Autor Tópico: Ditadura militar no Brasil  (Lida 82670 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #120 Online: Maio 02, 2013, 10:07:42 am »
Citar
Mas dai entramos em outro mérito a meu ver. Se tu nasceu em um determinado lugar, é obrigado a viver sobre aquele governo mesmo que não concorde.

Não necessariamente. Você pode optar por se mudar, ou mesmo começar um movimento contrário ao governo existente.

Mais fácil na teoria que na prática!

Citar
Bem eu acredito que num sistema hierárquico militar, exista chances bem maiores de cada um se sobressair com seu próprio esforço e dedicação.

Esse é um dos exemplos de prática é diferente de teoria. Podem obviamente existir exceções, entretanto praticamente não casos de ditaduras miliares qeu não acabem se tornando masi corruptas que democracias. Isso se deve ao fato de que não há um órgão que esses militares precisem prestar contas. O governo dessa maneira gera mais mini máfias dentro de si que qualquer outra coisa. A meritocracia vai pra casa do caralho.

A democracia tem ferramentas ruins, mas nela elas pelo menos existem e as vezes funcionam. O voto é uma delas junto com a divisão dos poderes. Isso gera um sistema de check and balance eficaz.

Não falei em ditadura em momento algum. E se tem algo que o Militarismo (favor não confundir novamente com ditadura militar) oferece são chances de crescimento pra quem tiver folego e vontade, creio que muito mais do que na democracia, onde no minimo tu depende da vontade dos outros pra ganhar algo!

Citar
E creio que as concessões necessárias para se viver nesse regime são mais justas que por exemplo as democráticas.

O problema é que no início elas sempre são razoáveis. Pensa assim, todo ano tem um grupo de deputados que tenta subverter alguma parte da nossa Constituição, eles são parados um dialogo entre sociedade civil e governo. Agora numa ditadura isso cai, o excesso pode começar a virar regra.

Novamente eu tenho que pedir pra você PARAR de colocar meus exemplos como Ditadura Militar. E Novamente tu desmontra exemplos que na prática são bem diferentes do que na Teoria.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #121 Online: Maio 02, 2013, 10:10:54 am »
Citar
Sim VA, essa resposta foi para você também.

Uma resposta que não respondeu nada. Você acha que o militarismo é solução para algum problema? Por quê? Considera o modo de vida hierárquico superior?

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #122 Online: Maio 02, 2013, 10:14:41 am »
O problema todo é que uma socidade militarista tem esse modo de vida hierárquico imposto a todos ou quase todos.

Pois eu não quero ter nada a ver com isso. Aliás, nem patriota eu sou, acho tolice.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #123 Online: Maio 02, 2013, 11:31:56 am »
Militarismo é melhor para o crescimento pessoal do que a Democracia? Acho que eu devo ter entendido errado...

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #124 Online: Maio 02, 2013, 11:38:57 am »
Militarismo é melhor para o crescimento pessoal do que a Democracia? Acho que eu devo ter entendido errado...

Disciplina, seu camponês democrata e amador!

DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline ferdineidos

  • - Alugo esse espaço -
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #125 Online: Maio 02, 2013, 12:37:09 pm »
Primeiro, não vou nem comentar sobre a suposta "ditadura comunista", que parece até piada ter que oferecer contraponto a isso.

Trouxe! O Brasil inteiro virou um verdadeiro canteiro de obras e só não trabalhava quem não queria.

1. Fazer estradas não é a mesma coisa que "verdadeiro canteiro de obras". Cadê os portos, malha ferroviária, aeroportos? Só falta falar que a transamazônica era uma boa ideia. E infraestrutura é muito mais que logística de transporte.

2. Que tipo de trabalho e para quem estamos falando? Trabalho técnico, de 3º grau ou braçal? E onde estão as fontes que afirmam que o trabalho era abundante desta forma? Onde estão os dados apontando que houve um crescimento sustentável nos postos de trabalho?


Há quem diga "mas a liberdade de imprensa era nula!".
É, mas eu prefiro isso do que abrir um site de notícias do tipo "Primo do vizinho de ganhador do BBB é flagrado dando amassos em amiga na praia".

Acredite, merdas como essa são vendidas como "jornalismo".

E são jornalismo. Sem aspas.

Então pra você a coisa funciona desse jeito? Se não atingir o padrão que você entende como sendo o correto tira a liberdade e deixa que você controla? E quem disse que seu padrão é o correto?

Procure pessoas que viveram naquela época, pessoas que compraram casas, automóveis e outros bens naquela época. Meu pai comprou uma casa em 1979 que HOJE ele jamais poderia comprar, pois a mesma está avaliada em mais de meio milhão de reais.

Com que pessoas você anda conversando? Vivem aonde? Tem formação superior? Se sim, em qual área? Fazem parte da classe média? São brancos, negros ou pardos?

Pra dar um exemplo rápido do que eu estou falando: Se você perguntar pra moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro, em geral brancos e de classe média/classe média alta o que eles estão achando da política de segurança do Sérgio Cabral, a maioria que eu tenho conhecimento acha que: "está melhorando, mas ainda tem muito que melhorar". Se você fizer a mesma pergunta pra quem mora na Baixada Fluminense, a maioria com quem eu tive contato é: "continua a mesma merda, talvez pior". Mesmo governo, duas respostas.

Uso o termo de cidadão de bem aquele que segue a maior parte da legislação vigente no atual Estado de direito e tem forte tendência a ser ético. Quase que certeza que já expliquei essa colocação anteriormente, mas va lá.

Mas qual a diferença entre o cidadão de bem e o cidadão de mal? Tipo, você acredita que o cidadão de bem deveria ter o direito de portar armas, presumo que pra se defender. Em termos práticos, se alguém tentar te estuprar, você pode sacar sua arma e matá-lo, afinal você seria um cidadão de bem. Mas se o mesmo ocorrer com o Maluf ele não teria o mesmo meio eficaz de se defender da currada, é isso? Então sua integridade física e moral valem mais do que as do Maluf?

Estão vendo como são as coisas? Agora até de NAZISTA fui chamado!
Depois que eu paro de discutir falam que to fugindo do assunto, que não quero mostrar meus pontos... bom gente, mais uma vez foi legal TENTAR dialogar com vocês, mas ser comparado a um Nazista foi demais pra uma noite.

Ah, pára de se fazer de vítima. Aquilo foi um desenvolvimento lógico do seu raciocínio: se cumprir o dever é o que importa, um nazista nessa ótica é considerado um cidadão de bem. Foi exagerado ter comparado com o Nazismo? Pode ser. Mas a intenção era chocar mesmo, e cabe a você oferecer o contraponto. Diga que não seria nazismo por A, B e C, e não fica chorando pitanga de incompreendido.

Ou seja, um cargo executivo exigiria preparação administrativa e burocrática, etc. se não como pré-requisito, mas pelo menos um curso de capacitação deveria ser ministrado. No Legislativo a merda é ainda pior, um monte de pé-rapado que não entende da Constituição.

Mas esses pé-rapados são representantes do povo (em teoria), pois são o povo (em teoria 2). Excluí-los criaria um governo de elite que não tem noção do que o povo realmente vive.

Entendo que quem precisa ser preparado são os assessores. Deveria caber a eles a função de "traduzir" a vontade do parlamentar em politiques.

E se tem algo que o Militarismo (favor não confundir novamente com ditadura militar) oferece são chances de crescimento pra quem tiver folego e vontade, creio que muito mais do que na democracia, onde no minimo tu depende da vontade dos outros pra ganhar algo!

Ao meu ver a democracia é mais meritocrática (essa é a palavra?) que o militarismo, visto que na democracia as regras podem ser mais flexibilizadas. No militarismo as condições de ascensão tem que ser seguidas à risca, o que algumas vezes podem acarretar em situações injustas. Já na democracia, essas regras podem se relativizadas e/ou flexibilizadas.

Isso tudo em teoria, por que na prática as instituições militares no Brasil são nepotistas e autoritárias, onde a regra só é aplicada quando do outro lado não está alguém de patente superior...e as democráticas também, sendo que a diferença é que nas democráticas é mais difícil jogar pra debaixo do tapete (não que seja muito difícil, mas é mais)



Só um off:

cristão gnóstico panenteísta sincrético

Sei que não é o caso, mas sempre que leio isso acho que o publicano tá inventando nomes.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #126 Online: Maio 02, 2013, 01:17:39 pm »
Citar
Excluí-los criaria um governo de elite que não tem noção do que o povo realmente vive.

Como é o atual?  :P

Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #127 Online: Maio 02, 2013, 01:31:26 pm »
Um governo de gente que ganhou na loteria (eleição), que tem noção do que o povo realmente vive mas não dá bola por que ganhou na loteria e tem muitos dinheiros.

Offline ferdineidos

  • - Alugo esse espaço -
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #128 Online: Maio 02, 2013, 02:15:55 pm »
Citar
Excluí-los criaria um governo de elite que não tem noção do que o povo realmente vive.

Como é o atual?  :P

Ei, eu nunca disse que no Brasil era assim  :bwaha:

O problema é que a teoria nunca sobrevive à prática.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #129 Online: Maio 02, 2013, 03:52:08 pm »
Citar
Ei, eu nunca disse que no Brasil era assim 

O problema é que a teoria nunca sobrevive à prática.

Pois é. Eu já devo ter escrito isso algumas vezes antes (ou seja, estou silvando agora), mas eu não consigo ver sentido em utilizar o voto (seja em democracias representativas ou diretas) como um mecanismo de seleção de políticos. Não só é um processo caro em tempo e dinheiro, extremamente aberto a manipulação (vide a lendária frase atribuída a Stálin, não importa quem vota, mas quem conta os votos) como também tende a criar políticos profissionais (geralmente pessoas carismáticas associadas a diversos lobbies e financiadores que serão generosamente retribuídos após a eleição).

Tl;dr: Democracy is the theory that the common people know what they want, and deserve to get it good and hard.

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #130 Online: Maio 02, 2013, 03:54:44 pm »
A questão é: qual a alternativa?
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #131 Online: Maio 02, 2013, 04:07:53 pm »
Citar
A questão é: qual a alternativa?

Eleição por sorteio, como já foi realizado na Atenas Clássica e se não me engano, podia utilizado na República de Veneza.

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #132 Online: Maio 02, 2013, 04:10:32 pm »
Trocaríamos caras que se especializam em negociatas e em serem carismáticos por caras que tem sorte?

Já te ouvi falar disso, mas me custa levar uma proposta dessas a sério, tem algum argumento pra embasar isso fora dizer que na época do mito teve um povo que fez?
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #133 Online: Maio 02, 2013, 04:31:58 pm »
Só um off:

cristão gnóstico panenteísta sincrético

Sei que não é o caso, mas sempre que leio isso acho que o publicano tá inventando nomes.

De certa forma estou sim.
(click to show/hide)
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #134 Online: Maio 02, 2013, 04:51:16 pm »
@Cigano

Desulpe-me por usar s exemplos de ditaduras. Eu entendi perfeitamente o militarismo que você defende o problema é que ese tipo não é encontrado com facilidade na história. Acaba ficando mais fácil usar os exemplos de ditaduras =]

Exemplo de cabeça me veio a Prússia, só que bem ela é monarquia, logo tem os mesmos problemas de ditaduras.

Citar
E se tem algo que o Militarismo (favor não confundir novamente com ditadura militar) oferece são chances de crescimento pra quem tiver folego e vontade, creio que muito mais do que na democracia, onde no minimo tu depende da vontade dos outros pra ganhar algo!

Isso em tese seria algo inerente a qualquer sistema que empregue a livre conorrência de mercado. Não vejo muito como um extra do militarismo.

@Ferdineiros;

Citar
Mas qual a diferença entre o cidadão de bem e o cidadão de mal? Tipo, você acredita que o cidadão de bem deveria ter o direito de portar armas, presumo que pra se defender. Em termos práticos, se alguém tentar te estuprar, você pode sacar sua arma e matá-lo, afinal você seria um cidadão de bem. Mas se o mesmo ocorrer com o Maluf ele não teria o mesmo meio eficaz de se defender da currada, é isso? Então sua integridade física e moral valem mais do que as do Maluf?

É relativamente simples dar armas a individuos que tenha um passado de crimes violentos, não é uma forma eficaz de gerar segurança. Além do que é a forma com que tem se com seguido a melhor eficiência em controle de armas e segurança publica.

No final ocidadão condenado anteriormente acaba perdendo o privilégio de portar armas. É importante frisar que não vejo portar armas como direito natural e sim adquirido, omesmo modo que o direito de dirigir. Prove que é capaz de usar a feramenta de maneiraeficaz e tudo bem.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.