Autor Tópico: Resistance - Regras do jogo  (Lida 7820 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Resistance - Regras do jogo
« Online: Junho 09, 2015, 02:09:00 am »

A Resistência é o board game original de onde a variação Avalon (que conheci no Carnaspell 2015, acho que foi o Madruga que levou) saiu. As similaridades com o nosso clássico jogo de máfia são bem aparentes, e por isso, eu acho que ele também tinha um bom potencial para ser jogado via fórum. E assim como o Macnol, também pesquisei e descobri que obviamente outras pessoas já tinham pensado nisso antes. Estou disposto a fazer um jogo-teste, e preciso de 5 a 10 voluntários.


Resumo do jogo:

"O Império deve cair. Nossa missão não pode falhar. Ao destruir suas bases principais, nós iremos abalar as bases do Império e libertar nosso povo. Porém, espiões se infiltraram em nossas tropas, prontos para nos sabotar. Precisamos desmascará-los. Nas próximas cinco noites nós iremos reescrever o destino, ou morrer tentando. Nós somos a Resistência!"

A Resistência é um jogo social de dedução. Ele é designado para um grupo de 5 a 10 jogadores (idealmente, 7), e não há eliminação de jogadores durante a partida. A Resistência é baseada em Máfia, mas possui mecânicas próprias, que aumentam as informações com base em decisões ponderadas, amplifica a interação entre jogadores, e remove a morte noturna.

(click to show/hide)

Lembrem-se que apesar de tudo, este jogo é social. Ele não pode (ou deveria) ser solucionado usando puramente a lógica. Perguntar as motivações por trás das votaçõs dos jogadores é essencial. Usar a lógica para determinar quem pode ou não ser um espião com base nas missões que falharam também.

A Resistência precisa acusar as pessoas, e se mostrarem confiáveis. Os Espiões devem mentir sem serem pegos. Se não houver discussões, o jogo é basicamente sorte, com algumas variáveis que aumentam as chances. E na maioria das vezes, o jogo não permite que você filtre os espiões com base em pura lógica. Lembre-se que eles ainda podem optar por não sabotar uma missão de propósito.


Duração dos turnos:

Como o jogo tende a ficar mais tenso nos finais, pelo menos inicialmente eu pretendo fazer turnos progressivamente maiores. Mas no geral, vale a regra de 24 horas para votações, então recomendo que todos tenham disponibilidade de checar o fórum pelo menos uma vez por dia.

Na primeira rodada, o líder tem 12 horas para determinar o time. O tempo é o mesmo para os líderes seguintes, caso a proposta seja rejeitada pelo grupo. A partir da segunda rodada, o líder tem 24 horas para decidir o time, e isso se mantém até o final.

A partir do momento que o líder definir o time da missão, o grupo tem 24 horas para aceitar ou rejeitar a proposta. Votos não enviados dentro do período serão considerados uma aceitação. Em caso de empate (quando o número de jogadores é par), a rejeição vence. A votação pode acabar mais cedo, caso todos votem antes do prazo fatal.

Na terceira e na quarta rodada, os jogadores tem 48 para definir a votação. Na quinta rodada, o tempo-limite é de 72 horas.

Quando for aceito pela maioria o time, então apenas os integrantes do time tem 24 horas para enviar a mensagem de sucesso ou sabotagem. Mensagens não enviadas nesse período são consideradas Sucesso. Esse período nunca será reduzido, para dar uma folga aos jogadores para pensar.

Sábados e Domingos contam como "24 horas". Ou seja, se qualquer etapa começar ou terminar em um fim de semana, o prazo automaticamente se estende por mais 24 horas.


Regras Alternativas:

O jogo possui diversas variações (como a Avalon), e algumas regras opcionais, como o uso de cartas para aumentar as informações ganhas pela Resistência (ou ajudar os espiões a blefar mais). Inicialmente, eu não pretendo usar nenhuma destas regras inicialmente, para ver como o jogo se comporta em um ambiente de fórum. Se o primeiro jogo tiver um feedback bom, o segundo pode ser feito sob a variante Avalon, com um Merlin, e talvez outros.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:Resistance - Regras do jogo
« Resposta #1 Online: Junho 09, 2015, 02:49:08 pm »
Dentríssimo! Amo esse jogo :3

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Resistance - Regras do jogo
« Resposta #2 Online: Junho 09, 2015, 03:56:03 pm »
Quero testar!  :homem: :positivo:

Mas já haviam me perguntado se valia a pena adaptar Avalon pro fórum, e eu sempre mencionei que o maior empecilho é não ter como limitar as comunicações entre os espiões/servos de Mordred. No jogo original, eles não podem se comunicar, e isso é praticamente a única dificuldade que enfrentam: podem se denunciar desnecessariamente colocando mais de uma falha na mesma missão, ou todos ficarem com medo de se exporem e a missão ter sucesso porque ninguém enviou uma falha.

Você vai fazer alguma adaptação pra compensar isso?

Re:Resistance - Regras do jogo
« Resposta #3 Online: Junho 09, 2015, 07:35:32 pm »
Mas já haviam me perguntado se valia a pena adaptar Avalon pro fórum, e eu sempre mencionei que o maior empecilho é não ter como limitar as comunicações entre os espiões/servos de Mordred. No jogo original, eles não podem se comunicar, e isso é praticamente a única dificuldade que enfrentam: podem se denunciar desnecessariamente colocando mais de uma falha na mesma missão, ou todos ficarem com medo de se exporem e a missão ter sucesso porque ninguém enviou uma falha.

Você vai fazer alguma adaptação pra compensar isso?

Não existe comunicação fora do tópico entre jogadores, mesmo entre os espiões. O jogador que fizer isso estará trapaceando, e infelizmente não dá pra controlar isso. Da mesma forma que não dá pra controlar dois cidadãos confirmados num jogo de máfia de conversarem entre eles em particular sobre o jogo.

Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:Resistance - Regras do jogo
« Resposta #4 Online: Junho 12, 2015, 08:07:30 pm »
Eu vou testar também =D
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Offline Ielena

  • Continue a nadar....
    • Ver perfil
Re:Resistance - Regras do jogo
« Resposta #5 Online: Junho 12, 2015, 11:18:04 pm »
Opa, eu querooooo!!!!
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Resistance - Regras do jogo
« Resposta #6 Online: Junho 13, 2015, 12:00:47 am »
Só não entendi como faz pra pressionar alguém se optou por fazer missão fracassar, se ela é mandada por mp
ou tem mais detalhes que esses apresentados?

Posso participar também.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Resistance - Regras do jogo
« Resposta #7 Online: Junho 13, 2015, 11:49:27 am »
Só não entendi como faz pra pressionar alguém se optou por fazer missão fracassar, se ela é mandada por mp
ou tem mais detalhes que esses apresentados?

Quando a missão terminar, o narrador fala em aberto quantos sucessos e quantas sabotagens tiveram, mas não quem escolheu cada opção. Se houver uma única sabotagem, a missão falha (exceto na missão 4, e houver 7 ou mais jogadores. Aí precisa de duas) e os espiões ganham um ponto.

Se houver uma sabotagem na missão, você sabe que uma das pessoas que foi enviada pra missão é um espião. A questão é descobrir quem é essa pessoa. Geralmente isso significa que nas missões seguintes você não vai enviar ninguém daquele grupo. Só que com o tempo, o número de pessoas que deve ir em missão cresce. E se vocês chegarem na missão 5, isso também significa que houve pelo menos duas missões com falhas, e boa parte dos jogadores estava em uma missão que falhou.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:Resistance - Regras do jogo
« Resposta #8 Online: Outubro 22, 2015, 04:30:10 pm »
Vai ter mais jogos de resistance?

Desde que li as regras do jogo tava doido pra participar =D

Re:Resistance - Regras do jogo
« Resposta #9 Online: Outubro 23, 2015, 02:50:57 am »
Vai ter mais jogos de resistance?

Da minha parte, não. O ritmo do jogo foi muito mais lento do que eu esperava, e eu não consegui achar uma forma de implementar as regras variantes sem que o jogo basicamente se torne indistinguível de Máfia.

Se mais alguém quiser tentar, pode ficar à vontade.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:Resistance - Regras do jogo
« Resposta #10 Online: Outubro 23, 2015, 10:33:55 am »
Que pena...
vou tentar participar dos máfias por aqui então...