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Posts - Iuri

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Agosto 07, 2012, 08:13:22 am »
Chamar uma categoria de máfias de "máfia" (em oposição a micromáfias e megamáfias) me parece confuso. Afinal, micros e megas ainda são máfias. Ao nos referir apenas a "mafias" nunca saberemos se estamos falando de todos os jogos ou especificamente daqueles entre 7 e 15 jogadores. Por mais bonita que seja a classificação micro, mafia e mega (ela é elegante e ao mesmo tempo nerd), eu acho que um nome diferente para a do meio precisaria ser arranjado, em nome do bom entendimento futuro.

Macromáfia dá para o gasto. Também poderia ser Mesomáfia (meso = meio). Ou ainda Metamáfia (meta = seguinte, o que não faz muito sentido, mas faz a analogia com as ligações quimicas orto meta e para, em que meta é a do meio). O importante é que todos prefixos comecem com "M" e tenham 2 vogais (micro, mega e ...) :P Como micro e mega já denotam grandezas, o prefixo da categoria mediana não precisa nem significar nada. Malamáfia, Monomáfia, Meiomáfia, Mudamáfia, Milemáfia, etc.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Agosto 03, 2012, 02:08:17 pm »
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O que temos que fazer é convidar novos jogadores e ver o que acontece.
Seu liberal.

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Concordo que devemos agir diferente. Sorrir mais para os novatos e ouvir suas besteiras. Mas a essência da Spell nunca mudará, então o novato tem que aceitar esse fórum, assim como aceitamos Cthulhu em nossas vidas. É do mal, porém fascinante.
Bom, na minha opinião é uma escolha simples: ou paramos com a auto-afirmação e deixamos vários novatos entrarem de uma vez, ou continuamos com o nosso ~~estilo~~ e a taxa de um jogador novo por semestre.

E a coluna do sampaio deixa claro: somos sinceros, mas não babacas. Eu não acompanhei o caso que levou esse galdir a desistir dos jogos, e talvez ele tenha sido mesquinho mesmo. Mas lembrando de algumas discussões que ocorreram em jogos passados me parece que o povo daqui seria bem capaz mesmo de "expulsar" o cara na base da babaquice.

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Off-Topic / Re:Bizarrices da eleição 2012
« Online: Agosto 03, 2012, 12:45:35 pm »
Bah, a Bixa Muda foi demais XD

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Agosto 03, 2012, 10:02:29 am »
Assunto delicado.

Máfia é um jogo. E como em todo "jogo" todo mundo quer ganhar. É normal ser agressivo com os adversários e ter pouca paciência com companheiros que cometem mancadas. Em máfias isso é ainda pior, já que não sabemos quem é adversário ou companheiro. Queremos novos jogadores, mas ao mesmo tempo não queremos "novatos burros" no nosso time. Queremos que eles cheguem jogando no mínimo bem (sendo que temos alguns veteranos aqui que ainda não chegaram neste nível). Então um dos lados precisa ceder: ou tratamos o novato de forma diferenciada, passando a mão e ensinando conforme o jogo passa, ou ele se prepara bastante antes de se inscrever, lendo jogos antigos.

SE o objetivo (momentâneo) é atrair novos jogadores, teremos que adotar a primeira postura. Sempre fomos um grupo semi-fechado, em que qualquer um podia vir participar, mas tinham que se comportar de uma forma esperada para não serem escorraçados. Podemos adotar uma postura aberta por um prazo aí (2 meses?), em que todo mundo aproveita para propagandear as máfias. Depois voltamos a programação normal. Mas neste período é importante que todo mundo colabore. Inclusive seria interessante que neste período não tenham jogos com mecânicas novas ou temas complicados.

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Jogos Sociais / Re:Mudança nas filas de espera.
« Online: Agosto 02, 2012, 12:33:54 pm »
Samita, a diferença prática:
Opção A: Das duas máfias que temos por vez, obrigatoriamente uma será de tamanho pequeno-médio, enquanto a outra terá o tamanho ilimitado.
Objetivo: Dessa forma busca-se criar uma categoria permanente de máfias que possuam menos jogadores que uma máfia padrão e, portanto, tenham maior rotatividade de jogadores, permitindo assim jogos mais diversificados do que os atuais "sempre os mesmos jogadores", mas que ao mesmo tempo não precisem ter um numero tão pequeno de jogadores (como uma micro), já que é visto que muitos jogadores simplesmente não gostam de micros pelo seu tamanho. O fato desta categoria de jogo ficar em uma fila própria vai fazer com que os narradores sejam incentivados a fazer jogos deste porte (na forma atual a fila demora tanto que o narrador tem motivos para fazer o jogo mais demorado possível --isto é, com mais jogadores--, para fazer valer a espera). Micros continuariam existindo normalmente.

Opção B: Diminuiremos o número de máfias simultâneas para 1, e tornaremos as micros uma categoria oficial, com fila de espera formal e um limite de jogadores ligeiramente maior que o atual.
Objetivo: O mesmo que o anterior, mas fazendo com que tenhamos apenas 1 máfia por vez, espera-se que mais jogadores tentem se inscrever, permitindo jogos com ainda mais jogadores. Para possibilitar a existência de máfias menores, o limite das micros seria aumentado.

EDIT: Cigano, antes tinha 8 votos em cada 1 destas opções. É altamente possível que chegue o termino do prazo (sábado) e não se tenha o mesmo número de votos que tinhamos antes, quando houve o empate. Que tal estipular que, se até o sabado houverem menos de 20 votos (antes tinha 22), tu dá uma esticada no prazo?

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Jogos Sociais / Re:Mudança nas filas de espera.
« Online: Agosto 01, 2012, 01:51:02 pm »
Eu proponho que as adequações do cigano ao cargo de cordenador sejam discutidas em outro tópico. Deixem esse aqui para as votações. É possível que tenha gente que parou de acompanhar o tópico quando começaram a se xingar e não viu que a votação foi reaberta.

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Off-Topic / Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Online: Agosto 01, 2012, 11:19:04 am »
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E creio que você concorda que independente das circunstâncias (salvo defesa própria e extrema necessidade para sobrevivência humana) realizar atos que levem a dor e a morte de forma intencional é algo errado, certo?
Eu retiraria "levem a morte" dessa frase. Podem trazer o argumento de que "retirar o direito a vida causa o maior sofrimento de todos", mas dor e morte são coisas bem diferentes (considerando que exista essa coisa de morte indolor). Mesmo em estados com pena de morte (nos eua) a tortura de presos é proibida (bem, exceto em suspeita de terrorismo...).
Assim, eu diria: Independente das circustâncias (salvo blablabla), realizar atos que levem a dor de forma intencional é algo errado. Inclua aí mortes violentas.

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Linha Direta / Re:Por uma Spell mais bonita
« Online: Agosto 01, 2012, 01:03:18 am »
Para mudar o voto em alguma enquete o botão a ser apertado diz "APAGAR PESQUISA", o que é bem confuso.

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Sistemas & Cenários / Re:O que você acha dessa regra ?
« Online: Julho 30, 2012, 05:34:35 pm »
"Esse jogo" é um jogo em específico ou você que quer colocar essa regra em algum sistema?

Além do mais, considerando o número pequeno de entusiastas de GURPS aqui, talvez este não seja um grupo amostral muito bom para você antecipar a reação de seu amigo.

Deixando isso de lado: jogaria sim, numa boa. Claro, deixando claro que eu não ficaria muito satisfeito se um teste de um atributo em que meu personagem não é muito bom acabasse gerando consequencias que poderiam ser evitadas com testes de atributos em que ele É bom. Por exemplo, se o atributo for apenas "Combate", o exemplo acima me parece adequado. Mas se existir um atributo Ataque e outro Reflexos... acho que deu para entender né?

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Linha Direta / Re:Por uma Spell mais bonita
« Online: Julho 30, 2012, 12:59:13 pm »
Esse mod de integração com o facebook é o mesmo do botão "publicar" que não funciona, ou é aquele que traz a lista de amigos do face pra serem amigos na spell (ou vice versa, sei lá)? Se for o segundo, acho que não usam não. Se for o primeiro... tá bugado mesmo, não tá?

EDIT: algo que me aconteceu duas vezes hoje: "Your request timed out. Please retry the request.", sendo que eu definitivamente não demorei para escrever o post acima.

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Linha Direta / Re:Por uma Spell mais bonita
« Online: Julho 30, 2012, 12:41:53 pm »
Ah, e tem também aquele bug eterno: no topo de todo página aparecem trechos de algum post. Começou com o tópico da to-do list, que foi o que levou-o a ser excluído, mas hoje em dia continua com outros tópicos. As vezes é tanto lixo ali que ocupa todo o monitor, e tem que rolar a página pra baixo para ver o conteúdo verdadeiro. Há um tempo já a situação "normal" é ter apenas uma linha com "//".

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Dicas & Ideias / Re:Sistemas para Crianças
« Online: Julho 30, 2012, 12:36:43 pm »
Valeu Leão, vi por cima e parece que tem algumas coisas bem interessantes. Vou tentar procurar alguns destes jogos mais tarde!

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Jogos Sociais / Re:Mudança nas filas de espera.
« Online: Julho 30, 2012, 12:13:20 pm »
Acho que você não entendeu noh: as duas vão ser juntas sim, mas micros vão deixar de existir. Assim, é como se as máfias 12- tomassem o lugar das micros (que foram experimentadas até com 11 jogadores, não? então na prática é o mesmo que dar uma fila para micros e restringir o numero de máfias simultaneas --12+-- para 1).

E eu me importo porque estou com um monte de atividades no momento (bom, no momento exato estou de ferias, mas mesmo assim, deveria estar trabalhando na minha dissertação) e prefiro não colocar mais um vício no meio (mesmo motivo que me fez adiar a compra de um videogame ou computador decente). Mas quando eu terminar meu mestrado ano que vem devo voltar com tudo para a vida de mafioso. Por isso continuo acompanhando a sessão, mesmo dando Ignore em toda máfia nova (micro ou não) que aparece.

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Dicas & Ideias / Re:Sistemas para Crianças
« Online: Julho 30, 2012, 11:18:30 am »
Como disse, já conhecia e não gostei desse jogo.

Ele é um boardgame para crianças, provavelmente um dos melhores. Mas não é o que eu procuro num 'RPG para crianças'. Pontos de vida, poderes especiais, grid, o jogo inteiro se resumindo a combates, etc. Eu queria que o guri desenvolvesse o faz de conta, com uma historinha (possivelmente educativa, e não "mate os monstros"), e um sistema de regras o mais simples possível, apenas para resolver ações. Até um simples "rola um dado (obviamente um d6), e se tirar mais que 3 tu consegue fazer seja la o que queira fazer" agradaria, mas um mínimo de complexidade pode ser bem vindo para dar uma desenvolvida na matemática do piá.

Na minha opinião o Monster Slayer não passa de uma tentativa de agradar os papais jogadores de D&D. Uma coisa é inserir os arquétipos de fantasia (o mago, o bárbaro, o ladino, etc) em um jogo para adultos, que passaram a vida toda tendo contato com este tipo de coisa. Outra é fazer num jogo para crianças, cujo ideal de fantasia hoje em dia é Ben 10. Um jogo que realmente fosse feito para crianças levaria isso em conta.

Minha ideia era fazer um jogo em que os jogadores interpretassem cachorros/gatos que se perderam e têm que achar a casa de seus donos. Teria alguns "inimigos" sim, principalmente crianças malvadas atirando pedras neles XD, mas o máximo de mecânica seria rolar 1d6 e comparar com o atributo usado para ver se teve sucesso ou não. Seriam tres atributos: pata (o desenho da patinha substitui o nome do atributo), para testes de escalar, correr e nadar; dentes, para afugentar inimigos e outros animais, e rabo, para ficar amigo de outros bixos ou humanos. Acho que um jogo assim é muito mais child-friendly que o D&D.

Outras sugestões?

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Sistemas & Cenários / Re:[DDN] A resposta do Guerreiro
« Online: Julho 30, 2012, 10:58:38 am »
OK, eu tinha lido isso, mas passou batido porque eu não acreditei que pudesse renovar todo turno.
Apenas agora me ocorreu que não necessariamente ele será renovado todo turno. Talvez tu ganhe 1d4 por turno, mas com um máximo de, por exemplo, 4d4, que tu teria caso ficasse acumulando durante 4 turnos para usar uma única manobra mega destruidora.

Não sendo diário, eu já fico mais aliviado.

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