Autor Tópico: Planeswalkers - vitória da cidade!  (Lida 63887 vezes)

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Offline Malena Mordekai

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #345 Online: Outubro 21, 2011, 10:47:08 pm »
Disso eu discordo.
As outras duas máfias se equilibraram direito.
A WWW se equilibrou NÃO DANDO poderes à máfia de 3 pessoas; a Tarantino botou um Diabo na máfia de 3 pessoas; esta usou sobrevivente e vampiro.
Basta pensar no qualitativo das facções pra equilibrar.

Eu diria que 6 x 2 x 1 sobrevivente também rola de boa.
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Offline kinn

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #346 Online: Outubro 21, 2011, 11:01:53 pm »
Eu concordo que é difícil equilibrar. Não a toa discuti o setup da minha com cigano por um bom tempo até chegarmos numa ideia de equilíbrio.

Agora a Tarantino foi uma que conseguiu um setup muito bom.
A ideia do Madruga seguiu a linha corretamente do equilíbrio (ter um vampiro ou diabo no jogo), só que tentou levar em conta elementos não previstos para dar certo (como a máfia deixar o cigano vivo - isso é muito inesperado para servir de equilíbrio).

Essa era um high-power level máfia (mais poderosa que Tarantino). Acho que isso causava um clamor a maior variabilidade de poderes - isso só deixaria o setup mais elegante e com chance de causar em nós a sensação de equilíbrio. Imagino que seja difícil montar um setup desses (fora editar as cartas).

Se eu soubesse fazer esse trabalho de edição faria uma máfia regular nessa linha - magic: lendas; ou planeswalkers timespiral (para causar a dúvida da existência do povo antigo que foi citado como Urza e Yawgmoth).
Pesquisas provam:
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Offline Malena Mordekai

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #347 Online: Outubro 21, 2011, 11:16:54 pm »
Quando se acrescentam MUITAS VARIÁVEIS, o jogo sempre será INSTÁVEL, embora não necessariamente DESEQUILIBRADO.
E todos nós sabíamos que este era um jogo instável: 3 poderes para cada?
E isto era um experimento, também.

Sabemos agora pelo menos uma coisa, o lance de GANHAR PONTOS/MARCADORES com ações fracas é excelente.
Melhor que Lanternas recarregando tudo com uma noite perdida.
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Offline Ciggi

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #348 Online: Outubro 21, 2011, 11:27:49 pm »
Madruga, relaxa bicho. TODO mundo achou teu jogo bom , divertido e bonito. Mas a maioria achou meio quebrado. Pode ser porque era muito poder junto (3 por pessoa) e a variação de lealdade não dava uma visão acertada da coisa. Mas é unanime que o jogo ficou mais forte pro lado da Cidade, a Máfia se entregou, tinha recurso pra virar, mas não aconteceu. É uma merda, dois jogos meus seguidos acabaram por puro azar, fazer oq?

Como eu já disse, eu costumo medir a minha satisfação com um jogo pelo meu nivel de tensão e ansiedade com cada dia e noite abertos, e mesmo depois de morto e com participação em dois jogos ainda lia aqui e ficava tentando descobrir quem era quem e xingando quando via alguma merda do lado da cidade.

Offline MVerde

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #349 Online: Outubro 21, 2011, 11:54:36 pm »
O que aconteceu aqui foi o que o Nibelung e o Publicano falaram: É difícil equilibrar um jogo com 9 pessoas e o fato de muitos poderes pode transformar o menor deslize em derrota certa.
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline z é d u a r d o

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #350 Online: Outubro 22, 2011, 12:19:48 am »
Eu também gostei. Achei minha carta fraca perante à dos outros, mas foi um Bloqueador normal - e é muito mais bacana do que ser um cidadão normal. Então fiquei suave.

Fiquei feliz e muito puto por ter de passar por acusações mesmo quando minha identidade estava ÓBVIA (pra mim tentando ser empático, pelo menos), então rolou uma emoção bacana. Inclusive no último dia, quando as acusações do Nibelung me afetaram de tal maneira que eu achei que TODOS ali eram suspeitos em potencial. Foi respeitável. Ao mesmo tempo eu sabia que, se eu estava sentindo aquilo, o Nibe só podia ser mafioso -- mas como explicar isso pros outros? Só eu parecia saber que era inocente. Me senti mó sozinho. HAUHEUAHUEA

Offline Mai

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #351 Online: Outubro 22, 2011, 07:48:02 am »
Eu sabia que tu era inocente, Blackie. xD

Sei lá, cara, não achei desequilibrado. 7x2x1, que na verdade era 6x3x1. Se a Mafia recrutasse Tezzeret logo, e derrubasse um ou dois cidades, ficava bem complicado. Além disso, os poderes mais poderosos(com o perdão da redundância cíclica) eram mais caros. O meu era -3, por exemplo, e ainda tinha o agravante de bloquear a outra pessoa: eu não quis usar no publicano na última noite, por exemplo, porque queria que ele agisse.

Só o campismo duplo que eu achei, em comparação aos outros, muito barato. Vide Gideon, que leva -5 pra virar Bulletproof... e Venser protege a si e a OUTRA PESSOA por um custo menor.

Mas foi UM poder, que foi usado uma vez só. Eu sinceramente não achei desequilibrado.
Mai, a Dracolich de 13 anos

Offline Malena Mordekai

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #352 Online: Outubro 22, 2011, 09:29:47 am »
Não, Mai, são nove pessoas, seria 6x2x1 original para 5x3x1.
Mas de qualquer forma o 5x3x1 nunca funcionava, porque o Tezzeret NÃO podia ser recrutado com a máfia ainda intacta.
Eu já usei esse recurso para "vampiro" em micro, e é legal pra equilibrar.

Talvez a questão é que acampar não é só evitar morte, o manual fala de modo estranho disso... como se fosse só ação de morte... mas tanto o Madrüga quant a wiki mafiascum dizem que ele "sai da cidade" (afinal ele acampa), ficando imune a tudo, e ao retirar outra pessoa eu impedia de agir, também (um carcereiro, na prática).
Qualquer poder benéfico em mim (como o Mecânico, que era um habilitador) falharia.
E Madrüga me disse que se eu fosse bloqueado, falhava e tchau lealdade.
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Offline Madrüga

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #353 Online: Outubro 22, 2011, 11:20:01 am »
Eu cheguei a pensar numa solução mais elegante, só que foi no meio do jogo: fazer o "ganhar lealdade" acontecer quando você não faz NADA durante a noite.

Por exemplo, o Venser:

(+1) - não faz nada (texto fluff do tipo "observa" ou "junta energia")
(+0) - investiga cores
(-4) - ação de campista + alvo
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Malena Mordekai

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #354 Online: Outubro 22, 2011, 11:22:14 am »
Mas isso não vai contra a tua ideia de evitar que o cara perca uma noite não fazendo NADA?
Não era esse seu problema com cargas?


Outra coisa que essa micro revelou: acho que cenários se prestam muito mais a micro-9 que micro-7.
O Narrador pode variar bastante, e nesse caso os efeitos não foram invasivos e estavam centrados na mecânica diferencial dos personagens.
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Offline Madrüga

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #355 Online: Outubro 22, 2011, 11:37:59 am »
Mas o problema é que não parece haver tanto poder para tanta gente. Nove jogadores, três poderes cada, é coisa demais. Tanto que algumas coisas foram completamente inventadas e mesmo assim houve algumas redundâncias.
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Offline kinn

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #356 Online: Outubro 22, 2011, 11:59:48 am »
Madruga, vamos conversar depois de um outro projeto nessa linha. Fiquei muito pensativo de como fazer um jogo nessa linha e nas formas de aumentar a variabilidade das coisas. Acho que inventar poderes é uma boa linha, embora você acabou inventando poucos poderes - e admito seria complicado converter os poderes, mas você conseguiu criar alguns poderes legais, como descobrir cores (que eu colocaria mais enfraquecido a exemplo do meu poder de descobrir custo em mana que não é tão bom assim).

Vou sair mas a noite se tiver online vou te procurar pra conversar algumas ideias que tenho em mente.
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Offline Madrüga

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #357 Online: Outubro 22, 2011, 12:45:58 pm »
Uma dos meus maiores conflitos foi determinar se o Venser descobriria uma ou todas as cores. Acabei indo na opção errada, acho.
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Offline Emil

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Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #358 Online: Outubro 22, 2011, 02:26:45 pm »
Minha crítica ficou um pouco injusta porque eu achei que nos números tava muito boa o equilíbrio da máfia. Se forem rolar outras máfias de 9 jogadores, 2 mafiosos, 1 independente, 1 coringa e cinco cidadãos me parece um número muito bom, e a melhor solução até aqui. E isso foi um dos motivos da derrota da máfia (fora se entregar de bandeja duas vezes): não saber jogar com os números.

Olhando as cartas, acho que estavam até tranquilas, o que pesou mesmo foi a do Venser. Se trocasse o poder ultimate dele pelo do Kinn,a impressão de equilíbrio seria maior. Ou se mantivesse, e ele visse só uma das cores. Ou se ele visse duas, mas um dos mafiosos não tivesse a cor preta. Ou se um cidadão tivesse.

Enfim, apesar de ter estragado um pouco o jogo, eu gostei dele, gostei das mecânicas, e se você for narrar outra no mesmo esquema, eu espero que sobre uma vaguinha pra mim pelo menos como suplente.
Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807

Re:Planeswalkers - vitória da cidade!
« Resposta #359 Online: Outubro 22, 2011, 03:15:26 pm »
eu pedi pra matar o Iuri porque, apesar dele ter começado jogando bem como sobrevivente, ele votou nos linchamentos de mafioso. Era só ter ficado quieto, que não aborrecia nem a cidade nem a máfia, e ganhava.
Basicamente tu quis se vingar de mim, mesmo que não fosse ganhar nada em troca (e ainda perder, já que diminuiram as chances de ganhar). Sei como tu devia estar se sentindo, o Eltar sabe o quanto eu queria matar o desgraçado do Cigano na máfia Futurama: mesmo sendo sobrevivente ele tava enchendo demais o saco da máfia.

Mas não muda o fato de que é uma jogada ruim, ou que vocês não estavam mais preocupados em tentar ganhar :P