propriamente dita -- milhões de pessoas num mundo que antes abrigava bilhões -- todos tinham poderes psíquicos.
A questão é que a maior parte desses milhões tem poderes do tipo, uma megaintuição, capacidade telecinética de erguer 100g de matéria no ar, clarividente que enxerga coisas a 2m de distância, etc. Quanto mais poderoso você for, mais INSANO será. Essas pessoas mais fracas psionicamente têm tiques, fobias, paranoias, etc.
As grandes ameaças visíveis do cenário são uma minoria extremamente poderosa e extremamente insana: pessoas capazes de explodir uma cidade em chamas, gerar tentáculos mentais controlando 50 ao mesmo tempo, e todos possuidores de uma mentalidade claramente alienígena.
Os protagonistas -- ou num RPG os personagens jogadores -- são os "intermediários", utilizados pelas corporações-governantes que se consolidaram após os primeiros anos de caos, para conter ou eliminar as aberrações de alto nível de poder.