Estou lendo os primeiros livros da série
Ciaphas Cain.
Normalmente eu não gosto de livros tie-in/universo expandido, e o universo grimdark de Warhammer 40k era útil para jogos mas as histórias passadas nele não eram interessante.
Mas eu abri uma exceção para Ciaphas Cain pelo tom humoroso e mais leve da narrativa. Os livros contam as memórias do comissário titular, um grande herói que liderou exercitos pela galáxia para derrotar perigos alienígenas e forças da escuridão, enfrentando pessoalmente alguns dos seres mais perigosos da galáxia.
Ele também é um grande covarde egocêntrico que passou séculos formando sua fama de herói, manipulando as pessoas ao redor para manter sua imagem e ficar o mais longe possível do perigo.
Meu detalhe favorito é que, apesar de seus defeitos (ou por causa deles), Cain acaba sendo uma das pessoas mais razoáveis de Warhammer 40.000, tentando o possível para evitar a morte desnecessária de seus
escudos humanos soldados e tentando negociar com algumas das forças alienígenas, ao invés de começar o protocolo Purge The Xenos (pelo menos enquanto estão na mesma sala que ele).