No Brasil apesar de não percebemos há muitas pessoas que são dependentes químicas do álcool, muitas em tratamento e a propaganda é de certa forma uma tortura e fonte de recaída para essas pessoas. É possível evitar locais com álcool, mas quando ele entra em sua casa pela TV, fica difícil. Não adianta extrapolar isso para alimentos porque eles não causam dependência.
Elas não podem ir nem ao supermercado então... O Estímulo da propaganda é só uma desculpa para a pessoa que ainda está desestruturada em relação ao seu tratamento. É complicado dizer que só álcool causa dependência, porque há vários estudos que apontam que sal, açúcar e gordura também causam dependência química. A própria exposição a propagandas pode ter o mesmo efeito em quem faz uma dieta, da "recaída".
Existe um estudo específico sobre isso? Acredito que é um pouco absurdo. Na verdade, eu nem entendo propaganda muito bem desses produtos, não sei se é porque não sou o público alvo, mas as únicas propagandas que eu posso dizer "me influenciam" são propagandas de produtos de alimentação e obviamente não são todas. Mas isso é porque eu já sou um cara que como bastante e gosto de comer, se eu ver uma propaganda de um produto feito de insetos provavelmente eu não comeria.
Sendo um pouco mais preciso, a propaganda serve para eu selecionar mais a marca do produto que vou comprar do que o produto em si. Eu já sei o que eu quero ou não, mas algumas marcas, principalmente que trazem novidades que qualificam o produto mas não o modificam, e precisam expor isso ao cliente de uma forma que talvez ele não preste atenção simplesmente quando na gondola do supermercado. Para cervejas, isso é bastante claro. Elas não tentam te incentivar a beber (quando você não bebe). Elas te incentivam a escolher a marca delas, no lugar de outras, qualificando o produto (como mais refinado, mais limpo, mais fácil de descer, mais descolado, repercussão internacional...)
Para ficar um pouco mais claro meu ponto: Comerciais de posto de Gasolina. Alguém aqui já comprou postos de gasolina? Não. Os postos vendem gasolina, mas quantos comerciais de gasolina per si existem? Praticamente todos os que lembro são em revistas especializadas, como a quatro rodas. O que se vende é muito mais o atendimento, o ambiente e a marca associada do que o produto em si. Existindo ou não comerciais do produto, as pessoas continuariam a consumir gasolina e os comerciais pouco se atentam em incentivar o consumo de gasolinas.
O Comercial não existe para gerar uma demanda no mercado (Minha opinião). O Comercial existe para disputar uma demanda pré-existente.
Há exceções, claro, quando o produto é muito novo e não é de consumo tão corriqueiro, exemplo propagandas de videogame na década de 80. Mercados praticamente monopolizados, onde uma só empresa vende um produto tão diferente e ela precisa, antes de divulgar sua marca, valorizar seu próprio produto, mas essa é uma exceção.