Agora, pra livro, amigos, é insuperável. Se não fosse o meu amado Kindle bundão de 70 obamas com capinha com luz pra ler na cama, eu não teria lido a tonelada de livros que li ano passado. Eu recomendo demais que todo ser humano arrume um. É o tipo de coisa que revoluciona a vida de alguém.
Madrak mata a charada aqui: desde que eu comprei o Kobo, eu sinto que li MUITO mais livros do que teria lido sem ele. É realmente insuperável, fácil pra carai e, pela portabilidade e facilidade, você está o tempo todo lendo alguma coisa. Ainda mais pra mim, que gosto de reler livros, é só deixá-los na memória e pronto.
Na faculdade (e quanto terminei), eu estava sem ler nada que não fosse obrigação. Agora que posso ler por prazer, é uma maravilha.
Cara, eu lia esporadicamente durante a faculdade. A biblioteca do meu padrasto tem mais livros do que a biblioteca municipal de onde a gente morava, então, eu tinha acesso irrestrito a todos os clássicos. Tipo, todos mesmo. Praticamente todos os grandes livros lançados antes de, sei lá, 1950, ele tinha várias cópias. Sabe como é, amante de sebo, conta em diversas livrarias, escritor e tal.
Mesmo com todo esse acesso a livros, eu ficava em no máximo uns 5 por ano, e não é porque eram chatos não. Nessa época eu li "100 anos de solidão", "o velho e o mar", "nada de novo no front" e tal. Só livrão.
Depois do kindle (que eu comprei pra ler logo o 5o livro do Game of Thrones), eu passei a ler muito mais, mas MUITO mesmo. Ano passado, foram 28. Isso pra mim, como o Madruga disse, é uma comunhão de 2 fatores:
1-
O acesso a livros digitais é muito fácil. Em 2h, procurando direito, eu pesquisei atores de realidade fantástica e encontrei toda a bibliografia dos caras. Foi coisa de 30 livros. Puff,
upload to kindle e golaço, meses e meses de diversão garantida.
2-
A tela do kindle me agrada aos olhos. Pode parecer besteira, mas muita gente diz "Ahhh eu não consigo ler no tablet" e coisa do tipo. Gente, quem nunca usou um, não consegue imaginar como é agradável. Sério, é muito
gostoso de ler ali. Não cansa os olhos, não pesa, não precisa segurar a lombada do livro pra dobrar as páginas, e muito mais coisa.
Esses dois motivos juntos, acabaram fazendo com que eu lesse
por prazer. Antes, eu lia por passatempo. "Ahh, 2h de ônibus pra ir e voltar da faculdade, vou levar esse livro aqui". Hoje, eu em casa, deito no sofá, pego o kindle e penso "poxa, não tô afim de jogar videogame, tô afim de ver como termina aquela história que eu comecei a ler".
Cara, isso pra mim, é muito impactante. É uma mudança muito grande por causa de um gadget. Até minha mulher quando viu como eu estava lendo comentou que 'não sabia que eu gostava tanto', e a diferença é essa:
Eu passei a gostar muito mais de ler no kindle.