Máfia já não é novidade aqui na spell. Muitos dos mais antigos jogadores só jogam 1 vez por ano, quando o tema é do seu agrado. Some isso ao fato de termos cada vez menos novos usuários e a tendência é clara: o buraco
E isso não afeta apenas os jogos sociais. Veja a quantidade de campanhas online aqui que você terá uma ideia. Ou seja, não há muito que a coordenação dos jogos sociais pode fazer.
Atrair jogadores novos ajudaria, e para isso eu recomendaria campanhas em facebook e propagandas em outros portais/foruns/blogs. Mas a Spell como um todo não tem tanto interesse em chamar novos usuários (apesar de receber muito bem quem chega), então não sei se esse tipo de política seria viável.
Se acharem que ficar chamando novos jogadores é apenas dar aspirina para um moribundo, recomendo adotar como padrão o formato micro, e talvez espaçar um pouco os jogos (não abrir inscrições para um jogo novo assim que terminar o velho). Vemos que o tema influencia bastante o número de inscritos (agora que vou ficar um pouco mais aliviado da faculdade pensei em voltar a jogar e fui ver quais seriam os próximos jogos, mas "Raças Caninas" definitivamente não me apetece), então talvez propor, vez ou outra (talvez com regularidade --1 vez a cada 3 ou 4 jogos, por exemplo--) votação da comunidade para escolha de algum tema, e depois que o tema estiver decidido arranjar um narrador disposto.
EDIT: Mecanicas inventivas demais talvez contribuam mesmo para afastar certos jogadores, mas eu sou a favor delas, pois sem elas ou pelo menos algum efeito do tema os jogos tendem a ficar muito semelhantes, o que ~eu acho~ contribuiria para diminuir o numero de jogadores no longo prazo.