Rússia iniciou no início dos anos 200 a criação de uma legislação que cerceava a possibilidade de pessoas se reunirem sem expressa autorização dos Estado. Hoje já vigoram leis que proibem uma pessoa de ser expressar na rua. A banda pussy riot foi presa por protestar. Mas ´a Rússia ela só é democrática desde 1989...
Temos um país sem tradição em democracia, que começa uma bem frágil e não muito depois tem no poder um presidente que era do grupo político que mantinha o país fora da democracia... qual é o natural para ele e seu governo? Cercear a democracia, porque antes tudo era cerceado "e o país funcionava" - como dizem inclusive os defensores de Putin.
EUA depois dos atentados de 09/11 foi passado a lei do ato patriótico sob a égide que era proteger os cidadãos americanos. Hoje o governo conseguiu expandir o escopo dessa lei que ele tem o direito de matar um cidadão americano com um drone. Nem entro nos detalhes do estupro que foi feito na privacidade de todas as pessoas usando essa lei.
Aqui já é safadeza mesmo, que a direita usou se aproveitando do choque do 11 de setembro. E esse mesm choque forçou às vozes discordantes a se calarem.
Não estou ciente do caso da Turquia, então vou pular.
===
E discordo de forma radical contra tudo que você escreveu aqui. Não há ser capaz de dizer o que uma pessoa pode ou não fazer. Mesmo que a conduta que ele esteja tomando seja prejudicial a ela.
Embora haja uma linha bem complicada aqui, há casos bem simples que podem atestar o que mencionei, como anorexia, exposição a drogas, químicos ou outros que alterem radicalmente as faculdades mentais da pessoa. Me parece justo proteger a pessoa de si mesma em casos assim. Tentativas de suicídio costumam ser o caso também.
E podemos trazer estudos que digam o contrário E EU continuo sem câncer de pulmão.
Já citei sobre câncer ser loteria e o caso do meu avô + caso do irmão de minha avó. Câncer não é o ponto, nem nunca foi.
E Usher já fez a observação mais relevante sobre o assunto: ainda que você possa encontrar estudos, será que a comunidade científica reconhece eles? Será que esse estudo passou pela régua da avaliação dos pares? Tenho certeza que não, pois não há nenhuma polêmica na comunidade sobre cigarro fazer mal - e olha que há muitas polêmicas sobre diversos assuntos na comunidade científica, mas essa, com certeza não é uma delas.
Só que nos dois grupos nós somos incomodados e podemos nos retirar do lugar. É um ambiente público. Todos devem ter o direito de usa-lo sem ter seus hábitos, ou vícios, cerceados.
E a recíproca é verdadeira. É um ambiente público e quem não fuma não deve ser obrigado a fumar passivamente ou a ser forçado a se retirar, só porque quem fuma quer fazê-lo sem se preocupar se incomoda o próximo ou não.
Por que pra mim as duas coisas são bem parecidas. Nenhuma entidade tem o direito de me proibir de fazer algo seja por que ela acredite que aquilo é errado ou pq aquilo me faz mal.
Acreditar pressupõe que é uma crença e não uma certeza. É uma certeza, porém, que cigarro faz mal.
Vamos a um exemplo que lembrei hoje. O cinto de segurança sou obrigado pelo Estado a usa-lo e se sou pego numa blitz sem ele serei multado e perderei pontos na carteira. Pq? Por que o Estado assume que tem o direito de dizer que eu devo usar e se eu não quiser? É uma restrição que não afeta ninguém além da pessoa que escolhe usar, ou não, o cinto.
Tem tanto desvio no seu discurso que fica difícil enumerar... mas vamos tentar:
1) Afeta sim. Se você estiver com carona e não usar o cinto e houver um acidente é responsável também pelos danos que acontecer a ele, por conta de sua irresponsabilidade.
2) Em alguns tipos de acidente, a falta do cinto, pode fazer você perfurar o vidro frontal* e potencialmente atingir outra pessoa, ou seja, outra vítima, por conta de sua irresponsabilidade.
*Desconfio que os vidros são feitos hoje de maneira a evitar isso, mas a forma como o cinto se prende é feita para evitar isso.
De tudo o que vemos, seus argumentos mostram validade em cerca de 1% dos casos...
Para finalizar, achei essa imagem hoje - será que seus pontos estão respondendo o que as perguntam dizem?
Não me parece ser o caso e você não tem demonstrado evidências suficientes do contrário.