Aproveitando que o tema foi trazido a tona. Como vocês costumam tratar magia nos seus cenários ?
Ela é algo comum que todo mundo usa ou algo raro e misterioso ? ou mesmo um meio termo onde as pessoas sabem que magia existe mas nem todo mundo tem acesso ?
Isso depende muito da atmosfera do cenário. Se você quer um mundo mais sombrio, paranóico, ou simplesmente misterioso, é melhor que a magia seja algo para iniciados. Do contrário, pode ser um recurso tão "banal" quanto a nossa ciência. O pulo do gato é saber criar isso de maneira coerente com a sua proposta de mundo. Quando estou criando um mundo em que a magia existe, eu tento encaixar o grau de divulgação em algum dos níveis a seguir (vou colocar nomes bonitinhos pra ficar mais didático). *Alerta de parede de texto*:
Nível 1: Magia arcana. A magia oficialmente não existe. Esse mundo provavelmente é como o nosso, em que a maioria das pessoas trata a magia como algo fictício, com a diferença de que, neste caso, essa maioria está enganada. Conhecimento mágico é algo muito difícil de se adquirir, talvez porque seu estudo seja extremamente complexo, ou porque os custos sejam altos (os instrumentos/ingredientes/livros são raros, ou praticar magia gasta sua 'mana' de tal maneira que lançar um feitiço simples leva horas, e exige que você repouse no resto do dia). Talvez exista uma 'sociedade mágica' paralela à sociedade oficial, que guarda seus segredos para que não caiam em mãos erradas, ou para evitar a concorrência, ou porque os não-iniciados podem atrapalhar o funcionamento da magia. Talvez a magia seja tão pouco divulgada, que diferentes culturas ao longo da história deram nomes diferentes aos rituais, e é difícil dizer que parte do misticismo de uma cultura é verdade ou não.
Nível 2: Magia divulgada. O mundo, ou uma parte considerável dele, reconhece a existência da magia, mas ela ainda é um recurso raro. Neste cenário, magia é o equivalente a uma tecnologia de ponta ou a um estudo complexo e restrito aos círculos mais elevados da comunidade científica. Num mundo pré-industrial, há histórias sobre magos trancados em suas torres, estudando substâncias maravilhosas e trocando segredos com criaturas de outras dimensões (Demônios? Elementais?Semi-deuses?). Num mundo com tecnologia mais avançada, talvez haja uma cadeira sobre "teoria mágica" em alguma universidade, mas esta é uma "ciência" que ainda está dando seus primeiros passos. Talvez seja necessário um esforço considerável por parte dos governos ou organizações deste mundo para fazer algum estudo sério sobre o assunto, e encontrar uma utilidade prática para esse conhecimento (algo como um LHC que é capaz de aumentar a densidade de "mana" na atmosfera, permitindo a prática de magia dentro de um espaço restrito, ou num nível que seria impossível em qualquer outro lugar do globo).
Nível 3: Magia com aplicações práticas. A magia neste cenário já foi estudada ao ponto de ser usada em situações específicas do dia-a-dia. Talvez ela ainda seja vista pela sociedade como algo misterioso, mas todos sabem que ela pode alterar a realidade de maneira bastante óbvia. Os praticantes de magia deste mundo são capazes de pequenos milagres, como lançar fogo pela ponta dos dedos, ou levitar alguns metros sobre o chão, mas ainda é necessário estudar muito para alcançar esse nível (o que pode levar a um certo elitismo nas práticas de magia). Os verdadeiros mestres passaram suas vidas inteiras se dedicando ao assunto, ou talvez possuam um talento natural que dispensa o estudo contínuo. Aqui, a magia pode ter aplicações na esfera militar, e já é reconhecida como uma prática que exige regulação por parte dos governos (ou talvez o único governo que tem acesso massivo aos seus segredos tenha alçado uma posição de liderança mundial, defendida com ciúme e paranoia por seus integrantes).
Nível 4: Magia banal. Magia e ciência se confundem. A prática de magia pode ser estudada, observada e repetida da mesma forma que qualquer fenômeno científico. Neste mundo, é provável que já tenha ocorrido uma espécie de "revolução mística", nos mesmos moldes da nossa revolução industrial. Basicamente, substitua qualquer desenvolvimento tecnológico que se pôde alcançar com a ciência no nosso mundo por um equivalente mágico, alquímico, ou coisa assim. Motores a vapor funcionam com "minério de mana", comunicação via satélite se baseia no transporte de dados através do tecido da realidade, e por aí vai. Nem todos conseguem usar a magia, mas os iniciados são capazes de produzir "pergaminhos" com feitiços preparados com antecedência, e que podem ser utilizados por leigos.
Enfim, é claro que isso não resolve a questão. O grau de divulgação não é a única coisa que você deve considerar na hora de criar um mundo, e "magia divulgada" não é o mesmo que "magia banal" (pense num mundo em que todos sabem da existência da magia, mas o método para se tornar um 'iniciado' se perdeu, e ninguém vê um mago de verdade há gerações). Mas eu procuro usar esses nível como linhas-guia na hora de criar um mundo novo. Tenho uma predileção pessoal pelos mundos em que magia ainda é algo misterioso (meus mundos quase sempre ficam no nível dois, às vezes no três, e MUITO raramente no um ou quatro).