WIRT
O Garoto da Perna de Pau
"Psst... aqui!"
"Nem todos em Tristram tem finalidade - ou mercado - para tudo que você achar no labirinto. Nem mesmo eu, por mais que isso seja dificil de acreditar. Às vezes, apenas você conseguirá encontrar propósito para essas coisas."Wirt, o Garoto da Perna de Pau, era um vendedor encontrado num canto distante de Tristram. Ele oferecia itens caros, contanto que você pagasse 50 peças de ouro apenas para checar o item antes. Nem sempre ele agia assim. Antes era um garoto doce e charmoso, até que um dia alguns Caídos saquearam Tristram e o abduziram junto com outras crianças. Estas foram brutalmente torturadas pelos sádicos Caídos, fazendo com que Wirt tivesse paralisia na perna. Todas as crianças morreram graças à tortura, exceto Wirt, que brava e astuciosamente escapou das garras de seus captores demoníacos. Pelo menos esse é um dos lados da história, já que o próprio Wirt diz que apenas sobreviveu graças ao ferreiro Griswold.
Quando chegou na vila, caiu inconsciente na praça. Os aldeões levaram-no ao curandeiro Pepin que, apesar de todo o seu conhecimento, conseguiu apenas amputar sua perna gangrenada, substituindo-a por uma perna de pau, para salvar a vida do rapaz. Quando recuperou a consciência, Wirt entrou em choque, colérico ao ver sua perna substitúida por madeira. Sua fúria foi ainda mais reforçada quando soube que sua mãe, Canace, havia morrido de desgosto após seu desaparecimento, e que os aldeões não haviam feito nada para salvá-lo ou às outras crianças.
Esse rancor deixou Wirt amargo e tornou-o uma espécie de pária. Pouco a pouco ele construiu uma reputação através de seu comércio (melhor dito, contrabando) de itens únicos e poderosos aos guerreiros que vinham tentar purificar o mal da catedral.
Ele é um oportunista cínico, interessado principalmente em conseguir dinheiro vendendo suas mercadorias mágicas a aventureiros. Ele chega a revelar que está na verdade guardando dinheiro para deixar Tristram junto com Gillian (que provavelmente não está ciente da paixão do rapaz).
Facção: Cidade. Você ganha o jogo quando todos os personagens anticidade estiverem mortos.
Devido ao "tino comercial" de Wirt, você tem o seguinte poder à sua disposição:
Ladrão (thief) - O ladrão escolhe um alvo a cada noite, ao fazer ele recebe um item relevante ao personagem que ele representa.
Só cuidado pra não terminar assim: