Primeiro, se houvessem mais dicas, várias sutis e indiretas, ou um ou outro indício forte, da existência desse pessoal fora do jogo, e pra isso serviria um certo fuff moderado nas MPs... a coisa poderia ter sido diferente.
Sei que o Cigano tem uma certa fobia de fluff, e concordo que em geral menos = mais, porém nesse caso seria algo que faria todo um diferencial.
Nesse caso nem é fobia. É preguiça, imagina fluff pra 22 cabeças? Mas pensei em dicas ingame tbm, mas não achei nada que fizesse isso, se eu dou alguma ferramenta dessas pro Operador ele ou tentaria pegar o virus ou tentaria se comunicar. Fiz no final e gostei, mas derrepente pensando agora com o fim do jogo, se ele perde o UpGrade e ganha a Mensagem talvez funcionasse
Segundo, dia infinito é MUIIIIIITO PRÓ-CIDADE, eu penso nisso desde o começo, e o Banned fez o favor de o citar pra mim, como recrutador cultista pra mim foi uma merda, tudo bem que esse papel não vai pro meu perfil (eu pedi pra testar, e parece que sou bem melhor sendo cultista do que o líder da facção, menos responsabilidade na minha cabeça), se o prazo fosse fixo dava pra enrolar melhor... acham que isso não teve a ver com QUASE CEM POR CENTO DE LINCHAMENTO DE ANTICIDADES?
Acho o contrario já. Tu se embananou um bocado como Culto, se tu fica quieto um dia não chamava atenção com o lance do -1 em todas as habilidades...
Teu erro foi: Falar demais!
De toda forma o dia infinito obriga a Máfia a postar e não ajuda a cidade porque ela tem que linchar alguem (experimenta sugerir no linch). E bem, a Máfia ganha o jogo jogando de dia e de noite. Como termômetro ficou meio claro que a Mafia, nesse jogo pelo menos, jogou mais a noite e menos de dia, o que não é muito bom.
Terceiro, aliás isso foi algo que me chamou muito a atenção, Apoc e Switch eram idênticos, e o pessoal linchou o Apoc, tai, era só pensar um pouco e ver que o tema favorecia totalmente as duas fichas iguais.
Isso aqui foi uma máfia grande, puxa, totalmente possível poderes repetidos, e os anticidade eram poderosos, esses guardacostas eram uma defesa que estranhamente não funcionou...
Porém quando vc pensa neles + dia infinito, putz, muito pró-cidade, MESMO.
Inclusive houve momentos, fora da pressão em gente tipo eu ou Banned, em que houve um certo marasmo, aliás uso a palavra errada, um RELAXAMENTO da parte dos jogadores porque "ahnnn é dia infinito galera!!!! vamos viver tudo que há pra viver".
Me arrependi depois de fazer dois Guarda- Costas de Elite. Era melhor ter feito normais. Mas imaginei que os papeis idênticos iriam confundir.
E o relaxamento foi uma infelicidade, e o Culto tava bem forte tbm com o lance do Simulacro (Gratz ao Cebola, copiei isso da Mafia dele)
Compreendo a ideia de estimular as discussões diurnas, mas se for pra fazer isso há de lembrar que é elemento pró-cidade e balancear de alguma forma no setup.
Até mesmo uma mecânica pros anticidade secretamente declararem o fim de um dia ou o sol se pondo ("dia vai até tal hora, tem três horas pra se decidir", de repente), gastando pontinhos de habilidade, poderia contrabalançar isso aí.
Sei lá, não achei esse bicho de sete cabeças todo não, vi muito cidade perdido tbm (tanto que houve os hiatos dos dias), mas é um caso a se pensar. Tentar isso numa Máfia com muitos papeis talvez ajude, qualquer um com mais facilidade de mentir e tal. Vou fazer algo assim no futuro.
Quinto, tá aqui pode existir precedente, jurisprudência, equilíbrio e tal, mas Cigano tem razão, não é direito e sim GAME DESIGN... olha, apesar de ter morrido relativamente cedo, e ter jogado mal, eu me diverti com as inovações, acho que isso conta também.
E isso é o tipo de mecânica que não sei se daria certo numa micro...
Pensei em usar numa micro, e o lance do Culto tbm (duas micros na verdade) mas o jogo passou pela fila rápido demais!
E bem, eu sabia que a ideia não ia agradar a todos, sabia que o susto (que era o meu objetivo) poderia chatear alguns, por isso tentei tomar o máximo de cuidado possível, não sei se consegui minimizar essa insatisfação, mas tenho em vista exatamente isso, é um jogo, a ideia foi causar um susto e divertir, acho que consegui esse resultado, mas o jogo tava realmente cheio de falhas, muitas minhas na verdade (primeiro dia mandei tanta errata que perdi a conta, algumas duas vezes!
)
Dia infinito é melhor artificio que já vi, é mais perigoso pra cidade que pra Máfia. Mas realmente as coisas ficaram overpower demais, pros dois lados, ou seja, a Máfia tinha capacidade de usar o supra-poder melhor, e usou, tinha como acelerar as mortes no fim, e o fez (só não entendi pq bloquearam o batata).
Dia infinito acho que prejudica pro lado de anti-cidade mesmo. A cidade perde aquela sensação de urgência então fica mais difícil cometer erros.
Isso é uma verdade. Mas no primeiro dia o que mais tinham eram erros a favor da Máfia. Achei que tinha faltado mais força de vocês lá pra forçar linchamentos errados, a sensação que me deu foi que a Máfia jogou a noite só (tirando o Banned no 1º dia).
O bloqueio no batata era pra ele não usar bus-driver em si mesmo e a gente matar outra pessoa. Além que ainda sobrariam mais pontos pra matar no dia seguinte.
Isso eu entendi. Mas não valia o risco? Eram 14 jogadores, vocês matavam 3 depois 2, com um linch errado vocês ficavam a 2 passo da vitória, isso sem contar com algum cidade dedo leve matando um inocente.
Com relação ao final sei lá. Acho que se eu fosse da cidade estaria pê da vida.
No fim a coisa toda se resumiu a convencer o MVerde de quem era o operador. Assim, pessoas que jogaram muito bem pela cidade, como o Cebola por exemplo, no fim viram seu destino ser resolvido por um só. Sei lá, eu acharia frustrante.
Agora me diz, o Bruno não devia estar frustado tbm? A facção dele não ganhou e ele foi o unico a não se encontrar com eles. O Cebola era cidade, depois virou culto (E salvou o grupo) acho que devia se sentir frustado duas vezes, uma por ter jogado por um lado e caído num lado com o pé na cova, e outra por ter perdido no final com uma morte noturna.
Não é legal perder, isso eu sei. Mas a frustração viria de toda forma, ou não?
Então, mais uma vez e de novo. Entendo o sentimento. Mas não acho que seja por conta dessa mecânica. O jogo foi bom e no final se resumiu a uma ação, EXATAMENTE como vários outros que foram ate o fim, uma jogada e todo uma facção perde ou ganha. Desmerece todo o trabalho feito ate ali? Não, mas é assim que é a brincadeira afinal, alguem sempre perde e alguem sempre perde injustamente.
E achei engraçado como a maioria presume de cara que o Banned é mafioso. Sério, na primeira noite já trancafiaram o cara, tiraram o voto dele e quando descobriu-se que houve apenas uma morte ao invés de duas a conclusão lógica é que isso tinha acontecido por que o Banned fora enjaulado. Huehehehehe.
Eu ri quando todas as ações que me vinham era pro Banned. E aquilo ali foi um erro, o Banned não chegou a perder o voto, ele tava enjaulado, foi uma das minhas (muitas) erratas. Mas não cheguei nem a mandar essa ação pra Noara.
O que quebra é juntar tudo no monte:
-Dia infinito.
-Dois Guarda-Costas de Elite (Sim, 2). Um já é quebrado. Dois.
-PGO além dos acima.
-Smiths multiplicáveis.
Fato. a unica coisa que cola ae é o dia infinito. Isso foi dito que teria desde o inicio. E os guarda-costas não deveriam ser de elite mesmo, ainda que o PGO fosse ativavel. Mas os Smiths eram vantagem pra MÁFIA, ele tirava os poderes da Cidade, tirou o Jail e o Reviver (que pelas contas poderia ter dando dois ressurections ali). Sem contar que ele morria se fosse em um de vocês (e quase morreu no primeiro dia, po publicano ir no Mafioso ever no primero dia?
)
Ah, e vale a nota, achei que o Culto 2, daria trabalho a Máfia por ser um tipo de sobrevivente, mas não deu tempo, se juntaram rápido e morreram rápido!
Agora sobre a parte da arbitrariedade, achei fraco. Muito fraco. Cigano deliberadamente botou o dedo no meio e fez o que narrador não deve fazer: ser parcial. Falar que "ia estragar o jogo", "perder o principal do jogo logo no primeiro dia" não cola. Meramente desculpa para interferir a favor de alguém no jogo.
Morreu, tá morto. Aconteceu de levar fluxo de ações na cara? Paciência! Shit Happens.
Bah cara, aceito a critica, mas po, nem de longe tentei favorecer alguem, só ler as criticas que sempre fiz a isso. Mas em uma discussão com o Madruga, que admitiu ter feito algo assim eu pensei "Vou ver como é". Não gostava, não acho justo com o resto dos jogadores, e gosto do fator sorte no jogo (aconteceu aconteceu, azar!). Mas experimentei e acho que entendo melhor o ponto do Madruga agora, sou homem de admitir meus erros, achava que esse era um recurso que poderia estragar a diversão, mas não foi. Dei uma chance pro Virus e depois dei uma bela chance pra cidade, acho que o resultado final foi interessante e me valeu pelo menos como experiência.
Não tentei beneficiar ninguém cara, tentei fazer um jogo divertido.
E a parte de que a máfia tava "overpower" é totalmente nula. Em um setup grande a máfia tende a ter: GF + 2x Comuns + 2x Especiais. Não tinha nenhum GF. Pra usar poderes tinha obrigatoriamente que TORRAR os pontos. E em uma determinada noite, daria para matar +1.
Voltando o raciocínio: esse +1 não poderia ser alvo dos guarda-costas, ou bye-bye máfia. Com tanto driving, se jogasse o PGO no meio, bye-bye máfia. E sem mencionar os cultistas ainda.
Injusto? Seria injusto se não houvesse qualquer possibilidade da máfia ganhar. A chance era mínima, mas tinha.
Mas de verdade? Faltou uma imensa dose de imparcialidade. Basta olhar as PM's.
Ok, mas acho que a Máfia teve ótimas chances e desperdiçou. Aliais, uma das reclamações foi que um de vocês tinha desistido do jogo, ou foi isso que entendi.
Agora veja, não tinha doc, reparou? Todas as habilidades de investigação precisavam ser compradas, viste isso? A Máfia matava 4 na 5ª/6ª noite! Vocês tiveram a chance de ganhar quanto todos tinha pontos e malandramente se escondiam (aliais, porque esconder no mesmo alvo, se matam o cebola a mafia morria
). Acho que dar MAIS poder a máfia nesse ponto seria um risco grande demais.
Claro, juntar esse balaio todo não ajudou no equilíbrio, errei com os dois BodyGuards serem elite, e tudo o mais, mas a Máfia teve ótimas chances.