Sistemas ideológicos (do tipo que não são hate-speech) são agentes provocadores de problemas sociais?
Um movimento que não tem hate speech e que gera um atrito e conflito entre parte da sociedade foi o movimento occupy wall street.A passeata da maconha é outra atividade que muitas pessoas consideram criminosa.
@Kinn
Li uma matéria outro dia de um cara mencionando como é difícil justificar certas posturas na sociedade (por exemplo a americana) de fundo ético filosófico ou humanista, mesmo legalmente. Enquanto isso, se colocam o viés religioso tudo é aceito sem muitas perguntas, às vezes por pessoas que nem mesmo entendem o fundamento ético por trás, mas são liberadas só porque declaram ter como motivo a religião...
Sabe po que é difícil.. A lógica por trás de criar uma proibição é que determinada conduta seja ruim para a sociedade como um todo. Um ótimo exemplo dessa conduta é que cometer assassinato/agressões é proibido no primeiro momento serve para especificar que as pessoas irão ter em mente que partir para o contato físico é
errado. Não existe subjetividade no caso acima a letra e o espirito vão ser o mesmo.
Só que o a linha de pensamento de algumas pessoas tem a tendência a querer arbitrariamente decidir o que o outro deve viver. Aqui para mim não faz diferença se estamos falando do homem casar com outro homem, da mulher trabalhar, ou da pessoa se drogar. Todas essas condutas
não atingem outras pessoas, portanto devem ser de livre escolha do individuo.
Mas Skar você está colocando coisas que são naturais e deveriam ser direitos universais no mesmo patamar de usar drogas?
SimPor mais que o homossexual fique infeliz caso não entre em relacionamentos ele ainda
escolhe namorar uma pessoa do mesmo sexo, ou não. Por mais que a mulher esteja morrendo de fome ela ainda
escolhe trabalhar os se sujeitar a viver na sombra de outra pessoa. Por mais que a pessoa veja comerciais estúpidos ela ainda é perfeitamente capaz de
escolher entre usar um entorpecente, ou não.
Se você começa a decidir que uma coisa pode ser proibida e outra não você entra na parte da subjetividade os religiosos podem simplesmente alegar deus quis assim. Nem de longe é um argumento válido, mas os seculares tem que vir com masi alguma cosia que é pelo bem da sociedade.