O contexto de Turma da Mônica é bem diferente do contexto das HQs americanas, que por sua vez é diferente do contexto dos mangás.
Turma da Mônica é fácil de acompanhar. Você pode comprar qualquer edição e entender a história (talvez não da Turma da Mônica Jovem). Não há muita preocupação com continuidade ou concisão. É pegar uma edição, ler e rir.
Mangás têm início, meio e fim e são vendidos como se vende jornal. Japoneses não exigem coloração ou papel de qualidade num mangá. É um negócio que eu compro correndo na banca de revista com algumas moedas e vou ler num metrô.
Além disso, a continuidade dos mangás existe, mas é menor. Grande maioria dos mangás têm começo, meio e fim.
HQ's americanas são bem diferentes de ambas. Começando na Era de Prata, as histórias começaram a ter continuidade, aparentemente uma continuidade infinita. O público quer papel de qualidade e coloração. HQ's são um mercado de nicho por aquelas bandas, sendo em sua maioria lidas por nerds gordos e chatos e vendidas em lojas apenas para HQ's.
Por ser um mercado de nicho, é difícil inovar de verdade e lançar qualquer coisa além do gênero majoritário (super-heróis). Por não ter outros gêneros, outros públicos não se sentem atraídos. É como um ciclo vicioso de público nerd: não há outros gêneros porque só nerds leem, só nerds leem porque não há outros gêneros.
Claro, há graphic novels como Retalhos, Maus e Scott Pilgrim que conseguem alguma fama, mas não tem jeito, eles não conseguem o mesmo público dos super-heróis.
EDIT:
Alguém vai acompanhar Justice League Dark?
http://comics.ign.com/articles/119/1197299p1.htmlFiquei bem interessado.