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Posts - Elven Paladin

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 04:18:21 pm »
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É que D&D é em sua essência, um wargame e não um RPG de verdade, pois não equipara-se a profundidade interpretativa de Vampiro ou Lobisomem. Fui no fundo do baú?

Quase. Infelizmente seus longos anos jogando Wargames Tático-Belicistas tornaram-no incapaz de reconhecer um RPG de Verdade quando vê um - especulo que nem reconheceria um se ele dançasse tango à sua frente. Vampiro é um RPG de Verdade, Lobisomem, embora tente, ainda é infestado de elementos de Wargames - uma versão de transição para aqueles que querem sair das suas poças de lama de D&D e atingir o Pináculo da Interpretação.

Mas, foi uma boa tentativa. Quem sabe um dia você possa jogar Vampiro como se deve. Quem sabe.

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Dezembro 18, 2013, 04:13:49 pm »
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Vou propor de trocar de sistema pro meu grupo.

Eu recomendo. Eu ainda não terminei de ler o Blood and Smoke para dar um veredito, mas até agora ele tem me parecido o tipo de mudança de sistema/cenário que eu aprecio - eles uniram diversas boas ideias que apareceram em diversos livros anteriores e tornaram parte básica do cenário.

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Tem aventura pronta? Pra começar deve ser uma boa.

Não. Mas para minha surpresa, o livro vem com umas 40 páginas descrevendo diversas cidades e suas estruturas de poder, alguns NPCs importantes de cada uma delas e eventos que podem ocorrer nas mesmas. Se misturar com os diversos tipos de Estriges no mesmo livro, há uma quantidade razoável de material que permite preparar uma aventura.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 04:03:38 pm »
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Eu até tenho certa tara por belicismo tático, confesso, mas eu gosto muuuuito mais da "orgia da imaginação".

Claro, porque ambos são mutuamente excludentes e você não pode ter ambos ao mesmo tempo. Oh, Olá Anos 90. Eu achei que você já tinham acabado há uns 13 anos.  :P

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obsessção

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, Meus Olhos, Meus Pobres Olhos!

Silva, sinta-se livre para abusar de termos facilmente traduzíveis e de considerar D&D um Wargame onde tudo o que importa é Poder, mas por favor, não escreva desse jeito.  :b

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Dezembro 18, 2013, 03:32:05 am »
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São uma versão 2.0 dos antediluvianos?

Não. Estão mais para o papel dos Nictuku em relação aos Nosferatu em Vampiro: a Máscara. São criaturas sobrenaturais incomodamente similares aos Vampiros em alguns aspectos que acabam predando ou se opondo aos mesmos. Podem ser comparadas com "Espíritos da Besta", por exemplo.

Para dar uma ideia, um trecho do Blood and Smoke sobre elas:

(click to show/hide)

E:

(click to show/hide)

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 12:14:26 am »
Se a mesa inteira concordava com essa ideia, é no mínimo descortês tentar mudar isso no andamento de um jogo. Afinal, aquele que discorda com regras da mesas acordadas de antemão é "Aquele Cara", e você não vai querer ser ele.

Dito isso, diferenças de nível de poder não é necessariamente algo ruim e que vai estragar o jogo. Em um sistema com compra de pontos, um personagem especializado em uma certa área pode ser o melhor dela mesmo se tiver menos pontos que outros - e mesmo em D&D (salvo 4e), com a diferença considerável de "Tier" de certas classes, ser do mesmo nível não assegura equilíbrio.

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Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Dezembro 17, 2013, 06:43:53 pm »
Antes de tudo, agradecendo ao "misterioso benfeitor" pelo documento do playtest do Monge/Comandante.

A estrutura geral do Comandante é ótima. É uma mistura muito saudável das boas ideias do Warlord da 4e em um sistema mais leve como é 13th Age, sem deixar de perder parte do seu apelo tático. Minhas (altas) expectativas quanto a uma das minhas classes favoritas de D&D foram satisfeitas - incluindo a existência de opções para usar qualquer um dos 3 atributos mentais (Carisma é o padrão, mas você pode usar Int ou Sabedoria via habilidades de classe). Contudo, eu tenho as minhas reclamações (o Bispo já elogiou a classe, eu vou reclamar o papel de "chato" do tópico  :b).

A restrição de não poder ter Armor Skills e Armor Training ao mesmo tempo é... boba. Como assim, um Comandante não consegue aprender a usar Armaduras Pesadas e Armas ao mesmo tempo? Eu não consigo ver sentido nisso nem no Lore e menos ainda mecanicamente - um Warlord não tem como rivalizar em Linha de Frente nem com o Guerreiro e nem com o Paladino.

Eu gosto da ideia dos Commander Points, mas sua execução é problemática. Para obtê-los, você tem que realizar as ações mais sacais do jogo (vulgo, Nada ou Dê um Ataque) e sem eles, você não utiliza seus "Poderes Legais" (Tactics). Devido a peculiar forma que os poderes do Commander são utilizados, alguns tipos de Commander (os que usam mais Commands do que Tactics) tem o seu turno onde eles praticamente não fazem nada com sua ação principal, para poder fazer algo realmente cool fora do seu turno.

Eu tenho a forte impressão que o poder Swordwork tem um alto potencial de ser explorado, mesmo com as "travas' que tem. E é um poder meio deslocado para o Commander, faria mais sentido permitir um aliado dele ser alvo do poder. e Natural Command é tão incrível assim para justificar estar no nível 9? O Meio-Elfo tem uma habilidade similar que pode usar "por padrão".

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Dicas & Ideias / Re:Morte de PCs - parte 2
« Online: Dezembro 17, 2013, 04:19:51 pm »
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a ressurreição não é (para mim) a melhor proposta para se lidar com isso.

Ela é - mas vale para certos tipos de jogo apenas.

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Claro que neste caso estamos assumindo uma ligação direta entre o novo personagem e o antigo (um contato). Mas não precisa ser assim

Nope, não precisa. Eu até poderia simplesmente usar a clássica "Nós enviamos um novo agente para sua Amálgama" ou utilizar qualquer ideia que venha dos jogadores, mas essa restrição tem um propósito simples - os personagens dos jogadores fazem parte de um grupo restrito de pessoas, com dificuldade de confiar em alguém que não tenham conhecido e analisado antes. Eles são uma espécie de Corregedoria (Informal) da União Tecnocrática.

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Dezembro 17, 2013, 02:47:03 pm »
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Peraê, então não é um livro de Vampiros? Tem as regras pros vampiros, mas o livro é de quê?

Claro que não, é um livro sobre Vampiros, um update do Vampiro: Réquiem.

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Essas Strix?

Em português, Estirge. São o mais próximo que existe de um grupo de criaturas oponentes e adversárias dos Vampiros. Colocando um trecho do próprio livro:

The Strix are blood-hungry shadows that corrupt and enslave the dead. They’re a scary, alien threat that’s capable of destroying vampires and their societies both from within and without. Sometimes they knock over one domino and watch all the others fall…sometimes they just sweep all the dominos off the table, like an angry kid.

The Kindred are the sexy vampires of pop culture, creatures of grace and savagery, lust and fear. The Strix are the gory vampires of folklore, demon-possessed corpses desperately jealous of the living and the Damned alike. Throughout history, as the Kindred have sung their Requiems and moved to their Danse  Macabre, the Strix have haunted them, bedeviled them, and even possessed them

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Design & Desenvolvimento / Re:Mass Effect [D&D 4th e AGE System]
« Online: Dezembro 17, 2013, 12:07:42 pm »
Existe também a adaptação utilizando Star Wars: Saga, feita pelo pessoal do Holocast. Pode ser baixada aqui.

O mais exótico dela é que ela importa algumas ideias do Pendragon para caracterizar o personagem.  :P

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Dezembro 17, 2013, 12:02:38 pm »
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Desculpa a noobice

Relaxe, isso é um fórum de RPG. "Noobice" seria alguém sacanear você por ter uma dúvida honesta (por mais simples que seja).  :)

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Esse Requiem foi a edição que veio logo depois, não é?

Sim.

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Se eu quiser ver como tá (nem sei se mudou muito), só esse Blood and Smoke é suficiente, então?

Sim. Ele é um livro completo, colocando tanto as regras básicas do sistema quanto o material para jogar com Vampiros - como era na época de Vampiro: a Máscara.

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Sistemas & Cenários / Blood and Smoke é lançado
« Online: Dezembro 17, 2013, 01:35:49 am »
Aos interessados, saiu hoje a versão em PDF do Blood and Smokes, a versão revisada do Vampire: Requiem. Contrariando a tendência do nWoD, ele inclui em seu interior todas as regras de jogo e criação de personagens, ao invés de depender do World of Darkness/God Machine Chronicles. Do site da Onyx Path:

The new Chronicle Core book for Vampire: The Requiem.

Tonight, you become one of the Kindred, the beautiful and the damned who hide behind our ordinary world. Driven by a hunger like fire, you will struggle to maintain your humanity while immersed in a vicious society of monsters.

But the sharks you swim with aren’t the only ones out there. Your Kindred are the smart, sexy vampires of pop culture, but you are haunted by the Strix — the grisly, demon-possessed corpses of folklore. They slaughtered the Night-Senate of Rome, drowned the tombs of the Princes of Alexandria, and warred with the Plague Lords of Transylvania.

Tonight, they’re loose on the streets of your city. Time for the sinners to become the saints, and the hunters to become the prey.

Blood and Smoke: The Strix Chronicle contains:

A complete guide to playing a vampire in the World of Darkness. No other rulebooks are required, and the rules are fully compatible with The God-Machine Chronicle.

Reimagined clans, covenants, and supernatural powers to create your perfect monster… and her friends and foes.

A first-ever look at vampire domains around the world, from Tokyo to Berlin.

Twenty unique Strix, as well as complete rules for building your own.

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Sistemas & Cenários / Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Online: Dezembro 16, 2013, 11:31:51 pm »
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Eu acho que seria mais fácil cortar o monge do jogo logo  :P

Com o devido decoro:
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Quanto ao sistema de multiclasse, eu genuinamente gostei da ideia em si, mas não de toda a execução. Não é um sistema relativamente elegante como é Star Wars: Saga (que apesar dos defeitos, é ainda o melhor sistema de regras da Wizards), mas ao menos corrige alguns problemas clássicos do D&D 3.5 - mas eu ainda prefiro algo mais próximo ao Tome of Battle nessa área.

Ao fim e talvez sem surpresas, Next não é nem um Novo AD&D e definitivamente não é uma Nova 4e. É um D&D 3.5 com diversas classes inúteis e com habilidades de classe inferiores a uma magia, onde Conjuradores farão a farra - mas ao menos agora todo mundo vai ter um nível de Guerreiro para poder saber usar todas armas e armaduras e ter +1 na CA.

Onde é que eu já vi isso antes mesmo? Oh yeah, Pathfinder - só que com uma imensa baderna  na sua categoria mais básica do sistema, Atributos. Aposto uma parte da minha alma que boa parte da otimização no Not-so-Next se baseará nisso.

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Para os Progenitores, a União Tecnocrática pode ser vista com uma analogia ao corpo humano, com cada Convenção exercendo o papel de uma série de órgãos. Contudo, esse corpo está doente, e há indícios claros que uma doença autoimune tem se manifestado nele, fazendo com que o próprio corpo passasse a se agredir.

Como mencionei antes, a Anomalia Dimensional reduziu severamente o pessoal Iluminado disponível para a União (embora os números de pessoal na União sejam altos devido ao grande aumento em Cidadãos Extraordinários na última década) e cortou o acesso às lideranças tradicionais tanto da Tecnocracia (o Controle) quanto de cada Convenção (o DSEATC dos Engenheiros, Círculo Interno da NOM), fazendo com que cada Convenção reorganizasse sua hierarquia e estruturas de poder. Em meio a à Reorganização, velhas rivalidades e conflitos por poder passaram a ser eventos mais comuns.

Sindicato contra Nova Ordem Mundial


Gentlemen, You can't fight in here!

De todos esses conflitos que (re)surgiram,  a rivalidade entre o Sindicato e a Nova Ordem Mundial é o que merece mais destaque. Ocorrendo em diversas frontes e devido ao complicado sistema de alianças formais e informais entre as Convenções, essa rivalidade tem escalado a ponto de haver um risco real de um conflito “quente” entre a Tecnocracia.

Os motivos de tal conflito são variados e não muito claros, mas envolvem:

•   O aumento do número de Metodologias (Feed na NOM, Ciências Aplicadas nos Progenitores, Macrotécnicos na Iteração X) e a militarização dos Engenheiros do Vácuo colocou despesas pesadas no orçamento do Sindicato, que foi seriamente afetado pela..

•   A Crise de 2009 – a Nova Ordem responsabiliza o Sindicato por ter feito uma imensa lambança em seus Procedimentos Mercadológicos. O Sindicato responde dizendo que eram “agentes solitários” e que essas medidas extremas foram tomadas para lidar com os excessos de outras Convenções.

•   NOM e Sindicato tem constantemente tomado lados opostos em diversos conflitos de interesse, como a expansão da vigilância digital (o Sindicato se opõe a essa intrusão desnecessária e custosa, a NOM prefere aumentar seu acesso a informações) ou da saúde universalizada (a NOM adora o acesso a todo o perfil de saúde dos pacientes, o Sindicato não gosta de mais interferência em suas práticas no mercado de saúde).

•   A descoberta da eliminação de 3 agentes do Sindicato feitos por Ternos Brancos da Nova Ordem Mundial em 1995. Isso não deixou o Sindicato nem remotamente feliz.

•   A retomada de parte da Guerra da Ascensão feita pela Nova Ordem Mundial, que tem agido com mais frequência e brutalidade contra os mesmos, incluindo o uso de HIT-MARKs e a criação das Tropas de Choque Iluminadas. O Sindicato prefere deixar esse conflito de lado e se aproveitar de parte do paradigma tradicionalista para vendas – afinal, para que lutar com balas de alto calibre se você pode destruir suas ideias por meio da popularização e marketização das mesmas?

Dessa forma, os Machos Alfas da Tecnocracia tem batido sua cabeça uns contra os outros, mas esse não o único possível conflito existente e nem a única consequência séria na organização política da União. Vamos a outros.

Engenheiros do Vácuo
(click to show/hide)

Progenitores
(click to show/hide)

Iteração X
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Sistemas & Cenários / Re:Tecnocracia 2.1 - Ameaça Nula Revelada
« Online: Dezembro 11, 2013, 11:47:49 pm »
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Dá pra considerar que o Vácuo toca/é parte da Umbra?

O Vácuo é uma das partes da Umbra. Eu pretendo fazer um texto inteiro sobre isso, mas um resumo simples:

O Espaço no sentido que "qualquer um" vê e toca (Iluminados e não-Iluminados) é o Espaço Convencional. Ele não é parte da Umbra, é uma extensão do mundo material.

O acesso para o Subespaço é através dos limites da atmosfera terrestre, no Espaço/Horizonte Biosférico.

Contudo, nessa mesma região existe o Subespaço, que é uma porção Umbrática que reflete o Espaço Convencional. Esse separação de Espaço Convencional/Subespaço existe até o Cinturão de Asteroides (Marte/Júpiter). Para viajar no Espaço Tradicional, basta Correspondência. No Subespaço, entra Ciência Dimensional 3.

O Cinturão de Asteróides é o limite entre o "Espaço Antrópico", além do limite entre o Subespaço/Espaço Profundo. A partir daqui, Humanos normais não conseguem viajar. Iluminados só entram com Ciências Dimensionais 5 (e tem que viajar pelo Subespaço ou pelo Espaço Convencional).

Além do Espaço Profundo, existem as Profundezas Interestelares, delimitado pelo Cinturão de Kuiper - Basicamente, o limite do Sistema Solar, ficando após Netuno.

Traduzindo em termos Tradicionalistas:

Umbra = Espaço Biosférico + Subespaço + Espaço Profundo + Profundezas Interestelares.
Reinos Umbrais - Aparecem a partir do Subespaço.
Umbra Média = Espaço Biosférico
Umbra Profunda = Subespaço + Espaço Profundo + Profundezas Interestelares.

A Barreira Dimensional ocorre para qualquer um que sair fisicamente do Espaço Biosférico e entrar no Subespaço. Existem outros acesso para o Subespaço, mas eles envolvem "Dimensões Alternativas' (ou seja, Plano Astral/Ensemble Space e Umbra Escura/Espaço Entrópico), mas eles também cruzam a Barreira se tentar entrar fisicamente no Subespaço.

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E essas mudanças aconteceram em decorrência da permanência dos Despertos/Iluminados nessas condições?

Sim. Tradicionalistas também são sujeitos a serem transformados em espírito se forem expostos por tempo demais na Umbra - mas por não serem Condicionados/Processados, eles não formam uma "hoste unida", como é a Ameaça Nula.

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Sistemas & Cenários / Re:Tecnocracia 2.1 - Ameaça Nula Revelada
« Online: Dezembro 11, 2013, 06:50:45 pm »
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Pois é, a ultima que aconteceu na mesa foi a Cabala do Pensamento Puro voltar e começar a atacar ambos os lados.

Eu tentei resistir, mas eu não posso deixar de mencionar essa piada. É mais forte que eu:

The Spanish Inquisition

Mas aproveitando, seu jogo é com Tradicionalistas?

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