Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Youkai X

Páginas: [1] 2 3
1
Sistemas & Cenários / (D&D 5e) criação de NPCs e monstros - mecânicas
« Online: Janeiro 26, 2015, 05:48:16 pm »
bem, voltei a ler os livros do D&D next e ainda me confundo todo com a criação de NPCs em especial, visto que os parâmetros definidos nos livros são vagos demais e definir nivel de desafio de NPC humanóide é meio anti intuitivo (por exemplo, arquimagoNPC  de nivel de desafio 12 ter acesso a magias de circulos maiores que personagens jogadores de nivel 12). Como determinar quantos dados de vida tem que ter um oponente de determinado nivel de desafio de forma mais precisa e não tão vaga? Como se mistura habilidades de classes jogadoras com ficha de NPC criada do zero como se fosse ficha de monstro?

2
Dicas & Ideias / Cenários próprios ou prontos?
« Online: Outubro 23, 2014, 07:18:45 pm »
Boa tarde, pessoal fiquei com uma curiosidade de um assunto sempre interessante pra discutir em D&D e rpgs em geral. Vocês preferem cenário pronto tipo forgotten o Eberron ou cenários próprios caseiros? E mesmo dos cenários caseiros voces preferem dazer algo mais fechado e definido ou algo mais aberto e colaborativo? No caso final eu ja fiz e me baseei em conceitos de criação colaborativa de jogos como Dungeon World.

3
Inscrições e Guias / Mesa online Dungeon World
« Online: Outubro 03, 2014, 10:10:45 pm »
Então, cá estou eu pra mais uma tentativa de mesa online. Mas com uma diferença fundamental. Sim, não usarei mais o D&D 4e para tal empreitada e já experimentei narrar online em outro sistema (o Marvel heroic RPG) e fui bem sucedido, mesmo que em mesa solo ou duo. Mas agora quero testar um sistema que li e amei de paixão: Dungeon World.

O que tem o Dungeon World de especial em comparação a qualquer D&D ou mesmo retroclones que tem no mercado? Esse link abaixo dirá as diferenças, mesmo que eu não concorde tanto com todas (aqueles argumentos sobre combos e numeros discordo, mas ele levanta bons pontos)

https://medium.com/role-playing-game/dungeons-dragons-vs-dungeon-world-f994982c8d7a


Então. Pretendo narrar um sistema que tem apenas 4 raças (humano, elfo, anão e halfling) e 9 classes iniciais (bárbaro, bardo, clérigo, druida, guerreiro, ladino, mago, paladino, ranger) e algumas extras que se caça internet afora, como neste outro link aqui

https://eberron-dungeonworld-edition.obsidianportal.com/wikis/classes

Também tenho algumas outras classes como warlock, shaman, necromante, etc

Mas para usar as classes fora do Core precisa da boa e velha conversa com o mestre. Por exemplo, por ora proibirei o artífice por considerar mais adequado ao estilo de jogo de Eberron ou cenários com itens mágicos mais comuns, e nessa mesa não quero usar tantos itens mágicos e nem em escala industrial, quero experimentar outra proposta de jogo.

Então, a proposta é um jogo de exploração, perigos excitantes, algumas dungeons aqui e ali, monstros, uma dose de intriga, bastante ação dinâmica e fantasia. Usando mais a ficção e as regras mais dinâmicas em termos de funcionamento de ação

Eu busco preencher no mínimo mais uma vaga e no máximo 3.

Vagas de jogadores

1 - Kinn (escolheu jogar de soulknife do link que encontrei. Raça ainda a escolher)
2 - Frost (escolheu jogar de paladino humano fanático de assustar)
3 - Barão (escolheu jogar de bárbaro elfo)
4 -Wilken/Kear/Willian (escolheu jogar de guerreira halfling)
5 - MagoCego (escolheu jogar de clérigo humano) Paty (escolheu jogar de barda elfa)

A ordem é de chegada, mas também depende de eu confiar no jogador como alguém assíduo e presente.

A mesa será quinzenal. Quartas as 19 e meia e depois passando para 20:30 devido ao horário de verão.

Estejam com as mentes afiadas, pois é um jogo que começa com os PCs criando junto comigo o cenário, arredores da aventura e vinculos entre personagens jogadores. Quero fazer uma pré sessão com essa montagem de fichas e talvez se muito, um roleplay básico com algum combate teste.

O nível inicial será o primeiro. Lembrem-se, que no Dungeon World o nivel 1 não é o nivel 1 de AD&D, D&D NExt ou 3.5, sendo mais parecido com o nivel 1 de D&D 4e, onde você já é bem mais destacado que um zé ruela comum. Então teu guerreiro não é um guarda qualqur. É O guerreiro, é no mínimo capitão de guarda e alguém de certa importância. Mas o grupo ainda não é de lordes fodões, nem de personagens paragon ou épicos megapoderosos.

Quem tiver duvidas sobre os sistemas ou livros, só me mandar mp com email que eu tenho como oferecer umas ajudas.

4
Dicas & Ideias / Oriente - de cenários a personagens, incluindo campanhas
« Online: Setembro 10, 2014, 05:30:53 pm »
Tava falando com alguns spellianos sobre uma mesa que pretendo fazer pra daqui quase um mês, de temática fantástica oriental, Jumoyak (cenário que estou criando pra essa mesa especificamente, mas que depois posso usar pra outras mesas como cenário maior).

Dai que me veio uma idéia de aquecer esta pobre sessão da Spell: Vocês já lidaram com personagens de características asiáticas ou de origem asiática mesmo (quanto mais afastado do oriente médio e mais próximo do sul/leste/sudeste/centro da ásia melhor)? E campanhas temáticas asiáticas na Terra ou em cenários com tal estética e valores (Legend of 5 Rings, Blood & Honor, Mitica, etc e tal)? Quais valores e elementos estéticos pra vocês são indispensáveis para passar o clima certo de uma campanha desse tipo na Terra ou em cenário equivalente?

Espero ter um bom espaço de referencia para todos aqui presentes, pois é um tema que pode ser bem interessante a ser debatido.

5
Um assunto que tava uns dias debatendo com alguns amigos meus tem sido esse do titulo do tópico. Basicamente cheguei a conclusão que meus personagens jogadores são tipos intimidadores e sombrios, com histórias trágicas e pesadas, sendo que alguns poucos tem histórias mais leves. Outro ponto é que muitos NPCs meus causam estranhamento,eu diria que boa parte dos meus NPCs são femininos e chamativos, fora personagens monstruosos ou extravagantes. Depois elaboro mais sobre isso.

6
Inscrições e Guias / (VA) Mesa de Samurais em cenário fantástico
« Online: Julho 07, 2014, 11:15:04 pm »
Boa noite, vim falar em nome do VA que ele tem tido interesse em fazer uma mesa de M&M 3e de Samurais em um mundo fantástico obviamente baseado no Japão feudal.

É uma mesa que visa não só combates, mas também muita intriga palaciana e conflitos sociais, pra testar umas regras em especial. Nesse cenário os feudos humanos não estão em guerra, mas algumas variedades de youkais atacam humanos e vice versa, em uma guerra racial.

A mesa é PL 8 (120 pontos) usando a terceira edição de M&M, o ideal é que todos os personagens jogadores sejam samurais de algum tipo, desde espadachins a arqueiros ou misticos, mas nãoo impede personagens monges budistas exorcistas de youkais, cortesãs ou afins, mas lembrem-se de não fazer um personagem inutil fora de combate.

E o recado foi dado, inclusive apoio ser usado o roll 20, que é gratuito e funciona muito bem.

7
Campanhas Online / Mesa de supers época de copa (Cenário próprio)
« Online: Abril 28, 2014, 09:48:17 pm »
Antes de mais nada, alertando que de uma mesa de 5 jogadores, já 3 vagas fram preenchidas (Vincer, Rafa e Captain Kath, mas sempre pode ter alguém dropando)

Então, spellianos, desejo narrar em junho e julho uma aventura no meu cenário de supers ligado aos metahumanos que surgiram com o acidente no LHC em 2009 nesse mundo. O cenário ainda está travado em 2012 (fim de outubro/início de novembro, mais especificamente). O Rafa já falou que quer fazer um super herói treinado e bem equipado na linha do Batman ou membro da bat-familia, possivelmente independente. Vincer já deu algumas idéias e enfim pensou em um herói que ativa furia como o Hulk, mas cujo poder seria de gerar energia explosiva ao redor dele (algo tipo Gambit, mas de forma mais berserker). A kath ainda não consegui falar com ela pra saber o que ela gostaria. Tem duas vagas sobrando. Por ora os supers devem ser apenas treinados ou metahumanos. Misticos só com muita ponderação e elementos de viagens globais e esquemas do tipo, algo a ser visto com bastante cuidado.

As duas vagas ficam em aberto e tem quase todo o mês de maio para serem preenchidas devidamente.

Em seguida explico os detalhes do cenário aqui, mas basicamente apenas Europa, Norte da África, Turquia, Caucaso e Oriente Médio tem metahumanos em quantidade significativa. O tema da campanha pode ser melhor definido com conversa em grupo.


Quanto a dias da semana, pra mim os melhores seriam terça ou quinta a noite.

8
Dicas & Ideias / Cenário de fantasia com MECHAS!
« Online: Fevereiro 20, 2014, 05:32:10 pm »
Como já tinha comentado com alguns spellianos, estou criando para uma futura mesa pra agosto/setembro um cenário de fantasia renascentista com um elemento o qual nunca fui muito inteirado, mas que sei lá porque começou a me chamar atenção (deve ser por causa de um sonho e ver que daria certo a idéia). Sim, falo de MECHAS, os populares robôs gigantes pilotáveis.

Em essência o cenário (ainda sem nome, embora o planeta tenha um nome, no caso Izbreneil) se passa com foco no continente de Nultora, o equivalente a Europa, com vários reinos e um império que buscam se expandir formando colônias em outros continentes, equivalentes aos outros continentes que temos no mundo e alguns outros sem uma equivalência tão direta.

Os mechas surgiram há pouco mais de 120 anos, no reino de Älginz, que seria uma mistura de Alemanha com Suíça, mas também uma magocracia com um conselho parlamentar (e famosa também por bons maquinários e mercenários coloridos que se aliam a qualquer um sob o tilintar das moedas). Os conhecimentos sobre a fabricação de mechas se espalhou pelos reinos que contrataram Älginz ou firmaram alianças, ou por engenharia reversa mais o uso de magias de adivinhação e entendimento de objetos (sim, o cenário é claramente high-magic).

Recomendações de filmes, animes e jogos que possam inspirar (Escaflowne já tá na lista)? Mais idéias sobre como mechas mágicos podem afetar o mundo?

Os mechas seriam o equivalente a cavalaria e artilharia num exército, sendo vitais, mas não tendo tantas unidades, embora não sejam uma visão rara, e quase qualquer um já viu mechas em ação no continente de Nultora.

Em breve falo mais informações sobre os reinos, sobre as características do mundo e etc (sim, planejo criar algo sozinho pra uma ou mais campanhas nesse cenário).

9
Poisé, já falei no shoutbox aqui e pra algumas pessoas em PVT uma situação bem inesperada que ocorreu em mesa. Os detalhes falarei depois.

Mas basicamente, vocês já testemunharam soluções criativas pra evitar um combate ou puzzle ou outro tipo de encontro conflituoso? Daquelas que deixam o mestre bem boquiaberto e surpreso? Se sim, dê seu testemunho aqui!

Depois do que vi acredito que jogadores criativos e suas soluções ultrapassam sistemas (embora alguns possam ajudar de maneiras incríveis a ter esses saltos de lógica loucas). No meu caso, foi numa mesa de D&D 4e (em outros lugares eu poderia dizer "chupa, 4e haters!")

10
Dicas & Ideias / Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 17, 2013, 10:39:38 pm »
Esses dias fui buscar uma mesa pra jogar, e descubro uma mesa de Forgotten Realms em D&D 4e! Mas não confio muito nas habilidades mecânicas e narrativas do mestre em questão, mas mesmo assim fui lá perguntar sobre nivel, sobre que jogadores estão na mesa. Aí descubro que dois estão no nível 5 e um no nível 3 e que eu entraria no nível 3! Aí disse que não, obrigado. Fiquei chateado com uma proposta de mesa assim em pleno século XXI (aliás, sei que poderia ser pior, de ter que começar do nível 1 mesmo).

Qual a opinião de vocês sobre niveis desiguais? E que jogos ainda praticam essas coisas (que particularmente acho abomináveis)?

11
Dicas & Ideias / Representatividade de minorias e não tão minorias nas mesas
« Online: Outubro 23, 2013, 11:49:29 pm »
Uma curiosidade que tive, baseada no que vi na comunidade de RPG de Salvador. Como é a representatividade étnica humana nos cenários de fantasia (e também modernos e sci-fi) de vocês? Aparecem personagens diferentes dos típicos caucasianos europeus ocidentais? Em que proporção? Que outras minorias aparecem (homossexuais, bissexuais, canhotos, religiões diferentes da padrão, deficientes físicos e/ou mentais, etc). Fora os humanos, o quanto aparece de raças não-humanas diferentes (desde elfos e anões a raças mais bizarras)? É comum nas mesas de fantasia de vocês aparecerem ou levarem em conta gente diferente dos povos europeus mais conhecidos?

OBS: Quero só ver o Silva responder essa, hahahahaha

12
Dicas & Ideias / RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Outubro 08, 2013, 10:10:58 pm »
Uma coisa que notei na comunidade rpgistica daqui de Manaus é que a maioria (ou os mais vocais, tirando o meu grupo de jogo e uns conhecidos) são de dinossauros conservadores e mãos de vaca. Jogo de fantasia? Só D&D 3.5 ou no máximo do máximo um pathfinder. Nem 4e nem mesmo Old Dragon. Horror? Só presta o Vampiro a Máscara e outros títulos do velho WoD, deixando de lado o novo WoD. Gêneros diferentes? Só os de livros lançados na virada do milênio pela Devir. Gastos com RPG? Quase nulos mesmo, sem interesse por novidades. Pq o público age assim? Depois não podem reclamar que não há evento ou que o RPG em Manaus (e pelo visto, no Brasil) decai e não tem um bom espaço. Reclamam do preço dos livros, mas outros grupos nerds, como os otakus e jogadores de Magic consomem horrores em seus produtos (como toucas, roupas, figurarts, gashapons, action figures, aquelas cartas raras de magic, dentre outros) sem nenhum problema (ou pesando racionalmente, mas com condições de gastar bem no seu hobby favorito). O que leva o RPGista, ao menos o manauara a ser tão mão de vaca e não buscar novidades, seja na forma de jogar ou em busca de cenários e sistemas diferentes?

Adendo: Já vi um mesmo jogador rejeitar jogar numa mesa minha pq o sistema era em inglês. Esse mesmo jogador não gosta do novo WoD porque não tem mais o clã favorito dele e só queria entrar na minha mesa de Dungeon World se pudesse jogar de mago, mas já tinha mago na mesa, pq ele "só joga com mago".

E aqui fica meu desabafo. Inclusive o Aluriel postou na comunidade um desabafo mais indireto, "O Manifesto dos Poliedros", que ficou bem interessante, mas duvido que o público do grupo de facebook tenha captado mesmo as indiretas e mensagens lá.

13
Dicas & Ideias / [Supers] Reality Show de heróis
« Online: Outubro 08, 2013, 04:51:35 pm »
Recentemente o Aluriel começou a narrar uma mesa com uma proposta bem interessante e relativamente inusitada (baseada no anime Tiger & Bunny): Reality Show de super heróis.

Simples, os crimes nas cidades são em geral resolvidos não pelos policiais, mas sim por metahumanos (e alguns poucos humanos treinados sem poderes) que decidiram virar super heróis. A polícia se foca mais em investigação e proteção enquanto o trabalho "glorioso" de acabar com criminosos comuns ou supervilões cabe aos super heróis. Muitos deles são patrocinados por empresas e ganham um bom dinheiro ao serem capitalizados de diversas maneiras e enquanto são filmados em ação.

Nesse cenário há pelo menos 4 escalões de super heróis. Desde os heróis mundanos e de poderes fracos e específicos demais do time D, passando pelo C, pelos heróis do time B (onde se situam os PCs da mesa e uns NPCs. A coisa vai afunilando). Termina com os heróis fundadores, já mais velhos, na casa dos 40 a 50 anos, com poderes equivalentes aos grandes heróis da Liga da Justiça, por exemplo.

O que acham dessa abordagem de cenário de super heróis? Já usaram ou viram alguma vez em mesa tal tipo de abordagem? Acham que ocorreria isso se surgissem metahumanos com poderes variados entre fracos e muito fortes?

14
Design & Desenvolvimento / 13th Age - Zeppelins & Zigurates
« Online: Setembro 20, 2013, 10:26:59 pm »
Olá a todos os spellianos. Eis que decido (após falar com o VA, claro), ressuscitar o cenário Zeppelins & Zigurates, que foi esboçado na antiga spell e contava inclusive com sub forum, este aqui: http://spellrpg.net/forum/viewforum.php?f=112&sid=4eb09b056f94ece047cbbd49fd2db548


Então, D&D 4e morreu e agora sobre um sistema novo que sucede espiritualmente a 4e, 13th Age. Queria fazer o cenário para esse sistema, com algumas adaptações específicas. Por sorte as raças não precisam de muitas adaptações (mais estéticas e olhe lá, fora levar em conta a mecânica mais simplificada delas), mas certamente será necessário fazer uma classe equivalente ao artífice, que chamariamos aqui de Engenheiro.

também seria legal definir os Ícones do cenário. Já pensei em alguns: A Rainha Gloriosa (humana, algo equivalente a Rainha Vitória), o Imperador Dragão (do Império dos draconatos equivalentes), o Chefe da Companhia de Comércio Global (um anão empresário bem rico e poderoso), a Almirante das Profundezas (uma drow que comanda um gigantesco submarino), a Rainha das Fadas (provavelmente uma alta-elfa). Ainda faltam alguns a serem bolados.

Dicas? Idéias? Inspirações? Comentários?

15
Dicas & Ideias / Personagens femininos
« Online: Junho 25, 2013, 02:00:01 am »
revivendo um assunto que aparece de encarnação em encarnação da Spell: sim, isso mesmo, personagens jogadores femininos, especialmente os interpretados por homens (ou homens interpretados por mulheres)

Como vocês lidam com personagens assim? Vocês interpretam com que freqüência esse tipo de personagem? E como narradores? O quanto de personagens femininos vocês colocam? Nenhum, pouco, equilibrado, muito ou "sou uma produção de fanservice puro"?

Que dicas vocês dariam a quem interpreta ou pretende interpretar personagens femininos?

Páginas: [1] 2 3