Autor Tópico: Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]  (Lida 127372 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #675 Online: Outubro 30, 2011, 02:30:45 am »
Citar
E sei lá, se o mestre se propõe a uma proposta como essa, ele poderia no mínimo ter escolhido 2 jogadores com experiência semelhante, o que linchou o xuuh foi só a forma como ele se expôs aqui. Todo o jogo se resumiu a esse dia.

Pareceu que todo o resto foi uma perda de tempo.

Sério.

Quotado por ser verdade. Muito poder. Muito driving pra todo lado. Tudo muito forte. Não bastasse isso, dia infinito é extremamente vantajoso pra cidade. Perde o "timing" da coisa.

Sem contar que a máfia derrubou o Vírus na primeira noite. E ele teve uma segunda chance só pra não acabar com a graça? O__o

Juro que não entendi.

Dia infinito é melhor artificio que já vi, é mais perigoso pra cidade que pra Máfia. Mas realmente as coisas ficaram overpower demais, pros dois lados, ou seja, a Máfia tinha capacidade de usar o supra-poder melhor, e usou, tinha como acelerar as mortes no fim, e o fez (só não entendi pq bloquearam o batata).

E bem, foi arbitrária a segunda chance do SK eu sei, mas é foda tu acabar dando o azar danado de perder o principal do jogo logo de cara no primeiro dia. Dei uma chance pra ele, ou o XuuH ia ficar dando ponto todo dia pra cidade, e ia dificultar a vida da Máfia.

Mais uma vez, eu DEI a chance da cidade ganhar, mas a jogada dela foi ruim. O Assumar tinha 2 corpos dos 3 vivos, ele já tinha ganho matematicamente (eu já tinha estipulado que o jogo acabava em 3 cabeças). Só que a cidade tinha jogado muito bem, então dei a chance, botei os dois amostra e mandei um "Vai, faz sua magica!". Assumar teve lábia, MVerde não viu o óbvio (:P) a Cidade perdeu.

Na boa, podem reclamar da mecânica, eu mesmo tenho minhas criticas a ela, mas dizer que era pra eu ter posto um jogador mais fraco de argumentação no lugar do Assumar, ou que era pra ter tirado os poderes e dado menos tempo de discussão pra cidade é um puta dum chororo!

Cigano, você deve ter achado o resultado bom porque você sabia que existia esse jogo paralelo...

Para todo o resto, foram informações. Não consigo nem avaliar esse jogo paralelo.

Acho que foi feito de forma apressada, a forma como a resolução foi posta para nós foi horrível independente das ações que aconteceram num momento anterior. Qual era o gatilho para chegar a esse dia onde deveria se escolher entre virus ou operador? Li por alto as MPs e não explica...

Não é mimimi. Mimimi é o cara querer culpar algo alheio pelos seus próprios erros.

E, independente de qualquer coisa, não é porque aceitamos jogar o jogo que não temos direito a dar nossa opinião. Já previa algum tipo de desequilibrio ou mecânica mal-feita, e estamos agora apontando.

É mimimi quando tu desmerece um jogo ou reclama que outro usou melhor as habilidades que tinha.

Não tinha gatilho algum, existia uma quebra nas regras que achei que não aconteceria e arrisquei. Tinha varias ideias e decidi fazer um jogo menos preso e deixar correr, ir tentando arrumar a direção pra coisa não desequilibrar. Pelas contas, quando tivesse 5 ou menos o jogo quebrava de duas formas, ou com o SK com corpos demais, ou com o Anti-SK com Scans demais, e não tinha como equilibrar isso. Decidi deixar rolar porque achei que o SK morreria antes, e se não morresse na hora eu poderia apresentar alguma opção no jogo. Uma que quase usei no lugar dessa foi dizer que havia dois jogadores e tal, explicar mais das regras e não dizer quem eram, deixar que vocês se matassem e com as próprias armas acabassem com o V1rUz. Mas na hora achei mais justo dar a chance da cidade escolher um dos dois, sabia que s chances do Assumar eram pequenas, mas apostei na lábia dele contra a lógica. Um bom equilíbrio pra pauta do dia e foi.

Foi surpreso? Foi. Foi desequilibrado? Foi. Foi injusto? Não!

E como disse, pode apontar erros meus, e tive muitos, ou regas quebradas, mas dizer "poxa, fui pego com as calças na mão e perdi, não vale" é mimimi. Foi como qualquer outra jogada que agente só ve no final, mas essa vocês não viram se armando.

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #676 Online: Outubro 30, 2011, 02:51:48 am »
Foi arbitrario, você já respondeu...

desequilibrado é injusto em qualquer teoria do direito que você procurar... equilibrado não é igualdade, só para ficar claro...

E tudo bem se fazer uma jogada boa, desde que as regras sejam conhecidas, né, não dá para avaliar uma boa jogada num experimento tão fechado.

E você não sabe o que é reclamar com ou sem razão, definitivamente Cigano...

Reclamar não é errado cara. Isso faz parte da sociedade. Sua postura em relação a críticas é péssima, nem vou mais me dar ao trabalho de conversar mais.

A sua postura como jogador (principalmente quando perde), é uma boa prova disso. Não importa como, a você só importa ter a razão, por mais distorcida que seja.

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #677 Online: Outubro 30, 2011, 03:03:49 am »
@Barão

Ok, mas isso só prova que tu não me conhece ou acompanha meus jogos, como narrador e jogador.

Aceito e to esperando criticas as regras, não reclamação de um ter ganho e outro não. Banned foi o que chegou mais perto disso, e respondi a todas as questões ali com as minhas decisões, e porque as tomei. Se não agradou paciência, mas as respostas estão ali.

Citar
E tudo bem se fazer uma jogada boa, desde que as regras sejam conhecidas, né, não dá para avaliar uma boa jogada num experimento tão fechado.

Pois é, esse foi o maior motivo que me fez pensar bem antes de aplicar isso. Sempre defendi que as regras deviam ser conhecidas por todos, mas como venho fazendo a algum tempo decidi experimentar. Gostei do resultado final, as PMs que eu recebia sempre traziam tensão, isso pra mim mede o resultado final.

Citar
desequilibrado é injusto em qualquer teoria do direito que você procurar... equilibrado não é igualdade, só para ficar claro...

Sim, mas isso não é um tribunal. É um jogo, e como artificio pra melhorar a diversão eu decidi me arriscar com essa regra, mesmo sabendo que estava quebrada e podia ser um tiro no pé. O fim não foi o que esperava mas gostei mesmo assim.

E em minha defesa eu deixei bem claro que o jogo tinha uma mecânica bem diferente, sei que algumas pessoas gostam de postar e não sabia como seria aceito esse papel por elas, tato que tentei me comunicar sempre com os dois por PM. Foi arriscado, mas quis fazer, não foi surpresa porque eu disse que teria algo novo. Se tu não gostou, sinto muito. Mas ate agora não vi reclamação de regras, só de "perdi por causa disso e daquilo", então...
« Última modificação: Outubro 30, 2011, 03:05:31 am por Ciganoso »

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #678 Online: Outubro 30, 2011, 03:59:06 am »
Na minha concepção a cidade ganhou (derrotou a máfia) e no jogo 2 (matrix + operador X vírus) perdeu o jogo pro SK. Acho que o jogo continuaria mesmo se fosse máfia + operador X vírus por é um cenário possível...

Foi estranho mas foi bom.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #679 Online: Outubro 30, 2011, 09:28:13 am »
Primeiro, se houvessem mais dicas, várias sutis e indiretas, ou um ou outro indício forte, da existência desse pessoal fora do jogo, e pra isso serviria um certo fuff moderado nas MPs... a coisa poderia ter sido diferente.
Sei que o Cigano tem uma certa fobia de fluff, e concordo que em geral menos = mais, porém nesse caso seria algo que faria todo um diferencial.

Segundo, dia infinito é MUIIIIIITO PRÓ-CIDADE, eu penso nisso desde o começo, e o Banned fez o favor de o citar pra mim, como recrutador cultista pra mim foi uma merda, tudo bem que esse papel não vai pro meu perfil (eu pedi pra testar, e parece que sou bem melhor sendo cultista do que o líder da facção, menos responsabilidade na minha cabeça), se o prazo fosse fixo dava pra enrolar melhor... acham que isso não teve a ver com QUASE CEM POR CENTO DE LINCHAMENTO DE ANTICIDADES?

Terceiro, aliás isso foi algo que me chamou muito a atenção, Apoc e Switch eram idênticos, e o pessoal linchou o Apoc, tai, era só pensar um pouco e ver que o tema favorecia totalmente as duas fichas iguais.
Isso aqui foi uma máfia grande, puxa, totalmente possível poderes repetidos, e os anticidade eram poderosos, esses guardacostas eram uma defesa que estranhamente não funcionou...
Porém quando vc pensa neles + dia infinito, putz, muito pró-cidade, MESMO.
Inclusive houve momentos, fora da pressão em gente tipo eu ou Banned, em que houve um certo marasmo, aliás uso a palavra errada, um RELAXAMENTO da parte dos jogadores porque "ahnnn é dia infinito galera!!!! vamos viver tudo que há pra viver".

Compreendo a ideia de estimular as discussões diurnas, mas se for pra fazer isso há de lembrar que é elemento pró-cidade e balancear de alguma forma no setup.
Até mesmo uma mecânica pros anticidade secretamente declararem o fim de um dia ou o sol se pondo ("dia vai até tal hora, tem três horas pra se decidir", de repente), gastando pontinhos de habilidade, poderia contrabalançar isso aí.

Quarto. Certo. O Barão e o Nibe que assistiu TÊM RAZÃo em falar da frustração, MAS uma coisa é certa: FOI AVISADA A EXISTÊNCIA DE UMA NOVA MECÂNICA, EXPERIMENTAL, e também era de se desconfiar a lista de inscritos não aparecer até o jogo começar, né? Ainda mais que se perguntava quem queria participar ou não.
Tudo bem, vc poderia não adivinhar o que estava acontecendo, mas pelo menos saberia que havia algo estranho,vários fatores estranhos e que poderiam muito bem estar ligados.

Quinto, tá aqui pode existir precedente, jurisprudência, equilíbrio e tal, mas Cigano tem razão, não é direito e sim GAME DESIGN... olha, apesar de ter morrido relativamente cedo, e ter jogado mal, eu me diverti com as inovações, acho que isso conta também.
E isso é o tipo de mecânica que não sei se daria certo numa micro...
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline ferdineidos

  • - Alugo esse espaço -
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #680 Online: Outubro 30, 2011, 10:25:48 am »
Dia infinito é melhor artificio que já vi, é mais perigoso pra cidade que pra Máfia. Mas realmente as coisas ficaram overpower demais, pros dois lados, ou seja, a Máfia tinha capacidade de usar o supra-poder melhor, e usou, tinha como acelerar as mortes no fim, e o fez (só não entendi pq bloquearam o batata).

Dia infinito acho que prejudica pro lado de anti-cidade mesmo. A cidade perde aquela sensação de urgência então fica mais difícil cometer erros.

O bloqueio no batata era pra ele não usar bus-driver em si mesmo e a gente matar outra pessoa. Além que ainda sobrariam mais pontos pra matar no dia seguinte.

Com relação ao final sei lá. Acho que se eu fosse da cidade estaria pê da vida.

No fim a coisa toda se resumiu a convencer o MVerde de quem era o operador. Assim, pessoas que jogaram muito bem pela cidade, como o Cebola por exemplo, no fim viram seu destino ser resolvido por um só. Sei lá, eu acharia frustrante.

E achei engraçado como a maioria presume de cara que o Banned é mafioso. Sério, na primeira noite já trancafiaram o cara, tiraram o voto dele e quando descobriu-se que houve apenas uma morte ao invés de duas a conclusão lógica é que isso tinha acontecido por que o Banned fora enjaulado. Huehehehehe.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Offline banned_guardian

  • Não gostou? Reclama com o Admin!
  • .
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #681 Online: Outubro 30, 2011, 10:39:05 am »
O que quebra é juntar tudo no monte:
-Dia infinito.
-Dois Guarda-Costas de Elite (Sim, 2). Um já é quebrado. Dois.
-PGO além dos acima.
-Smiths multiplicáveis.

Agora sobre a parte da arbitrariedade, achei fraco. Muito fraco. Cigano deliberadamente botou o dedo no meio e fez o que narrador não deve fazer: ser parcial. Falar que "ia estragar o jogo", "perder o principal do jogo logo no primeiro dia" não cola. Meramente desculpa para interferir a favor de alguém no jogo.

Morreu, tá morto. Aconteceu de levar fluxo de ações na cara? Paciência! Shit Happens.

E a parte de que a máfia tava "overpower" é totalmente nula. Em um setup grande a máfia tende a ter: GF + 2x Comuns + 2x Especiais. Não tinha nenhum GF. Pra usar poderes tinha obrigatoriamente que TORRAR os pontos. E em uma determinada noite, daria para matar +1.

Voltando o raciocínio: esse +1 não poderia ser alvo dos guarda-costas, ou bye-bye máfia. Com tanto driving, se jogasse o PGO no meio, bye-bye máfia. E sem mencionar os cultistas ainda.

Injusto? Seria injusto se não houvesse qualquer possibilidade da máfia ganhar. A chance era mínima, mas tinha.

Mas de verdade? Faltou uma imensa dose de imparcialidade. Basta olhar as PM's.
..

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #682 Online: Outubro 30, 2011, 11:19:35 am »
Primeiro, se houvessem mais dicas, várias sutis e indiretas, ou um ou outro indício forte, da existência desse pessoal fora do jogo, e pra isso serviria um certo fuff moderado nas MPs... a coisa poderia ter sido diferente.
Sei que o Cigano tem uma certa fobia de fluff, e concordo que em geral menos = mais, porém nesse caso seria algo que faria todo um diferencial.

Nesse caso nem é fobia. É preguiça, imagina fluff pra 22 cabeças? Mas pensei em dicas ingame tbm, mas não achei nada que fizesse isso, se eu dou alguma ferramenta dessas pro Operador ele ou tentaria pegar o virus ou tentaria se comunicar. Fiz no final e gostei, mas derrepente pensando agora com o fim do jogo, se ele perde o UpGrade e ganha a Mensagem talvez funcionasse

Segundo, dia infinito é MUIIIIIITO PRÓ-CIDADE, eu penso nisso desde o começo, e o Banned fez o favor de o citar pra mim, como recrutador cultista pra mim foi uma merda, tudo bem que esse papel não vai pro meu perfil (eu pedi pra testar, e parece que sou bem melhor sendo cultista do que o líder da facção, menos responsabilidade na minha cabeça), se o prazo fosse fixo dava pra enrolar melhor... acham que isso não teve a ver com QUASE CEM POR CENTO DE LINCHAMENTO DE ANTICIDADES?

Acho o contrario já. Tu se embananou um bocado como Culto, se tu fica quieto um dia não chamava atenção com o lance do -1 em todas as habilidades...

Teu erro foi: Falar demais! XD

De toda forma o dia infinito obriga a Máfia a postar e não ajuda a cidade porque ela tem que linchar alguem (experimenta sugerir no linch). E bem, a Máfia ganha o jogo jogando de dia e de noite. Como termômetro ficou meio claro que a Mafia, nesse jogo pelo menos, jogou mais a noite e menos de dia, o que não é muito bom.

Terceiro, aliás isso foi algo que me chamou muito a atenção, Apoc e Switch eram idênticos, e o pessoal linchou o Apoc, tai, era só pensar um pouco e ver que o tema favorecia totalmente as duas fichas iguais.
Isso aqui foi uma máfia grande, puxa, totalmente possível poderes repetidos, e os anticidade eram poderosos, esses guardacostas eram uma defesa que estranhamente não funcionou...
Porém quando vc pensa neles + dia infinito, putz, muito pró-cidade, MESMO.
Inclusive houve momentos, fora da pressão em gente tipo eu ou Banned, em que houve um certo marasmo, aliás uso a palavra errada, um RELAXAMENTO da parte dos jogadores porque "ahnnn é dia infinito galera!!!! vamos viver tudo que há pra viver".

Me arrependi depois de fazer dois Guarda- Costas de Elite. Era melhor ter feito normais. Mas imaginei que os papeis idênticos iriam confundir.

E o relaxamento foi uma infelicidade, e o Culto tava bem forte tbm com o lance do Simulacro (Gratz ao Cebola, copiei isso da Mafia dele)

Compreendo a ideia de estimular as discussões diurnas, mas se for pra fazer isso há de lembrar que é elemento pró-cidade e balancear de alguma forma no setup.
Até mesmo uma mecânica pros anticidade secretamente declararem o fim de um dia ou o sol se pondo ("dia vai até tal hora, tem três horas pra se decidir", de repente), gastando pontinhos de habilidade, poderia contrabalançar isso aí.

Sei lá, não achei esse bicho de sete cabeças todo não, vi muito cidade perdido tbm (tanto que houve os hiatos dos dias), mas é um caso a se pensar. Tentar isso numa Máfia com muitos papeis talvez ajude, qualquer um com mais facilidade de mentir e tal. Vou fazer algo assim no futuro.

Quinto, tá aqui pode existir precedente, jurisprudência, equilíbrio e tal, mas Cigano tem razão, não é direito e sim GAME DESIGN... olha, apesar de ter morrido relativamente cedo, e ter jogado mal, eu me diverti com as inovações, acho que isso conta também.
E isso é o tipo de mecânica que não sei se daria certo numa micro...

Pensei em usar numa micro, e o lance do Culto tbm (duas micros na verdade) mas o jogo passou pela fila rápido demais! XD

E bem, eu sabia que a ideia não ia agradar a todos, sabia que o susto (que era o meu objetivo) poderia chatear alguns, por isso tentei tomar o máximo de cuidado possível, não sei se consegui minimizar essa insatisfação, mas tenho em vista exatamente isso, é um jogo, a ideia foi causar um susto e divertir, acho que consegui esse resultado, mas o jogo tava realmente cheio de falhas, muitas minhas na verdade (primeiro dia mandei tanta errata que perdi a conta, algumas duas vezes! :P)

Dia infinito é melhor artificio que já vi, é mais perigoso pra cidade que pra Máfia. Mas realmente as coisas ficaram overpower demais, pros dois lados, ou seja, a Máfia tinha capacidade de usar o supra-poder melhor, e usou, tinha como acelerar as mortes no fim, e o fez (só não entendi pq bloquearam o batata).

Dia infinito acho que prejudica pro lado de anti-cidade mesmo. A cidade perde aquela sensação de urgência então fica mais difícil cometer erros.

Isso é uma verdade. Mas no primeiro dia o que mais tinham eram erros a favor da Máfia. Achei que tinha faltado mais força de vocês lá pra forçar linchamentos errados, a sensação que me deu foi que a Máfia jogou a noite só (tirando o Banned no 1º dia).

O bloqueio no batata era pra ele não usar bus-driver em si mesmo e a gente matar outra pessoa. Além que ainda sobrariam mais pontos pra matar no dia seguinte.

Isso eu entendi. Mas não valia o risco? Eram 14 jogadores, vocês matavam 3 depois 2, com um linch errado vocês ficavam a 2 passo da vitória, isso sem contar com algum cidade dedo leve matando um inocente.

Com relação ao final sei lá. Acho que se eu fosse da cidade estaria pê da vida.

No fim a coisa toda se resumiu a convencer o MVerde de quem era o operador. Assim, pessoas que jogaram muito bem pela cidade, como o Cebola por exemplo, no fim viram seu destino ser resolvido por um só. Sei lá, eu acharia frustrante.

Agora me diz, o Bruno não devia estar frustado tbm? A facção dele não ganhou e ele foi o unico a não se encontrar com eles. O Cebola era cidade, depois virou culto (E salvou o grupo) acho que devia se sentir frustado duas vezes, uma por ter jogado por um lado e caído num lado com o pé na cova, e outra por ter perdido no final com uma morte noturna.

Não é legal perder, isso eu sei. Mas a frustração viria de toda forma, ou não?

Então, mais uma vez e de novo. Entendo o sentimento. Mas não acho que seja por conta dessa mecânica. O jogo foi bom e no final se resumiu a uma ação, EXATAMENTE como vários outros que foram ate o fim, uma jogada e todo uma facção perde ou ganha. Desmerece todo o trabalho feito ate ali? Não, mas é assim que é a brincadeira afinal, alguem sempre perde e alguem sempre perde injustamente.

E achei engraçado como a maioria presume de cara que o Banned é mafioso. Sério, na primeira noite já trancafiaram o cara, tiraram o voto dele e quando descobriu-se que houve apenas uma morte ao invés de duas a conclusão lógica é que isso tinha acontecido por que o Banned fora enjaulado. Huehehehehe.

Eu ri quando todas as ações que me vinham era pro Banned. E aquilo ali foi um erro, o Banned não chegou a perder o voto, ele tava enjaulado, foi uma das minhas (muitas) erratas. Mas não cheguei nem a mandar essa ação pra Noara.

O que quebra é juntar tudo no monte:
-Dia infinito.
-Dois Guarda-Costas de Elite (Sim, 2). Um já é quebrado. Dois.
-PGO além dos acima.
-Smiths multiplicáveis.

Fato. a unica coisa que cola ae é o dia infinito. Isso foi dito que teria desde o inicio. E os guarda-costas não deveriam ser de elite mesmo, ainda que o PGO fosse ativavel. Mas os Smiths eram vantagem pra MÁFIA, ele tirava os poderes da Cidade, tirou o Jail e o Reviver (que pelas contas poderia ter dando dois ressurections ali). Sem contar que ele morria se fosse em um de vocês (e quase morreu no primeiro dia, po publicano ir no Mafioso ever no primero dia? XD)

Ah, e vale a nota, achei que o Culto 2, daria trabalho a Máfia por ser um tipo de sobrevivente, mas não deu tempo, se juntaram rápido e morreram rápido! :P

Agora sobre a parte da arbitrariedade, achei fraco. Muito fraco. Cigano deliberadamente botou o dedo no meio e fez o que narrador não deve fazer: ser parcial. Falar que "ia estragar o jogo", "perder o principal do jogo logo no primeiro dia" não cola. Meramente desculpa para interferir a favor de alguém no jogo.

Morreu, tá morto. Aconteceu de levar fluxo de ações na cara? Paciência! Shit Happens.

Bah cara, aceito a critica, mas po, nem de longe tentei favorecer alguem, só ler as criticas que sempre fiz a isso. Mas em uma discussão com o Madruga, que admitiu ter feito algo assim eu pensei "Vou ver como é". Não gostava, não acho justo com o resto dos jogadores, e gosto do fator sorte no jogo (aconteceu aconteceu, azar!). Mas experimentei e acho que entendo melhor o ponto do Madruga agora, sou homem de admitir meus erros, achava que esse era um recurso que poderia estragar a diversão, mas não foi. Dei uma chance pro Virus e depois dei uma bela chance pra cidade, acho que o resultado final foi interessante e me valeu pelo menos como experiência.

Não tentei beneficiar ninguém cara, tentei fazer um jogo divertido.

E a parte de que a máfia tava "overpower" é totalmente nula. Em um setup grande a máfia tende a ter: GF + 2x Comuns + 2x Especiais. Não tinha nenhum GF. Pra usar poderes tinha obrigatoriamente que TORRAR os pontos. E em uma determinada noite, daria para matar +1.

Voltando o raciocínio: esse +1 não poderia ser alvo dos guarda-costas, ou bye-bye máfia. Com tanto driving, se jogasse o PGO no meio, bye-bye máfia. E sem mencionar os cultistas ainda.

Injusto? Seria injusto se não houvesse qualquer possibilidade da máfia ganhar. A chance era mínima, mas tinha.

Mas de verdade? Faltou uma imensa dose de imparcialidade. Basta olhar as PM's.

Ok, mas acho que a Máfia teve ótimas chances e desperdiçou. Aliais, uma das reclamações foi que um de vocês tinha desistido do jogo, ou foi isso que entendi.

Agora veja, não tinha doc, reparou? Todas as habilidades de investigação precisavam ser compradas, viste isso? A Máfia matava 4 na 5ª/6ª noite! Vocês tiveram a chance de ganhar quanto todos tinha pontos e malandramente se escondiam (aliais, porque esconder no mesmo alvo, se matam o cebola a mafia morria XD). Acho que dar MAIS poder a máfia nesse ponto seria um risco grande demais.

Claro, juntar esse balaio todo não ajudou no equilíbrio, errei com os dois BodyGuards serem elite, e tudo o mais, mas a Máfia teve ótimas chances.

Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #683 Online: Outubro 30, 2011, 11:25:56 am »
Agora sobre a parte da arbitrariedade, achei fraco. Muito fraco. Cigano deliberadamente botou o dedo no meio e fez o que narrador não deve fazer: ser parcial. Falar que "ia estragar o jogo", "perder o principal do jogo logo no primeiro dia" não cola. Meramente desculpa para interferir a favor de alguém no jogo.

Não tinha visto que o Cigano não deixou o SK morrer por arbitrariedade. Isso sim foi muito errado. A função do narrador é ser um bom árbitro. Se a "graça" do jogo vai pro espaço por ações noturnas, paciência. Eu sei porque já passei por isto duas vezes: Máfia Mortal Kombat, onde eu queria que fosse uma briga Maçonaria x Culto (e o cultista morreu cedo) e Máfia OotS onde a Máfia Nale perdeu o objetivo secundário deles na primeira noite.

Dia infinito é MUIIIIIITO PRÓ-CIDADE, eu penso nisso desde o começo, e o Banned fez o favor de o citar pra mim, como recrutador cultista pra mim foi uma merda, tudo bem que esse papel não vai pro meu perfil (eu pedi pra testar, e parece que sou bem melhor sendo cultista do que o líder da facção, menos responsabilidade na minha cabeça), se o prazo fosse fixo dava pra enrolar melhor... acham que isso não teve a ver com QUASE CEM POR CENTO DE LINCHAMENTO DE ANTICIDADES?

Dia infinito acho que prejudica pro lado de anti-cidade mesmo. A cidade perde aquela sensação de urgência então fica mais difícil cometer erros.

Dia infinito tem uma grande vantagem que vocês estão ignorando: Ela permite que quem não fica 16 horas por dia na frente do PC continue participando. Por exemplo, o Publicano trabalha na frente do PC, e consegue postar praticamente qualquer hora do dia. O Phoenix não. Numa máfia com dia de duração definida, o phoenix talvez consegue postar duas ou três vezes por dia, enquanto o publicano pode responder praticamente todos os posts imediatamente.

Se o publicano for cidade, isso favorece a cidade. Se ele for mafioso, favorece a máfia. Neste jogo o lado que consegue controlar a discussão é o que no final acaba vencendo.

O único risco do dia infinito é a cidade ficar com medo e não linchar ninguém, e a discussão esfriar. Nesta hora, quando o narrador perceber que a discussão está parada, que ele deve delimitar um prazo pra fechar pra movimentar o jogo de volta.
« Última modificação: Outubro 30, 2011, 11:31:04 am por Nibelung »
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #684 Online: Outubro 30, 2011, 11:38:23 am »
Nibelung tem toda razão e secundo ele mesmo isto me beneficiando.
E conforme jogo cada vez mais máfia eu tendo a falar menos e só floodar se for interrogado (isso é algo que vou controlando, é mania minha por ter participado de muito debate, tanto na vida real quanto na internet)... SÓ QUE ESTAR AQUI ME PERMITE OLHAR TUDO, já teve umas duas vezes, acho, que morri quando saí o dia inteiro. Inclusive ontem.

É o mesmo tipo de coisa que me faz repudiar resolução de ação arbitrada pro ordem de envio de MP.
O cara que é vagabundo, viciado em net, trabalha no PC ou em TI acaba se beneficiando muito com dia infinito e ordem de envio.
Na minha primeira máfia grande, mesmo, ordem de envio é o terceiro critério de desempate em resoluções, é só quando não tem jeito, e espero que isto não aconteça.

@Cigano
Velho, eu tanto caí na lábia de Banned quanto achei que depois de ser GF ele não iria querer ser máfia, ainda mais sendo visadão desse jeito. Vide Noara que ganhou agora comigo uma de mafiosa e veja, depois disso ela morre e vc vê de cidadã pq ela não quer ficar visada... mas erro meu, também, eu sou o tipo de cara que quando joga RPG tenta experimentar tudo que é tipo de personagem, funções de D&D, clãs de Vampiro, whataver... nem todo mundo é assim.
Eu só sei que dificilmente gostaria de jogar com SK, por favor não me dêem nunca esse papel a não ser que queiram me sacanear fortemente.

No mais, valeu a experiência e a diversão.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #685 Online: Outubro 30, 2011, 11:42:06 am »
Alguns erros que cometi:

- Iniciativa: Ela precisava ter um nível a mais no minimo. Recrutamento deveria aparecer antes de cop e depois do bloqueio/bus-driver/etc.

- PGO Vs BulletProff: Não era pra acontecer, sempre tento deixar claro que o BulletProff é imune a qualquer tipo de morte, e dessa vez cometi esse erro, quando notei o que escrevi vi que ele não estava imune a PGO, a descrição certa do PGO deveria justificar a morte dele como sendo um tipo de Ação de Morte.

- Ações Noturnas: Me embananei muito com as ações noturnas na 1ª noite. Nem sei bem porque, mas cometi muitos erros de leitura ali. E acho que o formato das PMs é bom dessa forma, mas senti que faltou algo a mais nelas, não sei oque!

- Guarda-Costas de Elite: Como já disse, péssima escolha. Essa decisão foi meio de ultima hora, eu ia por um guarda-costas pra suprir um pouco o papel de médico, ele morria com a proteção, então ok. Mas na hora fui tentar duplicar um papel e vi Apoc e Switch como perfeitos pra isso e dupliquei. Inicialmente eles não eram guarda-costas, a Trinity que era, mas depois notei que funcionava melhor pra eles e mudei sem recalcular, acabou dando essa merda. Mas foram dois dos papeis que mas gostei de montar (Lendo a historia dos dois vi que caia como uma luva como papeis duplos)

- Culto Smith: Simulacro era poderoso demais, foi concebido pra trocar os Smiths de lugar, inclusive de dia em um linchamento. Mas errei na descrição do poder, ate consultei o Rub e decidi por fim dar uma Errata pro papel, o publicano não tinha usado ainda o poder, acho que tinha acabado de recrutar quando vi o erro no ctrl+c ctrl+v. Então fiz a errata e achei legal o resultado, mas foi sorte eles terem perdido de cara, ia acabar sendo um jogo Culto Vs Máfia no final. Olhando agora ficou forte demais, deveria ter posto alguma desvantagem como odiado sei lá.

- Culto Merovingio Ficou forte. Demais. O recrutamento tinha que ter custo em pontos, quando morreram eles podia ser responsáveis por umas 2 mortes, fora a comunicação extra tópico. Mais um dos casos em que o desequilíbrio se escondeu com as mortes.

- SK / Anti-SK: Não funcionou mecanicamente como queria. Pensei em muitas coisas, mas acho que ter dado poderes sutis teria feito maior diferença. o SK poderia mudar a ação de alguém pra Ação de Morte, ou envenenar alguém como ação livre a cada duas noites (obrigando o Anti-SK a curar o envenenado). Como mencionei já o Anti-SK poderia mandar uma mensagem como ação sem custo ao invés de dar bônus pra alguem. Originalmente eu pensei em ele reviver alguem com a morte do Virus. Muitas mudanças que poderia ter sido melhor aproveitadas.

- Máfia: Realmente queria mais jogadores experientes na Máfia, pensei muito em por o Verde la, mas em nenhum dos 3 sorteios ele caiu na Máfia. E acho que poderia ter posto algum poderzinho noturna pra todos ali, mas não consegui ate agora pensar em algo que juntasse com o -1 e ficasse bom.

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #686 Online: Outubro 30, 2011, 11:51:54 am »
Agora sobre a parte da arbitrariedade, achei fraco. Muito fraco. Cigano deliberadamente botou o dedo no meio e fez o que narrador não deve fazer: ser parcial. Falar que "ia estragar o jogo", "perder o principal do jogo logo no primeiro dia" não cola. Meramente desculpa para interferir a favor de alguém no jogo.

Não tinha visto que o Cigano não deixou o SK morrer por arbitrariedade. Isso sim foi muito errado. A função do narrador é ser um bom árbitro. Se a "graça" do jogo vai pro espaço por ações noturnas, paciência. Eu sei porque já passei por isto duas vezes: Máfia Mortal Kombat, onde eu queria que fosse uma briga Maçonaria x Culto (e o cultista morreu cedo) e Máfia OotS onde a Máfia Nale perdeu o objetivo secundário deles na primeira noite.

É um ponto de vista. Eu pessoalmente acho que seria mais arbitrário isso ser feito durante o jogo. Penso comigo que as regras eram complicadas, elas desde o inicio estavam sujeitas a mudança (não tinha uma condição clara de vitória e tinha as minhas anti-quebras), então, na 1ª NOITE, eu disse pra ele "Olha, tu deveria morrer agora, mas vista que as regras são novas e não pensei com clareza sobre a escolha do corpo inicial, tu tem UMA escolha pra próxima noite, não vai poder fazer nada, se errar morreu, se não o jogo começa pra ti". Em regra, o SK perdeu 2 noites. Sinceramente não achei tão arbitrário assim. Queria MUITO ter salvo o Black, e poderia, mas não fiz. Queria que o culto sobrevivesse mais, ate o Banned queria mais tempo no jogo (e tenho certeza que se eu posto dizendo que fiz erratas, mesmo não tendo feito a que ele disse que fiz, isso ia salvar a bunda dele.). Acho que fui meio arbitrário sim, mas não acho que prejudiquei muito não!

(click to show/hide)

Lembrando que no Mafiascum os jogos tem 7 dias.

E eu não tinha me atentado pra isso Nib, acho que ia me perder se a discussão morresse. Anotar a dica!

@Cigano
Velho, eu tanto caí na lábia de Banned quanto achei que depois de ser GF ele não iria querer ser máfia, ainda mais sendo visadão desse jeito. Vide Noara que ganhou agora comigo uma de mafiosa e veja, depois disso ela morre e vc vê de cidadã pq ela não quer ficar visada... mas erro meu, também, eu sou o tipo de cara que quando joga RPG tenta experimentar tudo que é tipo de personagem, funções de D&D, clãs de Vampiro, whataver... nem todo mundo é assim.
Eu só sei que dificilmente gostaria de jogar com SK, por favor não me dêem nunca esse papel a não ser que queiram me sacanear fortemente.

No mais, valeu a experiência e a diversão.

Então anota ae a dica: Eu não deixo escolher papel ou personagem! ;)

Eu fiz 3 sorteios, escolhi o melhor, tu deu sorte! XD

No futuro vou gravar os 3 sorteios, acho que ia ser bacana mostrar ele agora.

Offline Assumar

  • Quid inde?
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #687 Online: Outubro 30, 2011, 12:15:55 pm »
 :ops: :hmmm: :P :laugh: XD :bwaha: :dança:

Putz!
Ontem, quando saí à tarde e vi a mensagem do Phoenix, pensei: "fudeu, vai ficar claro que o xuuh não está mentindo".
Tinha uma pequena esperança porque o xuuh argumentou muito mal, se confundiu em algumas coisas e ficou batendo em questões de menor importância. Não dava para confiar nele 100%, ele estava muito inseguro. Acho que minha história ficou mais coerente, afinal. Mas achei que não iam engolir essa história do v1rUs mandando cargas e mensagens.
Eu não acompanhei todo o jogo, entrei mais na frente e me diverti muito.
Não gosto de dias infinitos, acho que a urgência do final do dia exige mais da cidade. Postar mais ou postar menos pode ser uma vantagem, se bem usada. Há bons jogadores que postam pouco, mas, no que postam, podem decidir o jogo.
Concordo que o jogo ficou muito "over". Muitos poderes e novidades e a possibilidade de morte pelo SK invisível tendia a confundir. Mas foi divertido e participativo.
Uma coisa que eu não gosto é de acontecimentos imprevisíveis que matam a tática que desenvolvemos. Na última noite, eu não quis matar o MVerde. Eu já tinha o Thalles e o Phoenix e sabia que o Operador tinha dado alguma coisa para o MVerde.
Preferi esperar e ver quem lnchavam no outro dia. De toda forma, ainda me restaria um cook. Aí o dia abre daquele jeito. Foi tudo por água a baixo e o jeito era tentar criar uma história bem feita e partir para cima do xuuh. Deu certo, mas foi numa situação inusitada. Eu entendi o que você quis propiciar, Cigano, mas acho que deveria evitar situações assim no futuro.
No mais, parabéns pelas idéias, novidades e por ter a coragem de tentar inovar, mesmo quando as coisas não dão tão certo como se espera.

:dança: :dança: :dança:
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #688 Online: Outubro 30, 2011, 12:31:14 pm »
Eu entendi o que você quis propiciar, Cigano, mas acho que deveria evitar situações assim no futuro.

Pode apostar nisso. Voltar ao circulo de só máfias básicas pra mim! XD

Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Resposta #689 Online: Outubro 30, 2011, 12:59:53 pm »
Sinceramente eu joguei mal, estava jogando contra um argumento do meu proprio personagem nas mãos do Assumar. Tentei reverter em alguns pontos o jogo para a minha labia, mas me senti pressionado pelos argumentos do Assumar e acabei entrando diversas vezes em contradição. Mesmo apresentando fatos que me davam uma vantagem, acabei perdendo em argumentação.

O jogo foi bom, mecanica excelente e gostosa de observar. Esta de Parabens Cigano