Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Victor

Páginas: 1 ... 6 7 [8] 9 10
106
Race for the Galaxy



Primeiro, um alerta vermelho: Esse jogo é complexo! Apesar desse ser o meu card game preferido, ele é evitado por vários jogadores (inclusive gamers experientes) por o acharem incompreensível devido à extensa iconografia. Porém, apesar da variedade dos símbolos, uma vez que você entende o espírito da coisa, eles são bem intuitivos. É perfeitamente normal você se sentir perdido nas primeiras partidas, sem entender o que fazem as cartas.

Para quem quiser conhecer o jogo, aconselho a terem a mente aberta e tolerância - é normal você se sentir perdido inicialmente. O ideal é que você conheça o jogo por alguém que já tenha e tenha a paciência de ensiná-lo (a explicação do jogo é sacal, pelo tempo que exige ao explicar as cartas). Joguem algumas vezes antes de chegar a conclusão de que não entendeu ou não gostou. Aos que persistirem, podem descobrir um jogo fantástico, que tem um séquito de fãs apaixonados.

Aviso! Explicação longa adiante!

O Race for the Galaxy é um jogo para até 4 jogadores (permitindo mais jogadores nas expansões), cujo tema é a corrida de colonização e descobrimento de civiilizações para clamar novos mundos e descobrir tecnologias avançadas.  O objetivo do jogo é acumular o máximo de pontos de vitória (Victory Points ou VP - um conceito usado em um trilhão de jogos de tabuleiro) no final da partida. Você obtém VP de duas maneiras:

a) Através das cartas baixadas na sua área da mesa. Cada jogador pôe cartas em sua área pessoal e elas não interagem com as cartas de outros jogadores. O valor de cada carta pode ser determinado pelo número dentro de um hexágono no canto superior esquerdo da carta:


Esta carta concede 2 pontos de vitória no final do jogo. Ignore o círculo grande numerado por enquanto.


Esta carta concede um número de pontos variáveis no fim do jogo, dependendo de outras cartas que você baixou.Ignore o losango numerado grande  por enquanto

b) Acumulando tiles (= peças) de pontos de vitória. Você obtém estas peças no andar do jogo, de acordo com o efeito de algumas cartas.


Victory Point Tiles, em valores de 1, 5 e 10.

Término do jogo: O jogo pode terminar de duas formas. Uma é quando um jogador, no final da rodada, tiver 12 ou mais cartas baixadas em sua área. A outra forma é quando se esgota a quantidade de pontos de vitória disponibilizados. Numa partida, o valor de peças disponível é igual a 12 VP vezes o número de jogadores.

Componentes: Além das cartas e dos tiles de pontos de vitória, cada jogador tem um segundo baralho, sendo individual e idêntico para todos, mudando apenas a sua cor. Esse deck de 7 cartas (pode ter 9 num jogo para dois) é um baralho contendo 5 tipos de ação que você pode fazer. São com essas ações que você poderá baixar cartas, comprar cartas e acumular VP.



Resumo geral do jogo: Enquanto há um baralho no meio da mesa que é a pilha de compra de cartas, na mão de cada jogador, haverá dois baralhos. O baralho com as cartas do jogo que o jogador vai acumulando e jogando, e o pequeno baralho das açoes. No início de uma rodada, cada jogador escolhe *secretamente* uma carta de ação que deseja realizar e daí todos revelam simultaneamente as cartas escolhidas. As ações escolhidas são as FASES que acontecerão naquela rodada, em ordem, disponíveis para todos realizarem. Porém, o jogador (ou jogadores) que baixou aquela carta de ação específica terá um benefício extra, que descreverei em cada tipo de ação.

Exemplo 1: Num jogo de tres jogadores, um jogador escolheu secretamente a ação de Explorar, outro jogador decidiu pela ação de Colonizar e o terceiro optou pela ação de Produzir. Ao revelarem simultaneamente as cartas, define-se que nesta rodada só existirão as fases de Exploração, Colonização e Produção. Mesmo que um outro jogador possa e queira muito fazer uma outra ação, ele é limitado pelas cartas de ação que foram baixadas. Finalmente, o jogador que baixou a ação de Exploração ganhará um bônus durante aquela fase, o jogador que decidiu colonizar terá um benefício a mais na fase de colonização e o terceiro jogador que escolheu a produção terá um ganho extra nessa última fase.

Exemplo 2: No mesmo jogo de três jogadores, um jogador decidiu Explorar, outro jogador decidiu Colonizar e um terceiro jogador, que queria Colonizar e Produzir naquela rodada, decidiu Colonizar imaginando que seria possível que um dos outros dois jogadores poderia escolher a ação de produção. Mas para a infelicidade dele, ao revelar as cartas de ação, observou-se duas cartas de Colonizar e uma de Explorar. Sendo assim, só haverá DUAS ações essa rodada: uma de explorar e outra de Colonizar. Cartas de ação repetidas não significam fases repetidas! Neste exemplo, dois jogadores receberão o bônus relativo à fase de Colonizar por cada um ter escolhido a mesma carta, mas a Colonização em si só ocorrerá uma vez.

DIca estratégica: Como o número de ações em uma rodada é determinado pela sua carta de ação escolhida e a dos demais jogadores, se você conseguir deduzir qual ação um outro jogador fará, você pode poupar aquela ação e usar outra que também lhe interessa. Pegar carona numa ação de outro jogador otimiza o seu jogo, mesmo que não ganhe o benefício extra da carta de ação que poupou.

Detalhando as ações
O baralho das ações possui em seu canto superior esquerdo um número romano de I a V. Quando estas cartas forem reveladas, a ordem das fases se dará em ordem numérica crescente. Então se foram reveladas as cartas de Explorar, Produzir e Colonizar, primeiro será a fase de exploração (I), depois colonização (III) e por ultimo produção (V).

E quem começa cada fase? O jogador que colocou a carta de ação específica e daí age-se no sentido horário. Se mais de um jogador jogou a mesma carta de ação, observa-se o mundo natal de cada jogador. No início de uma partida, cada jogador começa com 4 cartas na mão (escolhidas entre seis sorteadas) e um mundo natal já baixado. Cada mundo natal tem um número no canto inferior direito. Quando mais de um jogador baixou a mesma carta de ação, quem tem mundo natal com o menor número é o que vai determinar quem começa a fase (e a partir dai, age-se naquela fase em ordem horária).


This is Sparta! In Space! A iniciativa deste mundo é 3.

Finalmente, todas as cartas do jogo possuem uma coluna à esquerda na seguinte ordem: I, II, III, $, IV e V. Estes números são as fases do Race for the Galaxy. E o que significa isto? É que, uma vez baixada, se aquela carta tiver algum ícone ao lado destes números, ela dará um modificador quando houver aquela fase.

Por exemplo, na ilustração acima, New Sparta concede um bônus de +2 quando houver colonização (fase III) e aquele jogador quiser fazer uma colonização militar (explicarei isso ao detalhar a colonização).



I)   Explore: Quando houver a fase de exploração, todos os jogadores que NÃO jogaram essa carta de ação têm direito a OLHAR duas cartas da pilha de compras e FICAR com uma delas, sendo a segunda sendo descartada.

Quando um jogador quiser explorar, há duas cartas possíveis que ele pode usar e que irão conferir benefícios adicionais diferentes nesta fase. Uma carta permite que olhe 5 cartas adicionais (olhará 7 cartas no total e ficará com apenas uma, descartando o resto). A outra carta permite que olhe uma carta adicional e mantenha uma carta a mais (olhará 3 cartas no total e ficará com duas, descartando a carta restante).

Nestas cartas de ação e em algumas cartas do baralho, há dois símbolos importantes que se deve atentar caso estes se localizem na linha I. O símbolo do olho com um número diz quantas cartas você pode olhar a mais durante esta fase, enquanto o símbolo de uma mãozinha segurando uma carta significa quantas cartas você pode manter adicionalmente nesta fase.


Este mundo, quando baixado, permite que olhe duas cartas adicionais durante uma fase de exploração. Se foi você que baixou a carta Explore com este símbolo: , poderá olhar um total de 6 cartas (2 da fase, 2 extras por  usado essa carta de explore, 2 extras pelo bônus deste mundo) e poderá ficar com duas cartas (1 da fase, 1 extra por ter usado essa carta de explore).

II)   Develop: Em Race for the Galaxy, há dois tipos de carta que você pode baixar, Developments (tecnologias, avanços) e Worlds (mundos). Você pode diferenciá-los facilmente, pois as tecnologias são identificadas por grande losango numerado no canto superior esquerdo, enquanto os mundos possuem um grande círculo numerado no canto superior esquerdo.


A carta da esquerda é um mundo, enquanto a carta da direita é uma tecnologia.

Quando há a fase de Develop, qualquer jogador pode baixar uma carta de tecnologia, pagando o custo dela. Esse custo é um número de cartas que o jogador precisa descartar para baixar a carta desejada, identificado pelo valor dentro do losango grande.


Para baixar esse avanço, primeiro é preciso descartar seis cartas da mão.

Qual o benefício para quem chama essa fase, baixando a carta de ação Develop? O jogador recebe um desconto de -1 no custo. Por exemplo, a carta da ilustração acima custaria o descarte de 5 cartas, ao invés de 6, para esse jogador.

Cartas que tem símbolos na linha II da sua coluna esquerda costumam baratear o custo das tecnologias ou dar cartas. Na penúltima ilustração, o mundo à esquerda, uma vez na mesa, confere um desconto de 1 carta a qualquer tecnologia que baixe posteriormente

III) Settle: Como já comentado, os mundos são as cartas marcadas com um grande círculo no canto superior esquerdo. A ação de settle (colonizar) é a que permite baixar os mundos na mesa. Quando essa fase ocorre em uma rodada, qualquer jogador pode baixar uma carta de mundo, pagando seu custo. Diferente da ação de develop, há duas maneiras de baixar uma carta de mundo, dependendo se o mundo é militar ou não.

O custo para baixar um mundo não-militar funciona exatamente igual a uma carta do develop: descarta-se um número de cartas igual ao valor dentro do grande círculo e o mundo está colonizado.   

Os mundos militares podem ser identificados pela borda vermelha que limita o círculo grande e o número em seu interior. Salvo em combos exóticos, você não gasta carta para baixar mundos militares.


Dois mundos militares.

Para baixar estes mundos, é necessário ter força de combate. Como você calcula isto? Olhe todas as cartas que estão na sua área da mesa. Ache a seção III (settle) da coluna que fica no lado esquerdo da carta. Veja se há algum ícone na forma de círculo vermelho com um modificador. Reveja essa ilustração:


Nova Esparta é um mundo militar natal e que confere +2 na sua força militar.

Some todos os modificadores destas cartas. Se a soma for igual ou maior ao valor do mundo militar que você quer baixar, você o coloca na mesa e pronto. Sem precisar descartar nada. Isto é obviamente vantajoso, mas para mundos de valor 4 ou superior será preciso se esforçar para baixar as cartas que dão bônus militares.

Qual o benefício para quem chama essa fase, baixando a carta de ação Settle? Após baixar um mundo, o jogador recebe uma carta da pilha de compra.

Cartas que tem símbolos na linha III da sua coluna esquerda tem benefícios variados, podendo conceder bônus à força militar, descontos para baixar mundos não-militares, etc.

V ) Produce: Descreverei a ação de produção antes das ações da fase IV porque estas tem uma ligação com a fase de produção. Em Race for the Galaxy, as cartas de mundos têm outra divisão além das categorias mundo militar/não-militar. Independente se o mundo for militar ou não, ele pode ser também um mundo de produção ou não. No jogo há quatro tipos de bens que um mundo pode produzir. Os mundos que produzem entretenimento são identificados com a cor azul. Os mundos que produzem minérios raros são ligados à cor marrom. Os mundos verdes produzem material genético exótico enquanto os mundos amarelos produzem bens alienígenas. Finalmente, se o mundo não produz nada, ele é cinza. Todas essas cores são identificáveis naquele círculo grande já comentado, seja em seu interior ou formando uma “aura” ao redor do círculo. Confira:


O mundo à esquerda é um mundo militar (atente a borda vermelha) e que produz bem alienígena (amarelo). O mundo do centro é um mundo não-militar de produção verde. O mundo da direita é um mundo não-militar e não produz bens. 

Quando a fase de produção ocorre em uma rodada, todos os mundos capazes de produzir bens poderão fazê-lo. O que é produzir um bem? É pegar uma carta da pilha de compra e colocá-la virada para baixo, embaixo da carta do mundo que o produziu. Esta carta fechada simboliza a mercadoria da cor relacionada (isso fará diferença na fase IV) e ela não terá nenhuma das qualidades descritas nela.

Como você sabe se aquele mundo pode produzir um bem ou não? Conferindo três pontos:

a)   O mundo é cinza? Se afirmativo. ele não é de produção. Passe para o próximo.
b)   O mundo é ligado à cor e já existe uma carta embaixo dele, simbolizando produção anterior? Se afirmativo, ignore a produção dele e passe para o próximo. Só pode haver uma carta embaixo de um mundo.
c)   O mundo tem uma aura ao redor do círculo ao invés da cor estar no seu interior? Se afirmativo, ele é chamado de windfall world. Ele só pode ser produzido se o jogador usou sua carta de ação de Produce (esse é o benefício ligado a carta) e ainda assim só afetará UM mundo “windfall”.

Cartas que tem símbolos na linha V da coluna indicam que carta aquele mundo pode produzir, se há um bônus durante a produção (exemplo: ganhar cartas extras para a mão) ou se há uma restrição. No mundo amarelo da ultima ilustração, para produzir aquele bem alienígena, é necessário descartar uma carta da mão.

$ ou IV$) Consume - Trade: Agora, para que serve essas cartas que você produziu nos seus mundos? Para serem consumidas, dando cartas extras da pilha de compras para a mão do jogador ou ganhando pontos de vitória.

A fase de Consume - Trade tem uma diferença para todas as outras fases: A primeira parte dela (trade) só é ativada por quem jogou a carta de ação (esse é o benefício para quem jogou a carta). A segunda parte (consume) é aplicada para todos.   

Quem realizar trade pode pegar UMA carta produzida previamente (lembrando que a fase de produção ocorre DEPOIS do consumo!) e a descarta. Uma carta que estava sob um mundo azul dá ao jogador 2 cartas da pilha de compras. Uma carta debaixo de mundo marrom gera 3 cartas. E uma carta abaixo de um mundo verde ou amarelo confere, respectivamente, 4 ou 5 cartas para a mão do jogador. Se ainda sobrarem cartas, elas não serão vendidas, mas podem ser consumidas (veja mais abaixo).

Cartas com ícones na seção da coluna marcada com um cifrão (trade) geralmente indicam cartas extras que o jogador ganha naquela venda. Na primeira ilustração desta explicação mostra um mundo pirata, ligado à cor azul, cuja carta produzida embaixo dela pode ser vendida com um lucro extra de três cartas adicionais.

Após a execução do trade, acontece a segunda parte desta fase: consume. Cada jogador DEVE consumir o restante das cartas produzidas, se possível. Como se consome um bem? Vamos aos requisitos:

a)   Na sua área de jogo, você tem algum mundo com uma carta embaixo dele (bem produzido)? Se não tiver, não há consumo.
b)   Você tem cartas baixadas que tenham habilidade de consumo, descritas na coluna da esquerda, na área IV? Se não tiver, você não pode se livrar dos produtos, mesmo que queira.
c)   Das cartas com habilidade de consumo (IV), elas podem consumir o bem daquela disponível? Se não, não é possível consumir e ganhar o benefício listado.
d)   Cada carta com poder de consumo só pode ser usado uma vez por fase. Você ainda tem cartas a serem consumidas E cartas com poder de consumo que não foram usadas? Se não, seu consumo terminou.

Exemplificando que eu tenha as seguintes cartas baixadas, com a diferença que haja cartas embaixo de cada mundo de produção (um bem amarelo, três azuis e um marrom windfall):



Que cartas com poder de consumo (IV) eu possuo? Na iconografia dessas cartas, o hexágono significa pontos de vitória. Então na fileira de cima, a segunda carta permite o consumo de um carta de qualquer cor em troca de 2 pontos de vitória, a terceira carta permite o consumo de duas cartas de qualquer cor em troca de 3 pontos de vitória e a quarta carta permite o consumo de uma carta de qualquer cor em troca de 1 ponto. Eu tenho 5 bens, que podem ser consumidos por três cartas.

 A forma de consumo é ditada pelo jogador. No exemplo acima, eu posso consumir um bem azul usando a segunda carta da fileira de cima (ganhando 2 VP), dois bens azuis usando a terceira carta (+3 VP) e utilizo a quarta carta (a última carta com poder de consumo que ainda não foi usada) para consumir um bem marrom (+1 VP). A cartas sob o mundo amarelo, a mais valiosa na hora de um trade, é preservada, enquanto totalizei um ganho de 6 pontos de vitória.

IV) Consume x2: Quem joga essa carta de ação ativa uma fase de consumo que nem na segunda parte do Consume – Trade, descrito acima, não podendo vender uma carta de bem como no trade. A vantagem dessa carta é que a pessoa que a jogou DUPLICA os pontos de vitória obtidos. Assim,  se eu tivesse jogado consume x2 no exemplo anterior, teria obtido 12 VP.

Essas são as fases do Race for the Galaxy. Há vários efeitos de cartas individuais que eu não descrevi e as expansões do jogo o enriquecem muito, oferecendo objetivos a serem cumpridos, prestígio e mais cartas. Meus parabéns para quem conseguiu ler esse texto imenso.

Critérios de avaliação:

Apelo a não boardgamers: *. Esse é um jogo de desenvolvimento e corrida para colonização espacial, mas tem tantos simbolos que vão afastar quase todos.

Complexidade: *****. Preciso explicar o porquê?

Independente de idioma? Apesar de 90% das cartas conterem símbolos, algumas tem texto explicativo para detalhar uma regra daquela carta. Então não posso considerar o Race como totalmente independente de idioma.

Achado no Brasil? Não.

Preço: **** .

Opinião: Eu adoro o race, como alguns são fanáticos por Magic. Ele não é colecionável, mas tem uma rejogabilidade muito boa, ficando absurda se comprar as expansões. Eu não recomendo para quem nunca comprou um card game. É como aprender a nadar num rio cheio de piranhas amarrado a um pernil.

Disclaimer: As ilustrações dos links acima são de vários sites como boardgamegeek.com e outros. Todo o crédito é devido a eles e não pretendo usurpar os diretos de imagem. Caso a moderação prefire retirar as imagens para evitar embaraços, vão em frente.

107
Aaaah sim, o Loot. Já vi jogando em mesas aqui no Rio um bom tempo atrás. Valeu pela lembrança. E ficou legal o jenga autografado.

Estou digitando o texto do Race, mas ficará longo. Se der posto hoje, se não talvez só segunda.

108
Ielena, ok, farei um texto sobre um deles. O 7 Wonders é mais facil de explicar,  enquanto o Race for the Galaxy é o meu card game preferido  (e está em #9 no meu ranking de jogos). Tentarei escrever amanhã e aí decido. Quanto a topico de boards eu nao me lembro de ter visto, embora comentaram sobre o Seasons anteriormente.

Mandrak, esse card game de piratas eu não conheço. É nacional? Quanto a foto, chamam isso de Shelf porn   :P . A unica foto mais parecida nisso que eu tenho é uma que tirei quando voltei da feira de Essen com os jogos comprados.

Heitor, jenga não destrói amizades, Diplomacia sim  :diabanjo:

109
Ielena, desses eu recomendaria o Citadels, Hanabi e o Coloreto. O Coloreto seria o mais fácil de explicar, o citadels o mais interessante de falar e o Hanabi pela idéia bacana (que ainda não joguei).

De card games, poderia falar sobre:

Three Dragon Ante
(click to show/hide)

Seasons
(click to show/hide)

Jambo
(click to show/hide)

Race for the Galaxy
(click to show/hide)

7 Wonders
(click to show/hide)

Ou posso criar outro tópico e falar sobre boardgames que não sejam estritamente card games, se for de interesse.

110
Jogos Sociais / Re:Adivinhe o Jogo
« Online: Abril 10, 2014, 08:15:47 am »
É o Heroes 2 mesmo. Saudades daquele jogo. Gostei do 3 e até do 4, que não agradou tanta gente. O 5 achei bem ruim e o seis meh

111
Enquanto isso, na Sala de Justiça...

Sentinels of the Multiverse



Sentinels of the Multiverse (ou só Sentinels ou SotM) é um card game cooperativo para 3-5 jogadores, com tema de histórias em quadrinhos de heróis e vilões, bem no estilo Marvel/DC nas Eras de Ouro e Prata. Os próprios autores são fãs de quadrinhos, mas apesar deles criarem heróis e vilões que pode-se ver claramente em quem eles são inspirados (Superman, Batman, Hulk, Flash, Darkseid, Bane...), estes são razoavelmente detalhados com uma pitada de diferenciação e uma boa dose de Fluff nos manuais e nas cartas, a ponto de você apreciar a paródia em vez de acusar de plágio.


Maia Montgomery era uma mulher rica e brilhante que um dia foi atacada por uma gangue na sombria e corrupta cidade de Rook city. Ela ficou em coma, mas seu namorado morreu. Jurando vingança, ela decidiu dedicar-se as artes marciais, graduou-se em engenharia e usou os vastos recursos que tinha para se tornar uma vigilante contra o crime, tornando-se The Wraith.


Omnitron é um robô que adquiriu inteligência artificial determinadoi a destruir toda a vida na Terra.


Insula Primalis é uma ilha no meio do ártico cuja atividade vulcânica intensa permitiu o florescimento da vida pré-histórica num ambiente tropical. Uma verdadeira Terra Selvagem.

Sendo o jogo 100% cooperativo, em Sentinels cada jogador controla um herói, coletivamente enfrentando uma ameaça na forma de um Vilão/Vilã, no meio de um ambiente (pode ser na cidade de Megalópolis, nas ruínas da Atlântida, etc). Cada herói, vilão e ambiente tem um baralho respectivo,  que são utilizados para simular o confronto. O jogo termina ou quando o vilão é derrotado (sua vida chega a zero ou através de condições especiais descritas na carta do vilão) ou quando todos os heróis são derrotados (suas vidas caem para zero ou uma outra condição decreta a derrota dos heróis, descrita no baralho do vilão ou ambiente).  Um herói que chega a zero de vida não está fora do jogo, podendo ainda agir, embora de forma bem limitada.

Como funciona uma rodada completa de jogo? Ela é dividida em turnos. Primeiro, o vilão age. Depois cada herói age. E finalmente o ambiente age. Detalhando cada turno:



I) Turno do Vilão

- Inicio do turno: Veja se tem alguma carta cujo texto é ativado nesse momento. Se mais de uma ocorre nessa fase, a ordem começa pela carta que foi baixada primeiro.

- Jogar carta: Jogue a carta do topo do baralho do vilão e aplique os seus efeitos. Se for um evento de inicio ou fim do turno, aplique eles quando entrar na fase correspondente.


Algumas cartas que podem ser jogadas por heróis ou vilões. Note que TODA carta do jogo tem um texto fluff no final, com uma referência a uma revista em quadrinhos fictícia. São bem divertidos de ler.

- Fim do turno: Veja se tem alguma carta cujo texto é ativado nesse momento. Se mais de uma ocorre nessa fase, a ordem começa pela carta que foi baixada primeiro.


II) Turno do Herói (comece pelo jogador mais à direita do deck do vilão, complete seu turno, passe para o próximo jogador, até todos jogarem)

- Início do turno: Igual ao do vilão

- Jogar Carta: Cada herói começa com quatro cartas na mão, além do seu baralho. Nesse momento, joga-se uma carta da mão e aplique os seus efeitos. Se for um evento de inicio ou fim do turno, aplique eles quando entrar na fase correspondente.

- Utilizar o Poder: Várias cartas de heróis, inclusive a carta do personagem, tem um texto començando com "Power". Escolha uma carta que tenha esse texto e ative o poder. Esses poderes servem para aplicar dano, comprar mais cartas, curar, aplicar modificadores no dano ou na resistência do dano, etc


Fanatic é uma heroína que tem 30 de vida e pode dar dano se ativar o poder desta carta.

- Fim do turno: Veja se tem alguma carta cujo texto é ativado nesse momento. Se mais de uma ocorre nessa fase, a ordem começa pela carta que foi baixada primeiro.


III) Turno do Ambiente: É exatamente igual ao Tirno do Vilão, exceto que a carta é jogada do topo do baralho do ambiente.



O ambiente pode ajudar ou atrapalhar os heróis...


O jogo tem milhares de cartas com efeitos e uma terminologia que não dá para detalhar tudo aqui. Exemplificando alguns:

Target: Alvo, qualquer carta que tenha vida no seu canto superior é considerada um alvo.

Environment Targets: Alvos que são cartas do baralho de ambiente usado.

Hero Targets: Alvos que são cartas do baralho de um herói

Villain Targets: Alvos que são cartas do baralho do vilão enfrentado.

Non-Hero Target: Alvos que são cartas do baralho do vilão ou do ambiente enfrentado.

H: As vezes, uma carta baixada afeta "H" alvos ou inflige "H" de dano. O "H" se refere ao número de heróis no jogo. É uma forma de equilibrar, uma vez que quanto mais jogadores agindo em conjunto mais fácil o jogo se tornaria.

One-Shot: Efeito instantâneo de uma carta, aplicado logo que é baixada.

Ongoing: Efeito duradouro, permanecendo na mesa até que o texto de uma carta diga o contrário.

Limited: Uma carta com este termo não permite que haja na mesa uma carta idêntica (podem haver cartas limited de nomes diferentes, todavia).

Em suma, um jogo onde os participantes encarnam heróis parecidos com os dos quadrinhos das editoras contra ameaças globais, imersos em um ambiente hostil. Derrote o vilão e salve o mundo. Clichê, mas muito divertido.


Critérios de avaliação:

Apelo a não boardgamers: * a ****, dependendo de quanto gosta de histórias em quadrinhos heróicos. Eu não pus a de 1 a 5 estrelas porque a quantidade de cartas com texto e a necessidade de entender o texto das regras podem afastar potenciais interessados.

Complexidade: *** a ****, dependendo dos baralhos utilizados. Alguns heróis são mais fáceis de usar, outros vilões são complicados ou bem difíceis de se enfrentar.

Independente de idioma? Não. O jogo tem uso extenso de texto em todas as cartas. É preciso saber ler inglês.

Achado no Brasil? Não. Pode-se comprar com  vendedores individuais e algumas lojas que buscam jogos lá fora, ou fazer a encomenda direto da loja no exterior, usando cartão de crédito.

Preço: **** .

Opinião: Enquanto não chega o Robinson Crusoe boardgame, o Sentinels é o meu jogo cooperativo preferido. Ele é absurdamente temático, ele é tenso na medida que as condições do jogo vão piorando e tem uma rejogabilidade excelente devido a combinações de heróis, vilôes e ambientes usados. Recomendo fortemente para quem não tem medo de encarar muito texto nas cartas.

Link: http://sentinelsofthemultiverse.com/multiverse  (site oficial, já na página que tem os links de cada heróis, vilão e personagem publicado - vale a pena conferir)

112
Fique à vontade  :linguinha:

Agora falando mais seriamente, vou tentar colocar um novo texto hoje, se o trabalho deixar.

113
Citar
Pode-se fazer pedidos também, Victor? Queria saber mais sobre Runicards.

Bispo, o Runicards eu não conheço, mas uma busca rápida no google apresentou essas resenhas:

http://fortalezadostabuleiros.wordpress.com/2013/10/18/resenha-runicards/
http://funboxbr.blogspot.com.br/2012/10/runicards-novo-card-game-nacional.html

E o site oficial do jogo: http://www.kalangoanalogico.com.br/runicards1

Mandrak e Evola, o elfo se referia a minha pessoa quando comentou sobre o desgosto por Munchkin (e Bang! não fica muito atrás  ^_^ ). Sobre os jogos citados, valeria a pena detalhar o saboteur pro pessoal.

Sobre o Android: Netrunner, eu não joguei porque já previa que seria um jogo bom e que traria várias expansões no futuro, como está acontecendo. Mas os relatos confirmam que ele é muito, muito bom. No ranking geral do boardgamegeek.com, ele está em quinto lugar. Por mais que jogos novos e de boa qualidade vem recebendo cada vez mais hype, o jogo não pode ser horrível para estar nessa colocação, mesmo com toda a controvérsia do ranking. 

Um conhecido meu que gosta de Magic abandonou o jogo em favor do Netrunner e ele comentou uma vez que o próprio Richard Garfield (autor do Magic e Netrunner) considera o Netrunner sua obra-prima.

114
Rafa, poste à vontade, longe de mim querer ser dono do tópico. Mais pessoas postando sobre card games que gostam são mais apresentações de jogos que pessoas podem querer conhecer  :).

115
Links para as descrições de jogos feitas nesse tópico:

Dixit: Nessa própria mensagem!
Summoner Wars: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74343#msg74343
Sentinels of the Multiverse: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74393#msg74393
Duelo de Dados: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74404#msg74404
Runicards: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74459#msg74459
Race for the Galaxy: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74586#msg74586
Citadels: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74589#msg74589
7 Wonders: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74711#msg74711
Coloretto: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74716#msg74716
Ninjato: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74752#msg74752
High Frontier: http://desbussolados.blogspot.com.br/2013/06/high-frontier.html (link externo com explicação em video em português)
The Resistance: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74920#msg74920
Kingsburg: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74926#msg74926
Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75391#msg75391
Munchkin: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75432#msg75432
Puerto Rico: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75448#msg75448
Battlestar Galactica: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75954#msg75954
Game of Thrones: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1158.msg50049#msg50049 (outro tópico)
Stone Age: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75983#msg75983
Peloponnes: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg76009#msg76009
Shitenno: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg76024#msg76024
Perudo: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg76815#msg76815
Senhor dos Anéis Card Gamehttp://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg78053#msg78053
Castles of Mad King Ludwig: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg82028#msg82028
Primordial Soup: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg82166#msg82166
Dungeon Lords:http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg82233#msg82233
Terra Mystica:http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1931.msg82477;topicseen#new
Seasons: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1938.msg82636#msg82636
Three-Dragon Ante: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1946.msg82827;topicseen#new
Village: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1954.msg83008
Age of Empires III - Age of Discovery: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1960.new
Ra: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1969.new
Scepter of Zavandor: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1980.msg83660#msg83660
In the Year of the Dragon: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1992.msg84021#msg84021

Olá pessoal,

Estava pensando em montar um texto sobre alguns card games que tive contato e que achei interessante divulgar. No caso desta primeira mensagem, descreverei apenas um jogo para saber o feedback de vocês. Não irei comentar sobre Magic ou outros card games colecionáveis, por não ter contato com eles devido a esse aspecto. Além da descrição de jogo, coloquei alguns critérios de avaliação:

- Apelo a não boardgamers (escala * a *****):  Quanto maior, mais fácil será de convencer uma pessoa que não joga a tentar esse card game, mais de uma vez)

- Complexidade (* a *****): Auto-explicativo. É comum, mas não-obrigatório, que jogos complexos tenham menor apelo a não-boardgamers do que os jogos mais simples.

- Independente de idioma (sim/não):  Refere-se se o jogo tem componentes com texto que precisem serem lidos ***durante o jogo*** para entender o seu funcionamento. A esmagadora maioria dos jogos são em inglês, mas vários tem apenas o manual como texto enquanto os componentes do jogo apresentam símbolos intuitivos, de fácil interpretação. Estes são jogos que independem de idioma. Basta ter alguém capaz de ler o manual e explicar as regras que em tese ele não precisará ser mais consultado.

- Achado no Brasil (sim/não): Se consegue comprar esse jogo em lojas ou em sites de loja nacionais centradas em vender produtos nacionais. Não incluo nessa categoria vendedores independentes e ESPECIALMENTE NÃO INCLUO A LOJA LEGENDS DO BRASIL. Sério, NUNCA NUNCA NUNCA comprem nessa loja. O historico de entregas não-feitas, promessas descumpridas e pagamentos perdidos é extenso. Essa loja é malvista entre os boardgamers, já foi banida de sites e é motivo de alerta e piada em listas nacionais e sites internacionais. Vou repetir para caso algum desavisado ainda assim pense em comprar algo no site da loja: NÃO COMPREM NA LEGENDS DO BRASIL!

Preço (* a *****; cada ¨*¨ corresponde aproximadamente a 40-50 reais): Boardgames são caros, embora geralmente os jogos de carta costumam ser mais baratos. Ainda assim, é difícil comprar card games importados a menos de 100 reais no brasil.

Opinião: Gosto cada um tem e é perfeitamente possivel eu considerar horrível um jogo de maior apelo a outras pessoas. Munchkin é um exemplo clássico disso. A chance de eu sentar e jogar essa joça é a mesma de qualquer pessoa sã mestrar F.A.T.A.L como fosse seu rpg número 1.

Links relacionados ao jogo: Caso queiram informações adicionais em outros sites, desde material oficial a resenhas de fãs.   

Agora vamos ao primeiro jogo


Dixit

Em Dixit, cada jogador tenta vencer acumulando pontos até um certo valor (30, se não me engano). Os componentes principais do jogo são cartas com ilustrações bonitinhas e levemente viajantes.



Cada jogador tem um certo número de cartas na mão que só ele tem acesso. A cada rodada, haverá um jogador da vez que colocará uma carta fechada (isto é, virada pra baixo) na mesa e dará uma dica que possa levar pessoas a deduzirem  qual será a sua carta.

Por exemplo, considere que o jogador da vez jogou secretamente a 3a carta da ilustração anterior e declarou ao grupo "Viva a paz!!! (uma referencia à pomba branca da ilustração). Note que ele nem precisa falar uma frase. Pode ser um assovio, uma mímica, uma onomatopéia, qualquer coisa.

Daí, todos os outros jogadores TAMBÉM jogarão uma carta, com a ilustração também virada para baixo. Embaralha-se bem as cartas dos jogadores com o jogador da vez e a partir daí, todas elas serão reveladas e organizadas numa fileira.

A partir daí, todos os jogadores, excetuando o jogador da vez, escolherão secretamente uma carta. Isso é feito através de um marcador individual numerado (no jogo básico, cada jogador tem um marcador ou cartela de sua cor para os números de 1 a 6, dependendo de quantos jogadores estiverem na mesa). Depois que todos fizerem sua votação secreta, revela-se o número que cada um colocou, pondo-o abaixo da carta selecionada:


Na ilustração acima, após revelar os marcadores pode se ver que o jogador vermelho votou na carta 1,  o jogador azul e o jogador rosa votaram na carta 3, o jogador amarelo votou na carta 4 e  o jogador verde votou na carta 6.

Como se ganha pontos em Dixit? O jogador da vez ganha 3 pontos se pelo menos um outro jogador votou na carta certa, a carta na qual o jogador da vez quis indicar com a pista. Cada jogador que acertou a carta certa também ganha três pontos. Obviamente, o jogador da vez não vota.

Agora, alguém pode perguntar: "Então porque o jogador da vez não apela e dá uma pista óbvia para que alguém acerte com certeza?" . Porque se na votação secreta TODOS os jogadores votarem na carta certa, ao invés da pontuação descrita acima todos os jogadores MENOS o jogador da vez ganharão dois pontos. Ou seja, todos se deram bem, menos o jogador da vez.

E por outro ângulo, alguém pode achar que será uma boa o jogador da vez dar uma pista obscura demais, para evitar que os outros jogadores ganhem pontos facilmente. O problema é que se NINGUÉM acertar a carta certa, novamente todos os jogadores MENOS o jogador da vez ganharão dois pontos.

Resumindo: idealmente, o jogador da vez tentará dar uma pista que faça pelo menos um jogador deduzir qual a sua carta, mas também que não seja óbvia demais para  evitar que todos votem nela.

E quanto às outras cartas dos demais jogadores? Servem só para confundir? Não. Após a votação, se alguém votou na carta de um jogador que não seja a carta do jogador da vez, o dono daquela carta ganha um ponto por voto.

Idealmente, cada jogador tentará jogar uma carta que induza os outros jogadores a votarem na sua carta, ao invés da carta do jogador da vez. Não se pode votar na sua própria carta.   

Exemplo: Utilizando a primeira ilustração, o jogador da vez colocou uma carta com uma pomba branca saindo de um livro e exclamou "Viva a paz!". Só que após embaralhar e revelar as cartas, note que quem jogou a quinta carta fez uma boa jogada, pois esta também tinha uma pomba e pode até ser considerada mais relacionada à pista que a própria carta do jogador da vez.  E correndo por fora, um outro jogador jogou a primeira carta com uma tocha, esperando que alguém pudesse achar o conceito de paz nos jogos olímpicos.

Agora na cabeça de cada jogador, um acha que a 5a ilustração é óbvia demais e vota secretamente na terceira carta (a certa), outros dois votam na 5a carta e um último decide arriscar na carta da tocha. Como fica a pontuação após revelada a carta do jogador da vez:

- Jogador da vez ganha três pontos por pelo menos um jogador (e não todos) ter acertado a carta certa.
- O jogador que acertou a carta certa também ganha tres pontos
- O jogador que pôs a 5a carta ganha 2 pontos por terem votado nele (e se esse jogador foi o que acertou a carta certa, arrebatou um total de 5 pontos)
- I O jogador que colocou a carta da tocha ganha 1 ponto por terem votado nele (totalizando 4 pontos se ele foi quem acertou a carta certa).

E assim termina uma rodada. As cartas usadas são descartadas, todos compram uma nova carta e há um novo jogador da vez (decidido no sentido horário). No final de uma rodada, se um ou mais jogadores conseguirem acumular 30+ pontos, ganha quem ficou mais na frente do placar.

Independente da pontuação, as pistas e as cartas usadas são a estrela do jogo. Já vi cenas impagáveis, de imitação de frases misteriosas a imitação de Pac-Man até pistas que nem um decifrador da NSA conseguiria identificar como diabos alguém conseguiria ligar aquela pista à carta certa.

Critérios de avaliação:

Apelo a não boardgamers: *****. Esse o jogo que estimula a criatividade, fazendo sucesso com jogadores de RPG, adoradores de mímica e adivinhação, para quem já teve o velho "Imagem e Ação"... Dixit seduz até o jogador mais tímido a entrar no espírito.

Complexidade: *. Absurdamente simples. A maior dificuldade do jogo se refere a bolar evidências ligadas às cartas que você colocar na sua vez e também à capacidade de adivinhar qual a carta certa que outro jogador colocou quando for a vez dele, com base na pista fornecida.

Independente de idioma? Sim. O jogo consiste no tabuleiro, peões, marcadores/cartelas numeradas e especialmente nas cartas, que só contém ilustrações.

Achado no Brasil? Sim. Eu recomendo a EditoraGgalápagos, cujo site tem o jogo a venda, disponibilizado no link mais abaixo.

Preço: *** . É difícil achar esse jogo a menos de 120 reais, mesmo usado.

Opinião: O Dixit é um dos melhores party games de carta que conheço. Você explica as regras em 10 minutos e comporta vários jogadores. Quanto mais no espírito criativo uma pessoa estiver, mais divertido o jogo se torna. Recomendadissimo.

Links relacionados ao jogo:

http://en.libellud.com/games/dixit (site oficial do jogo)
http://loja.galapagosjogos.com.br/busca/dixit (venda)

116
Jogos Sociais / Re:Adivinhe o Jogo
« Online: Abril 02, 2014, 11:06:42 am »
Ufa, ainda bem que nenhum dos retros em interessa muito (ok, talvez o Doom).

Aliás, quem é o próximo? Quem sabe eu consiga acertar algum, gostaria de postar um jogo também  :) 

117
Dicas & Ideias / Re:Qual foi seu primeiro personagem?
« Online: Abril 02, 2014, 09:46:09 am »
Ê nostalgia  :) . O meu primeiro personagem foi um ladrão de OD&D (basic boxed set) em 87. Eu queria jogar de guerreiro, mas o grupo insistiu naquela droga de discurso de "we need a thief" então acabei levando a frente e jogando aquela droga de classe. Parei no nível 18, última aventura foi um módulo do companion, Where Chaos Reigns. Muita pancadaria e muito surreal por se passar em outro mundo envolvendo viagem no tempo e a luta em épocas diferentes contra uma raça tecnológica.  Mas foi inesquecível.

118
Vídeo Game / Re:O que você está jogando?
« Online: Março 24, 2014, 08:37:14 am »
Elfo, eu cheguei a assistir os finais modificados, mas já estava tão desgostoso com o jogo que não me importei mais. Só de ver aquelas malditas cenas com o garotinho me desanimavam. Se eles tirassem o Catalyst do jogo, e mexessem bem no final do jog, quem sabe?

Anyway, chega de eu fazer rant contra ME3  :b

119
Jogos Sociais / Re:Adivinhe o Jogo
« Online: Março 21, 2014, 05:15:53 pm »
O Stronghold eu não era muito fã, um amigo meu que adorava ele. O meu gosto tendia mais pro Fantasy Empire por causa dos personagens dos Gazeteers do OD&D que tinham por lá.

Agora, esse jogo eu não faço idéia. A fonte do texto me lembra os jogos antigos da SSI

120
Jogos Sociais / Re:Adivinhe o Jogo
« Online: Março 18, 2014, 01:56:22 pm »
Poxa, eu ia colocar Ghost & Goblins e na pré-visualizacao da mensagem apareceu sua mensagem. Acontece  :cool: 

Páginas: 1 ... 6 7 [8] 9 10