- RC falsos -> a cidade não tem esse artifício a seu favor
- Completa falta de poderes -> não temos um mínimo artifício embasador de "verdade": por mais coerente ou incoerente que pareça, qualquer argumento no jogo pode ser tanto um cidadão defendendo a si mesmo ou a sua ideia ou um mafioso agindo estrategicamente e não temos nada que sirva de comparativo
- Cidadãos jogam no escuro -> nada mais natural do que cidadãos desconfiando de outro cidadão porque ninguém sabe quem é o quê, [isso faz parte do jogo, dã] isso não dá força o suficiente para culpabilidade de ninguém
- Experiência de jogo -> já tivemos máfias o suficiente pra mafiosos listarem todo tipo de coisa que as pessoas consideram como atitudes suspeitas [que eram os argumentos usados contra eles no passado] e camuflá-las muito bem quando o jogo se trata somente de análise de comportamento e mais nada [mentir, forçar linchameto de cidadão, etc]
- Grande número de jogadores -> fica fácil camuflar-se quando o jogo se baseia e posts muito grandes de um número muito grande de pessoas, já que isso é algo que demanda um longo tempo de leitura e análise individual, muitas vezes linha a linha, de muitos textos, muito grandes, de muitas pessoas, o que torna tudo muito cansativo, ora maçante, ora impossível [dada a vida offgame de todo mundo] e prejudica a atenção e dedicação necessária para pegar sutilezas entrelinhas.
- Mecânica particular -> o jogo começou "desbalanceado" em favor da máfia e tendia a criar uma avalanche favorável pro lado que começasse bem: se a cidade tivesse tido uma sorte do caramba de linchar um mafioso no primeiro dia que concedesse algum poder FODA pra cidade E/OU os mafiosos estivessem cometendo erros demais, as vantagens da cidade aumentariam gradativamente; caso a máfia soubesse tirar vantagem do que tinha no começo, seu poder cresceria exponencialmente. Em outras palavras, na minha opinião, a mecânica já começou favorecendo uma das duas facções e conforme o jogo evoluísse, a menos que a cidade tivesse tido sorte no primeiro dia, os benefícios da máfia só tendiam a aumentar.
- Ninguém sabe que poder tem ou a quem dará poder caso morra -> a cidade tem nada pra se basear concretamente pra poder garimpar uma vantagem aleatória, e a máfia, desde que mate alguém todo dia, tem garantida uma probabilidade de vantagem para si: seja matando um cidadão com poder forte antes mesmo dele ter chance de usa-lo, seja ganhando um poder concedido pela morte do mesmo.
Estou resgatando esse post que a Lucita fez no meio do jogo, porque ali resumiu a maior parte dos motivos que me levaram a achar que o jogo começou MUITO desequilibrado a favor da máfia. E quando ela escreveu isso a gente nem sabia ainda que eles tinham MPs falsas!
Eu ainda acho que a máfia entregou totalmente esse jogo. Não tinha motivos pra começarem a cair feito dominós só porque o Russel meio que se atirou abraçado com o Nelio. (Apesar que aí também entra o efeito bola de neve que eu mencionei, quanto mais um lado linchasse certo mais o poder dele cresceria geometricamente...)
Sendo que tinha 20 jogadores. Sem nada de útil pra ser dito, porque ninguém tinha nenhum poder e os mafiosos tinham personagens falsos, então nem sequer o tema da máfia tinha alguma utilidade pra motivar conversas úteis.
Isto foi outro problema, mas que eu não acho que seja relacionado com o tamanho do dia por si só.
Não foi causado pelo tamanho dos dias, mas foi muito agravado por ele. A parte mais chata de qualquer máfia é o primeiro dia, porque não há resultados noturnos e o pessoal só fica conversando sem nada de concreto.
Aí, graças a essa mecânica em que a cidade era totalmente sem poderes até pegar o primeiro mafioso...o resultado é que houve, basicamente, 3 "primeiros dias". E cada um levou 5 dias de tempo real, mais 2 dias pra cada noite.
Ou seja, foram quase
3 semanas de um jogo chato pacarai. Tanto que o comentário mais frequente depois que o jogo finalmente engrenou foi
"eu não vou ter saco de reler essa porra toda!".
Tá, deixa ver se eu entendi... eu te falei que a única parte que eu achei divertida naquela máfia foi conversar com alguns parceiros fora do tópico, aí numa tentativa de melhorar você vai e tira isso do jogo?
Sim, é o que eu acreditei ser um dos motivos pelo qual tanta gente prefere jogar como mafioso do que como cidade. Um deles é que eles continuam jogando mesmo morto. Foi só um teste pra ver como isso ia afetar o andamento das coisas. Mas se serve de consolo, a mesma regra afetava os maçons. Tanto o Assumar quanto o Thales falaram isso no tópico.
Pois então, caraio! Você foi pelo pensamento inverso do que eu esperava.
"Elemento X é algo legal no jogo, mas só um grupo tem... então o que fazer? Dar ele pra mais gente, ou retirar de todo mundo pra equilibrar? Isso, vou tirar de todo mundo!"Pelo contrário, acho que mais gente tem que poder continuar participando do jogo depois que morrer. Na cidade isso é complicado, porque ter mais cabeças trocando informações é uma das grandes vantagens da máfia... mas não é impossível.
Por exemplo, que tal alguma máfia onde as pessoas mortas viram tipo uma "hidra espectral", em que podem conversar entre si no pós vida e participar do tópico (sem poder de voto) através de uma pessoa específica... digamos, o primeiro cidadão que tenha sido morto pela máfia?
(Existe algum role de "médium" na máfia, em que o cara pode ouvir as vozes dos cidadãos mortos e passar recados deles no tópico? Isso seria engraçado.)