Autor Tópico: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas  (Lida 41599 vezes)

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Offline Emil

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #90 Online: Outubro 18, 2011, 08:51:43 pm »
Só pra terminar:

Culpado/Inocente é legal porque pode inclusive incriminar vigilantes e pgos que mataram na mesma noite, na noite anterior, ou simplesmente mataram alguém no jogo.
Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #91 Online: Outubro 18, 2011, 09:07:13 pm »
Sem esquecer das "sanidades" -- é este o termo no mafiascum pra definir policial insano, paranoico, etc. -- e do policial diurno.
Essas duas coisas devem simplesmente ser acopladas a esses tipos de policial que vc propôs, exceto o superpolicial, e não serem poderes separados.

***
Ah, e quanto à questão da micro:
De fato, pensando bem, essa minha proposta vai requerer uma engenharia de mecânica imensa, demoraria tempo demais para ficar pronta, e como Nibelung falou, o que serve para poucos não serve para muitos, só o fato de ser micro já impede uma série de coisas como poderes que alteram votos, espancamento, coisas que atualmente sou terminantemente contra numa micro. E considerando o tema, Dominação (político) e Majestade (voto duplo) seriam um must.
Então, posso esperar vários meses antes de poder narrar isso como máfia, ou quem sabe ver outra pessoa fazer algo similar em termos de pontos de experiência.
***

Bom, a questão dos PODERES CONSAGRADOS que podemos ir adiantando, poderia ser mais ou menos assim o formato dos poderes:
(Opcional é como o Covarde morrer ou não ao ir em mafioso, algo a critério do narrador)

ESPANCADOR (qualquer facção, preferencial para cidade): Como uma ação noturna, escolha um jogador-alvo. Este é espancado, perdendo seu poder de voto no dia seguinte, e sua ação noturna na noite seguinte.
Opcional: O jogador-alvo também fica imune a todas as ações enquanto estiver espancado.

MOTORISTA DE TÁXI (sem facção sugerida): Como uma ação noturna, escolha um jogador-alvo e defina um alvo secundário. O jogador-alvo passa a alvejar o alvo secundário definido por você. Se a ação noturna do jogador-alvo tiver mais de um alvo, o narrador determina aleatoriamente qual dos alvos originais é substituído.

Esses poderes podem ser organizados por categorias similares às já existentes, como "investigadores" e "protetores". A meu ver "protagonistas" vai embora e podemos definir coisas como "interventores" (bloqueador, carcereiro, redirecionadores como os motoristas, etc.) e "agressores" (vigilante, espancador), se quisermos.
Essas categorias gerais podem servir para fazer referência em MP ou em regras abertas, sem denunciar o setup da máfia.
Assim, digamos, em determinada noite "poderes de proteção não funcionam", ou "este poder é imune a intervenções", são melhores que "médico, guarda-costas, covarde, etc. não funcionam" ou "este poder é imune a bloqueios e motorista de ônibus".

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Offline Vincer

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #92 Online: Outubro 18, 2011, 09:30:23 pm »
Publicano, isso que você tá falando é chargen. Basicamente criação de personagem. I like it.

Cigano, eu entendo mas... discordo. Tudo bem que tem uma variedade de coisas que não são transferíveis de micro para máfia por causa de quantidade(mas isso pode ser adaptado), mas acho muito, muito mais sadio usar micros de laboratório.

Porque é melhor falhar com algo menor e curto. Falo isso inclusive por experiência própria; nas duas zumbis os jogadores sentiram na pele mecânicas quebradas(afora um papel que ficou muito op) mas principalmente as consequências de outro problema(da minha parte). Agora eu sei que certas mecânicas complexas podem ser super simples para os jogadores mas um inferno de lidar; Tivesse testado algo do tipo numa micro nem sei se teria levado para uma grande.

E... holy shit. Esse papo acabou de me dar uma idéia estranha... Talvez eu volte depois com ela.

Enfim, acho totalmente sadio ter um espaço experimental.

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #93 Online: Outubro 18, 2011, 09:41:46 pm »
Eu vou guardar tudo aqui num .doc, mas me veio também este poder que vi MUITO por aí:

VIDA EXTRA (qualquer facção): Não requer ação. Uso automático. Quando você morrer ou for linchado, em vez disso perde sua vida extra.

Pra mim essas descrições se tornam cada vez mais minimalistas e práticas, coisa tipo poder de D&D 4e, e o narrador copia e cola, altera se quiser, e insere fluff se quiser.

A variação de Covarde que muitos achavam ser o poder oficial:

ESCUDO HUMANO (sugerido para cidade): Como uma ação noturna, escolha um jogador-alvo. Toda ação agressora contra você é redirecionada para ele.
Opcional: Se você alvejar um jogador anticidade, morre.
[explicação: ação agressora é um termo pra espancamento e ação de morte, mas se quiserem podemos tirar isso e botar só ação de morte]

... e aí podemos ir juntando mais poderes que foram usados antes, ou mesmo sugestões, aqui... e eu vou compilando pra coordenação aprovar depois... que acham?

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Offline kinn

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #94 Online: Outubro 18, 2011, 09:54:49 pm »
Se o conserto de meu PC não tivesse atrasado até hoje, já tinha feito isso desde as férias.
Mas pode ir em frente.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #95 Online: Outubro 18, 2011, 10:03:03 pm »
Essa semana vou pegar todos os papéis existentes no manual clássico e converter para esse formato, incluindo as categorias novas, e passar pro Cigano depois como uma proposta preliminar a ser debatida depois aqui ou aprovada diretamente.
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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #96 Online: Outubro 18, 2011, 10:04:10 pm »
acho muito, muito mais sadio usar micros de laboratório porque é melhor falhar com algo menor e curto.

Enfase minha. Curto. Esta é a palavra de ordem que tem faltado nas ultimas micros da Spell. Acho que por todo mundo achar legal jogar mafia com poderes, tem havido um excesso de poderes, e muitas vezes isso acaba travando o jogo. Pombas, so olhar o topico de dados. Ja tivemos mafias grandes com mais de vinte jogadores que duraram MENOS que micros.

Então, posso esperar vários meses antes de poder narrar isso como máfia, ou quem sabe ver outra pessoa fazer algo similar em termos de pontos de experiência.

Metade dos mestres da fila nao se cadastraram na Spell nova. O cigano ou o Assumar deveria entrar em contato com os que nao vieram pra ca, via e-mail do forum velho, e perguntar se ainda estao interessados.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #97 Online: Outubro 18, 2011, 10:10:20 pm »
Nibelung, por exemplo, a Lina me adicionou no Facebook e nem sabia da existência do fórum novo, e tinha esquecido que tinha uma máfia dela na lista. Note que a máfia dela já estava em negrito, pronta pra abrir inscrições.

Diz ela que vinha aqui mandar a máfia ir pro fundo da lista, mas não sei se fez isso mesmo.

E foi por isso, aliás, que adiantei o setup da minha máfia True Blood e passei pro MVerde avaliar (obrigado a ele mais uma vez). Assim que vi gente passando na frente das máfias em negrito, vi a possibilidade da minha começar mais cedo do que esperava.
É uma coisa meio essencial a organização dessa lista, visto a ideia das micros NÃO SEREM PARA PASSAR NA FRENTE.

Essas micros gigantescas não são exceções?
Tipo aquela micromáfia Bang?
Eu sugiro que os coordenadores declarem que todas as micros devem ter limites estritos de prazo de dia e noite, com uma base de 48 horas/24 horas, sujeito a alteração por conta de fim de semana.
Assim poderia custar mais pontos pra entrar na lista negra, se o narrador de uma micro demora DEMAIS para abrir um dia/noite. Porque se ele não tem tempo pra fazer isso, não narre micros.
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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #98 Online: Outubro 18, 2011, 10:18:15 pm »
Publicano, dá uma olhada nas micros do Frost. Teve uma (uma das últimas, possivelmente A última) em que tinha um sistema de compra de poderes desse jeito que tu falou.

Sobre usar papéis desconhecidos, a la MSW: isso dá uma boa vantagem pra máfia. Tenha isso em mente quando estiver equilibrando tudo numericamente.

Não tenho nada contra usarem micros como laboratórios. Melhor uma mecanica podre em um jogo rápido do que num jogo longo que ficou um tempão na fila só para ser desperdiçado assim. Achar que o que funciona com 7(ou 9) funciona com 20 é ingenuidade, mas já dá para ter uma ideia de onde tem que mexer. Também nada contra esse pessoal aí fazendo mil micros seguidas. Só talvez estipular um espaçamento mínimo de micros para repetir narrador (tipo, depois da planeswalker o madruga teria que esperar no minimo outras 3 micros para abrir uma nova).

Mas é importante ter em mente que micros assim podem ficar sem jogador. Alguns podem enjoar do estilo de narrar do cara, ter dúvidas quanto a qualidade do jogo em função das mecanicas novas, etc...

Citar
O cigano ou o Assumar deveria entrar em contato com os que nao vieram pra ca, via e-mail do forum velho, e perguntar se ainda estao interessados.
Se isso não foi feito ainda, deve-se dar uma certa urgência a questão, já que pode adiantar gente que ainda não tem nada preparado --e estes devem ser avisados também--.

Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #99 Online: Outubro 18, 2011, 10:30:32 pm »
Ok, vamos lá.

@Vincer

Como o Nib explanou ninguém disse pra não usar, mas sim que elas não foram feitas pra isso. Micro tem a característica de ser um jogo simples, rápido e descompromissado. E me preocupa ver que existe uma FILA pra ela.

@Publicano e Kinn

Divirtam-se! Mas já adianto, toda essa discussão que esta sendo feita aqui vai ser usada pra criar o novo manual, e realmente não to com tanta pressa. Como eu já disse temos prioridades, as Máfias vão bem a despeito das irregularidades em uma ou outra regra mal explicada, e temos um problema grave na composição das regras da sessão. Isso vai ser feito com mais urgência por hora.

Mas o debate tá sendo ótimo e vai ser usado como referencia com certeza. Só que não acho que devemos pular direto pra parte boa do bolo nesse momento.

E sobre isso lembro que o Iuri deu boas ideias a respeito, vou dar uma buscada onde tá e ver o que consigo fazer.

@Nib

Isso JÁ é feito. Eu sempre me adianto com relação a lista, tento me manter informado com os narradores que estão próximos na fila pra não ter um gargalo enorme como o que ocorreu a um tempo atras. Mas faço isso estritamente pelo fórum (PM) se o narrador não lê ou não quer responder eu ignoro, simples assim. A fila é grande, tem muita gente disposta e fazendo um trabalho interessante, e não acho que eu precise ir atras de ninguém.

No meu entender, se o cara quer narrar ele se da ao trabalho de me responder uma simples PM creio eu. Se não faz isso, fim da fila ou limo direto se já deu uma volta completa.

@ Publicano

A Micro Bang não era pra ser Micro, isso foi um dos motivos que me levou a tentar definir o que é ou não Máfia. E de toda forma eu particularmente não acho legal dar um limite de tempo pra duração dos dias e noites das micros. Acho isso meio natural, mas se todos concordarem podemos incluir essa regra.

Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #100 Online: Outubro 18, 2011, 10:37:11 pm »
Essas micros gigantescas não são exceções?

Indo no topico geral das micros e pegando so as micros deste ano que estao la com estatisticas e tudo (Megaman X3 pra frente) temos: 8, 11, 19, 22, 13, 7, 8, 14 e 9. Temos micros que sao realmente micros (10 dias ou menos), mas temos coisas de quase mes inteiro ai tambem.

EDIT:

de toda forma eu particularmente não acho legal dar um limite de tempo pra duração dos dias e noites das micros. Acho isso meio natural, mas se todos concordarem podemos incluir essa regra.

Quando o MVerde era o coordenador da seçao, eu sugeri pra ele limitar o prazo das micros pra 14 dias, contados a partir da abertura das inscriçoes. Isso incentiva até o jogo a ser mais rapido e menos parado. Pode ser digno de analisar novamente.

Mas uma coisa é certa, as filas pra micros tem que sumir. Mesmo que elas agora sejam informais.
« Última modificação: Outubro 18, 2011, 10:41:13 pm por Nibelung »
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #101 Online: Outubro 18, 2011, 10:41:34 pm »
O único problema disso que vc falou na resposta ao Nib, Cigano, é que alguém pode ser pego desprevenido.
Agora mesmo a Máfia do Verde pulou duas pessoas da lista, diz ele que teve que acertar as coisas meio apressadamente -- no caso dele acho que se saiu bem, mas alguém inexperiente ou lento em esquematizar pode ter problemas.

E como houve a mudança do fórum, acho que isso consistiria uma exceção única pra alertar as pessoas, né?


Edit pós-Nibelung: talvez alguns desses números estejam errados, por exemplo contados a partir da criação do tópico e não do começo propriamente dito. Considerando que pode haver até cinco dias de diferença... e tb os fins de semana causam uma mudança.
Eu acho que 15 dias é um bom avaliador de máximo.
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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #102 Online: Outubro 18, 2011, 11:23:58 pm »
O único problema disso que vc falou na resposta ao Nib, Cigano, é que alguém pode ser pego desprevenido.
Agora mesmo a Máfia do Verde pulou duas pessoas da lista, diz ele que teve que acertar as coisas meio apressadamente -- no caso dele acho que se saiu bem, mas alguém inexperiente ou lento em esquematizar pode ter problemas.

E como houve a mudança do fórum, acho que isso consistiria uma exceção única pra alertar as pessoas, né?

Alguns pontos a se considerar aqui:

Essa é uma sessão de jogo-de-fim-de-semana. Não deveria existir uma obrigação por parte de ninguém em aparecer aqui. Se o cara não tá com tempo, ou por qualquer outro motivo não vem ao Fórum, não sou eu que vou lá chamar ele, pode apostar.

A exemplo a Lina e o Bahamute. Ambos saíram da Spell, eu mandei PM, tá lá na cx de entrada deles, eu conferi da ultima vez que tive no fórum velho. Nunca responderam, e nunca tirei o nome deles da fila, eles fizeram a volta assim como todo mundo.

Gladius foi outro, pediu ate pra tirar o jogo dele da lista, mas conversamos um pouco e ele decidiu deixar o jogo dar uma volta na fila, se o tempo pra narrar aparecesse ótimo se não outro passava na frente dele.

O lance é, não posso e não vou tirar ninguém da fila ate o ultimo momento. Mas me comunico sempre que acho que o cara não vai aparecer. O Verde teve quase um mês entre o meu aviso e a abertura do jogo dele. É raro alguém ser pego com as calças na mão, desde que saiba onde está na fila.

Então eu não preciso abrir excessão, eu SEMPRE alerto os Narradores, só que não vou "criar tempo" e muito menos fazer exigências pra entrar na fila. Se o cara me pede pra entrar na fila e tá dentro das regras básicas (um jogo por vez e tal), ele tá lá no lugar dele da fila. E quando eu achar que tá perto ele recebe uma PM minha perguntando como as coisas vão.

Esperar mais que isso, ai sim é exagero.

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #103 Online: Outubro 19, 2011, 06:45:35 am »
Se o aviso acaba sendo com um mês de antecedência como vc diz, e tem essa coisa de "volta"... que eu  não tinha compreendido até agora... realmente não faz sentido fazer mais que isso.
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Offline Vincer

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #104 Online: Outubro 19, 2011, 11:50:41 am »
Eu sinceramente não sou muito fã da idéia das filas como *regra*. Formalidade, exigências e controle demais para uma coisa descontraída num fórum descontraído... Eu entendo as filas como uma sugestão, afinal, tem jogadores que só participarão de uma por vez e rodar uma em paralelo o narrador pode sair perdendo(poucos jogadores).

Eu entendo os motivos mas da mesma forma que ela é positiva eu vejo como negativa(ou seja, não sei se foi a melhor solução). Eu por exemplo, até a fila se aproximar da minha máfia Gantz já tinha perdido o ânimo(e ela estava toda montada). Esses exemplos acima são outros, quantos passaram vez ou saíram da fila ou... diabos, não sobreviveram a mudanças de fórum? No fim foi menos gente se divertindo.

Até certo ponto eu acho que a própria comunidade consegue se auto-regular. Da mesma forma que tem a lista negra e papéis que são sugestões(o narrador os segue ou não) acho que deixar a fila como sugestão e dar sugestões aos jogadores seria tranquilo.

Não sei se é viável, mas não haveriam outras soluções? Discutiram ou tentaram outras? Ou fila foi a primeira idéia(uma bem natural) que foi logo implementada?

Ah, mudando de assunto completamente: nesse fórum é possível alguma forma de tópico 'trancado'(não legível) exceto a quem for permitido? Algum plugin e tal? Isso ou seção limitada a tipo de membro... enfim: acho que seria muito mais proveitoso e benéfico a todos os jogos se houvesse algum lugar onde narradores e afins pudessem discutir regras e destrinchar papéis de uma máfia(ainda não iniciada) em todos os detalhes. Obviamente quem estiver com acesso a tal seção estaria automaticamente se colocando temporariamente fora dos jogos; Controlar isso deve ser bem tranquilo, alguém poderia requisitar a mudança de status para cair fora da área de desenvolvimento e assim estaria livre para entrar em jogos criados após a mudança.

Enfim, acho que mais cabeças e o poder do fórum para ajudar a equilibrar um jogo seria bem bacana.