Autor Tópico: Máfia Conan II - Vitória da Máfia  (Lida 33510 vezes)

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Offline samita

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Re:Máfia Conan II - 4º Noite até 02/03, às 22h
« Resposta #195 Online: Março 03, 2016, 10:11:06 am »
Caramba, era muito mafioso, iam me matar tranquilo!  :b
Mas foi bem legal, desenferrujamos todos. Kinn quase me fez acreditar que a wikia tava me enganando e achei muito engraçado todo mundo ir matar o Conan já na primeira noite! Qual era o poder do Kinn, afinal?
Queria ver as ações, porque inclusive também fiquei com dúvida sobre como funciona o bus driver (nunca entendo bus driver!), porque a Noara viu a Ielena ir no Mog e não viu mais ninguém?

Re:Máfia Conan II - 4º Noite até 02/03, às 22h
« Resposta #196 Online: Março 03, 2016, 10:18:16 am »
Quando vi a MP da máfia e vi que era formada por 5 pessoas, já estava esperando por alguma pegadinha. Algum traidor ou algo do tipo. Achei muita gente.

O problema da cidade foi ter focado o primeiro e o segundo dia apenas nos dois inativos. Com isso, não havia nenhum material para ela trabalhar nos outros dias. Os inativos (Madruga e Ielena) atrapalharam, mas os cidadãos não fizeram nada para que a pressão/questionamento ficassem só neles. Enquanto isso, a máfia não precisou fazer muita coisa. Na verdade, a gente não fez nada nos dois primeiros dias.

O jogo poderia ter sido pior em termos de desequilíbrio. Tanto a máfia quanto o SK mataram o kinn na primeira noite. E na segunda noite, a Manu morreu tanto pelo SK quanto por um poder da máfia.

No entanto, gostei do jogo. Estarei nos próximos.

Offline kinn

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Re:Máfia Conan II - 4º Noite até 02/03, às 22h
« Resposta #197 Online: Março 03, 2016, 10:59:16 am »
Assumar publicou as ações noturnas?
Estou meio perdido nisso
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Offline Rafa

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Re:Máfia Conan II - 4º Noite até 02/03, às 22h
« Resposta #198 Online: Março 03, 2016, 11:44:21 am »
Quando vi a MP da máfia e vi que era formada por 5 pessoas, já estava esperando por alguma pegadinha. Algum traidor ou algo do tipo. Achei muita gente.

Bem isso, a gente meio que tava cogitando já que ia acontecer alguma coisa no jogo pra máfia, kkkkk enfim, VITÓRIA  :victory:

E o melhor de tudo. EU NÃO MORRI  :dança:
Sério, acho que foi a primeira máfia da minha vida que eu não morri em algum jogo, kkkk seja cidade, mafioso, sobrevivente, etc...

Assumar publicou as ações noturnas?
Estou meio perdido nisso

Na verdade a gente pode deduzir as ações, ele ainda não postou xD
mas kinn, qual era o teu poder? :p

E sobre o jogo, eu achei desequilibrado, mas como o nelio apontou, as ações noturnas fizeram com que o jogo ficasse ~menos~ desequilibrado. Mas mesmo assim, empolguei novamente com máfias :3 Esperando pelo próximo jogo xD (e ao mesmo tempo sondando a Kath pra ela participar tb, kkk)

Re:Máfia Conan II - 4º Noite até 02/03, às 22h
« Resposta #199 Online: Março 03, 2016, 11:58:39 am »
Falar que o jogo ficou desequilibrado é chover no molhado. Queria falar da postura da cidade, que como o Mog apontou no inicio do jogo, se continuasse daquele jeito a cidade perderia por inatividade, o que acabou acontecendo.

Essa é uma questão que já vinha antes mesmo de termos esse intervalo das máfias, que a cidade fica muito dependente de ação noturna. Embora ache normal que nesse primeiro jogo depois de tanto tempo isso aconteça, esse é um perfil que acho que precisamos mudar para o jogo ter uma dinâmica mais bacana.

O que fazer ? Sinceramente não sei, acho que uma maior ousadia da cidade, mentir, acusar sem ter resultado noturno. Isso tudo podem ser sugestões malucas e vai de cada um, mas como o Assumar disse, a cidade tenha que ganhar o jogo nos primeiros dias, não nos últimos.

Offline Mog

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Máfia Conan II - 4º Noite até 02/03, às 22h
« Resposta #200 Online: Março 03, 2016, 12:08:13 pm »
Eu acho que precisamos achar um jogo com uma mecânica diferente. Simples assim. Máfia já tá muito batido em ser sempre o mesmo padrão (gente que não se compromete com o jogo por N motivos que sejam > pessoas mais ativas são alvos fáceis logo no começo e eliminadas do jogo > cidade acaba perdendo por inatividade e dependência de resultado noturno). As 3 últimas máfias que joguei, pelo menos, foram assim, com pequena excessão na máfia Conan 1.

Nao sei se me animo a outra máfia tão cedo, seguindo esse padrão. Mas de olho nesses outros jogos rolando aqui, ou de algum outro que venha a surgir.  ;)

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Offline Madrüga

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Re:Máfia Conan II - 4º Noite até 02/03, às 22h
« Resposta #201 Online: Março 03, 2016, 12:40:37 pm »
É, concordo que a cidade não tava lá muito boa, mas o balanceamento foi terrível. Cara, AMADO ATIVADO PRO DIA SEGUINTE? Isso não pode existir, pelamor! BUS DRIVER INDEPENDENTE NÃO FAZ SENTIDO! Duas mortes por noite com essa proporção de mafiosos e cidadãos? Tava pedindo pra dar errado. Podem dizer que é chover no molhado, mas foi MUITO RUIM. Não adianta botar a culpa só no comportamento da galera, o setup prejudica muito um jogo.

Quanto a ter descrições mínimas para os jogadores pesquisarem, acho meio empáfia do narrador. Tipo quando professores olham um aluno tímido e falam "na minha aula ninguém vai ser tímido!"... só que, porra, não é seu papel fazer isso. Você obrigar a gente a pesquisar não é uma coisa boa, é sair um pouco da sua função, e obviamente não funcionou (não pesquisei nada).

A mecânica dos lugares ficou meio obscura demais. Nem votei em nada, porque não parecia dar em bosta nenhuma.

E cidade, CIDADE! PAREM DE PRESUMIR COISAS! Nego adora dizer que "o cop tem que ir no fulano", "médico não fez seu trabalho" SEM SABER O SETUP! É uma das coisas mais chatas dos jogos, e uma das razões pelas quais eu adorava não colocar médico nem investigador nos setups.

Bom a gente tirar essa ferrugem, até me animei!
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline kinn

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Re:Máfia Conan II - 4º Noite até 02/03, às 22h
« Resposta #202 Online: Março 03, 2016, 12:41:27 pm »
eu era bulletproof + guarda-costas de elite
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Offline kinn

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Re:Máfia Conan II - 4º Noite até 02/03, às 22h
« Resposta #203 Online: Março 03, 2016, 12:45:18 pm »
obviamente não podia usar os dois na mesma noite (mas sendo poderes de cargas, seria engraçado poder fazer isso)
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Offline Madrüga

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Re:Máfia Conan II - 4º Noite até 02/03, às 22h
« Resposta #204 Online: Março 03, 2016, 01:11:53 pm »
Eu acho que precisamos achar um jogo com uma mecânica diferente. Simples assim. Máfia já tá muito batido em ser sempre o mesmo padrão (gente que não se compromete com o jogo por N motivos que sejam > pessoas mais ativas são alvos fáceis logo no começo e eliminadas do jogo > cidade acaba perdendo por inatividade e dependência de resultado noturno).

Os jogadores e narradores estão acostumados com resultados noturnos absolutos (culpado) ao invés de relativos (saiu de casa, visitou fulano). Eu gosto que haja papéis que deem resultados mais relativos, porque obriga a galera a usar a cabeça e discutir:

 :seta: resultado: culpado  :seta: investigador delata  :seta: todos lincham
 :seta: resultado: saiu de casa  :seta: observador delata  :seta: gera discussão

ESSE é o problema. Os setups são burros, e emburrecem os jogadores. Policial é um papel que elimina discussão. Pra que blefar se alguém pode simplesmente descobrir se você é culpado ou não? Se você é observado saindo de casa, você pode mentir, inventar, outros podem te acobertar...

Citação de: kinn
eu era bulletproof + guarda-costas de elite

Isso é um setup demente. Sério. Um dos piores que eu já vi.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


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Máfia Conan II - Vitória da Máfia
« Resposta #205 Online: Março 03, 2016, 01:21:58 pm »
É, concordo que a cidade não tava lá muito boa, mas o balanceamento foi terrível. Cara, AMADO ATIVADO PRO DIA SEGUINTE? Isso não pode existir, pelamor! BUS DRIVER INDEPENDENTE NÃO FAZ SENTIDO! Duas mortes por noite com essa proporção de mafiosos e cidadãos? Tava pedindo pra dar errado. Podem dizer que é chover no molhado, mas foi MUITO RUIM. Não adianta botar a culpa só no comportamento da galera, o setup prejudica muito um jogo.

Já assumi minha parte da culpa. Tentei fazer um jogo à altura, mas não consegui.
Mas acho que serviu para reunir a turma e reiniciar os jogos. Da próxima, vai ser melhor.

Quanto a ter descrições mínimas para os jogadores pesquisarem, acho meio empáfia do narrador. Tipo quando professores olham um aluno tímido e falam "na minha aula ninguém vai ser tímido!"... só que, porra, não é seu papel fazer isso. Você obrigar a gente a pesquisar não é uma coisa boa, é sair um pouco da sua função, e obviamente não funcionou (não pesquisei nada).

O jogador deve sim pesquisar o tema e seu personagem. O tema é importante, inclusive na hora de debater um personagem falso. Em geral, quem não se preocupa com o tema não costuma ser muito útil, quando muito em ações noturnas.

A mecânica dos lugares ficou meio obscura demais. Nem votei em nada, porque não parecia dar em bosta nenhuma.

Presumiu isso e não participou. Ok.

E cidade, CIDADE! PAREM DE PRESUMIR COISAS! Nego adora dizer que "o cop tem que ir no fulano", "médico não fez seu trabalho" SEM SABER O SETUP! É uma das coisas mais chatas dos jogos, e uma das razões pelas quais eu adorava não colocar médico nem investigador nos setups.

Bom a gente tirar essa ferrugem, até me animei!

O que você disse vai ao encontro à fala do Mog. Ficamos viciados em presumir setups e isso nos condicionou a agir sempre da mesma maneira, esperando os mesmos resultados. Aí o jogo fica a repetição do anterior e, aos poucos, vamos desanimando.
Que bom que animou, você é ótimo jogador quando quer. Lembro até hoje da máfia Liga da Justiça (ou Marvel? Enfim, a do Tetris), quando jogamos juntos na máfia que venceu (e com louvor!).
Podia animar, inclusive, a voltar a narrar. Participei apenas da sua máfia dos usuários da Spell, que foi o jogo mais chato que já participei aqui (o jogo tinha um excesso de jogadores. Era difícil balancear mesmo, mas foi uma  :merda:). Mas eu li outros jogos que você narrou e foram excelentes!  :positivo:

Citar
russell: O que fazer ? Sinceramente não sei, acho que uma maior ousadia da cidade, mentir, acusar sem ter resultado noturno. Isso tudo podem ser sugestões malucas e vai de cada um, mas como o Assumar disse, a cidade tenha que ganhar o jogo nos primeiros dias, não nos últimos.

Acho que devemos tentar voltar para essa nova fase não tendo os vícios que fizeram as máfias decaírem. Cada um se propor a ser mais ativo, discutir mais, pesquisar o tema e pensar melhor nas ações noturnas, mas sem depender delas.

Citar
kinn: Então o resumo do conto que li devia ser de alguma adaptação de quadrinho e não do conto original - porque tornava Athicus um mago e o principal vilão da história

KKKKKKK! Deve ser. O Athicus era um carcereiro enviado por Murilo para soltar o Conan da cadeia. Só que ele foi preso antes de poder concluir sua ação. Depois não aparecer mais no conto.
No conto, não há mago, mas um sacerdote de nome Nabonidus (se bem que no universo Conan, sacerdotes e feiticeiros são quase a mesma coisa). Ele criava o Thak (uma espécie de gorila) que acaba sendo um dos principais vilões da trama.
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Máfia Conan II - Vitória da Máfia
« Resposta #206 Online: Março 03, 2016, 01:24:44 pm »
ESSE é o problema. Os setups são burros, e emburrecem os jogadores. Policial é um papel que elimina discussão. Pra que blefar se alguém pode simplesmente descobrir se você é culpado ou não? Se você é observado saindo de casa, você pode mentir, inventar, outros podem te acobertar...

Às vezes eu gosto de usar o "ladrão". Dependendo da informação que é dada, ele favorece a discussão, porque ele não simplesmente diz "culpado" ou "inocente".
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Re:Máfia Conan II - Vitória da Máfia
« Resposta #207 Online: Março 03, 2016, 01:38:52 pm »
MP´s (os personagens foram sorteados)

Eltar
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nelio
(click to show/hide)

Russell
(click to show/hide)

Rafa
(click to show/hide)

MVerde
(click to show/hide)

Manu
(click to show/hide)

Fenrir
(click to show/hide)

Madrüga
(click to show/hide)

Macnol
(click to show/hide)

Noara
(click to show/hide)

Samita
(click to show/hide)

Ielena
(click to show/hide)

Arquimago
(click to show/hide)

Mog
(click to show/hide)

Kinn
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"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Offline samita

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Re:Máfia Conan II - Vitória da Máfia
« Resposta #208 Online: Março 03, 2016, 01:41:13 pm »
E o bus driver? Que que houve na primeira noite afinal?

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Máfia Conan II - Vitória da Máfia
« Resposta #209 Online: Março 03, 2016, 01:49:25 pm »
Ações noturnas


1ª noite
Kinn ativa à prova de balas.
Mog rastreia Macnol.
Ielena troca Kinn e Mog.
Noara observa o Mog (kinn).
Russell e Samita matam kinn (Mog).

2ª Noite
Kinn ativa à prova de balas.
Macnol usa oráculo em Madrüga e o revela.
Samita  e Russell matam Manu.
Manu bloqueia Noara.
Madrüga ativa amado.
Eltar mata Macnol.
Rafa usa poder de Farsante (Macnol).

________________

Cenários
1) Khorshemish, a capital de Ophir.
+1 carga para Amalrus, Conan não age.

02) A planície de Shamu.
+1 carga para a máfia, -1 carga para Conan.

03) Tamar, a capital da Aquilônia.
Uma carga de farsante para Arpello e  uma carga de ladrão para Conan

04) Shamar, cidade do sul da Aquilônia.
+1 carga para Trocero, MVerde perde sua proteção contra morte.

05) As ilhas do Vilayet.
+1 uma carga para Ivanos e Papagaio.

06) Xuthal do Crepúsculo.
uma carga para Natala (uma carga de médico fraco) e Thalis (uma carga de carceireiro)

07) A ilha citada no Livro de Skelos. +1 Sancha
+1 carga para Sancha

08) As montanhas ao lado da fronteira oriental de Zamora. Thak envenena e mata
Na próxima noite, Thak pode usar a ação de morte e envenenar outro alvo.

09) A Toca do Rato. Murilo +1
Uma carga de covarde para Murilo

10) A cidade abandonada de Xapur.
+1 carga para Octávia
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