1036
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Março 27, 2012, 03:10:06 pm »Eu quero é regras boas para o que os jogadores podem fazer fora de combate, qualquer coisa que eles possam colocar no currículo e não caia na categoria "matar monstro", nem seja definido só como um efeito colateral do que a classe de combate dele definiu.
Exatamente. É a visão que a ficha é uma representação completa do personagem e que as regras devem dar suporte pra isso. Mesmo que a característica a ser representada não tenha influência no objetivo principal do jogo.
Esse é o modelo mais tradicional, que se não existe na ficha, o personagem não sabe fazer ou não há suporte. Se o personagem é médico, ele precisa de medicina. Se ele é fazendeiro, ele precisa de agricultura. Se ele é pirata, ele precisa saber navegar. E cada uma dessas características tem que possuir algum conteúdo mecânico que envolva um tipo de subsistema que simule as possibilidades de ação esperadas do jogador. Ou seja, não pode ser somente escrever na ficha 'sou fazendeiro' e pronto.
A solução de considerar que algumas dessas habilidades podem ser consideradas somente como 'fundo' para a história do jogo e que não precisam de perícias por isso, não é bem vista.
Tem jogos que não seguem isso. No Marvel, por exemplo, a dificuldade dos testes variam de acordo com a variação da doom pool (que no fundo, é uma forma de controlar a tensão da cena através do gasto de recursos/dados) e a capacidade do personagem em realizar um teste é baseada em características genéricas que ele consiga justificar o uso durante a ação. Não existe subsistema individual para essas ações e mesmo as características que funcionariam como as perícias*, não possuem sistemas individuais para sua resolução.
Pra mim, eu prefiro a segunda opção. O Eltor me parece preferir a primeira. Nenhuma das duas é falha, o que acontece é que cada uma atende um tipo de jogador diferente.
*Na verdade esse aspecto do jogo funciona ao mesmo tempo como perícias, contatos e recursos.