Exatamente como é na wiki linkada.
Eu tou traduzindo as regras básicas exatamente como estão lá; e vou postá-las aqui, mas é "responsabilidade" do Editor da Enciclopédia, i.e., Speranza, criar uma seção lá na wiki!
EDIT: eis a parte das regras básicas -- posto as variações outra hora.
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Jogo: Lexicon
Adaptado a partir do The Original Lexicon: The RPG, de Neel Krishnaswami. As regras quase não foram modificadas, embora tenham sido esclarecidas e expandidas. Diversas variações e regras caseiras podem ser encontradas no final, coletadas a partir de pesquisas na internet. A ideia básica de um Jogo de Lexicon é que cada jogador assume o papel de um erudito, de uma época anterior à profissionalização dessas pesquisas acadêmicas (ou, talvez, de uma época posterior ao fim dessas práticas). Você é mal-humorado, cheio de opiniões e preconceitos, além de excêntrico. Também está colaborando com alguns colegas – os outros jogadores – na construção de uma enciclopédia.
Esta enciclopédia é histórica, descrevendo um dado espaço limitado – um mundo, ou uma nação, ou evento histórico, ou talvez uma pessoa ou objeto. Seu erudito terá seu próprio verbete na Wiki, e em geral, você deve permanecer com esse erudito por todo o jogo. Os eruditos podem perfeitamente ser jogados novamente no decorrer de vários jogos de Lexicon, às vezes até mesmo por jogadores diferentes.
Regras
Antes do começo do jogo, o coordenador deve estabelecer o tema geral – de preferência de maneira vaga, mas dando orientações suficiente para que os jogadores não comecem a partir do nada. “Vocês são todos eruditos debatendo sobre como a Rebelião do Vácuo Fantasma levou à derrocada da teocracia e ao estabelecimento da Terceira República.” O que quer dizer essa teocracia, e ou o que aconteceu às duas primeiras repúblicas, ou o que é a Rebelião do Vácuo Fantasma, é tudo desconhecido – são coisas nomeadas especificamente para evocar uma atmosfera e inspirar a criatividade dos outros jogadores.
O coordenador decide então quantos dias dura cada rodada, e o que são os índices. Cada índice é composto de uma rodada, de modo que o Jogo de Lexicon padrão lida com um índice para cada letra do alfabeto, o que resulta em 26 turnos. Deve então haver um pequeno período de tempo onde os jogadores podem anunciar suas intenções de joog, e escolher um autor/erudito para interpretar.
1. Na primeira rodada, cada jogador escreve seu primeiro verbete, no primeiro índice. Você bola o nome do verbete, e escreve de 100 a 200 palavras sobre o assunto. No final do artigo, assina com o nome do erudito que está trabalhando, e no corpo do verbete faz duas citações a outros verbetes na enciclopédia.
Esses verbetes serão fantasmas – seus nomes existem, mas o conteúdo será preenchido apenas na rodada apropriada. De forma geral, nenhuma categoria pode mais verbetes que o número de jogadores – e todas as citações feitas na primeira rodada devem estar em categorias posteriores.
Os verbetes têm um formato padronizado, ao que deve-se adesão; as páginas dos eruditos também têm seu próprio formato. Sempre adicione um link para qualquer verbete que você escrever, na página de seu erudito!
2. Na segunda rodada e subsequentes, continue a escrever verbetes. Mas agora, é necessário fazer três citações – uma deve ser uma referência a um verbete já escrito, e as outras duas devem ser a verbetes ainda não escritos (sejam novos fantasmas, sejam fantasmas já existentes citados em verbetes anteriores). Citações retrógradas adicionais são permitidas, mas você não pode ter mais de duas citações fantasmas.
Na última rodada, você não deve citar nenhum verbete fantasma, e na penúltima rodada, somente cita um verbete fantasma.
É um pecado acadêmico citar a si mesmo, de modo que seu erudito jamais pode citar outro verbete que ele mesmo escreveu, e nunca pode escrever em um verbete fantasma que ele mesmo citou. Já que o número de verbetes por rodada tende a ser limitado, os verbetes fantasmas devem ser escritos primeiro, quando possível, e os verbetes livres, apenas depois. Os eruditos são também encorajados a evitar citar fantasmas que já citaram antes. Não é, todavia, uma regra estrita.
Apesar do fato de que seus colegas são cabeças duras de visão estreita e arrogantes, são eruditos honestos. Não importa o quão estranhas sejam suas interpretações, seus FATOS são tão precisos quanto a pesquisa histórica os permite. De modo que se você citar um verbete, tem de tratar seu conteúdo factual como verdadeiro!
(Embora você possa argumentar contra a interpretação e pode introduzir novos fatos para cobrir essa interpretação.)
3. Um jogador pode alegar DIBS (“cheguei primeiro”) em qualquer verbete fantasma, seja no índice atual, seja no seguinte. Quem alegar primeiro ganha. Não se pode alegar 'dibs' num espaço vazio, e não se pode alegar dibs em mais de um índice adiante.
4. Um autor normalmente pertence a um dado jogador por toda a duração de um Lexicon, e é encorajado a falar com sua voz peculiar. Os jogadores não devem mudar de autor por capricho – existem inúmeras técnicas de variar o estilo de escrita e apresentação, sem sacrificar a continuidade do personagem. É claro que o coordenador do Jogo de Lexicon é o árbitro final.
Variações de Ordem
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