Skar, você leu esse oitavo livro da Torre Negra? O Vento pela Fechadura? Quase ganhei ele de Dia dos Namorados.
Cacetaaaaaaaaaaaa! Tava sabendo disso não!!! Mais um pro Kindle.
E o Wild Cards presta?
Sobre os que eu li recentemente, eu resolvi escolher e 'finalizar' alguns autores de realidades fantásticas. Acreditei na sabedoria popular, e vi na Amazon a lista de top 100 autores.
A maioria dos livros é bem similar, se diferenciando mais na parte relacionada à magia.
Comecei pelo Patrick Rothfuss (indicado nesse tópico mesmo).
- Muito legal. Gostei realmente. O cara tem uma abordagem interessante de que magia está ligada ao nome das coisas. Esses nomes sendo coisas obscuras e esquecidas que exigem um estado de espírito específico para 'lembrar'.
Ele tem 2 livros prontos de uma trilogia. "The Name of the Wind" e "The Wise Man's Fear". O último ainda não saiu.
Entrei num Killing Spree do Brandon Sanderson (esse eu peguei na Amazon).
- Tô no sexto livro seguido do cara. A leitura sempre é tranquila, com algumas reviravoltas e tal, mas em geral sem grandes complicações. É fácil de ler, até em inglês.
-- Warbreaker: Sobre um mundo onde a magia está ligada às cores e a "breaths" que cada pessoa tem. Todo mundo nasce com 1, mas pode dar ou vender pra alguém, então os 'magos' são so caras que tem 50, 100, 1.000 'breaths'. Eles animam coisas coloridas, como tecido e tal, drenando a cor das coisas e soprando breath dentro, dando comandos a esses objetos animados. A trama se desenrola na corte dos 'deuses renascidos', pessoas que morreram e decidiram voltar e são tratadas assim como seres superiores.
-- Elantris: Interessante abordagem de uma cidade mágica, onde os habitantes eram tidos como deuses. Aleatoriamente algumas pessoas acordavam iluminadas e seguiam para lá, para serem deuses. A magia está ligada a glifos desenhados no ar. Acontece alguma coisa e esses deuses decaem, ficam doentes, e os novos iluminados na verdade ficam doentes e os glifos param de funcionar. Tudo isso no contexto de uma guerra civil.
-- Trilogia Mistborn: Muito legal. Um mundo meio apocaliptico onde a magia tem algumas faces diferentes. A mais normal é Allomancy. Os mistlings e mistborns são allomancers que ingerem e queiman metais ou ligas específicas dentro de si e recebem alguma coisa com isso, como força, sentidos aguçados, manipulação de metais, etc. O primeiro livro é bom, o segundo é bem surpreendente, mas o terceiro cai um pouquinho até o final, quando melhora. Em geral, gostei bastante.
-- The Way of Kings: Lendo agora. Estranho, pra falar a verdade. Tô na metade do livro e ainda não entendi bem. Tem muitos seres mágicos no mundo, tem algo a ver com umas tempestades e tal. Ele deve explicar melhor daqui a pouco. Mas é interessante. A maioria dos capítulos se passa numa área de cerco, entre duas grandes nações. A magia tem a ver com a luz dessas tempestades. Os caras que conseguem sugar essa luz podem fazer umas macacagens com a gravidade e tal. Existem alguns artefatos legais, tipo espada e armadura que também tem a ver com essa stormlight.
Depois desses, vou começar a ler o Brent Weeks (3 livros) e o Roberto Jordan (13 livros - uma série de 12, Wheel of Time, que não foi ele quem terminou porque morreu antes. A mulher dele contactou o Brandon Sanderson para que ele terminasse a série a pedido do marido. Foda né?
).