Autor Tópico: Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais  (Lida 87877 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #195 Online: Julho 10, 2012, 08:13:01 am »
Citar
estados mentais, sentimentos, ações intencionais e inteligência

Ele não botou as coisas isoladamente.
Em geral não se costuma referir a animais com consciência. Nunca vi isso antes, embora referência a emoções e inteligência sejam feitas separadamente. Consciência é uma questão de percepção e cognição, de perspectiva, e pelo que entendi, nem todos os animais possuem consciência.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #196 Online: Julho 10, 2012, 08:23:55 am »
Eu, particularmente, não sei o que seria "consciência".
Mas emoção no fundo é uma espécie de instinto natural de sobrevivência. Tomar decisões próprias é... óbvio. Ninguém esperava que teria um homem com um controle remoto controlando as decisões de todos cachorros da Terra. Mesmo que a decisão seja fundamentada apenas em instintos, a decisão ainda é tomada pelo cérebro do animal. Diferenciar certo e errado pode ser aprendido através de treino. Talvez consciência seja a capacidade de criar uma opinião sobre a moralidade de uma ação. Mas como a moralidade é um conceito humano, acho difícil que animais tenham este tipo de capacidade...
Por isso eu achei a notícia meio irrelevante. Faltou definir melhor o que eles consideraram consciencia aí.

Citar
Consciência é uma questão de percepção e cognição, de perspectiva
Pode expandir essa ideia?

PS: Lembrei agora daquele teste do espelho, usado para descobrir se o animal tem "consciência de que possui um corpo", ou algo assim.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #197 Online: Julho 16, 2012, 08:54:33 pm »
Essa é a visão de consciência do neurocientista, e fala do teste do espelho, inclusive, Iuri:

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nao-e-mais-possivel-dizer-que-nao-sabiamos-diz-philip-low

Citar
"Não é mais possível dizer que não sabíamos", diz Philip Low

Neurocientista explica por que pesquisadores se uniram para assinar manifesto que admite a existência da consciência em todos os mamíferos, aves e outras criaturas, como o polvo, e como essa descoberta pode impactar a sociedade


O neurocientista canadense Philip Low ganhou destaque no noticiário científico depois de apresentar um projeto em parceria com o físico Stephen Hawking, de 70 anos. Low quer ajudar Hawking, que está completamente paralisado há 40 anos por causa de uma doença degenerativa, a se comunicar com a mente. Os resultados da pesquisa foram revelados no último sábado (7) em uma conferência em Cambridge. Contudo, o principal objetivo do encontro era outro. Nele, neurocientistas de todo o mundo assinaram um manifesto afirmando que todos os mamíferos, aves e outras criaturas, incluindo polvos, têm consciência. Stephen Hawking estava presente no jantar de assinatura do manifesto como convidado de honra.

Low é pesquisador da Universidade Stanford e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), ambos nos Estados Unidos. Ele e mais 25 pesquisadores entendem que as estruturas cerebrais que produzem a consciência em humanos também existem nos animais. "As áreas do cérebro que nos distinguem de outros animais não são as que produzem a consciência", diz Low, que concedeu a seguinte entrevista ao site de VEJA:

Estudos sobre o comportamento animal já afirmam que vários animais possuem certo grau de consciência. O que a neurociência diz a respeito? Descobrimos que as estruturas que nos distinguem de outros animais, como o córtex cerebral, não são responsáveis pela manifestação da consciência. Resumidamente, se o restante do cérebro é responsável pela consciência e essas estruturas são semelhantes entre seres humanos e outros animais, como mamíferos e pássaros, concluímos que esses animais também possuem consciência.

Quais animais têm consciência? Sabemos que todos os mamíferos, todos os pássaros e muitas outras criaturas, como o polvo, possuem as estruturas nervosas que produzem a consciência. Isso quer dizer que esses animais sofrem. É uma verdade inconveniente: sempre foi fácil afirmar que animais não têm consciência. Agora, temos um grupo de neurocientistas respeitados que estudam o fenômeno da consciência, o comportamento dos animais, a rede neural, a anatomia e a genética do cérebro. Não é mais possível dizer que não sabíamos.

É possível medir a similaridade entre a consciência de mamíferos e pássaros e a dos seres humanos? Isso foi deixado em aberto pelo manifesto. Não temos uma métrica, dada a natureza da nossa abordagem. Sabemos que há tipos diferentes de consciência. Podemos dizer, contudo, que a habilidade de sentir dor e prazer em mamíferos e seres humanos é muito semelhante.

Que tipo de comportamento animal dá suporte à ideia de que eles têm consciência? Quando um cachorro está com medo, sentindo dor, ou feliz em ver seu dono, são ativadas em seu cérebro estruturas semelhantes às que são ativadas em humanos quando demonstramos medo, dor e prazer. Um comportamento muito importante é o autorreconhecimento no espelho. Dentre os animais que conseguem fazer isso, além dos seres humanos, estão os golfinhos, chimpanzés, bonobos, cães e uma espécie de pássaro chamada pica-pica.

Quais benefícios poderiam surgir a partir do entendimento da consciência em animais? Há um pouco de ironia nisso. Gastamos muito dinheiro tentando encontrar vida inteligente fora do planeta enquanto estamos cercados de inteligência consciente aqui no planeta. Se considerarmos que um polvo — que tem 500 milhões de neurônios (os humanos tem 100 bilhões) — consegue produzir consciência, estamos muito mais próximos de produzir uma consciência sintética do que pensávamos. É muito mais fácil produzir um modelo com 500 milhões de neurônios do que 100 bilhões. Ou seja, fazer esses modelos sintéticos poderá ser mais fácil agora.

Qual é a ambição do manifesto? Os neurocientistas se tornaram militantes do movimento sobre o direito dos animais? É uma questão delicada. Nosso papel como cientistas não é dizer o que a sociedade deve fazer, mas tornar público o que enxergamos. A sociedade agora terá uma discussão sobre o que está acontecendo e poderá decidir formular novas leis, realizar mais pesquisas para entender a consciência dos animais ou protegê-los de alguma forma. Nosso papel é reportar os dados.

As conclusões do manifesto tiveram algum impacto sobre o seu comportamento? Acho que vou virar vegetariano. É impossível não se sensibilizar com essa nova percepção sobre os animais, em especial sobre sua experiência do sofrimento. Será difícil, adoro queijo.

O que pode mudar com o impacto dessa descoberta? Os dados são perturbadores, mas muito importantes. No longo prazo, penso que a sociedade dependerá menos dos animais. Será melhor para todos. Deixe-me dar um exemplo. O mundo gasta 20 bilhões de dólares por ano matando 100 milhões de vertebrados em pesquisas médicas. A probabilidade de um remédio advindo desses estudos ser testado em humanos (apenas teste, pode ser que nem funcione) é de 6%. É uma péssima contabilidade. Um primeiro passo é desenvolver abordagens não invasivas. Não acho ser necessário tirar vidas para estudar a vida. Penso que precisamos apelar para nossa própria engenhosidade e desenvolver melhores tecnologias para respeitar a vida dos animais. Temos que colocar a tecnologia em uma posição em que ela serve nossos ideais, em vez de competir com eles.

Sublinhado meu.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #198 Online: Julho 21, 2012, 06:34:47 pm »
Eu não consigo ver os animais num patamar superior a objetos, honestamente.Talvez sejam um caso "especial" de objetos, mas ao contrário dos posts que vi aqui vejo eles muito mais próximos de objetos mesmo sendo diferentes.

Li por cima as páginas, mas basicamente um resumo do que eu penso:

Humanos sempre devem ter prioridade em relação a animais,que servem apenas pra satisfazer nossas necessidades.Não há porque se importar se algum humano tortura ou maltrata animais, desde que necessidades humanas não sejam afetadas(ou seja, casos como alguém matar sua própria propriedade ser punido não me parece lógico).Da mesmo forma que o meio ambiente só deve ser preservado se essa preservação ou não estiver impedindo algum benefício para as pessoas  ou  poder gerar algum dano ,real, que possa nos prejudicar.

Punir um de nós por algo feito a um animal me parece impensável, a menos que seja a propriedade de alguém sendo violada.E a punição ser a mesma do caso de propriedade privada me parece suficiente.

Como eu sei que a resposta padrão seria perguntar porque eu acredito que humanos mereçam direitos e animais não já vou adiantar aqui.

Humanos possuem direitos superiores aos animais simplesmente porque somos uma "raça" com potencial intelectual  e bélico superior.Nós tomamos o planeta para nós e ditamos as regras e em vários momentos da história, quando criamos\oficializamos direitos, não nos pareceu interessante dar vantagens a outros animais por eles não serem racionais e não serem humanos.O argumento de sentir é interessante, e eu realmente não me sinto bem vendo um animal ser torturado,mas não parece ser forte se eles não são da nossa espécie e nem são racionais.Poderia aceitar se uma das duas coisas fosse atendida por eles.

Por isso eu não consigo achar "errado" ou "relevante" punir quem tortura,maltrata ou mata algum animal, desde que seja seu.

Quanto ao assunto do tópico, acho a pena exagerada pelos danos não serem realmente altos.




Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #199 Online: Julho 22, 2012, 10:54:03 am »
Caso não esteja trolando ou não tenha lido direito os posts anteriores, se prepare para muitas réplicas sobre isso.
Seu argumento falha em diversos pontos, embora o que o você diga faça parte da corrente de pensamento de muitas pessoas, especialmente daqueles que defendem que a natureza foi criada para o homem no Gênese bíblico.

Suas afirmações mostram que você não possui discernimento sobre o assunto ou, mesmo sabendo do que se trata, prefere pensar e agir assim, o que mostra tremenda falta de ética com relação ao direito dos outros.

Nós podemos ter 'maior potencial intelectual' e bélico, mas usar isso como argumento para nos conceder direito de usar quem está abaixo de nós vai muito longe na definição das coisas que considero equivocadas. Usando um exemplo, seria bem próximo de validar o argumento dos nazistas em exterminar judeus, negros, ciganos etc., por eles serem de 'raça inferior'. Troque exterminar por dominar e oprimir/usar deles à vontade e teremos a mesma coisa.

Existem provas de que animais sentem, raciocinam e tem consciência. Logo, ao contrário do que você diz, eles são racionais e alguns deles mostram alto níveis de inteligência. Então, a única coisa do seu argumento que se sustenta é que eles não são da mesma espécie que nós.

Longe de me envolver na discussão do direito se é lícito ou válido a lei posta aqui que suscitou a discussão, o que você descreve e como descreve parece defender que quem tortura animais por simples prazer sádico não teria problema nenhum... você individualmente não gostaria de estar presente, mas concorda e não vê nada de errado com que façam isso.

Se não foi isso que você quis dizer, volte e diga de novo. Esclarecer um post assim é produtivo...
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #200 Online: Julho 22, 2012, 11:57:08 am »
Egocentrismo sem limites.
E o pior é que tem bastante gente com esse tipo de pensamento.

PS: Recomendo que leia o tópico inteiro. Vai ver que mesmo os que são contra os direitos dos animais possuem argumentos bem distantes do seu.

Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #201 Online: Julho 22, 2012, 04:25:15 pm »
Citar
@Elfo:
Rinhas e touradas só são considerados vícios por causa da visão de que o animal é uma propriedade semelhante a um objeto. É justamente isso que eu acho um absurdo. É a mesma visão que séculos atrás considerava apenas um vício um homem estuprar sua mulher.

Eu concordo em boa parte com isso, tanto que atrás eu escrevi que concordava com quase toda argumentação vegana quanto a animais, mas acho impossível colocar rinhas e touradas como algo danoso, moralmente repreensível e digno de punição legal - mas excluir o consumo de carne e boa parte da pesquisa científica que faz uso de animais como cobaias. Imagino que esteja soando bastante radical (o que não deveria ser uma surpresa,porque eu estou usando diversos argumentos que vem do Libertação Animal, do Peter Singer), mas a partir do momento que se passa a condenar touradas com base na equivalência moral da dor (senciência) e inteligência de um animal (consciência), é preciso levar tais princípio ao seu extremo lógico. (Talvez aqui venha a maior discordância nossa - eu não uso a abordagem compatibilista).

Citar
Humanos possuem direitos superiores aos animais simplesmente porque somos uma "raça" com potencial intelectual  e bélico superior.Nós tomamos o planeta para nós e ditamos as regras e em vários momentos da história, quando criamos\oficializamos direitos, não nos pareceu interessante dar vantagens a outros animais por eles não serem racionais e não serem humanos.

Tome muito cuidado com essa linha de argumentação onde "Ter Poder o torna Direito" ou "O Poder faz a Razão" ("Might makes Right"), porque se for extendida para a arena de relações entre humanos, pode-se chegar a algumas conclusões extremamente desagradáveis.  ^_^

Offline Bodine

  • Loffon/Ace/Beefheart
    • Ver perfil
Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #202 Online: Julho 23, 2012, 01:05:47 pm »
Confesso que não li o tópico inteiro, mas a mim me parece que a medida vai ao encontro de tudo que a civilização vem fazendo consigo mesma nos últimos sabe-se-lá-quantos anos. Revela uma obsessão doentia com toda alteridade, travestida de compaixão. Nada mais é afirmativo, mas apenas reativo: é o caminho da total indiferença.

Os animais não são mais animais, perderam o status que mantiveram por milhões de anos: hoje são quase gente, têm sentimentos, emoções e até consciência! Lutemos pelos direitos dos animais! Por que não lutar pelo direito de ser um animal?

Depois de séculos debatendo-se com o único ideal que souberam defender, os direitos humanos, os homens encontram um novo mote. Criar leis que protejam os animais é o sintoma mais evidente de que a humanidade não foi capaz de respeitar a alteridade pela moral ou pela ciência, e que apela ao direito para o alívio de uma má consciência doente. O argumento vale para qualquer medida legal protecionista a favor de minorias.
« Última modificação: Julho 23, 2012, 01:14:51 pm por Bodine »

Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #203 Online: Julho 23, 2012, 01:58:20 pm »
Bodine, gostei do seu post: graças a ele aprendi uma palavra nova, "alteridade". Muito obrigado.

Fora isso o resto é uma grande falácia.

Citar
a mim me parece que a medida vai ao encontro de tudo que a civilização vem fazendo consigo mesma nos últimos sabe-se-lá-quantos anos.
E tudo que a civilização fez consigo mesma foi apenas para o melhor né? Veja que bela sociedade temos hoje, graças a isso!
Talvez você tenha uma visão muito idealizada de como as coisas funcionam, ou apenas gosta de um Apelo a Tradição, mas o fato é que só conseguimos chegar onde chegamos graças a revoluções (sejam políticas ou científicas) e mudanças de paradigmas. No momento em que pararmos de confrontar ideias e questionar hábitos, a civilização vai parar de evoluir. Mas sou otimista, acredito que isto está longe de acontecer.

Citar
Por que não lutar pelo direito de ser um animal?
Por que não?

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #204 Online: Julho 23, 2012, 02:09:31 pm »
Essa polarização é muito idiota. Não é porque se criam direitos dos animais que os humanos estão sendo postos de lado.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #205 Online: Julho 23, 2012, 02:51:58 pm »
Citar
ssa polarização é muito idiota. Não é porque se criam direitos dos animais que os humanos estão sendo postos de lado.

Na verdade é assim. Ao darmos direitos a animais estamos cerciando os direitos dos humanos.

De resto, os artigos que trouxeram não mudaram em nada minha singela opinião.  Plo mnos o tópico m lembrou que tenho que ir no açougue  ^_^
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #206 Online: Julho 23, 2012, 02:56:56 pm »
Na verdade é assim. Ao darmos direitos a animais estamos cerciando [sic] os direitos dos humanos.

Cerceando o direito de encaralhar as ruas com animais abandonados ou de torturar seres vivos sem medo de punição? Belos direitos.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #207 Online: Julho 23, 2012, 03:30:28 pm »
Na verdade é assim. Ao darmos direitos a animais estamos cerciando [sic] os direitos dos humanos.

Cerceando o direito de encaralhar as ruas com animais abandonados ou de torturar seres vivos sem medo de punição? Belos direitos.

Eu tenho certeza que existe diversas pessoas que acham que direito de protestar por baixos salários em vias publicas é um crime; que homossexuais não deveriam tr os mesmos direitos que os casais héteros.

No final é a mesma postura infantil e ditatorial de forçar sua opinião sobre as outras pessoas, pq vc sabe mais. Destruir sua propriedade é uma escolha pessoal e a melhor qualificação para oa animais em nossa sociedade é d propriedade viva, logo machucar animais NÃO causa dano a sociedade é algo do foro intimo. Não cabe a ninguém dizer o que ele pode, ou não fazer.

A pessoa pode bater no cachorro, ou ficar mandando ele para um spa. É direito dela.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Bodine

  • Loffon/Ace/Beefheart
    • Ver perfil
Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #208 Online: Julho 23, 2012, 03:36:15 pm »
Citar
E tudo que a civilização fez consigo mesma foi apenas para o melhor né? Veja que bela sociedade temos hoje, graças a isso!

Iuri, não entendi se você estava sendo irônico, mas não posso concordar.

Citar
Talvez você tenha uma visão muito idealizada de como as coisas funcionam, ou apenas gosta de um Apelo a Tradição, mas o fato é que só conseguimos chegar onde chegamos graças a revoluções (sejam políticas ou científicas) e mudanças de paradigmas. No momento em que pararmos de confrontar ideias e questionar hábitos, a civilização vai parar de evoluir. Mas sou otimista, acredito que isto está longe de acontecer.

Essa ideia de revolução e ruptura constantes, herança do ideal moderno, nos trouxe a um ponto em que perdemos qualquer referencial. Cultural, social e politicamente, estamos acelerando no vácuo, rompendo por romper, e é claro que os mecanismos sociais fazem o possível para legitimar essas inovações, por mais absurdas que sejam.

Acho excelente que hoje todos tenham direitos, não me entenda mal. Mas tenho a forte impressão de que estamos em uma espiral rumo ao nada, abdicando de tudo o que é ativo, vigoroso, vital, até mesmo cruel – pois a crueldade é um elemento fundamental no homem desde a origem da civilização – em nome do que é reativo, fraco, ressentido, indiferente. Qual o ponto final disso? Quando é que vão tomar as rédeas da história rumo a algo que não seja uma simulação de justiça, de política, de sociedade? Vivemos uma crise de imaginário.

Você consegue se orgulhar da nossa cultura contemporânea? Onde todas as correntes de pensamento coexistem em total indiferença? Tomando o exemplo da arte, o neo-concretismo, o neo-impressionismo, o neo-futurismo, o que você quiser pôr no meio – tudo isso convive num limbo do qual nada se extrai. Quando não existe um referencial de belo – ou de político, ou de social – só pode haver o mais belo que o belo, uma pensamento de Baudrillard. E então caímos nessa polarização a qual se referiu o Madruga: hoje há militante pra tudo. E todos têm razão.

Citar
Citar
Por que não lutar pelo direito de ser um animal?
Por que não?

Porque é um absurdo. Eles apenas são, não precisam do direito à existência sendo defendido pelos homens. Quem quiser conferir esse direito em um decreto de lei é, no mínimo, um megalomaníaco patológico.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Código Penal poderá incluir pena para quem abandonar animais
« Resposta #209 Online: Julho 23, 2012, 03:45:37 pm »
Citar
ssa polarização é muito idiota. Não é porque se criam direitos dos animais que os humanos estão sendo postos de lado.

Na verdade é assim. Ao darmos direitos a animais estamos cerciando os direitos dos humanos.

De resto, os artigos que trouxeram não mudaram em nada minha singela opinião.  Plo mnos o tópico m lembrou que tenho que ir no açougue  ^_^

Você está tentando me convencer usando exatamente o mesmo argumento babaca usado por quem é contra casamento homossexual?
« Última modificação: Julho 23, 2012, 03:48:46 pm por VA »