Por monte de motivos, decidi mudar o nome do topico e expandir a gama dele, para não ser apenas sobre Hacks de M&M, mas tambem para outros sistemas.
Assim posso variar mais as coisas...
Eu não sei o quanto de vocês ja ficaram meio se perguntando porque Mutantes e Malfeitores tem 6 Habilidades (2ª edição) ou 8 habilidades (3ª edição), quando 4 ou menos já seriam de bom tamanho.
Esse é um esboço de um brainstorm que tive lendo
Tri-Stat dX e
Mini Six, especialmente o ultimo (porcaria Paypal, porque você não liberá meu cartão? Eu quero comprar Mighty Six!), então ainda falta muuuuuita matematica e teste pratico para ter certeza que não fiz alguma mudança estupida, que vai provar o sistema inteiro entrar em colapso...
Os quatro Atributos passam a ser
Vigor (basicamente Força e Constituição, já que ambos são meio "meh" em M&M...),
Agilidade (Destreza, que continua meio "meh"...),
Raciocínio (Inteligência, mas com um pouco de Sabedoria) e
Perseverança (Carisma, mas também com um pouco de Sabedoria, para deixar de ser tão "meh").
As outras mudanças que já rabisquei são as seguintes:
Perícias:Atletismo
Ciência
Erudição
Interação
Ladinagem
Medicina
Natureza
Ocultismo
Performance
Profissão
Prontidão
Tecnologia
Veículos
Salvamentos:Reflexos: [Agilidade + Raciocínio]/2, Resistência: [Vigor + Perseverança]/2
Fortitude: Vigor
Vontade: Perseverança
Combate:Iniciativa = Agilidade
Ataque Corpo-a-Corpo: [Vigor + Agilidade]/2
Ataque a Distância: [Agilidade + Raciocínio]/2
Trade-Offs:Reflexos<=>Resistência = NPx2
Fortitude<=>Vontade = NPx2
Ataque<=>Dano = NPx2
Custa das CaracterísticasHabilidades = 3 pp
Poderes = Variável
Perícias = 1 pp [2 graduações para Gerais ou 4 graduações para Especializações]*
Feitos = 1 pp
Ataque e Reflexos = 2 pp
Fortitude e Vontade = 1 pp
*De forma geral, próximo a como a regra de
Meia-Perícias e Perícias Completas do
Manual do Malfeitor funciona, Perícias Gerais tem graduação igual a metade do NP, Especializações tem graduação igual ao NP.
Eu ainda tenho que acertar as
Perícias, alem de boa partes dos
Feitos e
Poderes, mas por hora vamos nos preocupar com o básico e como eu sou um designer de regras pior que o Cassaruman.
Então, alguma sugestão?