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Posts - Elven Paladin

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 12, 2014, 06:33:12 am »
publicano

Imagino que conheça relativamente bem Requiem (é a linha que eu menos me interessei, e o que me chamou a atenção eram os suplementos tardios), então algumas perguntas.

Já havia esse certo anti-teísmo incipiente na Ordo Dracul? Eu me lembro vagamente que Drácula (ao menos o que se sabe dele) era relativamente indiferente a Deus (a maldição também foi uma benção, um desafio). Além disso, as Scales de cada Coil são novas, não? Eu me lembro que havia algumas práticas ritualísticas na Ordo Dracul (afinal, eles tem acesso a alguns Dragon's Nest), mas não me lembro de serem ligadas aos Mysteries/Coil.

O Invictus era explicitamente ligado à Camarilla? Eu me lembro que o Requiem for Rome sugeria isso através do grupo informal dos Invictus, que eram membro dos Senex, mas os Invictus são realmente sobreviventes da Alea Senacta?

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 11, 2014, 03:34:52 am »
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Pera, isso é MUITO interessante se tratando de "interpretação de horror pessoal". Mas me diga, essas mecânicas são do tipo "faça e ganhe prêmios" ou "faça ou se foda"?

Ambos. Em geral, Blood and Smoke não muda muito do que já aparecia no Réquiem, apenas adiciona elementos nele - a forma com que Humanidade funciona é similar, exceto que agora existem Banes para afetar ainda mais Vampiros com baixa Humanidade (e quanto menor a Humanidade, mais os Banes afetam) e Touchstones para evitar a queda dela.

E existe um detalhe ainda mais curioso - Abraçar um Vampiro é mecanicamente, menos terrível que cometer a Diablerie. Abraçar alguém é perca automática de 1 de Humanidade, (a menos que você tenha Coil of the Voivode) enquanto a Diablerie é um "breaking point" de Humanidade 1. Me pergunto o motivo disso.

Ao mesmo tempo, curiosamente um Frenesi normalmente não vai te levar a cometer Diablerie. Ao contrário, somente quando você "cavalga a Besta" que você pode decidir se comete ou não esse ato: Normally, a frenzied Beast will not force its host to commit diablerie. However, a vampire riding the wave may choose diablerie as the desire.

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Seria bom talvez uma resenha no futuro explicando as mudanças nos covenants e clãs, porque houveram muitas, no caso dos covenants me parece que o Círculo e a Ordo sofreram mais alterações.

Concordo. Eu pretendo fazer uma do Blood and Smoke até o fim do mês (só tenho que terminar de reler e ver o que eu não notei ainda).

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Ou o motor primordial de Aristoteles...?

Está mais para o Demiurgo de Platão, embora o Demiurgo seja essencialmente uma figura benévola para ele, alguém que construiu o mundo material usando o mundo das ideias como um modelo e o infundiu o caos original que era a Matéria com ordem e planejamento. O Deus-Máquina é mais um tipo de tirano cósmico que simplesmente se utiliza da própria estrutura do cosmos para seus próprios fins, relativamente alheio a almas mortais.

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 09, 2014, 10:52:31 pm »
Apenas um update enquanto eu ainda estou re-lendo o Livro:

Humanidade não é mais necessariamente um "compasso moral". Ela é mais ligada a sua habilidade a agir como uma forma idealizada e sociável de ser humano e de experimentar a vida como um humano - tanto que você pode ter sua Humanidade reduzida por ficar sem contato humano por um período de tempo (1 ano até 1 dia, de acordo com o valor), sobreviver a eventos que um humano não sobreviveria, viver mais de 100 anos ou mesmo se ligar a sociedade vampírica de modo a ser respeitado por ela (ter Status em uma Coalização).  Obviamente, ela ainda reflete alguma moralidade (especialmente, não matar alguém/s, ferir crianças e coisas do tipo).

Dessa forma, Humanidade agora lembra mais a Clarity que Changelings tem - alta humanidade o torna mais próximo e similar a um ser humano (não necessariamente alguém moralmente superior), enquanto baixa Humanidade te torna distante, estranho, alienígena. Por isso, aqueles com baixa humanidade tem dificuldade maior em compreender como humanos agem.

E como um Vampiro mantém sua Humanidade? Tendo Touchstones, pessoas ou locais que o conectam com o sentimento de ser humano, com a mortalidade e com outras pessoas. Um Vampiro pode utilizar suas Touchstones para ter bônus em suas rolagens para manter sua humanidade, e perder todas elas é algo que automaticamente reduz a Humanidade do personagem.

Outra forma é desenvolvendo Banes. Ao perder Humanidade, o personagem pode desenvolver uma certa fraqueza (ao som de sinos, dias sagrados, presença de pessoas puras ou elos com o solo onde foi enterrado) que permite ao personagem ignorar um dos seus "breaking points" (atos que fazem ele reduzir sua humanidade) a partir desse momento. É uma forma de "um monstro devo ser para um monstro não me tornar".

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Off-Topic / Re:CarnaSpell 2014
« Online: Janeiro 09, 2014, 08:03:53 pm »
E desde quando é preciso ser "aceito" por aqui?  :P

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Janeiro 07, 2014, 03:06:50 am »
Well, algo bem tradicional, só que ao invés dos tradicionais Republicanos, agora os Democratas querem colocar orações em escolas.

https://www.youtube.com/watch?v=sS76MYQhSvg&list=UU1yBKRuGpC1tSM73A0ZjYjQ

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 06, 2014, 09:47:20 pm »
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se alguém conhece a referência, o Deus-Máquina é como o demiurgo do gnosticismo, também. Em especial quando o enxergamos do ponto de vista dos demônios. Pra quem não conhece essa entidade da religião cristã, é... o Arquiteto de Matrix :P

Ou ele é o... Deus (ex) Machina.  :b

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Eberron
« Online: Janeiro 06, 2014, 02:07:32 pm »
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Não eram os amaldiçoados que faziam isso  :hum:

Não, somente aqueles que nascem com isso. Eberron foi escrito tendo em mente algumas regras do D&D 3.0, onde os Licantropos afligidos poderiam transmitir a maldição, mas isso mudou no D&D 3.5. Citando o modelo do Licantropo:

Curse of Lycanthropy (Su): Any humanoid or giant hit by a natural lycanthrope’s bite attack in animal or hybrid form must succeed on a DC 15 Fortitude save or contract lycanthropy. If the victim’s size is not within one size category of the lycanthrope the victim cannot contract lycanthropy from that lycanthrope. Afflicted lycanthropes cannot pass on the curse of lycanthropy.

E citando o próprio Keith Baker:

Eberron was originally designed for D&D 3E, but by the time it was released D&D was up to 3.5. The changes might seem fairly minor, but they can still have an impact. Notably, in 3E, any lycanthrope can spread the curse; if you’re bitten by a werewolf and turned, you can bite me and turn me. This was the impetus for the Lycanthropic Purge: lycanthropy is a dangerous contagious curse that could easily spread out of control if not contained. But 3.5 changed this so that only natural-born lycanthropes could spread the curse; a true werewolf could bite you and turn you, but you couldn’t pass it to me. This completely changes the exponential threat potential and makes the Purge seem like overkill. Hence we shifted the story to say that back in the time of the Purge, the curse was stronger and all ‘thropes were infectious; the Purge weakened it, so it’s no longer the threat it once was.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Eberron
« Online: Janeiro 06, 2014, 12:26:46 pm »
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Na 3.5, os warforgeds eram imunes a licantropia?

Não exatamente - é que para ser um Licantropo é preciso ser um Humanoide ou Gigante, e como eles são Contructos (com o subtipo Living Construct), eles não são afetados por essa condição.

Contudo, seja no 3.5 ou na 4e, a Licantropia não é algo muito fácil de ser passado (na 4e os Licantropos nascem com isso e transmitem Filth Fever/Moon Frenzy, no 3.5, somente os licantropos naturais transmitem a condição).

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 06, 2014, 12:21:09 pm »
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Me parece algo legal e impactante. Se o Blood and Smoke (que eu já comprei) não traz nada sobre isso, seria legal ler o outro livro que traz, ou não?

A questão é que a área temática que o Deus-Máquina abrange não impacta em geral, os temas que Blood and Smoke toca. Vampiros são em geral, as criaturas mais ignorantes que existem quanto ao mundo espiritual (e outros mundos) e são péssimos em notar a "Big Picture".

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Aliás, do que se trata esse negócio? É um deus todo poderoso que brinca com os seres sobrenaturais? Eu ainda não entendi a ideia e pra ser sincero acho que foi feita de modos que ninguém entenda completamente.

Aproximadamente. O Deus-Máquina é uma entidade física (não um espírito, fantasma, criatura da Sombra ou similar) e extremamente alienígena, que funciona na base da Terceira Lei de Clarke ('qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia"). Contudo, o domínio que essa entidade tem da manipulação das leis do mundo físico é tão grande que ela é capaz de afetar outras dimensões (afinal, no Mundo das Trevas, não existe essa imensa distinção entre "mundo natural' e 'mundo sobrenatural").

Contudo, ele não tem controle total ou algo remotamente próximo do mundo. Ele precisa ter acesso a uma "matriz oculta" para poder utilizar seus poderes, e para fazer isso essa 'matriz oculta" tem que ser construída e suportada por infraestrutura (bem similar ao que ocorre com a Internet, por exemplo) - destrua ou danifique a infraestrutura e você reduz bastante a capacidade do Deus-Máquina em uma certa área. E torça para que os agentes do Deus-Máquina, os Anjos, não te peguem.

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Basicamente, o plano é isolar novamente cada linha de criatura sobrenatural da White Wolf, com livros e regras específicas e sem equivalente nos outros?

Não - as mecânicas ainda são unificadas.

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 06, 2014, 12:16:41 am »
Smaug

Você decide se o Conde Fucking Drácula é o Drácula que fundou a Ordo Dracul. Eu não sei se um Gangrel Motoqueiro sem nenhum senso de ironia e pura testosterona no cérebro que é seguido por outros motoqueiros chamados de Esposas do Drácula evocam a imagem do Drácula.

Quer dizer, que parte de "Esse personagem é uma imensa piada de pura violência e macheza" é preciso reforçar para notar que o Conde Fucking Drácula não é provavelmente o mesmo Drácula que teria fundado a Ordo Dracul? Embora, existe quem jure que ele é uma cria fracassada da Grande D. Ou um neto que descende do Drácula por meio da Unholy (uma Gangrel lendária). Ou que ele é mesmo o Grande D em sua Moto Envenenada.  Você sabe, Abordagem Toolbox.  XD

Mas como algo mais próximoda verdade, a Ordo Dracul agora não alega ter o Drácula como se fundador. Ele pode ter sido, mas não é algo consensual.

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 05, 2014, 11:35:23 pm »
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mas tenho a impressão de que ele não gosta desse formato...

Touché. ;)

E um detalhe muito importante - o Gangel icônico do Blood and Smoke é nada menos que o Count F******* Dracula, do Savage and Macabre. Para quem conhecer um pouco sobre o Maioral, veja aqui (é um .pdf solto pela White Wolf):

You do not fuck with Count Dracula’s bike.

It does not matter whether the Count is riding a fine custom chopper or some Japanese machine with a pretentious viking name. It does not matter whether you have heard of me or not. The bike is mine and the bike does not get fucked with.

I am sad that I am going to have to make an example of these men, because they are
holding blunt instruments in a fashion that suggests they do not fear the Count. That
suggests that they are stupid, but also brave. The Count feels a little sorry as he separates
the first one’s arm from its socket.I’ve cracked the second one’s skull with it before somebody shouts “Quién es usted?”

Motherfucker, ain’t you ever heard of Count Dracula?

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 05, 2014, 11:13:45 pm »
De memória e sem verificar nenhum dos livros:

- Abraçar agora reduz a Humanidade em 1, ao invés de Força de Vontade.
- Atributos e Perícias acima de 6 não são perdidos caso a Potência de Sangue caia.
- Vampiros agora tem "Touchstones", pessoas vivas que de alguma forma reforçam o senso de Humanidade do Vampiro.
- Vampiros consideram quase todas fontes de dano Letal como se fossem Contusivos, incluindo quase todas armas não-sobrenaturais (incluindo lâminas, machados e cia).
- Recuperar dano agravado não consome mais 1 ponto de Força de Vontade (eu não lembro se isso já foi eliminado no Réquiem ou não).
- Humanidade mudou consideravelmente.
- Vampiros de Humanidade alta e com Potência de Sangue podem se expor a luz solar sem imensos riscos. Quanto menor for a Humanidade ou maior for a Potência de Sangue, menos tempo é disponível.
- Aura do Predador é uma habilidade mais útil (e agora existem 3 Auras, uma ligada a Força, outra a Manipulação e outra a Inteligência) e que pode ser usada contra Mortais.
- O impacto mecânico do Frenesi aumenta de acordo com a Potência de Sangue. Não queira ver um Ancião nesse estado.
- Vampiros agora tem "visão na penumbra" e o impacto da total escuridão é bem menor. Eles também são incrivelmente sensíveis ao cheiro de sangue ou de fontes dele.

De forma geral, o objetivo é óbvio - Vampiros são mais "poderosos". Na verdade, a impressão geral do Blood and Smoke é que ser um Vampiro pode não ser, necessariamente, o imenso drama e maldição que tanto a Máscara quanto o Réquiem (especialmente o Réquiem) consideravam. Pode até ser "cool" ser um Vampiro.

Pessoalmente? Fuck yeah. Eu até estou pensando em algum futuro não muito distante, dar uma chance a uma aventura de New Wave Requiem que eu considerei.  :cool:

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Eberron
« Online: Janeiro 05, 2014, 08:35:43 am »
Bom, Ano Novo chegou e eu escrevi para Eberron em 10 dias mais do que eu fiz em algumas metades do ano. Estive revendo o que eu escrevi para o cenário e vendo que áreas importantes eu ainda não toquei. Apenas mencionando algumas:

* A Última Guerra
* As Cinco Nações
* O Resto de Khorvaire (Mror, Eldeen, Demon Wastes, Q'Barra)
* As 12 Marcas +1 e as 12 Casas +1.
* Shifters
* Xen'Drik
* Os Capetas de Eberron, digo, Demon Wastes.
* Os textos "in-character" sobre Sarlona, Inspirados e cia.

Então, qual desses vocês tem mais interesse?  :)

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Vídeo Game / Re:TOP 5 - Melhores Jogos de 2013
« Online: Janeiro 04, 2014, 03:11:22 am »
Em ordem não específica:

X-Com: Enemy Within - Assim que expansões tem que ser feitas.

Brothers: A Tale of Two Sons - Eu dificilmente sou empático com personagens de jogos, mas esse jogo conseguiu esse feito.

Shadow Warrior - Eu comecei a jogar depois do Natal e odeio tanto revival 90ista quanto jogos pseudoorientalóides, mas Jesus Cristo, esse jogo tem o primeira sistema de combate corpo-a-corpo em primeira pessoa bom que eu já joguei. Vai pelo "ineditismo".

Deus EX: Human Revolution Director's Cut - Eu já tinha jogado ele no PS3, mas devido a incompetência ímpar da Square Enix, era a edição europeia que não incluía Inglês como idioma jogável. Então, depois de me sacrificar jogando em francês, quando comprei o notebook novo enfim joguei ele como se deve.

Agora, o quinto briga entre Shadowrun Returns (que pra mim é um demo), The Last of Us, Far Cry 3 (O único FPS que eu genuinamente gosto) e Metro: Last Light (apenas porque algo que o silva odeia só pode ser algo muito bom).  :b

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(em outros lugares eu poderia dizer "chupa, 4e haters!")

E qual a relação entre a 4e e isso?

Citar
Falei esse relato pra muita gente ligada ao RPG que conheço e quase todos ficaram muito surpresos.

Como diria o Lune: Puritanos!

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