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Dicas & Ideias / Itens Mágicos Ridiculos
« Online: Dezembro 23, 2013, 01:25:07 am »
Okay, o outro tópico sobre itens magicos me inspirou a criar esse. A brincadeira é bolar itens mágicos ridículos, tipo:

- ALABARDA GIGANTE DA FURTIVIDADE: uma alabarda que confere bonus de furtividade. Isto é, caso o usuário consiga equilibrar o bastão pesado e gigantesco que compoe a arma.

 :bwaha:

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Dicas & Ideias / Itens Mágicos são toscos
« Online: Dezembro 23, 2013, 01:03:50 am »
Após jogar uma sequencia de Baldurs Gate 1 > Baldurs Gate 2 > Planescape Torment (todos games baseados em D&D) no ultimo mês, eu descobri algo que me incomoda: Itens mágicos. Não sei se to usando o termo correto aqui. Na verdade existem itens mágicos muito interessantes nesses jogos, mas em contrapartida existem outros que dão uma verdadeira brochada na coisa toda. Alguns exemplos pra ilustrar o ponto:

Ítens mágicos LEGAIS:

(click to show/hide)

Ítens mágicos TOSCOS:

(click to show/hide)


Perceberam a diferença ? Os primeiros ítens ajudam a colorir o mundo, seja trazendo uma história de seu passado, ou ilustrando algum aspecto interessante que retrata a natureza ou costumes deste, etc. Já o segundo tipo de ítem mágico é desprovido de cor ou algo além de mera utilidade. É um "ítem mágico genérico". :eca:

E o pior é que a tendência nesses jogos é você começar a esbarrar com o segundo tipo de itens mágicos aos montes conforme vai ficando mais forte. Chega uma hora que você abre um baú e.. ítem mágico genérico. Mata um monstro e... ítem mágico genérico. Chega numa loja e.. ítens mágicos genéricos. Sério, chega a um ponto em que TODOS os vendedores têm itens mágicos disponíveis em seu inventário. Como se o sujeito chegasse num estabelecimento e..

"MANUEL! AINDA TEM ESPADA MÁGICA AÍ ?", e o Manuel grita.. "ACABOU! MAS EU ENCANTO OUTRA AQUI RAPIDINHO!!!!".

ou então..

"MANUEL! ESSA ESPADA MÁGICA PIFOU!", e o Manuel grita.. "DEIXA COMIGO! DOU UMA SEGUNDA MÃO NO GLIFO E UMA ROSQUEADA NO RUBI QUE VOLTA A FUNCIONAR RAPIDINHO!"

ou ainda..

"MANUEL! ENCANTA ESSA FACA PRA MIM???", e lá vai o Manuel... "NÃO DÁ! TO COM 15 ENCOMENDAS PRA LIBERAR HOJE AINDA! PASSA AMANHÃ!"

Porra, não tem nada mais anti-mágico do que a banalização da magia. Mas é exatamente isso que esses itens fazem, ao menos na minha opinião. Concordam ? Discordam ? Como vocês lidam com isso nas mesas de vocês ?  :sobrancelha:

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 20, 2013, 01:37:42 am »
Citação de: Heitor
> Ênfase na " narrativa", evoluindo o personagem por cumprir objetivos contextuais e construção coletiva da narrativa, DM-less e indie-shits (eficiência baseada na capacidade do jogador tomar decisões condizentes com o personagem e tema da história). Ex.: Marvel Heroic Roleplaying.


_ _ _

Ótimo post Heltor. Eu questiono se o conceito de progressão de poder sequer deveria ser tão disseminado assim. Eu vejo gêneros e premissas por aí que não pedem tal recurso, como Supers por exemplo, onde não ha progressão de poder nítida/óbvia entre os protagonistas, mas todo RPG baseado nessa premissa (ou a maioria, pelo menos) adota o conceito.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 19, 2013, 10:31:17 am »
So pra esclarecer pro Lu:

Eu nao nerfei meu persona deliberadamente ali. Eu simplesmente peguei um conceito que julguei interessante e investi nele, ignorando questoes do tipo "level de poder" ou "eficiencia em combate", etc. Eu gastei mais neuronio pensando ele conceitualmente do que matematicamente, se isso faz sentido. O fato de, no final, ele ter ficado o mais fraco do grupo, foi mero acaso.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 11:56:55 pm »
Mas todos os personagens dessa mesa de Tenra Bansho (eu adoraria ler e talvez jogar isso) são de pontuações discrepantes ou feitos com os mesmos pontos?
Pontuações discrepantes. No início do jogo você escolhe alguns pacotes de arquétipos e vai fundo. Por exemplo, o Cyberninja ali escolheu um porrão de coisas (Assassino, Ninja, ladrão, sei lá o quê), enquanto eu escolhe só um ( o agente do governo lá), o que resultou numa discrepância de pontos entre os personagens fudida. Quer dizer, pelo menos entre o meu (o mais "fraco") e o dele (o mais apelão).

Citar
Bom pra você, cara. Pena que o tópico não está sendo sobre "habilidades de combate" e sim discrepância de níveis / pontos / posto / geração / etc.
Sim, mas qual a consequencia mais relevante dessa discrepância de níveis no caso de um jogo como D&D ? 

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 11:18:48 pm »
News flash:

Meu personagem atual de uma mesa de Tenra Bansho é claramente o mais fraco do grupo. temos um "cyberninja" super min-maxer, um super-golem de porra (chamado "Bukake"), e um samurai durão. E eu sou um mero representante da corte imperial, munido apenas com habilidades políticas - ZERO de combate.

E acredite, o jogo está o maior barato.  ^_^

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 09:59:26 pm »
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Garanto que os dois podem. Uma bala na cabeça de cada um.
Pronto, os dois no nível cadáver-peso-de-papel.

Final alternativo: os dois em coma ligados numa matrix com avatares mentais, onde o pivete usa sua irracionalidade adolescente + criatividade enquanto o veterano usa sua experiencia + maturidade para combater crimes virtuais.
Nah, o grupo já tinha um decker.  :nao:

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 08:32:33 pm »
Deu vontade de fazer um pêndulo Dionísiaco X Apolínico do RPG, vai ficar só na vontade mas acho que deixando o dogmatismo pétreo do que é um jogo, indo pro lado da interpretação do "Lúdico" dê para entender.
Agora traduz.  XD

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 08:01:41 pm »
Citação de: Korko
O ponto é que dependendo da história, eu gostaria de ser o mais frágil enquanto hierarquia de "poder" dentro de jogo... Maaaas jamais o mais frágil enquanto potencial interpretativo. Repito que o problema é o que esperamos do RPG.
Isso.

Apenas um interlúdio, algo de Um Outro Fórum Na Qual Muitos Aqui Já Estiveram, preservando a grafia original. O tópico é sobre jogadores ausentes e conhecimento de regras (Eu não dou o link porque é preciso logar para ler isso):

Neste fim de semana jogamos Pathfinder com 4 novos caras.
Três jamais haviam oldo as regras. O mestre se recusou a manter a aventura e fizemos duas horas e meia de leitura sobre as regras.

Uma espécie de "penalidade" pelo descaso dos caras, que mesmo avisados com 20 dias de antescedência não se coçaram para ler nada.
Um desrepeito ao mestre que se prepara e deica para criar um bom gancho e enredo sedutor. Uma lição e tanto para os neds descompromissados.

Se 3 dos 4 nao se interessaram em ler as regras, eh possivel que esse grupo seja do tipo que não da muita bola pra regras em primeiro lugar. Nesse caso, seria mais sensato ao grupo:

a) simplesmente jogar algo mais light em termos de regras;

b) deixar que o mestre cuide das regras sozinho;

c) repensar sobre o que realmente o grupo quer jogar. Me parece haver uma discrepância de preferencias e/ou expectativas no grupo, que uma boa conversa de bar resolveria.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 05:29:46 pm »
Oops, tem razão Elfo. Malz.  :ops:

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 05:16:12 pm »
Firejay,

Sobre o Wushu, ele pode ser encontrado aqui.

Segue o básico do básico, tirado do próprio manual:

Citação de: Wushu
Descrição
Wushu funciona com uma mecânica de pilha de dados em que o tamanho de sua pilha depende de quão elaborada é a descrição de suas ações. Cada Detalhe que você acrescenta à sua descrição lhe dá um dado para a pilha. (Sempre se ganha pelo menos 1 dado, só por fazer qualquer coisa.) Podem ser descrições de manobras separadas, frases inteligentes, detalhes cinematográficos, quase qualquer coisa que aumente sua experiência "Wire-Fu". Nota: Wire-Fu se refere aos filmes de kung fu em que os atores fazem malabarismos presos por cabos (wire).

Por exemplo, alguém que diga "eu me esquivo para o lado" ganha 1 dado. Alguém que diga "eu me esquivo para o lado / e pego a espada dele com meus hashis / antes de socá-lo na cara" ganha 3 dados. Alguém que diga "eu pego a espada dele com meus hashis / quando a ponta está a milímetros da minha cara, / então viro a espada na direção contrária / enfio na goela do desgraçado / e sussurro: 'não pode ver que estou querendo comer aqui?'" ganha 5 dados. Assim, tudo que contribua para a atmosfera do jogo se torna uma boa tática.
Obviamente, nem todo detalhe é apropriado para um jogo. Por isso, o GM e os jogadores têm o direito de vetar qualquer Detalhe que não esteja no clima do jogo. Para que isso funcione, é importante entrar em acordo sobre o clima e o tom do jogo antes de começar a jogar. (Pode-se usar de referência alguns filmes com o clima desejado, garantindo que os jogadores também tenham assistido.)

Para controlar o compasso e o tom do jogo, o GM pode definir um limite de pilha no número de dados que o jogador pode rolar de uma só vez. 3-4 dados por jogada resulta num combate muito mais violento, mais brutal; é um bom limite para cenas menos importantes ou para aquecer, no começo do jogo. Quando as coisas ficam mais dramáticas, provavelmente vão ser necessários 6-8 dados por jogada. Isto é especialmente verdade quando lutando com vilões principais; você vai querer um limite alto de dados, para que seja possível atacar e contra-atacar várias vezes antes de parar para rolar os dados. Entretanto, isso não significa que se tenha de ganhar o máximo de dados por turno. Tentar encaixar umas manobras a mais no fim do turno pode tirar todo o fôlego da sua descrição!

Resolução
Personagens em Wushu são definidos pelos seus Atributos (“Traits”), que variam de 1 a 5. Quando for para rolar os dados, escolha um Atributo que for relevante para a ação que foi descrita. (Se você não tem um Atributo relevante, o valor padrão é 2.) Todo dado que rolar acima do valor do Atributo é uma falha; os que rolarem iguais ou menores são sucessos. Se ninguém está se opondo ou resistindo à ação, basta um sucesso. Se alguém está resistindo, ele vai rolar alguns dados também. Quem tiver mais sucessos ganha. (Empates vão para os jogadores, já que são os heróis, e coisa e tal...)
O principal para jogar Wushu é entender que tudo acontece exatamente como o jogador descreve, e quando ele descreve. Isto é chamado de O Princípio da Verdade Narrativa. Rolar os dados só diz o quanto as ações narradas colaboraram com o avanço da cena. De certo modo, os dados existem para saber quando parar de lutar (ou perseguir, ou falar, ou qualquer outra coisa).

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 05:03:05 pm »
Citar
Eu até tenho certa tara por belicismo tático, confesso, mas eu gosto muuuuito mais da "orgia da imaginação".

Claro, porque ambos são mutuamente excludentes e você não pode ter ambos ao mesmo tempo. Oh, Olá Anos 90. Eu achei que você já tinham acabado há uns 13 anos.

Claro que podemos ter ambos. Mas a partir do momento que se descarta a possibilidade de termos personagens de níveis muito divergentes do grupo (como o pivete de 15 anos ou o veterano de guerra de 50) em prol do "equilíbrio mecânico-funcional", você já está tomando uma posição clara entre esses dois campos, ao invés de mesclá-los como seu post parece propor.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 03:48:17 pm »
O Este Corpo Mortal é um jogo voltado para personagens com níveis de poder diferentes, tendo recursos de equilíbrio para a "influência narrativa".

 o Wushu é um jogo voltado quase que exclusivamente para "Influência narrativa" e é a melhor coisa que eu já usei para Supers, comportando desde uma criança paranormal à um Deus interdimensional no mesmo grupo sem muito problema.

 O importante para mim é esse conceito de "influência narrativa"... Mas é o que andei conversando por aí, meu lance com RPG é menos jogo e mais "orgia de imaginação".

Isso! Muito bem colocado meu caro Korko!

Eu até tenho certa tara por belicismo tático, confesso, mas eu gosto muuuuito mais da "orgia da imaginação".

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 02:18:42 pm »
Mas Lu, eu não to criticando D&D. Só to concordando com o Taverneiro que dependendo do jogo (e do grupo) esse fator equilíbrio entre personagens se torna mais ou menos importante, e mais ou menos circumventável (essa palavra não existe, eu sei) pelo mestre. E D&D calha de ser o jogo que dá mais importância pra isso EVER. Então calma, Beth. :b

Inclusive acho que nem D&D de modo geral adota isso, mas apenas da 3ª edição em diante. Pelo que ouço do papo de grognards por aí afora, isso não existia tanto en OD&D e nem no AD&D.


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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 12:13:34 pm »
Taverna, concordo contigo. E acho que o cerne da questão é esse:

Citação de: Taverneiro
Se o sistema não dá espaço para isso, o GM acaba tendo que se desdobrar para adaptar situações

Acho que D&D 4/3.x é o rpg com a maior obsessção anal por levels e power-balancing que existe, por ser ultra-focado em um mini-game de combate minucioso e bem amarrado. Mal comparando, é como um wargame de tabuleiro. De um lado você tem exército russo, do outro o exército norte-americano, e do outro o chinês. Daí vem um jogador trazendo o "exército do Movimento Sem-Terra Brasileiro". Não dá, bicho, pois a diferença de poder pra esse tipo de jogo é algo muito importante. Existe um pressuposto de equilíbrio entre os participantes que deve ser preservado, caso contrário a diversão vai pro brejo.

Em contrapartida, existe também os Europa Universalis e Crusader Kings do rpg. Ou seja, jogos que não dão muita bola pra equilíbrio de poder, e estão mais preocupados em criar boas histórias. Castle Falkesntein me vem a mente (onde um persongem pode ser um dragão e outro um humano normal). Edições antigas de Warhammer também (onde um podia começar como um Berserker Nórdico, e outro como um "Caça-rato" XD).


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