Eu esqueci de mencionar, mas estava usando o exemplo do lugar onde eu trabalho. Onde por dia recebo quase 300 e-mails sim. E não vejo nenhum deles, pq pelo menos 200 são bobeira...
Mas sim, entendo o teu ponto, mas eu penso assim, se forem 120 ~ 200 emails
profissionais por dia, não tem problema! Afinal é pra isso que você tem o e-mail!
Por outro lado,
Muitos dos quais acabam ficando redundantes ou inválidos a medida que recebemos mais emails,
Isso eu também concordo. Mas eu acho que temos que separar duas coisas
1 - No caso de receber uma enorme quantidade de e-mails que circulam apenas de dentro da empresa (no caso, entre colaboradores) eu acho problemático, daí concordo com tudo o que foi falado. Que um site ou fórum resolveria o problema.
2 - No caso desses e-mails vierem de clientes, acho que todos devem ser respondidos e ter sua devida atenção, afinal, cliente em primeiro lugar, não é?
Acho que não pode existir uma generalização disso tudo. Eu também me coloco nisso, também estava generalizando.
Sei que existem tarefas que podem ficar mais práticas se usadas por outros métodos e não por e-mail, mas também tem coisas que são complicadas de se substituir.
No caso anterior ao que citei, sobre algumas pessoas preferirem entrar em contato via e-mail em vez de ligar, também tem a solução do atendimento via chat online. mas eu acho que, apesar de mais organizado, acaba te tomando muito mais tempo. Salve casos onde a troca de e-mails vira um "chat"...