Regras da Máfia:As condições de Adormecido, Desperto e Banido não representam nada para os mafiosos, que são humanos mortais e um humano possúido por um alienígena. Em vez disso, todos os mafiosos começam o jogo na condição "Estável", representando sua Sanidade. Cada mafioso humano tem um valor de Sanidade que está oculto, e as ações especiais que podem realizar enquanto Estáveis custam pontos de Sanidade.
Se a Sanidade chegar a zero, o personagem é declarado "Insano", o que afeta suas habilidades. Se um mafioso ficar com apenas 1 ponto de Sanidade, ele saberá desse fato; fora isso não tem ideia do quanto está caindo na loucura.
Via de regra, toda vez que um mafioso for afetado pelo poder de um Antigo, ele perderá um ponto de Sanidade. Toda vez um Antigo for banido ou linchado, todos os mafiosos recuperam 1 ponto de Sanidade.
Se por qualquer razão um mafioso receber 1 ponto de Mythos, em vez disso perde 1 ponto de Sanidade. Da mesma forma se ele fosse perder Mythos, ganha Sanidade.
A Máfia e as HistóriasEnquanto os Antigos, ao Envolver-se nas Histórias, tentam aumentar suas chances de sucesso e de Despertar, os mafiosos usam essas Histórias para investigar mais seus inimigos.
Assim, Envolver-se nas Histórias onde estão também Envolvidos os Antigos garante informações para a máfia, como: se estão Despertos ou Adormecidos, nível atual de
, e até mesmo a identidade e poderes desses Antigos.
Algumas Histórias podem também beneficar a Máfia de maneiras inesperadas; ou prejudicar os mafiosos Envolvidos, a depender de qual mafioso específico está participando de cada História.
PODERES
ESTÁVELBanimento: Ação de morte faccional (somente um mafioso pode executar esta ação, por noite). Escolha um alvo e este será Banido.
Observador: Escolha um alvo. Você fica ciente de todos os outros que também o alvejaram e Armitage perde um ponto de Sanidade.
Investigador: Escolha um alvo qualquer. Escolha o quanto quer saber sobre ele e pague o preço: você fica ciente da identidade do alvo (1 ponto de Sanidade); dos poderes atuais do alvo (1 ponto de Sanidade); todas as informações anteriores (2 pontos de Sanidade).
Restauração: Armitage recupera 1 ponto de Sanidade, ou um alvo mafioso que você escolher recupera 2 pontos.
INSANOPerde todas as habilidades de Estável, exceto Banimento.
http://pt.scribd.com/doc/8712819/O-Horror-de-DunwichINFORMAÇÃO OCULTA
10 pontos de Sanidade.