Autor Tópico: Projeto dá estabilidade de vínculo acadêmico a dirigentes estudantis  (Lida 1269 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Assumar

  • Quid inde?
    • Ver perfil
Citar
Projeto dá estabilidade de vínculo acadêmico a dirigentes estudantis

A Câmara analisa o projeto 1814/11, do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que proíbe faculdades e universidades de desligarem de seus cursos alunos que atuem como líderes estudantis. A medida beneficia as seguintes entidades: União Nacional dos Estudantes (UNE), uniões estaduais de estudantes, diretórios centrais de estudantes, centros e diretórios acadêmicos.
O texto obriga as instituições de ensino a oferecer condições para que os dirigentes dessas entidades conciliem suas obrigações acadêmicas com as atividades das agremiações.

Provas e faltas
Assim, ficará garantida, por exemplo, a possibilidade de provas e avaliações em dias alternativos, quando coincidirem com as datas de assembleias, congressos ou reuniões. O projeto também proíbe a atribuição de faltas em outras atividades escolares nesses casos.
A aplicação de outras penalidades que provoquem o desligamento desses alunos da instituição também será proibida se for motivada por atos praticados no exercício regular do mandato.
O objetivo, segundo o autor do projeto, é oferecer garantias legais para que esses estudantes não sejam prejudicados, quando assumem cargos de direção em entidades estudantis. O parlamentar lembra a importância do movimento estudantil ao longo da história do País e acredita que a medida vai contribuir para consolidar o papel político das entidades representativas de estudantes.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Marcelo Westphalem
Edição – Newton Araújo

Fonte: Agência Câmara de Notícias

"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Projeto dá estabilidade de vínculo acadêmico a dirigentes estudantis
« Resposta #1 Online: Novembro 18, 2011, 08:45:50 am »
O calendário das entidades estudantis é tão rigoroso assim que necessite de um projeto exclusivo com essa justificativa?
Digo, se é uma entidade estudantil regida por estudantes, então teoricamente, no exemplo citado, todos sabem quando são as épocas de provas e nesse período o caledário poderia ser diferenciado. Não consegui enxergar a necessidade.
Somos todos bots!

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Projeto dá estabilidade de vínculo acadêmico a dirigentes estudantis
« Resposta #2 Online: Novembro 18, 2011, 03:15:08 pm »
E vc acha que eles querem ter esse trabalho? O professor que se vire pra fazer uma prova diferente e que reorganize seus compromissos para aplicar a prova em outro dia
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Projeto dá estabilidade de vínculo acadêmico a dirigentes estudantis
« Resposta #3 Online: Novembro 18, 2011, 03:34:22 pm »
Isso parece imitar a estabilidade provisória de Dirigentes Sindicais e cipeiros, da CLT.

Offline Dragão de Bronze

  • Capitão sem navio
  • E sem tripulação
    • Ver perfil
Re:Projeto dá estabilidade de vínculo acadêmico a dirigentes estudantis
« Resposta #4 Online: Novembro 19, 2011, 10:43:57 pm »
Certamente é isso, Gegê. Se essa brincadeira passar, ser um aluno profissional vai ficar ainda mais fácil. Manipular a massa com todas as garantias possíveis. Ah, a politicagem...