Algumas regras especiais estarão em efeito, visando emular melhor o ambiente do jogo original. Porém, lembrem-se de que continua sendo jogo de MÁFIA, embora não haja uma Máfia aqui
VOTOSO limiar de linchamento é calculado na quantidade de votantes válidos (metade + 1), logo, não é anunciado no começo de cada dia.
PODERES E CLASSESTODOS os personagens têm uma das seis classes do jogo. As mecânicas originais são um tanto complexas, aqui simplificadas. Cada uma das cinco classes principais do jogo (exceto o Generalista) é vulnerável a uma das outras classes e resiste a uma terceira.
Quando um poder exigir ALVO, você deve especificar pedra, papel ou tesoura. Se você não fizer isso, considero a escolha imediatamente anterior (e se esta não existir, o poder FALHA, então prestem atenção). Pedra derrota tesoura, tesoura derrota papel e papel derrota pedra, como sempre. A escolha é comparada com a do alvo, se passar, sua ação teve sucesso.
PORÉM, as classes podem alterar isto: Detonador ganha de Brutamontes, Brutamontes ganha de Briguento, Briguento ganha de Infiltrador, Infiltrador ganha de Tático e Tático ganha de Detonador, SEMPRE. Os Generalistas não são vulneráveis nem resistentes a nenhuma outra classe.
EXCEÇÃO: ações puramente benéficas (exemplo clássico: um Médico) não dependem de pedra-papel-tesoura e não são afetadas pela classe. Sua classe virá indicada junto com sua facção.
EXCEÇÃO 2: ações de morte diretas (como aquela executada por um Assassino Serial, a morte faccional de uma Máfia, etc.; não incluindo coisas como Bruxa, Interceptador, etc. Caso existam no jogo) também não dependem de pedra-papel-tesoura e não são afetadas pela classe.
Atenção: Ao usar o Equipamento da S.H.I.E.L.D. (veja abaixo) no primeiro dia (e apenas no primeiro dia), por favor escolha DE ANTEMÃO pedra, papel ou tesoura. Isto servirá como referência caso você não execute nenhuma ação ou em algum outro caso.
EDIT (13/03/2013)
Uma dúvida me foi levantada, e quanto aos empates no jokenpo? Bem, nesse caso ganha o desempate quem está SOFRENDO a ação.
Exemplo: O Capitão Gay tenta bloquear o Buttman. Ambos escolheram tesoura, porque cortam pros dois lados. Como é o Buttman que está se defendendo do Capitão, a ação do Capitão falha.
Exemplo 2: Situação quase análoga... Coronel Sicrano tenta espancar o Ran Xerox. Ambos escolheram pedra, porque estão duros esse mês. Acontece que Sicrano é detonador e Xerox é brutamontes, então Sicrano consegue espancar Xerox.
EDIT2
NÃO é obrigatório enviar Energia.
Enviar Energia é uma Ação Diurna, logo quem tem Ação Diurna (se existir esse alguém) terá de deixar de fazê-la pra doar, SE QUISER.
Ao fim do dia, eu contabilizo tudo (estou anotando) e os beneficiados receberão suas Energias ANTES do começo da noite, podendo usá-las numa boa. Na MP não é dito QUEM enviou, mas a quantidade que você está recebendo.
Lembrando que o limite de Energias é 3 e que vocês começaram com 2. Então quem superar 3 Energias vai ficar com o máximo; o resto é descartado.
AÇÕES e ENERGIASSalvo indicado no texto de um poder,
todos eles custam 1 Energia. Isto se aplica até mesmo para poderes que, pelo texto da wiki, são passivos e não custariam nada.
No texto do poder vai também o tipo de ação que é exigido para que ele seja usado, normalmente ações noturnas; se uma ação estiver marcada como “ Ação Rápida”, não gasta sua noite (ou dia, se o poder for diurno). Alguns poderes PODEM ser diferentes do normal encontrado nas regras originais, e alguns poderes normalmente passivos podem exigir ação para serem ativados.
Heróis começam o jogo com 2 Energias e só podem ter no máximo 3, salvo indicado. Qualquer jogador pode usar uma Ação Noturna para recuperar 2 Energias. As Energias podem ser usadas para qualquer poder. Caso você falhe no uso de um poder, na maioria das vezes terá gasto Energia assim mesmo.
Equipamento da S.H.I.E.L.D. (Recuperação Coletiva de Energias)Todo dia, cada jogador tem direito a enviar uma Energia para outro jogador à sua escolha. Esta decisão deve ser comunicada ao narrador através de MP e gasta uma Ação Diurna.
ATENÇÃO: se todos os Agentes da S.H.I.E.L.D. estiverem mortos, esta regra deixa de funcionar. O número de Agentes no jogo é somente conhecido pelo narrador. Qualquer jogador pode usar esta regra, não importando sua facção.
ROLETA + CHAMADO DE EMERGÊNCIAEm Marvel: Avengers Alliance, é possível pedir a ajuda temporária de outros heróis...
No começo de cada dia, um jogador vivo é sorteado e declarado publicamente como Duplo Votante: seu voto é contado em dobro.