Autor Tópico: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas  (Lida 45082 vezes)

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Offline kinn

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #30 Online: Setembro 18, 2011, 01:46:46 pm »
Por isso Cebola que o narrador será orientado a fortalecer ele de alguma forma. Seja tornando inocente (GF) dúbio (independente) ou dando algum poder extra.
Observe que, mesmo sem isso, ele pode ser linchado fácil se um rastreador seguir ele ou um observador der sorte. E aí, independente do que as investigações digam sobre ele, ele vai pra vala, exceto se tiver um excelente álibi. Não se prenda só a investigação de cop pra considerar seu ponto, que muitos jogos nem tem cop.
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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #31 Online: Setembro 18, 2011, 01:48:57 pm »
Eu ainda insisto: SK não pode ser considerado como pró-máfia porque ele simplesmente não tem ninguém para conversar fora do tópico, que dá uma diferença grande para quem está jogando.

A questão aqui é que estamos tentando dissociar os grupos das Facções. No caso facção seria a forma como o cara ganha e enfrenta o jogo, e nessas condições o SK é considerado um anti-cidade (Que é quem tem que matar todo mundo fora do seu grupo)

Publicano, nao da pra dar GF pra Culto XD

Offline Cebolituz

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #32 Online: Setembro 18, 2011, 01:55:02 pm »
Por isso Cebola que o narrador será orientado a fortalecer ele de alguma forma. Seja tornando inocente (GF) dúbio (independente) ou dando algum poder extra.
Observe que, mesmo sem isso, ele pode ser linchado fácil se um rastreador seguir ele ou um observador der sorte. E aí, independente do que as investigações digam sobre ele, ele vai pra vala, exceto se tiver um excelente álibi. Não se prenda só a investigação de cop pra considerar seu ponto, que muitos jogos nem tem cop.


Se o SK tiver poder de GF (inocente quando investigado por um policial) aí concordo que ele seja considerado pró-máfia exatamente porque uma das funções do GF da máfia é ordenar quem será o alvo de morte noturna de todo o grupo. E aí inventamos outro nome para essa variação (que tal psicopata?)


Agora SK aparecendo culpado como sempre acontece e matando por si próprio, aí discordo. Ele deve continuar sendo considerado independente.


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Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline kinn

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #33 Online: Setembro 18, 2011, 01:58:52 pm »
Na verdade você está misturando duas coisas antigas que sempre andavam juntas, o GF (aparecer inocente em investigações) e o Mandante, que é o que você descreveu.
Pode haver um GF não mandante e vice-versa. E o que citei antes parece ter sido ignorado por você.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #35 Online: Setembro 18, 2011, 02:17:22 pm »
Caramba, toda essa wiki merece uma lida.
Vejam o papel "machão", o cara que não pode ser afetado por proteções!!! kkkkkkkkkkk
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Offline Cebolituz

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #36 Online: Setembro 18, 2011, 02:21:01 pm »

Na verdade você está misturando duas coisas antigas que sempre andavam juntas, o GF (aparecer inocente em investigações) e o Mandante, que é o que você descreveu.

A questão é que nunca foi considerada a idéia de que GF é apenas o poder de aparecer inocente nas investigações, visto que o poder de mandante sempre esteve incluso desde os primórdios. Pois quem sempre bateu o martelo sobre quem vai morrer é o GF, e se ele for bloqueado, a morte não ocorre. Se mais de um jogador da mesma máfia aparecer como inocente nas investigações, não são considerados como "dois GFs".
« Última modificação: Setembro 18, 2011, 02:25:45 pm por Cebolituz »


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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #37 Online: Setembro 18, 2011, 02:22:55 pm »
Sempre?... mandante é o capaz de ordenar que alguém, incluso ele mesmo, mate ignorando proteções, e só falha o assassinato se o próprio ASSASSINO for bloqueado.
Tenho visto várias máfias com GF sem mandante, inclusive nas últimas!
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Offline Cebolituz

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #38 Online: Setembro 18, 2011, 02:24:23 pm »
No mesmo link do Nibelung sobre Godfather:

"In more traditional games, the Godfather may be the final arbiter in who the Mafia kills that Night, and who is performing the kill. Alternatively, the Godfather may be the only Mafioso who can kill."

No básico do jogo, nunca existiu o poder de "Mandante".


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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #39 Online: Setembro 18, 2011, 02:29:53 pm »
Pois, beleza, mas eu tou me referindo ao que se lê no Guia lá no fórum velho... em que mandante é uma habilidade "só pra GFs".
Lá, as coisas não se referem necessariamente a "eu decido quem vive e quem morre" e sim a habilidades mecânicas (falsear investigação, ordenar assassinato mais preciso, etc.)


E se vc ver, esse "alternativamente" do texto fode tudo, já que queremos definir melhor as coisas, ao reescrever o guia.
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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #40 Online: Setembro 18, 2011, 02:45:50 pm »
Fora que já tivemos jogos com só SK (uma máfia regular do Hannibal e várias micros). Se o jogo tiver só SK, sem máfia, você acha que ele deve ser imune a investigação?
Se vamos redefinir o guia, temos em pensar em jogos só com SK de vilão ou só culto, também. Ainda que o básico ser cidade x máfia, já tivemos muita variação e definir que a base é cidade x anticidade, definir culto e SK como anticidade se sozinhos ou a depender do tema é uma definição importante.

===
 Variations The exact wording of the Cop's result is not standardized, with the following options being most common.
 
  • Mafia/Not Mafia - This only checks if the target is Mafia-aligned.  Serial Killers or other third-party members thus have implicit investigation immunity.
  • Town/Not Town - To contrast, all third-party players will return an alarming result, even if they are benign in practice (i.e. Survivor).
  • Guilty/Not Guilty - This splits the line between the two.  The moderator will decide in advance which third-party roles are considered "guilty".
A própria wiki traz definições interessantes do que estamos discutindo dos resultados do cop. E a depender da situação pode ver só mafia, ver independentes como culpados, ou pode, como o Cebola quer mostrar independentes como não culpados.

Observe que aqui o cop só traz 2 resultados, sim ou não. Não elimina nossa versão de detectar como independente ou só detectar independente ou mesmo detectar só culto.

Pra mim são todas variações válidas do uso do cop.
« Última modificação: Setembro 18, 2011, 02:56:45 pm por kinn »
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Offline Barão

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #41 Online: Setembro 18, 2011, 03:04:50 pm »
Muda esses nomes... facção e grupo é a mesma coisa...


Se for definido que o básico do jogo é cidade e anti-cidade, cidade é tanto um grupo como facção, enquanto para todo o resto pode ser diferente, ficando uma salada feia...


se a definição do jogo é cidade x máfia, então a forma tradicional daqui da spell de "independente" para todo o resto seria melhor. Não pensei suficientemente na questão, depende muito de como vamos definir tudo isso, ou se realmente precisamos definir isso... Dá a opção dos grupos e deixa de lado isso de facção. Não dá para ter um sk cidade ou cultista cidade, ou cidade mafioso mesmo...

Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #42 Online: Setembro 18, 2011, 03:06:03 pm »
Po, esse link é lindo!

Sou 100% a favor de fazer todas as alterações básicas em cima dele.

Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #43 Online: Setembro 18, 2011, 03:10:19 pm »
é exatamente esta parte que eu queria que o povo lesse, Kinn. Mas to num notebook velho e meu copicola ta falhando (por isso que ainda nao migrei os topicos de DDO pra ca).

Se for deixar estas tres variantes, acho que o mais justo é o narrador informar o policial (e so ele) qual das tres variantes esta sendo usada, sedo que a terceira variante ele avisa com detalhes(Tipo, culto e SK sao culpados, o resto nao)
« Última modificação: Setembro 18, 2011, 03:13:58 pm por Nibelung »
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Offline kinn

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Re:Jogos Sociais: Mecânicas e Temas
« Resposta #44 Online: Setembro 18, 2011, 03:14:47 pm »
Concordo.
Mas como fica a definição pro-town/anti-town? Deixa livre a gosto do freguês? Porque na wiki fica meio solto mesmo às vezes (tirando coisas óbvias que não podem existir como o Publicano citou).

Tópico base para trabalhar: alinhamento dos papéis e logo abaixo cada papel que existe pra eles.

http://mafiascum.net/wiki/index.php?title=Category:Roles
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