Autor Tópico: Gerenciamento de tempo, produtividade e foco  (Lida 4984 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Online: Abril 29, 2013, 10:17:10 am »
Um dos grandes problemas que temos é sempre o de como aproveitarmos o tempo, evitar procrastinações e obter sucesso na vida (???). Afinal, Tempo é o nosso recurso mais precioso, que só se esgota, nunca aumenta.
Eu não me considero dos piores procrastinadores, mas também não sou o ser humano mais eficiente e determinado que conheço, mas sempre tento reverter isso. Em parte a Internet (e a Spell) tem culpa disso, mas no fim das contas a culpa é só minha.

Então resolvi criar este tópico para ajudarmos com dicas úteis e relatos de experiências (boas ou ruins) de como a deixar as coisas feitas, podendo, inclusive, serem fundamentadas em leituras especializadas no assunto ou dicas de software.

Pessoalmente, o que sempre me motivou e atenuou minha preguiça foi me interessar pelo que eu fazia (basicamente sempre meu único trabalho foi estudar, e ainda continuará sendo). Estudar, de fato, não é a coisa mais interessante do mundo, mas há temas e temas, ou métodos e métodos. Como eu tenho um rol muito grande de disciplinas a serem estudadas, dependendo do meu humor posso estudar sempre algo que tenho interesse, mas, inevitavelmente, vou esbarrar em algo que nunca é divertido de fazer, e é aí que mora o pior tipo de procrastinação: você espera anos para que aconteça uma intervenção divina e, um belo dia, você acorde motivado para estudar aquilo; Mas não vai rolar.

Aconselha-se muito a dividir o tempo, planejar horários, se afastar do pc... Mas o meu bloqueio mental em relação a tudo isso é grande. E acho que finalmente encontrei uma ferramenta que pode, aos poucos, fazer-me aproveitar o tempo de forma mais eficiente e planejada sem doer tanto.

www.habitrpg.com

Vejam o vídeo e vocês entenderão, se mais alguém tiver interessado em usá-la, com minha experiência de 3 dias posso dar alguns conselhos.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #1 Online: Abril 29, 2013, 10:56:05 am »
Tenho problemas recorrentes de perda de foco e produtividade. Mas o meu caso se encontra em um nível onde é necessário acompanhamento psiquiátrico e medicamentoso quando ocorre.
Somos todos bots!

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #2 Online: Abril 30, 2013, 02:12:12 pm »
Deuses nem sei por onde começar. Eu já escrevo posts enormes sem ter muito o q falar...justo esse assunto?

Eu não conheço ninguém mais desorganizado, caótico e com problemas de gerenciar tempo que eu; Até conheço quem chegue perto, só parecem piores por não tentarem resolver... parte da minha semana eu gasto investigando outras ferramentas e métodos porque até hoje não encontrei o ideal para mim. Olha que já tentei *muita* coisa...

De cara vai minha primeira dica: é preciso encontrar o melhor método para cada um. Cada um tem diferentes vícios, horários do dia mais produtivos (de fato, já vi mais de uma pesquisa apontando para isso), diferentes 'déficits' de atenção e modos de melhor se concentrar... não existe a fórmula perfeita 'um tamanho para todos'.

Eu posso indicar uma porrada de coisas interessantes para testar ou ler. De gamification eu já tentei usar um site com uma analogia a regar plantas(me esqueci o nome) que é bacana mas não funcionou comigo. Depois vou checá-lo de novo, se ele ficou mais leve e prático de usar pode valer a pena... vou tentar esse habitrpg também.

Listas
No meu caso só agora estou aprendendo a lidar com listas de 'a fazer' (to do), uso a bastante tempo essas listas mas não demorou nada para elas também ficarem desorganizadas. No meu caso preciso ser seletivo com o que colocar nas listas e uso mais de uma, abro-as em diferentes momentos e tal, numa adaptação pessoal (muito modificada) do famoso e supervalorizado GTD (get things done).

http://www.nowdothis.com/
Fenomenal, estupidamente simples, sem login, sem instalações... abra o link, escreva uma lista e clique em ready. Ele mostra apenas uma coisa por vez até você clicar em 'done' e mostrar a próxima. A lista é salva por cookies no seu computador.

Eu uso isso diariamente, coloco ali tudo que tenho que fazer no dia, que precise do computador. Basta ter alguma disciplina e seguir na ordem... muito útil pq não distrai mostrando os outros afazeres.

https://chrome.google.com/webstore/detail/note-board/goficmpcgcnombioohjcgdhbaloknabb
Note board:
Extensão para o chrome, é um quadro onde pode colocar listas, notas, imagens, links, etc, etc... a um clique, sempre ali no navegador. Eu uso 5 diferentes, um para notas rápidas, coisas urgentes, 'pegar'(nomes de filmes, livros, etc), um para o projeto que estou fazendo e outro para rpg.

https://play.google.com/store/apps/details?id=ch.teamtasks.tasks&feature=more_from_developer#?t=W251bGwsMSwxLDEwMiwiY2gudGVhbXRhc2tzLnRhc2tzIl0.
Tasks Free(Android):
Melhor programa de ToDo para android, na minha opinião. Simples, bonito, rápido e prático; Sincronizado com google tasks. Eu também uso outra extensão de chrome para google tasks e raramente mexo nos tasks no meu gmail mas desde que comecei a usar esse programa prefiro fazer tudo no meu aparelho android.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.adylitica.android.DoItTomorrow&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwyLDEsImNvbS5hZHlsaXRpY2EuYW5kcm9pZC5Eb0l0VG9tb3Jyb3ciXQ..
Do it Tomorrow(Android):

Eu uso para todas as pequenas coisas que tenho que fazer mas não são tremendamente urgentes. Lista simples de a fazeres q com um arrastar do dedo são jogadas para 'fazer amanhã'. Só isso.

Tempo

Eu uso uma variação pessoal da técnica 'pomodoro'. Podem googlear se quiser, como o GTD o autor tenta vender livros e diz que é a última maravilha para algo estupidamente simples: trabalhe 25 minutos, descanse por 3-5min e após 4 tempos de trabalho descanse por 15 min ou meia hora.
Deve fazer sentido para quem trabalha com coisas chatas e mecânicas.
No meu caso é útil quando faço trabalhos que envolvam pesquisa ou design, onde eu facilmente perco noção do tempo ou de quando deveria parar e depois fico cansado demais, saturado. Dependendo do que estou fazendo uso tempos de 1 ou 2 horas com intervalos de 15-20min.

O mais útil para mim é que uso isso para controlar o meu gasto de tempo; Por exemplo, nunca me permito perder mais que 1 hora(ou meia hora) limpando caixa de e-mail ou no facebook. Hoje quando entro no cracked, tvtropes e as vezes wikipedia, onde facilmente me perco clicando em mais links, eu coloco um timer de no máximo 15min.

http://www.focusboosterapp.com/
Programinha simples e leve feito em 'Air'(tipo um novo flash da adobe), mora do lado do meu 'iniciar'. Coloque um tempo e um intervalo, ele avisa quando dá o tempo depois começa a contar o intervalo e avisa quando o intervalo termina, próprio para usar com o pomodoro e flexível para configurar como quiser. Ainda conta quantas sessões de tempo+intervalo você fez.

E se você gosta de sofrer, pode ligar o 'tic-tac' para ele te lembrar a cada segundo q seu tempo está acabando. Os criadores não se responsabilizam por cabelos brancos e calmantes que precise tomar.

Pesquisa, projeto, documentação...

EVERNOTE.

EVERNOTE.

EVERNOTE.

Minha vida se divide entre pré e pós evernote. Minha vida agora reside toda dentro do evernote. E pdfs importantes, e contatos profissionais, e aulas, projetos, idéias, referências, páginas salvas, várias fotos e...
Alguém aqui não usa evernote? Deveriam estar usando.

Eu deveria ganhar alguma coisa deles pq sou garoto propaganda. Nunca canso de recomendá-lo.

http://getpocket.com/
Eu AMO o pocket. Melhor 'leia depois' de todos... instalem a extensão no seu navegador ou o 'bookmarklet', e com um clique vc salva a página da internet para ler depois. Pode colocar tags nelas também.

O pocket salva o conteúdo, então mesmo que a página saia do ar tudo fica guardado. A pesquisa dele é fenomenal também, então muita coisa que não coloco tags... eu sempre estou pesquisando, cada vez diferentes temas e sobre diferentes públicos e era um inferno até o pocket.
Ele também tem aplicativo para android(não sei se tem para iphone), onde ele pode baixar a lista para ler desconectado... como ñ sou viciado em redes sociais eu sincronizo evernote e pocket com meu wifi de casa e raramente uso 3g(eu pago por uso) por conta disso.

Não lembro mais a última vez que li um artigo em casa, salvo todos com o pocket para ler no ônibus, filas, cagando... apago depois, arquivo ou coloco nos favoritos.

http://www.pearltrees.com/
Ótimo para pesquisas, como o pocket e evernote tem extensão de navegador com 'capture com um clique'.

O pearltrees captura páginas, fotos e etc mas você organiza tudo em mapas mentais. Também é bacana para salvar favoritos assim mas ñ me acostumei a fazer isso ainda.
Minhas pesquisas melhoraram uns 100% por conta disso, principalmente para organizar referências e ainda mais quando se trata de pesquisa de público. As 'árvores' do mapa mental são infinitas, dá para de um tema/coleção você estender vários galhos e sub-galhos, seja de sites/referências ou coletâneas que você cria um ícone e dá um nome.

Mais legal ainda você pode fazer isso em grupo, com projetos da faculdade em grupo eu sempre arrasto a galera pro pearltrees.

One Note
Da microsoft.
O que o evernote não resolve bem eu resolvo com o one note. Não aconselho ninguém a usar para tomar notas como ele se vende, mas na hora de projetar é muito fácil montar moodboards, mapas mentais e etc com ele.

Pinterest
Como designer o pinterest é estupidamente útil para mim. Ótimo para buscar referências, salvar referências e tal... as galerias já aparecem como um mood board, então é perfeito por exemplo quando estou bolando uma identidade visual.

Também foi útil para eu coletar imagens para o pbf...

============================================

Hoje quanto a rpg eu anoto idéias com evernote antes que as esqueça, bolo/anoto sessões e etc com onenote e no caso de cenários/sistemas eu uso um tiddlywiki pessoalmente configurado para os textos finais(é muito bacana; por exemplo, ao anotar o nome de um npc no meio de um texto ele já cria o link para a nota/ficha daquele npc se ela já existir).

http://www.rainymood.com/
Entre outros do tipo, quando estou estressado demais e não posso me afastar do pc para relaxar e retomar concentração, as vezes ajuda. Só as vezes.
« Última modificação: Abril 30, 2013, 02:16:45 pm por Vincer »

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #3 Online: Abril 30, 2013, 03:05:47 pm »
Bom, não é necessariamente ligado ao tópico, mas o Evernote eu uso ele por um simples motivo: As ferramentas de escritas em mobile são horriveis. O Evernote é pelo menos um pouquinho melhor, mas não consigo ver nada sobrenatural que ele possa fazer, poderia falar como otimiza-lo?

E estou me dando muito bem com o Habit RPG, é impressionante como o fator não ter que se preocupar com "custos" de tempo, mas sim com metas, me ajuda a resolver muitas coisas.

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #4 Online: Abril 30, 2013, 04:11:00 pm »
O lance do evernote é:

A) sincronia
Escrevo no mobile, chego em casa está tudo lá e vice versa +logar em qualquer computador e acessar todas minhas notas e mais importantes arquivos.
Ele também permite guardar arquivos(pdfs você abre direto nele) e acho mais prático que o dropbox(mas só o uso com pdfs).

B) Tags e pesquisa
Principalmente a pesquisa, ainda estou aprendendo mas cada vez encontro mais funcionalidades. A maioria das coisas eu não me importo mais em colocar tags, com a pesquisa encontro logo o que quero e por dia/hora que criei ou alterei alguma nota.

Fora isso a praticidade de capturar páginas inteiras da net, ou de jogar uma foto tirada direto para ele já com anotações e tal. É aquele tipo de programa que quanto mais o usa(para mais coisas) mais útil e prático ele se torna, tudo num lugar e tal.
Eu deixo um widget no meu smartphone com todas as últimas notas de um caderno chamado 'emergência', então sempre tenho os últimos 5 lembretes ali; A maioria deles eu escrevo em casa mesmo, quando pego no smartphone já está tudo ali.

Desde comecei a tomar notas de aulas com ele não parei, tudo fica organizado +pesquisa fica tudo bem prático. Hj tb o uso quando escrevo qualquer coisa, salvo diferentes versões, abro quantos esboços precisar, muito mais prático que salvar arquivos word/googledocs por exemplo. Hj eu pego direto dele pro indesign para fechar um layout, em geral tudo já separado(em notas) conforme onde vão ficar, capítulos, caixas de referência, legendas, etc.

Com frequência além de salvar páginas eu salvo tópicos nele, diferentes fóruns, as vezes só para garantir... coisas que nem leio, aí um dia na pesquisa acho respostas ou coisas relevantes já salvas nele. Eu salvo coisas sem parar e nunca estouro o limite mensal, ainda não pago mensalidade

Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #5 Online: Julho 29, 2013, 01:09:15 pm »
Mais uma aqui que já tentou de tudo pra curar a falta de foco (até psicoterapia, neurologista, Ritalina etc). Não tenho bons resultados pra compartilhar sobre essas experiências.
Algo que me ajudou muito, ao menos em curto prazo foi o livro The Now Habit, baratinho no Amazon: http://www.amazon.com/The-Now-Habit-Overcoming-Procrastination/dp/1585425524
Eu e uns 3 amigos lemos e ele dá um surto de motivação muito bacana só de ler. Pra quem se interessar, eu tenho em pdf.

As dicas do Vincer são muito bacanas, valeu.
(click to show/hide)

Offline Assumar

  • Quid inde?
    • Ver perfil
Como encontrar o trabalho da sua vida, por roman krznaric
« Resposta #6 Online: Setembro 24, 2013, 08:32:06 pm »
Citar
Como encontrar o trabalho da sua vida, por roman krznaric

Há quase um ano, troquei a certeza de um emprego com carteira assinada em uma empresa de prestígio pela aventura de me dedicar 100% ao meu próprio negócio – a Contente, empresa de projetos pra internet que faço com a minha amada sócia Luiza Voll há quase três anos.
Sempre achei que fosse fazer duas coisas na vida profissional. Nunca me identifiquei com o discurso de quem falava que tinha encontrado sua vocação e queria se dedicar integralmente a ela pelo resto da vida. Eu pensava: trabalho é trabalho, é todo dia, é repetitivo, eu quero é ter a chance de não me entediar no meio do caminho.
Descobri (e descubro todo dia) na prática o que significa ter uma empresa. Eu e a Lu brincamos que somos tudo: de office boy a secretária, passando por telefonista, vendedora, gerente de crise. E fazemos tudo com um prazer tão grande! As dificuldades aparecem – tantas vezes! As incertezas, também. Mas o que conta muito mais é a alegria de acordar todo dia e trabalhar no que a gente gosta e acredita.
Quando soube que o Roman Krznaric, um dos fundadores da The School of Life, viria ao Brasil este mês, quis conversar com ele. Afinal, ele é autor do livro “Como Encontrar o Trabalho da Sua Vida” (ed. Objetiva), título que traduz a vontade de ao menos 80% dos meus amigos e conhecidos no momento.
Todo mundo quer fazer o que ama, mas ainda tem dúvidas se troca o certo pelo incerto, se vai conseguir grana pra pagar as contas, se a saída é apostar no novo mesmo. Vivemos um momento de muita dúvida e de muito questionamento sobre o modelo de trabalho tradicional, em que a lógica do patrão é que você passe ao menos oito horas dando expediente, mesmo que muitos desses momentos sejam de procrastinação no Facebook.
Roman vem ao Brasil neste mês para dar um sermão dentro da programação da The School of Life no Brasil. O primeiro acontece no próximo domingo (22/9), às 11h, no Teatro Augusta, em São Paulo (os ingressos estão esgotados; há lista de espera). No dia 29/9, ele fala no Rio sobre empatia (ainda há ingressos). Ele também aproveita para lançar “Sobre a Arte de Viver” (ed. Zahar).
Em entrevista ao Don’t Touch, o filósofo australiano surpreende ao advogar contra a lógica tradicional de ser muito cuidadoso e fazer um planejamento detalhado antes de chutar o balde pra ir buscar o trabalho dos sonhos. “Em vez de pensar pensar e agir, primeiro você precisa agir e, depois, pensar. Em outras palavras, comece a experimentar tentando outras carreiras, sendo voluntário, um estagiário se você puder, para tentar sentir um gosto de realidade. Claro que não estou dizendo que nós devemos ser completamente imprudentes e não nos preparar totalmente. Mas, se você está procurando um trabalho que o preencha, todas as evidências dizem para agir primeiro e pensar depois.”
Leiam a entrevista completa logo abaixo. Foi um prazer conversar com um cara que tem respostas tão precisas sobre questões que nos rondam tanto! ♥
- Não sei se é porque fiz isso, mas nunca vi tanta gente querendo largar seus empregos tradicionais e querendo investir no trabalho dos sonhos. Esse movimento realmente está acontecendo no mundo?
Completamente. Esse movimento é um das grandes revoluções do nosso tempo. A insatisfação com o trabalho bateu níveis recordes nos Estados Unidos. Na Europa, cerca de 60% dos trabalhadores estão infelizes com seus empregos e gostariam de trocá-los. E isso se espalhou para o Brasil também. Aqui vai uma estatística maravilhosa: em 2004, 12% dos brasileiros queriam trocar de emprego. Hoje esse número aumentou para 56%
- O que as pessoas precisam fazer quando tomam essa decisão? É preciso se preparar antes, fazer uma poupança, por exemplo?
A abordagem tradicional para trocar de emprego é ser muito cuidadoso e fazer muito planejamento. Preparar-se com antecedência, pesquisar possibilidades profissionais, fazer testes de personalidade, poupar dinheiro e procrastinar. Eu sou um defensor da abordagem oposta: em vez de pensar pensar e agir, primeiro você precisa agir primeiro e pensar depois. Em outras palavras, comece a experimentar, tentando outras carreiras, sendo voluntário, um estagiário se você puder, para tentar sentir um gosto de realidade. Claro que não estou dizendo que nós devamos ser completamente imprudentes e não nos prepar totalmente. Mas se você está procurando um trabalho que o preencha, todas as evidências dizem para agir primeiro e pensar depois.
- Outra coisa que percebo é que, hoje em dia, todo mundo tem um projeto paralelo, o que é ótimo, mas como é que esse projeto vai virar um trabalho de verdade, que dê dinheiro para pagar as contas?
Projetos paralelos são uma ótima maneira de trocar de emprego. Existe um mito de que para fazer a mudança a gente precisa entrar no trabalho na segunda de manhã e renunciar dramaticamente. Mas não. Em vez disso, tente manter o seu emprego existente e fazer o que eu chamo de “branching projects” (algo como projetos ramificados, como ensinar ioga em uma tarde de quinta-feira ou fazer um frila de webdesign no fim de semana. E o que você faz é gradualmente passar mais e mais tempo nos projetos paralelos que você gosta até que as duas coisas aconteçam. Uma, você percebe que você consegue ganhar o suficiente para pagar as contas. Dois, você criou a confiança necessária para mudar. Com projetos assim, pequenos passos levam a grandes resultados.
- Aliás, falando em dinheiro… Qual é a importância dele na equação de satisfação com o trabalho?
Ah, dinheiro! O dinheiro foi o maior motivador nos últimos 500 anos. Mas ao menos nas duas últimas décadas pesquisas mostram que ele está se tornando menos importante. Então o que importa para os trabalhadores hoje? Coisas como autonomia (ter liberdade para tomar as próprias decisões no trabalho e como usar o seu tempo) e respeito (sentir que é tratado como um indivíduo valioso, não um engrenagem na máquina). Claro que nós ainda precisamos ganhar dinheiro suficiente para pagar as contas e alimentar nossos filhos, mas dinheiro está se tornando fora de moda como uma fonte de satisfação no trabalho.
- Quando falamos em buscar o trabalho dos sonhos, ninguém nos avisa que vai ser preciso encarar burocracias, aprender a fazer um plano de negócios. Você acha que existe mais idealização do que ação?
Você não deve pensar que ter um trabalho dos sonhos necessariamente vai ser fácil e só diversão. Trabalhos dos sonhos são, geralmente, extraordinariamente exigentes. Um século atrás, a cientista franco-polonesa Marie Curie, que ganhou dois prêmios Novel por seu trabalho, encontrou seu trabalho dos sonhos fazendo pesquisas sobre radiação. Mas ela trabalhou extremamente duro. Hoje, seu trabalho dos sonhos pode exigir que você passe a noite acordado fazendo modelos de negócio. Felizmente, os seres humanos prosperam em desafios.
- Mesmo que seja o trabalho dos sonhos, trabalho é trabalho. O que a gente deve fazer para manter a empolgação sempre no alto?
Um pequeno conselho é tentar maximizar o fluxo na sua experiência. Fluxo é um conceito psicológico que envolve estar completamente presente e completamente absorvido em qualquer coisa que você esteja fazendo. É o que significa para os atletas quando eles dizem que estão “in the zone”. Como você entra nesta zona? Prepare tarefas para você que sejam desafiadoras e criativas, mas não tão desafiadoras que você se preocupe em falhar, e não tão fáceis a ponto de você ficar entediado. A excitação está justamente em ficar fora da sua zona de conforto.
- Existe realmente um trabalho dos sonhos ou temos que aprender a desdobrar nossos interesses para atender às demandas de um mercado que muda tanto e em que as vagas para algumas áreas vão ficando cada vez mais escassas?
Não acredito que exista um único trabalho dos sonhos esperando lá fora para que a gente o descubra. Nós temos múltiplos eus, muitas identidades, e diferentes trabalhos vão satisfazer diferentes partes do que somos em diferentes momentos das nossas vidas. Claro que faz sentido desenvolver habilidades quando o mercado de trabalho está ficando maior, e não menor. Mas depois tudo se resume a saber se você quer trabalhar como um meio para um fim (ganhar dinheiro) ou como um fim em si mesmo (encontrar sentido).
- Alguém da geração que tem 30 anos hoje vai se aposentar tradicionalmente, depois de completar 30 anos de carreira? Ou vai ser mais corriqueiro ver as pessoas saltando de um trabalho para outro?
Meu pai trabalhou para a mesma empresa por 51 anos. Essa era já foi. Os trabalhadores de hoje estão trocando de trabalho, em média, a cada quatro anos. E como a nossa vida de trabalho vai aumentando (as pessoas estão se aposentando mais e mais tarde por conta de restrições financeiras), nós estamos suscetíveis a mudar de emprego várias vezes ao longo da vida.  Essa é mais uma razão para pensar muito sobre as melhores maneiras de fazer isso, e não apenas deixar-nos à deriva através de nossas vidas profissionais.
- O que a gente pode aprender com a história e com a evolução do trabalho?
Obrigada por perguntar isso, é um dos meus temas favoritos! No geral, a grande mudança história é do destino à escolha. Há poucos séculos, a maioria das pessoas tinham que trabalhar por uma questão de necessidade e destino – elas nasceram para ser um agricultor ou eram filhas de um escravo, então estavam destinadas à escravidão também. Hoje em dia, a maioria das pessoas (embora longe de todas) têm muito mais chances à sua frente. Antes do surgimento da industrialização, havia apenas cerca de 30 postos de trabalho padrão. Agora existem websites listando mais de 12.000. O problema é que fazer escolhas pode ser difícil.
- Quais são as perguntas que você mais costuma ouvir em relação ao tema? E aquelas que você adoraria responder, mas nunca te perguntam?
A pergunta que ouço mais frequentemente é se devemos procurar trabalhos pelo dinheiro ou pelo significado. E o que nunca me perguntam? Quase nunca me perguntam sobre o que nós podemos aprender com a história do trabalho. Mas você mudou isso!
- Como você encontrou o trabalho dos seus sonhos?
Tenho abordado minha vida de trabalho como um experimento. Fui um professor universitário, mas deixei de ser para virar um jardineiro profissional. Fui jornalista, mas mudei para tentar carpintaria. Também já atuei como professor de inglês, treinador de tênis e agente comunitário. No momento sou mais um escritor – e me sinto muito realizado fazendo isso. Mas espero ter coragem para mudar de novo – talvez quando meus interesses ou minhas paixões mudarem. Talvez minha visita ao Brasil neste mês vá me inspirar a treinar como um chef especializado em cozinha brasileira!
- Quais foram as principais dificuldades que você enfrentou no processo? E quais as maiores alegrias que você teve e tem até hoje?
O maior obstáculo têm sido as opiniões dos amigos, colegas e pares. Quando eu era um professor universitário, todo mundo que eu conhecia disse: “Como você pode deixar um grande trabalho em uma universidade? Você está louco!”. Quando eu era um jornalista todos disseram a mesma coisa. Mas, felizmente, eu ignorei os conselhos. Nosso grupo de pares forma nossa visão de mundo, e isso pode ser uma luta para mudar nossas mentes e fazer algo inesperado ou aparentemente insensível. Mas é aí que a emoção da vida está – no sentimento maravilhoso que você está fazendo a mudança, aproveitando as oportunidades, quebrando convenções e imerso em um estado radical de vitalidade.

Fonte: http://donttouchmymoleskine.com/como-encontrar-o-trabalho-da-sua-vida-uma-entrevista-com-roman-krznaric/#sthash.zyhqCmAX.dpuf
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #7 Online: Setembro 24, 2013, 10:15:32 pm »
Eu tenho transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Essa porra vai funcionar com minha pessoa? Porque é foda, man...
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #8 Online: Setembro 25, 2013, 12:15:22 am »
Eu tenho transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Essa porra vai funcionar com minha pessoa? Porque é foda, man...
Diagnosticado? Com remédio pra isso e foco, talvez funcione.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #9 Online: Setembro 25, 2013, 07:34:06 am »
Eu tenho transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Essa porra vai funcionar com minha pessoa? Porque é foda, man...
Diagnosticado? Com remédio pra isso e foco, talvez funcione.

Psiquiatra + Ritalina + concentração = liberdade

Um dos problemas da TDAH é justamente a impossibilidade de conseguir em focar em um projeto, quanto mais dois, se você for procurar fazer seu emprego (labuta) e um trabalho que te satisfaça, mas aquilo não se torna mais um empecílio depois que você sabe como se tratar.
Somos todos bots!

Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #10 Online: Setembro 25, 2013, 10:10:03 am »
Diagnosticado?
Sim.

Psiquiatra + Ritalina + concentração = liberdade
Liberdade bem triste essa. :shock:

Eu já fui bem pior. Ainda sou terrível em me focar em certas coisas, mas tenho alguns métodos e conselhos do médico que sigo até hoje. Tentando seguir, ao menos. XD
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #11 Online: Setembro 25, 2013, 10:18:54 am »
A gente tem que trabalhar com o que pode, amor. Pelo menos não tem nenhuma doença com restrição mais séria. Se dá pra contornar, dá pra tentar maaaais ou menos levar uma vida normal (dentro de certas restrições, claro). =)

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #12 Online: Setembro 25, 2013, 10:45:14 am »
Também tenho problemas sérios com foco. No meu caso, tenho um programa chamado Org Mode que controla toda a minha vida, mas tem época que eu paro de usar e volto a ficar desorganizado.

Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #13 Online: Setembro 25, 2013, 11:17:52 am »
Eu tenho transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Essa porra vai funcionar com minha pessoa? Porque é foda, man...
Diagnosticado? Com remédio pra isso e foco, talvez funcione.

Psiquiatra + Ritalina + concentração = liberdade

Um dos problemas da TDAH é justamente a impossibilidade de conseguir em focar em um projeto, quanto mais dois, se você for procurar fazer seu emprego (labuta) e um trabalho que te satisfaça, mas aquilo não se torna mais um empecílio depois que você sabe como se tratar.


Eu também tenho DDA diagnosticada e essa fórmula nunca funcionou pra mim, infelizmente. Honestamente, a Ritalina me fez muito mal.
Atividade física de manhã dá uma guinada nos hormônios e ajuda a manter a motivação por algumas horas. Quando acumular muita coisa pra fazer ao mesmo tempo, organizar tudo em listas e ir riscando à medida que as tarefas forem cumpridas. É muito prazeroso ver a lista diminuindo.
Outro ponto importante é nunca focar no término, pois isso só gera mais ansiedade. Mesmo que se pare muitas vezes ao longo do trabalho, precisamos focar na continuidade. Uma hora, de tantos pequenos começos, o trabalho vai naturalmente terminar.
Minha frase favorita: "keep on starting, and the finishing will take care of itself".
(click to show/hide)

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Gerenciamento de tempo, produtividade e foco
« Resposta #14 Online: Setembro 25, 2013, 11:31:34 am »
Esse tópico veio em boa hora :)