Como funciona um planeswalker nessa micromáfia? Vamos usar um exemplo e explicar as partes que compõem o card de cada jogador:
O planeswalker Madrüga tem um custo de mana de [mana]2RR[/mana] (ou um custo convertido de [mana]4[/mana]) e começa o jogo com quatro marcadores de lealdade (escudo no canto inferior direito).
A lealdade funciona de maneira similar às "cargas" de jogos anteriores, mas com uma diferença:
cada poder que você usa pode alterar sua lealdade.A cada noite, Madrüga pode usar apenas uma de suas três habilidades. É preciso observar, contudo, se ele possui lealdade suficiente para usar todas. Quando usa a primeira, ele
ganha lealdade. Então, se ele usar esse poder na primeira noite, seu total de lealdade sobe para 6. Na noite seguinte, ele resolve matar um jogador, e reduz sua lealdade a 2 (por causa do custo de -4).
É perigoso, contudo, ficar com zero de lealdade. Se um jogador chegar a zero de lealdade, ele não poderá usar mais poderes até que sua lealdade seja aumentada, tornando-se um cidadão (ou mafioso) comum. Dessa forma, mesmo ficar com apenas um ponto de lealdade é perigoso, pois outros jogadores podem diminuir ou drenar sua lealdade e reduzir seu total a zero, efetivamente destruindo seus poderes.
É possível que um dia amanheça e um evento aleatório aconteça. Por exemplo, "todos os jogadores que sejam da cor PRETA recebem um marcador de lealdade extra". Além disso, é possível que um jogador aumente a lealdade de outro através de algum efeito (ou combinação de efeitos). Essas são as únicas formas de um jogador com zero lealdade voltar a ter poderes.