"Eu, Henry Jones, recebi a oportunidade de encontrar aquele tesouro lendário, aquele reluzente objeto da busca espiritual humana desde os tempos do Rei Arthur: o Santo Graal. A partir deste dia, devoto minha vida, fortuna e esforços acadêmicos para chegar ao fim desta incrível demanda."
-- Do Diário do Graal, de Henry Jones
Professor de literatura medieval, especialista nas lendas do Graal, Henry Jones é o pai de Indiana Jones, cujo nome real é Henry Jones Júnior.
Henry é um arqueólogo escocês obcecado com o Santo Graal, e dedicou sua vida a tal ponto que dava pouca atenção a seu filho e até mesmo a sua amada esposa. Por volta da virada do século 20, Jones teve uma visão do Santo Graal e a memória dessa epifania chegou a tomar gradativamente sua vida e impulsionar cada passo seu.
Em 1912 sua esposa Anna faleceu e foi aí que a separação entre ele e seu filho Júnior aumentou. Sua vida foi pontuada pela pesquisa, pelo ensino de Literatura Medieval e por aventuras arqueológicas. Em 1937 o industrialista Walter Donovan o contratou para recuperar o Santo Graal, como visto em "Indiana Jones e a Última Cruzada".
Infelizmente Donovan e a outra arqueóloga da equipe, Elsa Schneider, embora não exatamente nazistas, estavam secretamente aliados com estes e daí se desenrola toda a trama do terceiro filme da série Indiana Jones.
Apesar de ser um erudito recluso, Henry Jones é mais parecido do que o filho do que aparenta, tanto em certos cacoetes e gestos quanto pelo fato de ser um pouco mulherengo (foi através de um caso com Schneider, moça que mais tarde também se envolveu com Indy, que Henry descobriu a conexão desta com os nazistas).
No fim das contas o filme trata de redenção e mais importante que o Graal é a reconciliação entre pai e filho... embora Henry secretamente arrependa-se de não ter substituído o Cavaleiro protetor do Graal quando teve a oportunidade.
Depois dessa grande aventura houveram outras como a busca pela Lança do Destino, e por quatro anos (1947-1951), até sua morte, Henry assumiu cargo de professor substituto de seu filho na Faculdade Barnett. Durante essa época desenvolveu um ódio a comunistas, maior que sua repulsa pelos nazistas que combateu em aventuras passadas.
Talvez, se o ator Sean Connery não tivesse recusado entrar no papel novamente para o quarto filme da série, teríamos pai, filho e avô juntos -- mas já que não pudemos ver isto, ele pelo menos está conosco em INDIANA JONES E A MÁFIA DA SPELL, ajudando a lutar contra os inimigos de Júnior.
Curiosidades: Henry sofre de acrofobia leve e musofobia aguda (medo de ratos). Seu nome completo (que obviamente é também o de Indiana, acrescido de Júnior) é Henry Walton Jones, sendo que Walton é uma referência ao nome do meio de George Lucas e seu pai.
O personagem é também esquecido de detalhes às vezes cruciais, como visto no cinema. E este é o motivo da característica Esquecido, abaixo. Henry é um tanto alheio e está idoso, trabalha melhor sem pressões, não suportando bem ataques, e é esta a razão pelo seu modo de ganhar Pontos de Desafio.
Pontos de Desafio Iniciais: 2. Você ganha 1 ponto de desafio quando passa um dia sem ser votado por ninguém.
Professor (
observador, ação noturna, iniciativa 1): Escolha um jogador-alvo. Você descobrirá todos os outros jogadores que também o tomaram como alvo, embora não o que eles foram fazer lá. Você não saberá a informação de imediato, veja Esquecido, abaixo.
Foco (
policial, ação noturna, iniciativa 1, custo 2): Escolha um jogador-alvo. Você desvendará se seu alvo é mafioso, cidadão ou independente. Infelizmente não saberá esse detalhe logo de cara, veja Esquecido, abaixo.
Esquecido (ação noturna livre, iniciativa 1): Escolha um jogador-alvo. Este receberá o resultado de suas investigações nesta noite, na forma de trechos de um diário (um artefato, para todos os fins práticos). Você não pode escolher a si mesmo, é claro.